WhatsApp Business | Como funciona e principais fun√ß√Ķes

WhatsApp Business
Fun√ß√Ķes WhatsApp Business

Quer melhorar o desempenho da sua empresa? Conhece o WhtasApp Business? Pensado para os empreendimentos que buscam melhorar a interação com os seus clientes, o WhatsApp Business disponibiliza várias funcionalidade para que o seu negócio decole ainda mais. Confira tudo aqui!



WhatsApp Business

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito que foi criado para auxiliar as pequenas e médias empresas a melhorarem sua interação com os seus clientes. O app já está disponível para Android e iPhone.

O WhatsApp Empresarial pode ser uma boa op√ß√£o para voc√™ separar as conversas de trabalho das pessoais. Assim, voc√™ poder√° evitar poss√≠veis confus√Ķes e facilitar o gerenciamento as conversas.

Al√©m do aplicativo disponibilizar todas as fun√ß√Ķes do WhatsApp, a plataforma tamb√©m oferece funcionalidade extras e espec√≠ficas para as empresas melhorarem o seu desempenho. Nela, √© poss√≠vel automatizar e otimizar as respostas, classificar as conversas e outras.

Por isso, se você é um pequeno ou médio empreendedor e quer melhorar a comunicação com os seus clientes, o WhatsApp Business é uma ótima solução para você.

Como funciona WhatsApp Business

WhatsApp Business: como funciona?

O WhatsApp Business funciona de forma muito parecida ao WhatsApp normal. Voc√™ pode mandar mensagens de texto, imagens, v√≠deos, GIFs e fazer todas as outras fun√ß√Ķes. Ambos tem a mesma interface, o que facilita muito o uso do app para as empresas.

Saiba que é possível ter os dois aplicativos do WhatsApp (empresarial e pessoal) em um mesmo celular. Para diferenciá-los, o ícone dos app são diferentes, o WhatsApp Empresarial tem um "B" dentro do tradicional balãozinho do ícone do aplicativo.

Apesar da possibilidade de usar o WhatsApp Business e WhatsApp normal no mesmo aparelho, √© necess√°rio que ambos tenham cadastrado n√ļmeros telef√īnicos diferentes. Tendo um n√ļmero comercial, voc√™ s√≥ precisa baixar, cadastrar e configurar a sua conta do aplicativo. Depois de fazer tudo isso, ser√° poss√≠vel usufruir todas as funcionalidades do app.

Qual a diferença entre WhatsApp e WhatsApp Business?

As diferenças entre o WhatsApp e o WhatsApp Business estão nas ferramentas extras que o app empresarial oferece.

No WhatsApp para empresas, é possível agendar mensagens, automatizar respostas, ver as estatísticas das conversas, fazer um perfil mais completo e classificar os contatos. Coisas que você não poderia fazer no seu aplicativo pessoal.

√Č importante relembrar ambos aplicativos tem a mesma apar√™ncia, o que facilita o uso dos dois apps.

WhatsApp Business: quem pode usar?

O WhatsApp Business foi feito, principalmente, para pequenas e médias empresas, mas nada impede que grandes companhias também o utilizem. Por isso, se você tem algum empreendimento, o WhatsApp Empresarial pode ser uma boa solução para o seu negócio. Os requisitos para cadastrar uma conta são:

  • Possuir um empreendimento, n√£o √© obrigat√≥rio ter um CNPJ
  • Ter um n√ļmero de celular n√£o vinculado ao WhatsApp pessoal
  • Fazer uma descri√ß√£o da empresa
  • Possuir um e-mails, site ou rede social

Pela facilidade e escalabilidade, o WhatsApp Business passou a ser utilizado por vários pequenos e médios empreendedores, como uma forma de melhorar e otimizar as suas estratégias de marketing. Vejas para que algumas empresas estão usando o aplicativo:

  • Varejo: promo√ß√Ķes e benef√≠cios exclusivos para os clientes
  • Servi√ßos de alimenta√ß√£o, g√°s, √°gua e outros: log√≠stica de pedidos e entregas
  • Atendimento ao cliente: d√ļvidas, processos de compra, troca e devolu√ß√Ķes
  • Servi√ßos de produtos personalizados: layout e aprova√ß√£o do produto
  • Fornecedores: contato com os parceiros e agilidade dos processos
  • Informa√ß√Ķes do produto: contato com potenciais clientes, fideliza√ß√£o de clientes e outros
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Como baixar o WhatsApp Business?

O aplicativo está disponível tanto para Android quanto iPhone e pode ser baixado no Google Play Store e Apple Store, respectivamente. Se o seu celular é Android, siga o passo a passo abaixo para baixar o WhatsApp Business:

  1. Acesse na Play Store
  2. Procure por "WhatsApp Business"
  3. Clique em "Instalar"
  4. Espere que o download seja finalizado
  5. Depois de baixado, clique em "Concordar e continuar"
  6. Aceite todas as permiss√Ķes solicitadas (acesso a contatos, fotos e arquivos)
  7. Insira e cadastre o seu telefone comercial (com o DDD)
  8. Insira o c√≥digo de acesso enviado para o n√ļmero cadastrado
  9. Configure a conta

Já se o seu telefone móvel for um iPhone, o processo é praticamente o mesmo, mas será realizado na Apple Store. Lembre-se de que dentro do balão tem um "B" e não o telefone como no WhatsApp normal, assim você poderá diferenciar um do outro.

Como configurar o WhatsApp Business?

Depois de baixar o WhatsApp Business, o próximo passo é configurar a conta. Para isso, fizemos o passo a passo a seguir:

  1. Antes de mais nada, insira uma foto e o nome da empresa no perfil da conta
  2. Depois, clique em "Menu" que se encontra no canto direito superior da tela (três pontinhos)
  3. Toque em "Configura√ß√Ķes"
  4. Defina a localização no mapa
  5. Escolha a categoria da sua empresa
  6. Escreva uma descrição do negócio
  7. Insira o hor√°rio de funcionamento
  8. Adicione o e-mail, site ou rede social de empresa

Depois de finalizar este processo, a sua conta est√° configurada e pronta para ser utilizada.

Funcionalidades WhatsApp Business

Quais as principais fun√ß√Ķes do WhatsApp Business?

Al√©m das fun√ß√Ķes do WhatasApp normal, o WhtasApp Empresarial tem funcionalidades extras para as empresas. Com isso, se a empresa fizer um bom uso do aplicativo, √© poss√≠vel melhorar a intera√ß√£o com os clientes ou consumidores potenciais.

Veja as principais fun√ß√Ķes extras do WhatsApp Business:

Criação de um Catálogo Digital

Um catálogo digital ou online permite que a sua empresa consiga expandir mostrar aos usuários todos os produtos / serviços que a empresa oferece, de forma rápida e prática, o que ajuda caso um cliente já esteja conectado com a página de vendas, possibilitando que o usuário compre de maneira imediata, qualquer um dos itens disponíveis.

O WhatsApp Business não somente como pode ser usado como um canal de atendimento, mas também como um canal de vendas, a criação de um catálogo digital, permite que a sua emrpesa faça a divulgação dos produtos ou serviços durante uma conversação com possível compradores.

Para fazer uso dessa funcionalidade é muito simples, confira abaixo como criar um catálogo online no WhatsApp Business:

  1. Acesse as configura√ß√Ķes do aplicativo (Configura√ß√Ķes - Configura√ß√Ķes da Empresa)

  2. Acesse o Cat√°logo

  3. Adicione os serviços ou produtos da sua empresa
  4. Neste passo voc√™ pode adicionar uma ou quantas fotos sejam necess√°rias, al√©m de incluir um nome e o valor daquele produto ou servi√ßo. Voc√™ tamb√©m pode incluir mais informa√ß√Ķes, clicando na op√ß√£o: Mais campos. L√° voc√™ pode incluir Link, Descri√ß√£o, C√≥digo do produto ou servi√ßo.


  5. Compartilhe o catálogo com os potenciais clientes durante uma conversação

Perfis mais Completos no WhatsApp Business

No WhatsApp Business, a empresa pode fazer um perfil muito mais completo do que no app tradicional. Al√©m das informa√ß√Ķes b√°sicas dos WhatsApp normal (nome , foto e status), a vers√£o para empresas permite que as companhia adicionem outras informa√ß√Ķes, como:

  • Hor√°rio de funcionamento / atendimento
  • Link para o site
  • Tag com a categoria da empresa
  • Descri√ß√£o da companhia
  • Localiza√ß√£o do empreendimento

Assim, os clientes podem adquirir mais informa√ß√Ķes direto no aplicativo que utilizam diariamente.

Perfis Reconhecidos como Comerciais no WhatsApp Business

As contas do WhatasApp Business são imediatamente reconhecidas como comerciais pelos usurários. Ou seja, o app tem um selo que indica a natureza comercial da conta. Além disso, o usuário poderá ver o logo no perfil da empresa.

Esta é uma função muito importante, porque poderá diminuir o risco de fraude por golpistas que se passam por marcas, aumentando a segurança dos usuários da plataforma.

Estatísticas do fluxo das conversas: "Analytics" do WhatsApp Business

O WhtasApp Empresarial permite que a empresas veja algumas m√©tricas sobre o fluxo de conversa, como: n√ļmero de mensagens enviadas, entregues e lidas.

Claro que a ferramenta n√£o √© completa como um Google Analytics, mas ela permite que a equipe de marketing possa mensurar as estrat√©gias realizadas atrav√©s do WhtasApp e otimizar as a√ß√Ķes.

Veja como acessar as estatísticas do fluxo de conversas no aplicativo:

  1. Acesse o menu do WhatsApp Business
  2. Clique em "Configura√ß√Ķes"
  3. Toque em "Configura√ß√Ķes da Empresa
  4. Selecione a opção "Estatísticas"

Respostas Autom√°ticas: Chatbots do WhatsApp Business

A inteligência artificial é uma setor que está crescendo cada vez mais e as empresas estão se beneficiando do seu desenvolvimento. No WhatsApp para empresas, a companhia pode utilizar a função de respostas automáticas por meio do Chatbots.

Para cadastrar uma resposta autom√°tica, siga o passo a passo:

  1. Acesse o menu do WhatsApp Business
  2. Clique em "Configura√ß√Ķes"
  3. Toque em "Configura√ß√Ķes da Empresa
  4. Selecione o tipo de mensagem que você quer editar: ausência, saudação ou respostas rápidas
  5. Se necess√°rio, toque em "+" para adicionar mensagens

√Č poss√≠vel usar texto e emojis para escrever as mensagens. Al√©m disso, voc√™ pode criar atalhos para as mensagens com respostas r√°pidas por meio de "/nomeatalho" e definir at√© 3 palavras chave para as respostas.

Com isso, você pode inserir mensagens automáticas de cumprimento, de ausência e outras, diminuindo de espera dos usuários.

Etiquetas no WhatsApp Business

A empresa pode organizar e classificar os seus contatos por meio de etiquetas no WhatsApp Business, assim, é possível localizar de forma mais rápida em prática cada usuário.

Para ver os clientes de cada etiqueta, v√° em Configura√ß√Ķes > Etiquetas e selecione a categoria que voc√™ deseja. Voc√™ tamb√©m pode criar novas etiquetas, clicando no "+" e nomeando a nova categoria de clientes. √Č importante saber que as cores das tags s√£o definidas automaticamente pelo aplicativo.

Para adicionar a etiqueta, veja o passo a passo:

  1. Abra a conversa
  2. Clique nos três pontinho para abrir o menu
  3. Toque em "Adicionar etiqueta à conversa"
  4. Selecione a etiqueta que você deseja adicionar a conversa
  5. Se necess√°rio, crie uma etiqueta para a conversa
  6. Troque a etiqueta sempre que necess√°rio

√Č poss√≠vel criar tags como: Novos usu√°rios, novos pedidos, pendentes de pagamento, pago e v√°rias outras que s√£o importantes para o seu neg√≥cio.

O WhatsApp Business é seguro?

Assim como no WhatsApp tradicional, todas as mensagens e conversas do app são criptografadas e não podem ser acessadas por ninguém, inclusive pelo próprio WhtasApp Business.

Por√©m, sempre se atente a poss√≠veis aplicativos falsos. Se pedirem informa√ß√Ķes muito espec√≠ficas e que s√£o diferentes das que comentamos neste artigo, n√£o passe, pode ser um app falso.

Além disso, você pode utilizar os apps para bloquear aplicativos como uma forma de medida de segurança extra. Isso te dará mais segurança caso o celular da empresa seja roubado ou perdido.

Principais vantagens WhatsApp Business

As principais vantagens do WhatsApp Business s√£o:

  • Aumentar as chances de venda devido a mensagens mais personalizadas
  • Estreitar rela√ß√Ķes com os clientes
  • Gerenciar de forma mais pr√°tica as conversas
  • Reduzir custos
  • Comunicar os clientes de forma segura
  • Facilitar a comunica√ß√£o com os seus clientes
  • Melhorar o atendimento da empresa
Métricas WhatsApp Business

Como analisar o desempenho da minha empresa no WhatsApp Business?

Para te ajudar, vamos explicar algumas das métricas ou KPIs que você pode analisar para melhorar desempenho da sua empresa, veja abaixo:

  • Taxa de recebimento: analise a quantidade de usu√°rios que receberam as suas mensagens, assim voc√™ pode manter a sua lista de n√ļmeros de telefones ativos atualizada.
  • Taxa de abertura: veja quantos clientes abriram a conversa e viram a mensagem que voc√™ enviou. Assim, voc√™ pode ver se a forma que voc√™ est√° come√ßando a mensagem √© atrativa ou n√£o para os seus clientes e fazer v√°rios testes.
  • Taxa de resposta: avalie a quantidade de resposta que voc√™ recebeu. Esta √© a m√©trica oficial, porque voc√™ pode ver como melhorar as mensagens para receber mais respostas e ter mais intera√ß√£o com os seus clientes.
  • Taxa de convers√£o: analise quantos usu√°rios chegaram at√© o objetivo da estrat√©gia de merketing (venda, registro ou qualquer outro objetivo). Assim, voc√™ pode analizar a efici√™ncia e efic√°cia da sua campanha.

Pronto! Agora voc√™ tem todas as ferramentas para melhorar a sua intera√ß√£o com os seus clientes, avaliar se as suas a√ß√Ķes est√£o dando certo ou n√£o para otimiz√°-las.

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