Melhor operadora de celular, internet e TV de Goiás
Saiba agora qual foi a melhor operadora de celular (pré e pós), internet e TV por assinatura no estado de Goiás. Reunimos aqui os resultados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade dos serviços de telecomunicações realizada pela ANATEL no ano de 2019.
Destaques - Melhor operadora de Celular, Internet e TV por assinatura em Goiás
Celular Pré-Pago
Algar é a melhor em todos os indicadores da telefonia pré-paga. Veja os planos da Algar Pré-Pago
Celular Pós-Pago
A Algar é a melhor operadora de telefonia pós-paga em todos os indicadores. Veja os planos do Algar Pós.
Banda Larga Fixa
A TIM teve melhor desempenho na satisfação geral de internet banda larga. Veja os planos da TIM Internet
TV por Assinatura
A Vivo teve melhor desempenho no indicador de satisfação geral dos pacotes de TV. Veja os planos da Vivo TV
Satisfação geral em Goiás - Pré-pago
A Satisfação Geral dos clientes é um dos principais indicadores da pesquisa, ele avalia a satisfação dos consumidores em relação ao conjunto dos serviços prestados pela operadora, dentro da escala é de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". Segundo os resultados da pesquisa de 2019, a operadora Algar obteve a maior nota entre as operadoras pesquisadas sendo considerada a melhor operadora de celular pré-pago de Goiás, sendo seguida pela Oi e Claro.
Melhor operadora de Goiás - Pré pago
A pesquisa da ANATEL investigou também indicadores específicos dos serviços, como por exemplo "Funcionamento", para identificar quais são as melhores operadoras em cada serviço e identificar falhos entre a relação cliente-empresa. Confira a nota que cada operadora recebeu nos indicadores avaliados nos serviços de telefonia pré-paga:
Operadoras | Oferta e contratação | Funcionamento | Recarga | Canais de atendimento | Capacidade de resolução |
---|---|---|---|---|---|
7,79 | 7,72 | 7,85 | 8,20 | 7,11 | |
6,98 | 7,29 | 7,01 | 7,43 | 4,74 | |
7,09 | 7,21 | 7,32 | 6,74 | 5,65 | |
6,60 | 7,13 | 6,76 | 6,81 | 4,86 | |
7,01 | 7,63 | 7,19 | 7,06 | 5,01 |
- Não sabe o que cada indicador avalia? Descubra na lista abaixo:
- Oferta e contratação: facilidade de entender todos os serviços e se a operadora cumpre com tudo que promete
- Funcionamento: capacidade de fazer e receber ligações, qualidade das ligações, disponibilidade de internet 3G/4G, capacidade de conexão a internet 3G e 4G sem queda e a velocidade de navegação
- Cobrança: preço cobrado na fatura comparado ao valor do contrato e facilidade de compreender a fatura
- Canais de atendimento: atendimento por telefone, internet e nas lojas físicas
- Capacidade de resolução: capacidade da operadora resolver problemas (cobranças, planos, cancelamento de planos etc)
Se a sua operadora não foi bem avaliada na sua região, compare os planos e escolha a que tem melhor custo benefício para você e sua família.
Satisfação geral em Goiás - Pós pago
A Satisfação Geral do serviços de telefonia móvel pós-paga também é calculada apartir das médias das notas dadas pelos consumidores para a experiência tida ao utilizar dos serviços das operadoras. A nota varia de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito".
De acordo com a pesquisa, a operadora Algar liderou o pódio e foi a melhor nos serviços de telefonia pós-paga em Goiás, logo em seguida pela Claro e Vivo.
Melhor operadora de Goiás - Pós pago
A seguir você pode conferir as notas das operadoras em cada um dos indicadores e saber em quais serviços a sua operadora se destacou.
Operadoras | Oferta e contratação | Funcionamento | Cobrança | Canais de atendimento | Capacidade de resolução |
---|---|---|---|---|---|
7,89 | 7,76 | 8,25 | 8,38 | 7,32 | |
7,18 | 7,52 | 7,54 | 7,70 | 6,27 | |
7,23 | 7,30 | 7,54 | 7,40 | 6,29 | |
7,33 | 7,33 | 7,62 | 7,50 | 6,44 | |
6,78 | 6,8 | 7,47 | 6,63 | 5,60 |
Se você está com dúvidas para entender o que cada indicador avalia, veja abaixo a explicação de cada indicador:
- Oferta e contratação: facilidade de entendimento dos serviços e o cumprimento da operadora com tudo que promete
- Funcionamento: capacidade de fazer e receber chamadas, qualidade das chamadas, disponibilidade de rede 3G/4G, capacidade de conexão a rede 3G e 4G sem queda e a velocidade da internet
- Cobrança: preço cobrado na fatura x valor do contrato e facilidade de entender a fatura
- Canais de atendimento: atendimento telefônico, via internet e nas lojas físicas
- Capacidade de resolução: capacidade da operadora resolver problemas dos clientes
Como a sua operadora foi avaliada no seu estado? Se não foi tão bem, compare os planos e de outras operadoras de telecomunicações.
Satisfação geral em Goiás - Internet
A Satisfação Geral é o indicador que resume a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras segundo o ponto de vista dos consumidores, já que é calculado apartir da média das notas atribuídas ao serviço, neste caso, ao serviço de banda larga fixa.
As notas variam de 0 a 10, na qual 0 - Totalmente Insatisfeito e 10 - Totalmente Satisfação. Como é possível ver no gráfico, a melhor operadora de internet de Goiás foi a operadora TIM, seguida pela NET e Vivo.
Melhor operadora em Goiás - Internet
Operadoras | Oferta e contratação | Funcionamento | Cobrança | Canais de atendimento | Capacidade de resolução |
---|---|---|---|---|---|
6,92 | 6,99 | 7,50 | 6,20 | 5,59 | |
6,93 | 6,80 | 7,23 | 6,92 | 6,46 | |
6,33 | 6,10 | 7,17 | 6,69 | 6,18 | |
6,25 | 5,80 | 7,01 | 7,04 | 6,22 | |
5,65 | 5,22 | 6,07 | 6,88 | 5,19 |
É possível observar que a operadora Sky obteve as menores notas em quatro dos cinco indicadores pesquisados, enquanto as operadoras NET e TIM disputaram pelas melhores notas.
Como a sua operadora de internet foi avaliada em Goiás?
Satisfação geral em Goiás - TV por assinatura
O indicador de satisfação geral é um dos mais importantes da pesquisa, por isso é o mais levado em conta para escolher a melhor operadora de TV por assinatura de Goiás. A nota de cada empresa foi calculada com base na média das nota dadas pelos seus clientes. Este fator mede a satisfação do consumidor em relação a sua experiência com o serviço. Podemos observar que a operadora Vivo obteve a melhor nota, seguida pela Sky e Claro. É importante lembrar que a nota pode variar de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito".
Melhor operadora em Goiás - TV por assinatura
Para tentar quantificar o real nível de satisfação dos clientes e qualidade dos serviços, os entrevistados também avaliaram atributos específicos dos serviços prestados pelas operadoras. A seguir, confira as notas de cada operadora em cada indicador pesquisado.
Operadora | Atendimento Telefônico | Canais de Atendimento | Capacidade de Resolução | Cobrança | Funcionamento | Oferta e Contratação | Reparo e Instalação |
---|---|---|---|---|---|---|---|
6,78 | 7,45 | 6,49 | 7,08 | 8,02 | 7,23 | 7,73 | |
5,87 | 6,26 | 5,95 | 6,95 | 7,89 | 6,46 | 7,30 | |
6,04 | 6,61 | 5,94 | 6,90 | 8,25 | 6,64 | 7,79 | |
6,85 | 7,26 | 6,76 | 7,26 | 8,63 | 7,29 | 8,10 | |
6,56 | 7.26 | 6,49 | 7,07 | 8,19 | 7,10 | 8,02 |
Para que você não fique com dúvidas, entenda o que cada indicador mede:
- Canais de Atendimento: atendimento telefônico, por internet e nas lojas físicas
- Capacidade de Resolução: capacidade de resolver as solicitações dos consumidores
- Cobrança: clareza das informações na fatura e valor cobrado pelo serviço
- Funcionamento: cobertura e qualidade da imagem
- Ofertas e contratação: informações do plano comparado ao serviço prestado
- Reparo e instalação: visitas técnicas e prazos da operadora
Sua operadora foi mal avaliada no seu estado, Goiás? Compare os planos das outras prestadoras.
Pesquisa de Satisfação 2019 ANATEL
A Pesquisa de Satisfação da ANATEL serve como parâmetro para os consumidores poderem saber quais são as melhores operadoras do país, assim como quais são os serviços com mais qualidade e qual é a real percepção da qualidade dos serviços prestados aos usuários.
A partir das informações trazidas pela pesquisa, os consumidores podem entender de forma mais detalhada a qualidade dos serviços de telecomunicações no Brasil, dando maior poder de escolha e empoderando ao consumidor, já que os dados da pesquisa são extraídos a partir do ponto de vista dos próprios usuários e clientes, fazendo da opinião e percepção do consumidor ainda mais importante.
Desde do ano de 2015, a Agência Nacional de Telecomunicações realiza a pesquisa anual da percepção da qualidade e satisfação dos consumidores dos serviços de telecomunicações em vários quesitos, nas seguintes categorias:
- Telefonia móvel (pré e pós)
- Banda larga fixa
- TV por assinatura
- Telefonia fixa
A pesquisa analisa os serviços citados acima a partir de critérios de avaliação descritos em sua metodologia. Cada um dos 7 indicadores pesquisados possui critérios específicos que são utilizados para medir o nível de satisfação dos usuários, assim como para diferenciar os tipos de serviços prestados. A seguir você pode conferir todos os indicadores pesquisados, assim como os seus critérios usados para os serviços.
Atendimento Telefônico
- Capacidade de orientar
- Necessidade de repetir a demanda
- Tempo de espera
Canais de Atendimentoo
- Atendimento telefônico
- Atendimento via Internet
Capacidade de Resolução
- Resolução de cobrança
- Resolução de alteração de plano
- Resolução de cancelamento
- Resolução de problema de funcionamento
Cobrança
- Clareza na conta
- Cobrança de acordo com o contratado
Funcionamento
- Disponibilidade
- Qualidade da imagem
Oferta e contratação
- Clareza dos planos e serviços
- Cumprimento das ofertas
Reparo e instalação
- Tempo de espera para visita técnica
- Cumprimento dos prazos
- Qualidade da instalação/reparo
Mais de 89 mil pessoas em todo o país participaram da pesquisa. Os usuários foram entrevistados por telefone de maneira aleatória, entre 8 de julho até 18 novembro de 2019. A divulgação dos resultados da pesquisa costuma ocorrer no primeiro trimestre do ano e neste ano no dia 13 de fevereiro de 2020. A ANATEL analisou 11 operadoras contando com a participação dos seus clientes em 2019, sendo que para o serviço de TV por assinatura foram 6 operadoras investigadas.