Signal | O Mensageiro Privado: Conheça o app de mensagens

Signal O Mensageiro Privado

Conheça o Signal: O Mensageiro Privado, disponível para Android, iOS e Desktop. Veja as funcionalidades do Signal Private Messenger e saiba como baixar o app de mensagens.


Selectra

Experimente os melhores Streamings!

Aplicativo Signal O Mensageiro Privado

O que é o Signal?

Sem dúvidas que o WhatsApp é o principal aplicativo de mensagens instantâneas utilizado no Brasil. Está presente na vida das pessoas, na troca de mensagens entre familiares, e até mesmo empresas conseguem fazer contato com os seus clientes no dia a dia.

No entanto, existem outros aplicaticos no mercado que tentam desbancar o WhatsApp do trono, como o Signal Private Messenger.

Portanto, o Signal é mais um aplicativo de mensagens instantâneas, assim como o já citado o WhatsApp e também o Telegram. Também é gratuito e está disponível nos sistemas operacionais Android ou iOS, mas também conta com uma versão para seu navegador no computador.

Você sabia? Edward Snowden indicou o Signal como o app de mensagens instantâneas mais seguro, comparando com os seus concorrentes. Snowden é um analista de sistemas e ex-administrador de sistemas da CIA, além de ter trabalhado na NSA. Ele tornou públicos detalhes de vários programas que faziam parte do sistema de vigilância global da NSA americana.

Quais as funções do Signal?

As funções do Signal são bastante similares com os seus concorrente WhatsApp ou Telegram, em se tratando de funcionalidade. No entanto, o maior diferencial é no que diz respeito à proteção das informações que estão sendo compartilhadas pelos usuários. Esta, inclusive, é a tônica deste aplicativo: a segurança e proteção dos dados.

  • O que posso fazer com o Signal?
  • Enviar mensagens de textos encriptadas;
  • Fazer chamada de áudio encriptada;
  • Realizar chamada de vídeo encriptada;
  • Iniciar conversas de grupo encriptadas;
  • Silenciar conversas;
  • Verificar a autenticidade dos contatos;
  • Mensagens que desaparecem em determinado tempo.

O fundamental para a melhor utilização do Signal é ter uma boa internet no celular. Abaixo você pode ligar grátis e escolher o melhor plano de internet ou, até mesmo, comparar os planos e escolher o melhor para você!

O aplicativo secreto de troca de mensagens

Aplicativo de troca de mensagens

Com uma base de usuários mais limitada, o Signal é um mensageiro privado que conta com um número de usuário pequeno. Apesar disso, soma mais de 10 milhões de downloads em celulares Android desde o seu lançamento, em 2014. O Signal hoje é um projeto de código aberto, financiado por doações e prêmios.

A plataforma prioriza usuários e procura criar um ambiente seguro para troca de informações confidenciais, sem ter de monetizar os dados ali compartilhados, nem mesmo recorrer aos anúncios. Essa base de comunicação, pode então portar-se como uma frente voltada à troca de dados de maneira rápida, simples e segura.

O Signal armazena dados em seus bancos de dados?

O Signal em momento algum se porta como uma plataforma que não salva nenhum dado em seus banco de dados. O que eles fazem é salvar apenas o necessário, fazendo com que o menor número possível de rastros e dados do usuário sejam deixados para trás. Os dados que são de fato salvos, são feitos de maneira criptografada.

Ambiente de comunicação privado e seguro

Moxie Marlinspike, o fundador do grupo que criou o Signal, afirma que toda a comunicação feita na plataforma é completamente privada e criptografada de ponta a ponta, e nem mesmo a Open Whisper System, responsável por criar o código, tem as chaves para decifrar as mensagens trocadas.

Ao contrário do WhatsApp, o Signal não armazena nenhum metadado, apenas informações a respeito dos últimos logins. Até mesmo essa informação limita-se ao último dia de login, ao invés de uma hora exata.

Internet lenta? Faça o teste e veja a velocidade da sua internet!
Teste de velocidade

Quais as funções de segurança do Signal?

O que diferencia o Signal dos demais aplicativos concorrentes são as medidas de segurança que ele oferece para o seu usuário. Confira a lista com as principais funções de segurança do aplicativo.

Mensagens que se apagam automaticamente

O Signal apaga mensagens automaticamente. Esta é uma das funções que se destacam no aplicativo. Isso garante que as mensagens sejam removidas do seu dispositivo e do dispositivo do seu contato depois de ter sido lida, por um período determinado. Siga o passo a passo e saiba como ativar a função Mensagens que Desaparecem.

  1. Abra a tela de troca de mensagens e clique no ícone com três pontos, no canto superior direito;
  2. Selecione "Disappearing Messagens" (Mensagens que desaparecem);
  3. Escolha o tempo para que as mensagens desapareçam;
  4. Após selecionar o tempo, você deve ver uma indicação de que a função está ativa;
  5. Pronto! Agora você já pode enviar mensagens que se apagam automaticamente.

Aviso de print

Essa é a função chamada de segurança de tela. Quando ativada, ela é capaz de bloquear prints no aplicativo e não permitir capturas de tela em conversas ou em outras regiões do app. A função, contudo, não vem ativa. Os usuários que queiram utilizar precisam realizar a ativação nas configurações.

Editor de imagens no Signal

O editor de imagens do Signal permite diversas funções antes de efetivar o envio da imagem. Uma delas é uma ferramenta de desfoque de rosto, que tem o objetivo de manter as pessoas anônimas. A função pode ser usada nas fotos de perfil ou nas imagens compartilhadas em conversas.

Bloquear o Signal por biometria

O bloqueio por biometria faz com que pessoas que tenham acesso ao celular não consigam acessar o aplicativo e, com isso, não poderão ler as mensagens trocadas no Signal. Uma função similar está disponível no WhatsApp.

Fotos com visualização única

É possível enviar fotos com visualização única no Signal. Com isso, o destinatário só poderá ver a foto uma vez. No entanto, apesar disso, o receptor da mensagem pode tirar print da tela e o aviso de prints não é enviado pelo Signal.

Instalar o Signal no celular Android

  1. Baixe o aplicativo Signal - Mensageiro Privado na Google Play Store;
  2. Uma vez instalado, clique em abrir;
  3. Uma vez aberto, o Signal poderá pedir permissão para acessar sua lista de contatos e arquivos de mídia;
  4. Clique em continuar o app vai perguntar quais as permissões você vai autorizar ou rejeitar;
  5. Realize o registro inserindo o seu número de telefone e clique em "Register" (Registrar);
  6. O Signal vai pedir autorização para acessar suas mensagens de texto, que vai facilitar a verificação;
  7. Caso recuse a permissão, poderá realizar a configuração manualmente, inserindo código de seis dígitos que será enviado.

Escolher nome e foto de perfil no Signal

Após a instalação do aplicativo Signal e da validação, você será levado para a configuração do seu perfil. A imagem do perfil e o nome ficam visíveis para todos os contatos que você tiver na agenda do seu dispositivo. As informações poderão ser vistas no momento de iniciar uma conversa ou se você autorizar. Nesta etapa, coloque todas as informações que acreditar ser importante ou, simplesmente, pule esta etapa e volte à configurar depois.

Definir Signal como aplicativo padrão de mensagem de texto no Android

O sistema operacional Android permite que o usuário utilize o Signal como aplicativo padrão para envio de SMS. Com isso, o usuário poderá administrar tantos as mensagens trocadas pelo app, quanto SMS em um único lugar. No entanto, as mensagens enviadas como SMS para os contatos que não tenham o Signal instalado não serão encriptadas e podem ser cobradas, a depender do seu plano de celular.

Instalar o Signal no celular iOS

  1. Baixe o aplicativo Signal - Mensageiro Privado na App Store;
  2. Uma vez instalado, clique em abrir;
  3. Uma vez aberto, o Signal pedirá a configuração das permissões;
  4. O próximo passo é definir se o aplicativo pode enviar notificações;
  5. Depois disso, insira seu número e clique em avançar;
  6. Insira o código de seis dígitos enviado por SMS;
  7. Depois disso coloque seu nome e sobrenome (obrigatório) e a foto do perfil (opcional);
  8. Crie um PIN para acessar suas informações criptografadas;
  9. Repita o código PIN escolhido e confirme;
  10. Pronto! Você já pode utilizar o Signal.

Qual a diferença do Signal para WhatsApp ou Telegram?

O envio de mídias do Signal é realizado de maneira privada, segundo o aplicativo, com criptografia de ponta a ponta. Existe ainda a possibilidade de configuração “Auto-Destruição”, tanto no remetente quanto no destinatário, fazendo com que a mensagem não tenha rastros nem mesmo nos aparelhos que emitiram ou receberam as mensagens. As mensagens de textos são dotadas de um protocolo extremamente avançado de criptografia. Isso garante a privacidade de todas as mensagens que são trocadas no ambiente do Signal.

Proteção de dados

O envio de mídias conta com a “Auto-Destruição” fazendo com que a mensagem não tenha rastros nos aparelhos que emitiram ou receberam as mensagens

Chamadas de áudio e vídeo

Chamadas de voz e vídeo com altíssima qualidade, sem tarifas e sem distância máxima. Também protegidas pela tecnologia de segurança do app.

Conversas em grupo

Possibilidade de fazer bate-papo em grupo de maneira criptografada e sem custos, onde não há qualquer compartilhamento da lista de membros, título ou ícone da conversa.

Criptografia avançada

Mensagens de texto dotadas de um protocolo extremamente avançado de criptografia, garantindo privacidade a todas as mensagens que são trocadas no ambiente do Signal.

Notas para mim | Mensagens para você mesmo no Signal

Esta função permite que o usuário envie mensagens para ele mesmo. A principal vantagem desta funcionalidade é possibilitar que o usuário crie lembretes, salve mensagens ou arquivos, anotar ideias, etc.

Criptografia de ponta a ponta no Signal

As mensagens trocadas no Signal são criptografadas de ponta a ponta, sendo de texto, vídeo ou áudio. Esta tecnologia foi adotada pelo WhatsApp apenas em 2016. Os metadados também são protegidos, sendo o backup realizado localmente, podendo ser acessado apenas com senha criada pelo usuário.

Confirmação de leitura

Com este recurso é possível ver quando a mensagem enviada foi lida pelo receptor. O recurso pode ser desativado nas configurações. Mesma opção dada para os indicadores de visto pela última vez ou ligação.

Como verificar contatos do Signal

Funcionalidades do Signal

O Signal permite ao usuário verificar a autenticidade da pessoa com quem está falando. Este processo é nomeado de verificação de chave e pode ser feito entre duas pessoas presencialmente. O procedimento serve para garantir que a chave de encriptação do seu contato não foi comprometida ou substituída pela chave de outra pessoa.

  1. Abra a tela de troca de mensagens e clique no ícone com três pontos, no canto superior direito;
  2. Selecione "Conversation Settings" (Configurações da conversa);
  3. Clique em "View safety number" (ver número de segurança);
  4. Você vera um QR Code e um número de segurança;
  5. Peça para o seu contato navegar até a mesma tela para também ver o QR Code;
  6. Clique no QR Code. A câmera vai ser acionada para escanear o código do seu contato;
  7. Se tudo correr bem, na sua tela aparecerá uma mensagem de confirmação;
  8. Você deve clicar no slider de "Verified" (Verificado);
  9. Caso a mensagem de confirmação não acontecer no passo 7, evite conversar assuntos sensíveis até conseguir executar a verificação.

FAQ - Perguntas frequentes sobre o Signal

O que é o Signal?

O Signal é um aplicativo de mensagens instantâneas, como o WhatsApp ou Telegram, gratuito. No entanto, o principal diferencial deste aplicativo é que se propõe a proteger melhor os dados dos seus usuários.

O que posso fazer no Signal?

Assim como os seus concorrentes, você pode enviar mensagens de texto, mensagens de voz, realizar chamadas de áudio ou vídeo, compartilhar arquivos, ter conversas em grupo e muito mais! Confira a lista com todas as funções do Signal.

Como fazer login no Signal?

O cadastro no Signal é bem prático e rápido. Para conseguir começar a mandar suas mensagens no Signal, basta que você baixe o aplicativo, quer seja na loja Android ou na loja de aplicativos da Apple. Uma vez com o aplicativo instalado, é momento de informar seu celular, confirmando logo depois o código que será enviado por SMS.

Posso usar o Signal em mais de um número no mesmo celular?

Vale lembrar que um dos malefícios do Signal é a impossibilidade de usar o app em mais de um número no mesmo celular, assim como em mais de um celular no mesmo número. Essa foi uma limitação que o WhatsApp se livrou criando o WhatsApp Business, por exemplo

Os melhores streamings você encontra aqui!
Logo Prime Video

A partir de R$ 14,90/mês

Experimente grátis
Logo Disney+

A partir de R$ 27,90/mês

Assine online
Logo Starplus

A partir de R$ 32,90/mês

Assine online
Logo HBO MAX

A partir de R$ 19,99/mês

Assine online
Logo Estádio TNT Sports

A partir de R$ 19,90/mês

Experimente grátis
Logo DAZN

A partir de R$ 19,90/mês

Experimente grátis
Directvgo

A partir de R$ 79,90/mês

Ligue grátis e assine
Looke

A partir de R$ 8,32/mês

Assine online
Atualizado em

Dicas e informações para você escolher o plano de celular ideal!

Ilustração de celular e homem mexendo em um smartphone. Símbolo do infinito e 4G
Planos de celular com internet móvel ilimitada no Brasil | Melhores planos de internet móvel com apps e redes socia…
Planos de celular com smartphone
Vale a pena contratar plano de celular com aparelho smartphone? | Planos TIM, Claro, Vivo e Oi com celular | Existe…
Saiba tudo sobre chip de celular internacional
Melhor chip para viagem internacional | Comprar chip internacional online | Chip com internet ilimitada para Estado…
Quer mudar de plano de celular?
Como trocar de plano de celular pelo telefone ou aplicativo | Quais as vantagens de mudar de plano? | Dicas para es…

Compare os planos de celular das principais operadoras: