Saiba como regularizar o seu Título de Eleitor no e-Título
Se você não conseguiu votar nessas eleições, saiba que pode utilizar o e-Título para regularizar a situação do seu título de eleitor perante a Justiça Eleitoral. Com o app é possível consultar seu título de eleitor, ver seus débitos eleitorais e emitir guias para pagamentos das respectivas pendências. É possível emitir uma certidão de quitação eleitoral.
Título de Eleitor
Você pode não saber, mas existem diversos motivos para ter o seu título de eleitor regularizado. Por exemplo, se seu título estiver cancelado, provavelmente, você terá problemas para conseguir tirar o passaporte, se inscrever em concursos públicos ou mesmo sem empossado em concursos públicos que você pode ter sido aprovado. E, para ter o título de eleitor cancelado basta que você tenha passado três eleições seguidas sem votar e sem justificar a ausência. Por isso, a Justiça Eleitoral lançou o e-Título, que permite tanto votar utilizando e-Título, quanto resolver pendências burocráticas.
e-Título | Título de Eleitor Digital
O e-Título é um aplicativo móvel da Justiça Eleitoral brasileira, que foi lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral em dezembro de 2017. O aplicativo permite que o eleitor gere sua via do Título de Eleitor Digital, além de possibilitar o acesso a outros documentos referentes à Justiça Eleitoral, como a certidão de quitação eleitoral e a certidão de nada consta de crimes eleitorais.
O Título de Eleitor Digital também substitui o documento impresso na hora de votar.
Essas e outras informações, no entanto, só estão disponíveis para os eleitores que realizaram o cadastro biométrico. Caso você não tenha realizado, terá que apresentar o seu Título de Eleitor e um documento com foto no dia das votações. Para entrar no aplicativo e criar sua conta, não é preciso necessariamente informar o número do seu título de eleitor.
Você pode optar por fazer o cadastro com o número do seu CPF que, automaticamente, o aplicativo vai encontrar o seu documento eleitoral. O app e-Título está disponível gratuitamente para download em celulares e tablets, nas lojas Play Store (Android) e App Store (iOS).
- Benefícios do Título de Eleitor Digital | e-Título
- Substitui o título de eleitor impresso na hora de votar;
- Consultar local de votação;
- Justificar voto;
- Emitir certidões eleitorais;
- Consultar Título de Eleitor online.
Como baixar o e-Título?
O app e-Título é gratuito e está disponível para toda a população brasileira. O download do aplicativo que te permite justificar o voto online pelo celular, pode ser feito na Play Store para aparelhos Android e na App Store, para iPhones. Você também pode fazer o download do e-Título para o seu tablet ou ipad.
Saiba como baixar seu e-Título
- Vá na loja de aplicativos do seu celular ou tablet e baixe gratuitamente o app e-Título;
- Digite as informações solicitadas: nome completo, data de nascimento, tipo do documento (pode ser o CPF ou número do título de eleitor), nome da mãe (caso conste) e nome do pai (caso conste);
- Clique em “entrar no e-título” e responda as perguntas que serão feitas para validar o seu documento;
- Cadastre uma senha pessoal de 6 dígitos;
- Informe se deseja habilitar o desbloqueio do app com biometria;
- Pronto! O seu e-Título vai aparecer na tela e você poderá utilizá-lo para votar!
Como consultar local de votação no e-Título?
Devido à pandemia do Coronavírus, muita gente teve seu local de votação alterado para que as medidas de distanciamento social possam ser corretamente cumpridas no dia da votação. Se você ainda não sabe qual é o seu local de votação ou precisa apenas confirmá-lo, pode fazer essa consulta pelo aplicativo e-Título.
Consultar local de votação no e-Título
- Baixe gratuitamente o app e-Título no seu celular ou tablet, acessando a Google Play Store (Android) ou App Store (iOS);
- Faça o seu cadastro e tenha acesso ao seu e-Título (Título de Eleitor Digital);
- Na barra inferior da tela, clique na opção “Onde Votar”;
- Automaticamente será informado o seu local de votação, incluindo a seção eleitoral, a zona e o endereço. Inclusive, a localização será exibida em um mapa na tela do seu celular e você pode clicar na opção “ver rotas” para conferir as melhores formas de chegar ao local.
Quais informações posso obter com o e-Título?
Além de gerar o Título de Eleitor Digital, o aplicativo e-Título disponibiliza, de forma rápida e prática, uma série de informações relacionadas à Justiça Eleitoral e ao TSE. Veja as informações que você pode consultar pelo aplicativo:
- E-Título com o número de inscrição e foto do eleitor;
- QR Code com o código de validação do e-Título;
- Data e horário de emissão do documento digital;
- Local de votação, com endereço e nome do estabelecimento;
- Zona e seção eleitoral;
- Certidão de quitação eleitoral;
- Certidão de nada consta criminal eleitoral;
- Débitos eleitorais.
Além das informações acima, através do e-Título você pode consultar o local de votação de terceiros, ajudando parentes e amigos a encontrarem suas seções eleitorais. No aplicativo, também é possível fazer o cadastro para trabalhar como mesário voluntário.
Título de eleitor | Posso usar o e-Título para votar?
O e-Título está disponível apenas para os eleitores brasileiros que fizeram o cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral. Os demais eleitores terão que votar usando a versão impressa do título de eleitor.
Como regularizar título de eleitor no e-Título?
Você pode regularizar o título de eleitor através do aplicativo e-Título, com praticidade e sem precisar sair da sua casa. Para isso, faça login no e-Título e confira se existem débitos eleitorais no seu nome, ao clicar em “Mais opções”, no menu inferior da tela e, em seguida, na opção “Débitos eleitorais”. Caso você possua débitos eleitorais, nesta aba você vai poder verificar quanto deve à Justiça Eleitoral e gerar as Guias de Recolhimento da União (GRU) para efetuar o pagamento de suas multas pendentes. Depois de alguns dias que tiver pago seus débitos eleitorais, confira se sua situação já foi regularizada clicando na opção “Quitação Eleitoral”, para emitir sua certidão de quitação eleitoral.
Saiba como regularizar Título de Eleitor no e-Título
- Faça login no e-Título;
- No menu principal, localizado na parte inferior da tela, clique em “Mais opções”;
- Em seguida, selecione “Débitos eleitorais”;
- Visualize suas multas, clique na multa que deseja pagar e selecione “Emitir GRU”;
- Clique em “Continuar” e tenha acesso à sua guia para o pagamento do débito;
- Pague a GRU utilizando o código de barras. O pagamento pode ser feito no aplicativo do seu banco, nas agências bancárias físicas, nas casas lotéricas ou nos Correios.
Título de Eleitor cancelado | O que não posso fazer?
Se você está com o título de eleitor cancelado porque passou três eleições seguidas sem votar e sem justificar a sua ausência, saiba que fica impedido de realizar várias atividades no país, até regularizar sua situação na Justiça Eleitoral.
Confira a seguir alguns impedimentos para quem está com o título de eleitor cancelado:
- Retirar passaporte;
- Retirar carteira de identidade;
- Inscrever-se em concurso público e ser empossado;
- Obter documentos em repartições diplomáticas;
- Obter empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito governamental;
- Renovar matrícula em instituições de ensino pertencentes ao governo.
Como justificar voto no e-Título?
Os eleitores podem justificar a ausência nas urnas durante as eleições 2020 através do app e-Título. A justificativa em caso de ausência é confirmada por meio do sistema de georreferenciamento dos celulares. Esse sistema é capaz de detectar a localização do celular, confirmando que o eleitor está distante do seu domicílio eleitoral. Para justificar, entre no aplicativo e selecione a opção “Justificar ausência”. Em seguida, digite as informações solicitadas, como a eleição que pretende justificar, seu email e o motivo da sua ausência. Também é possível anexar que comprovem sua justificativa, como atestados médicos ou bilhetes de viagem, por exemplo.
Até quando posso justificar voto?
Por conta do elevado número de pessoas acessando o e-Título para justificar ausência durante o primeiro turno das eleições municipais de 2020, o sistema ficou instável e muitos eleitores não conseguiram concluir a justificativa pelo app. Mas, se esse foi o seu caso, fique tranquilo. Os eleitores que não justificaram a ausência nas urnas no primeiro turno, realizado no dia 15 de novembro, têm até 60 dias após a data da eleição para justificar o voto pelo aplicativo, sem precisar sair de casa. Ou seja, é possível justificar o voto online pelo e-Título até o dia 14 de janeiro para os que não votaram no primeiro turno.
Justificar voto no e-Título
- Acesse o app e na página principal, clique em “Mais opções” na parte inferior da sua tela;
- Selecione a opção “Justificativa de ausência”;
- Escolha a eleição que vai justificar sua ausência;
- Escreva a sua justificativa para estar ausente;
- Informe o seu email.
FAQ e-Título | Título de Eleitor Digital
Fazer o Título de Eleitor Digital é simples. Basta você ter um smartphone e baixar o aplicativo e-Título, do Tribual Superior Eleitoral, no Google Play (Android) ou App Store (iOS). Depois basta você inserir as informações solicitadas, como nome completo, data de nascimento, o tipo de documento (que pode ser o CPF ou número do Título de Eleitor), nome da mãe (caso conste) e nome do pai (caso conste). Depois basta clicar em "entrar no e-título" e responder as perguntas que serão feitas para validar o seu documento. Agora, basta cadastrar uma senha pessoal com seis digitos, informar se quer hablitar o desbloqueio do app com a biometria e pronto! Seu e-título vai aparecer na tela.
Para justificar seu voto, você precisa acessar o aplicativo do e-Título e, na página principal, clique em "Mais opções", que fica na parte inferior da sua tela. Depois disso, basta selecionar a opção "Justificativa de ausência" e depois escolher a eleição que você quer justificar a sua ausência. Escreva a motivação para a sua ausência e informe o seu e-mail.
O e-Título é um aplicativo da Justiça Eleitoral, que foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, que tem o objetivo de oferecer mais praticidade ao eleitor brasileiro nessas eleições. O e-Título permite que o eleitor não precise levar seu título de eleitor impresso para a votação. Com isso, apenas com o título digital é possível ir para a seção eleitoral e votar.
Você consegue obter informações de forma rápida e eficiente pelo e-Título. Por exemplo, conferir a data e local da votação, zona e seção eleitoral, certidão de quitação eleitoral, certidão de nada consta criminal eleitoral, entre outros.