Melhor operadora de celular, Internet e TV de São Paulo

Atualizado em
min reading

Todo ano, desde 2015, a Anatel divulga uma pesquisa de satisfação feita com os clientes de planos de telecomunicações. Confira, neste artigo, qual a melhor operadora de internet, celular e TV em São Paulo.


Destaques - Melhor operadora de Celular, Internet e TV por assinatura em São Paulo

celular pré-pago

Celular Pré-Pago


celular
operadora Algar

A Algar Telecom foi considerada a melhor operadora de pré-pago. Ver planos da Algar Telecom Pré-Pago

celular pós-pago

Celular Pós-Pago


celular
operadora Claro

A Claro teve a maior nota de satisfação geral nos planos de pós-pago. Confira os planos do Claro Pós.

internet

Banda Larga Fixa


internet
operadora Algar

A Algar Telecom foi melhor avaliada na satisfação geral de internet fixa. Ver planos da Algar Internet

tv por assinatura

TV por Assinatura


TV
operadora Vivo

A Vivo teve melhor desempenho no fator de satisfação dos planos de TV. Ver ofertas da Vivo TV

Satisfação geral em São Paulo - Pré pago

A Satisfação Geral dos clientes de planos pré-pagos em São Paulo é calculada através da média das notas dadas pelos clientes de cada empresa de telecomunicações. A nota pode variar de 0 a 10, 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". Verifique no gráfico abaixo a operadora que foi melhor avaliada no seu estado:

É válido saber que o fator de satisfação geral avalia a experiência do comsumidor como um todo.

Segundo a pesquisa, a prestadora Algar Telecom foi considerada a melhor em serviços de celular pré-pagos em São Paulo, seguida pela Claro e Vivo.

Melhor operadora em São Paulo - Pré pago

Melhores operadoras por indicador em São Paulo - Pré-Pago
Operadora Satisfação Geral Oferta e contratação Funcionamento Recarga Canais atendimento Capacidade de resolução
logo algar png trofeu ouro png trofeu ouro png trofeu prata png trofeu ouro png trofeu ouro png trofeu ouro png
logo claro trofeu prata png trofeu prata png trofeu ouro png trofeu prata png trofeu bronze png trofeu prata png
logo vivo trofeu bronze png trofeu bronze png trofeu bronze png - trofeu prata png trofeu bronze png
logo oi - - - trofeu bronze png - -
logo tim - - - - - -

Além da satisfação geral do clientes, outros indicadores também são avaliados, sendo eles: Oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento e capacidade de resolução. Veja a nota que as operadoras receberam em cada indicador avaliado:

Notas médias das operadoras por Indicador em São Paulo - Pré-Pago
Operadora Satisfação Oferta e Contratação Funcionamento Recarga Atendimento Capacidade de Resolução
logo algar  7,72  7,62 7,63  7,72  8,17  5,79
logo claro 7,43 7,20  7,84 7,30 7,11 5,77
logo vivo 7,30 7,04 7,47 6,75 7,18 5,29
logo oi 7,23 7,02 7,14 7,18 7,05 5,24
logo tim  6,70  6,78  7,03  6,39  7,01  4,89

Quer saber o que cada indicador mede? Descubra na lista abaixo:

  • Oferta e contratação: clareza em entender todos os serviços dos planos e se a operadora cumpre com tudo que está no contrato
  • Funcionamento: ligações, internet 3G/4G e a velocidade da internet
  • Recarga: preço cobrado na fatura versus valor do contrato e clareza da conta
  • Canais de atendimento: todo os meios de atendimento (telefone, internet e nas lojas físicas)
  • Capacidade de resolução: capacidade da operadora resolver as questões dos clientes

Gostou das notas da sua operadora em São Paulo?

Satisfação geral em São Paulo - Pós pago

Da mesma maneira que é calculado o grau de satisfação nos planos pré, os consumidores de ofertas pós avaliaram suas experiências nas operadoras por meio de notas, a média delas indica o resultado da pesquisa para mostrar qual a melhor operadora em São Paulo.

A nota pode variar de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". Confira no gráfico abaixo qual empresa de telecomunicações foi melhor avaliada em São Paulo:

Este indicador mensura a experiência do cliente com o serviço.

Segundo a pesquisa, a operadora Claro foi considerada a melhor nos pacotes pós-pagos em São Paulo, em segundo ficou a Vivo e em terceiro, Algar.

Melhor operadora em São Paulo - Pós pago

Melhores operadoras por indicador em São Paulo - Pós-Pago
Operadora Satisfação Geral Oferta e contratação Funcionamento Cobrança Canais atendimento Capacidade de resolução
logo claro trofeu ouro png trofeu ouro png trofeu ouro png trofeu prata png trofeu bronze png trofeu prata png
logo vivo trofeu prata png - trofeu prata png - - -
logo algar png trofeu bronze png trofeu prata png trofeu bronze png trofeu bronze png trofeu ouro png trofeu ouro png
logo tim - - - - - -
logo nextel - trofeu ouro png - trofeu ouro png trofeu prata png trofeu bronze png
logo oi - trofeu bronze png - - - -

A Pesquisa de satisfação da Anatel também analisa outros aspectos, como: Oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento e capacidade de resolução. Verifique a nota que cada empresa recebeu:

Notas médias das operadoras por Indicador em São Paulo - Pós-Pago
Operadora Satisfação Oferta e Contratação Funcionamento Cobrança Atendimento Capacidade de Resolução
logo claro  7,95  7,88  8,04 8,03 7,82 7,00
logo vivo 7,54  7,23 7,61  7,47 7,48 6,64
logo algar 7,48 7,79 7,51 7,92  8,17  7,14
logo tim 7,32 7,38 7,48 7,69 7,10 6,20
logo nextel 7,40  7,88 7,36  8,36 7,90 6,80
logo oi  7,23 7,56  6,88 7,89  6,28  5,74

Caso tenha alguma dúvida sobre o que avalia cada fator, leia a lista abaixo com cada indicador avaliado:

  • Oferta e contratação: facilidade de entender as ofertas
  • Funcionamento: capacidade e qualidade das chamadas, disponibilidade de internet 3G/4G, capacidade da conectividade sem queda e a velocidade da internet
  • Cobrança: preço cobrado na fatura comparado com valor do contrato e facilidade de entendimento da fatura
  • Canais de atendimento: atendimento por chamada, online e nas lojas físicas
  • Capacidade de resolução: capacidade da operadora resolver as solicitações dos usuários

Como a sua operadora foi avaliada no estado de São Paulo?

Veja como fazer a portabilidade para as melhores operadoras em São Paulo nos serviços de celular:

Satisfação geral em São Paulo - Internet

Assim como em celular, a satisfação geral dos clientes de internet banda larga é calculada pela média das notas dos clientes para a sua experiência com o serviço da prestadora de telecomunicações em São Paulo.

As notas podem variar de 0 a 10, sendo que 0 "Totalmente Insatisfeito" e 10 "Totalmente Satisfação". O gráfico mostra as notas de cada operadora, confira:

Como você pode ver, a operadora de internet melhor avaliada em São Paulo foi a Algar, logo vem Vivo e NET.

Melhor operadora em São Paulo - Internet

Melhores operadoras por indicador em São Paulo - Internet
Operadora Satisfação Geral Oferta e contratação Funcionamento Cobrança Canais atendimento Capacidade de resolução Reparo e instalação
logo algar png trofeu ouro png trofeu ouro png trofeu ouro png trofeu ouro png trofeu ouro png trofeu ouro png trofeu ouro png
logo vivo trofeu prata png trofeu prata png trofeu bronze png trofeu prata png trofeu prata png trofeu prata png trofeu prata png
logo net trofeu bronze png trofeu bronze png trofeu prata png trofeu bronze png - trofeu bronze png trofeu bronze png
logo tim - - trofeu ouro png - - - -
logo sky - - - - - - -
logo hughesnet - - - - trofeu bronze png - -

A Pesquisa de satisfação da Anatel avalia outros indicadores em relação ao serviço de internet, como:

  • Satisfação Geral
  • Oferta e contratação
  • Funcionamento
  • Cobrança
  • Canais de atendimento
  • Capacidade de resolução
  • Reparo e instalação

Confira a nota de cada operadora:

Notas médias das operadoras por Indicador em São Paulo - Internet
Operadoras Satisfação Geral Oferta e contratação Funcionamento Cobrança Canais de atendimento Capacidade de resolução Reparo e instalação
logo algar png  7,10  7,27  6,89  7,61  7,73  6,88  7,82
logo vivo png 6,82 7,01 6,59 7,37 7,35 6,55 7,54
logo net png 6,62 6,55 6,65 7,18 6,38 5,98 7,11
logo tim png 6,61 6,48  6,89 6,73  5,79  5,19  5,64
logo sky png 5,85  6,25 5,64  5,99 6,99 5,72 6,25
logo hughesnet png  5,43 6,27  5,43 7,13 7,28 5,82 5,99

Para facilitar, fizemos uma lista com a definição de cada requisito:

  • Reação do usuário: taxa de reclamações e a taxa de reclamações feitas na Anatel
  • Rede: velocidades de latência, velocidade de upload e download
  • Atendimento: taxa referente ao serviço final

Como a sua prestadora de internet foi avaliada em São Paulo?

Satisfação geral em São Paulo - TV por assinatura

O indicador de satisfação geral é considerado um dos mais importantes da pesquisa, por isso é o com maior peso para escolher a melhor operadora do serviço de TV em São Paulo. A nota é calculada com base na média das nota dadas pelos seus usuários. Este fator avalia a satisfação do consumidor em relação a sua experiência com o plano.

O gráfico a seguir demonstra o resultado da pesquisa para este indicador:

Vale ressaltar que a nota pode variar de 0 a 10, sendo a nota 0 para "totalmente insatifeito" e 10 para "totalmente satisfeito". De acordo com o resultado da pesquisa, em São Paulo, a empresa Vivo foi considerada a melhor em TV por assinatura, em seguida vem Sky e Claro.

Melhor operadora em São Paulo - TV por assinatura

Melhores operadoras por indicador em São Paulo - TV por Assinatura
Operadora Satisfação Geral Oferta e contratação Funcionamento Cobrança Canais atendimento Capacidade de resolução Reparo e instalação
logo vivo trofeu ouro png trofeu ouro png trofeu prata png trofeu prata png trofeu ouro png trofeu ouro png trofeu prata png
logo sky trofeu prata png trofeu bronze png trofeu ouro png - - trofeu prata png trofeu bronze png
logo claro trofeu bronze png trofeu prata png - trofeu ouro png trofeu bronze png trofeu bronze png trofeu ouro png
logo net - - trofeu bronze png trofeu bronze png trofeu prata png - -

A Anatel também analisa outros requisitos relacionados ao serviço de televisão por assinatura. Verifique na tabela a nota de cada operadora para os outros indicadores.

Notas médias das operadoras por Indicador em São Paulo - TV por Assinatura
Operadoras Satisfação Geral Oferta e contratação Funcionamento Cobrança Canais de atendimento Capacidade de resolução Reparo e instalação
logo vivo png  7,54  7,44 8,34 7,53  7,38  6,98 8,15
logo sky png 7,37 7,27  8,38  7,35  6,82 6,67 7,91
logo claro png 7,08 7,32  7,98  7,58 6,85 6,65  8,19
logo net png  6,82  7,01 8,12 7,47 7,15  6,39  7,83

Leia a lista a seguir com a definição de cada fator avaliado:

  • Canais de Atendimento: atendimento telefônico, online e pessoal
  • Capacidade de Resolução: capacidade de resolver problemas dos consumidores
  • Cobrança: clareza das informações na conta e preço cobrado pelo serviço
  • Funcionamento: disponibilidade e qualidade da imagem
  • Ofertas e contratação: informações do plano da publicidade comparado ao serviço prestado
  • Reparo e instalação: qualidade das visitas técnicas e prazos da empresa

Como a sua operadora de TV foi avaliada em São Paulo? Não muito bem, compare os planos das outras prestadoras.

Precisa falar com a sua operadora? Veja qual o telefone de cada operadora avaliada em SP

Pesquisa de Satisfação 2019 ANATEL

Desde 2015, a Anatel divulga uma Pesquisa de Satisfação feita com os clientes que utilizam serviços de telecomunicações. A pesquisa visa amenizar os anseios dos consumidores, que na grande parte das vezes, já tiveram alguma experiência ruim com a sua prestadora.

Por isso, anualmente, a Anatel faz a pesquisa que avalia a percepção de qualidade em vários indicadores dos serviços de:

  • Telefone Móvel (pré e pós)
  • Internet banda larga
  • TV por assinatura
  • Telefone fixa

Mais ou menos de 90 mil pessoas participam da pesquisa, avaliando as suas respectivas operadoras. As notas são extraídas por meio de entrevistas telefônica e de forma totalmente aleatória. Em 2019, a Agência recolheu os dados do dia 9 de julho até novembro. Os resultados saem no primeiro trimestre do ano. Neste ano, os resultados foram divulgados no dia 12 de fevereiro. A Anatel analisou clientes de 11 operadoras e a análise é feita a para todo o Brasil e por estado.