TáxiGov | App do Governo Federal para transportar servidores
O TáxiGov é um aplicativo do Governo Federal, administrado pela Central de Compras do Ministério da Economia com o intuito de economizar gastos referentes ao deslocamento dos servidores públicos federais a serviço do trabalho.
Além de diminuir as despesas dos cofres públicos com o transporte terrestre, o aplicativo também é uma forma de tornar mais transparente o uso do dinheiro público e de aumentar a eficiência do serviço prestado, que contará com uma única frota de carros. Mais de 80 órgãos públicos federais já adotaram o aplicativo TáxiGov para solicitar corridas de táxi, quando necessário. Neste artigo, vamos te mostrar tudo sobre o app: como funciona, onde já está disponível, como fazer para aderir, quais são os dispositivos compatíveis e muito mais.
TáxiGov: O que é?
O TáxiGov é um aplicativo que pertence ao Governo Federal, voltado exclusivamente para a contratação do serviço de transporte público terrestre (táxis), para os servidores públicos e colaboradores que precisem se deslocar por motivo de trabalho.
O objetivo do aplicativo é gerar economia para os cofres públicos no que diz respeito aos gastos com transporte dos servidores federais a serviço da administração. Além disso, a nova tecnologia torna o serviço mais transparente e eficaz, com a unificação da frota disponível.
O aplicativo começou a ser utilizado em 2017, apenas em Brasília. Mas, atualmente já está funcionando nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Cuiabá. Outras capitais do país também vão ser beneficiadas com a adesão ao TáxiGov, como Recife, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Salvador, Porto Velho, entre outras.
Os servidores podem solicitar as corridas utilizando o TáxiGov via web (no computador) ou através do aplicativo para celulares e tablets.
O app TáxiGov está disponível para dispositivos Android e iOS. Faça o download grátis na Google Play Store ou na App Store.
A administração do serviço prestado pelo TáxiGov fica por conta da Central de Compras do Ministério da Economia.
Como funciona o Táxi Gov App?
Quando o órgão governamental que você trabalha aderir ao TáxiGov, você vai fazer parte dos servidores beneficiados com o novo serviço.
Dessa forma, você vai receber no seu e-mail institucional um link para entrar no TáxiGov, com a permissão para que você modifique sua senha e informe os seus dados pessoais para criar uma conta.
Se quiser iniciar uma viagem, você tem duas opções: solicitar pelo aplicativo ou pela web.
- Como solicitar uma viagem pelo app TáxiGov: Primeiro, você deve abrir o aplicativo e inserir o endereço para onde pretende ir. Em seguida, clique na opção “avançar” e informe o motivo do seu deslocamento. Pronto! Sua viagem será iniciada.
- Como solicitar uma viagem pelo site do TáxiGov: (I) Primeiro, acesse o site TaxiGov; (II) Faça login com seu nome de usuário e senha; (III) Digite o seu telefone; (IV) Clique na opção “selecionar” e informe o endereço do destino; (V) Diga qual é o motivo de uso do táxi.
Quem pode usar o aplicativo TáxiGov?
O app TáxiGov é para uso exclusivo dos servidores públicos e colaboradores que façam parte de órgãos pertencentes ao Poder Executivo Federal da Administração Pública direta, indireta e também de autarquias e fundações.
A utilização dos serviços prestados pelo aplicativo destina-se apenas aos servidores e colaboradores que precisem se deslocar por motivo de trabalho.
Como os órgãos públicos podem fazer parte do TáxiGov?
Se o órgão público fizer parte da Administração Direta do Distrito Federal: será realizado um contrato com a Central de Compras do Ministério da Economia. Todo o gerenciamento do serviço, como fiscalização e pagamentos serão de responsabilidade da Central de Compras.
Mas, se a instituição pública fizer parte da Administração Indireta ou da Administração Direta em outras localidades que não o Distrito Federal, a contratação do TáxiGov será feita mediante adesão à ata de registro de preços. E o contrato feito diretamente com a empresa. Nessas condições, a administração do serviço e o pagamento ficam por conta do órgão contratante.
Em quais cidades o TáxiGov funciona?
O aplicativo TáxiGov já está em funcionamento no Distrito Federal e nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Cuiabá.
Mas, de acordo com o site oficial do Governo Federal, outras capitais brasileiras também serão contempladas com o serviço. São elas:
- Campo Grande (MS) - a partir de março de 2021
- Florianópolis (SC) - a partir de dezembro de 2020
- Salvador (BA) - a partir de dezembro de 2020
- Recife (PE) - a partir de abril de 2021
- Natal (RN) - a partir de janeiro de 2021
- Porto Alegre (RS) - a partir de janeiro de 2021
- Porto Velho (RO) - a partir de janeiro de 2021
Que tipos de deslocamento são permitidos com o TáxiGov?
É permitido o uso do app TáxiGov pelos servidores públicos federais nas seguintes situações:
- Para deslocamentos a serviço da administração pública para participar de reuniões, realizar entrega de documentos, fazer visitas técnicas, participar de capacitações e demais atividades que façam parte do trabalho.
- Para viagens, desde que estas sejam dentro do local onde o servidor seja lotado.
O que é proibido fazer com o TáxiGov app?
Confira a seguir o que os servidores não podem fazer utilizando o TáxiGov:
- Corridas por interesse pessoal (seja para passeio, lazer ou viagens)
- Deslocamento entre a residência do servidor e o órgão onde trabalha (a única exceção é para localizações desprovidas de transporte público ou locais de difícil acesso)
- Viagens fora do horário de funcionamento da repartição
- Corridas durante os finais de semana
- Viagens para locais que estejam fora da lotação do servidor ou colaborador
- Corridas para aeroportos, no caso do servidor que já recebe adicionais para embarques e desembarques
- Transportar pessoas que não façam parte da administração pública federal
Quem paga a conta do TáxiGov?
As contas do TáxiGov são pagas pelo próprio governo e os servidores não precisam se preocupar com os custos de suas viagens.
Desde que o governo federal adotou o aplicativo TáxiGov, os cofres públicos já conseguiram atingir uma economia de mais de 26 milhões de reais, juntando as viagens feitas no Distrito Federal e nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
De acordo com os dados oficiais divulgados pelo governo federal, foram, ao todo, foram realizadas mais de 600 mil corridas e desfeitos 135 contratos para este tipo de serviço.
FAQ Taxi Gov | Principais dúvidas
O TáxiGov é compatível com dispositivos móveis Android e iOS, como celulares, iPhones e tablets. Você também pode acessar o serviço no seu computador, utilizando a versão para desktop, através do site www.taxigov.gov.br que é compatível com os navegadores Safari, Firefox, Google Chrome e Microsoft Edge.
Se por algum motivo você precisar cancelar uma corrida do TáxiGov, poderá fazer isso sem ônus aos cofres públicos se cancelar após, no máximo, 5 minutos depois de ter solicitado a viagem. Caso você cancele após os cinco primeiros minutos, a administração pública terá que pagar o valor mínimo da corrida do aplicativo. Para esclarecer alguma dúvida relacionada ao app TáxiGov, escreva para o e-mail [email protected]
Não, o estado é responsável por arcar os gastos gerados pelo transporte através da plataforma Táxi Gov.