WhatsApp Business | Como funciona e principais funções

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WhatsApp Business
Funções WhatsApp Business

Quer melhorar o desempenho da sua empresa? Conhece o WhtasApp Business? Pensado para os empreendimentos que buscam melhorar a interação com os seus clientes, o WhatsApp Business disponibiliza várias funcionalidade para que o seu negócio decole ainda mais. Confira tudo aqui!


WhatsApp Business

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito que foi criado para auxiliar as pequenas e médias empresas a melhorarem sua interação com os seus clientes. O app já está disponível para Android e iPhone.

O WhatsApp Empresarial pode ser uma boa opção para você separar as conversas de trabalho das pessoais. Assim, você poderá evitar possíveis confusões e facilitar o gerenciamento as conversas.

Além do aplicativo disponibilizar todas as funções do WhatsApp, a plataforma também oferece funcionalidade extras e específicas para as empresas melhorarem o seu desempenho. Nela, é possível automatizar e otimizar as respostas, classificar as conversas e outras.

Por isso, se você é um pequeno ou médio empreendedor e quer melhorar a comunicação com os seus clientes, o WhatsApp Business é uma ótima solução para você.

Como funciona WhatsApp Business

WhatsApp Business: como funciona?

O WhatsApp Business funciona de forma muito parecida ao WhatsApp normal. Você pode mandar mensagens de texto, imagens, vídeos, GIFs e fazer todas as outras funções. Ambos tem a mesma interface, o que facilita muito o uso do app para as empresas.

Saiba que é possível ter os dois aplicativos do WhatsApp (empresarial e pessoal) em um mesmo celular. Para diferenciá-los, o ícone dos app são diferentes, o WhatsApp Empresarial tem um "B" dentro do tradicional balãozinho do ícone do aplicativo.

Apesar da possibilidade de usar o WhatsApp Business e WhatsApp normal no mesmo aparelho, é necessário que ambos tenham cadastrado números telefônicos diferentes. Tendo um número comercial, você só precisa baixar, cadastrar e configurar a sua conta do aplicativo. Depois de fazer tudo isso, será possível usufruir todas as funcionalidades do app.

Qual a diferença entre WhatsApp e WhatsApp Business?

As diferenças entre o WhatsApp e o WhatsApp Business estão nas ferramentas extras que o app empresarial oferece.

No WhatsApp para empresas, é possível agendar mensagens, automatizar respostas, ver as estatísticas das conversas, fazer um perfil mais completo e classificar os contatos. Coisas que você não poderia fazer no seu aplicativo pessoal.

É importante relembrar ambos aplicativos tem a mesma aparência, o que facilita o uso dos dois apps.

WhatsApp Business: quem pode usar?

O WhatsApp Business foi feito, principalmente, para pequenas e médias empresas, mas nada impede que grandes companhias também o utilizem. Por isso, se você tem algum empreendimento, o WhatsApp Empresarial pode ser uma boa solução para o seu negócio. Os requisitos para cadastrar uma conta são:

  • Possuir um empreendimento, não é obrigatório ter um CNPJ
  • Ter um número de celular não vinculado ao WhatsApp pessoal
  • Fazer uma descrição da empresa
  • Possuir um e-mails, site ou rede social

Pela facilidade e escalabilidade, o WhatsApp Business passou a ser utilizado por vários pequenos e médios empreendedores, como uma forma de melhorar e otimizar as suas estratégias de marketing. Vejas para que algumas empresas estão usando o aplicativo:

  • Varejo: promoções e benefícios exclusivos para os clientes
  • Serviços de alimentação, gás, água e outros: logística de pedidos e entregas
  • Atendimento ao cliente: dúvidas, processos de compra, troca e devoluções
  • Serviços de produtos personalizados: layout e aprovação do produto
  • Fornecedores: contato com os parceiros e agilidade dos processos
  • Informações do produto: contato com potenciais clientes, fidelização de clientes e outros
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Como baixar o WhatsApp Business?

O aplicativo está disponível tanto para Android quanto iPhone e pode ser baixado no Google Play Store e Apple Store, respectivamente. Se o seu celular é Android, siga o passo a passo abaixo para baixar o WhatsApp Business:

  1. Acesse na Play Store
  2. Procure por "WhatsApp Business"
  3. Clique em "Instalar"
  4. Espere que o download seja finalizado
  5. Depois de baixado, clique em "Concordar e continuar"
  6. Aceite todas as permissões solicitadas (acesso a contatos, fotos e arquivos)
  7. Insira e cadastre o seu telefone comercial (com o DDD)
  8. Insira o código de acesso enviado para o número cadastrado
  9. Configure a conta

Já se o seu telefone móvel for um iPhone, o processo é praticamente o mesmo, mas será realizado na Apple Store. Lembre-se de que dentro do balão tem um "B" e não o telefone como no WhatsApp normal, assim você poderá diferenciar um do outro.

Como configurar o WhatsApp Business?

Depois de baixar o WhatsApp Business, o próximo passo é configurar a conta. Para isso, fizemos o passo a passo a seguir:

  1. Antes de mais nada, insira uma foto e o nome da empresa no perfil da conta
  2. Depois, clique em "Menu" que se encontra no canto direito superior da tela (três pontinhos)
  3. Toque em "Configurações"
  4. Defina a localização no mapa
  5. Escolha a categoria da sua empresa
  6. Escreva uma descrição do negócio
  7. Insira o horário de funcionamento
  8. Adicione o e-mail, site ou rede social de empresa

Depois de finalizar este processo, a sua conta está configurada e pronta para ser utilizada.

Funcionalidades WhatsApp Business

Quais as principais funções do WhatsApp Business?

Além das funções do WhatasApp normal, o WhtasApp Empresarial tem funcionalidades extras para as empresas. Com isso, se a empresa fizer um bom uso do aplicativo, é possível melhorar a interação com os clientes ou consumidores potenciais.

Veja as principais funções extras do WhatsApp Business:

Criação de um Catálogo Digital

Um catálogo digital ou online permite que a sua empresa consiga expandir mostrar aos usuários todos os produtos / serviços que a empresa oferece, de forma rápida e prática, o que ajuda caso um cliente já esteja conectado com a página de vendas, possibilitando que o usuário compre de maneira imediata, qualquer um dos itens disponíveis.

O WhatsApp Business não somente como pode ser usado como um canal de atendimento, mas também como um canal de vendas, a criação de um catálogo digital, permite que a sua emrpesa faça a divulgação dos produtos ou serviços durante uma conversação com possível compradores.

Para fazer uso dessa funcionalidade é muito simples, confira abaixo como criar um catálogo online no WhatsApp Business:

  1. Acesse as configurações do aplicativo (Configurações - Configurações da Empresa)

  2. Acesse o Catálogo

  3. Adicione os serviços ou produtos da sua empresa
  4. Neste passo você pode adicionar uma ou quantas fotos sejam necessárias, além de incluir um nome e o valor daquele produto ou serviço. Você também pode incluir mais informações, clicando na opção: Mais campos. Lá você pode incluir Link, Descrição, Código do produto ou serviço.


  5. Compartilhe o catálogo com os potenciais clientes durante uma conversação

Perfis mais Completos no WhatsApp Business

No WhatsApp Business, a empresa pode fazer um perfil muito mais completo do que no app tradicional. Além das informações básicas dos WhatsApp normal (nome , foto e status), a versão para empresas permite que as companhia adicionem outras informações, como:

  • Horário de funcionamento / atendimento
  • Link para o site
  • Tag com a categoria da empresa
  • Descrição da companhia
  • Localização do empreendimento

Assim, os clientes podem adquirir mais informações direto no aplicativo que utilizam diariamente.

Perfis Reconhecidos como Comerciais no WhatsApp Business

As contas do WhatasApp Business são imediatamente reconhecidas como comerciais pelos usurários. Ou seja, o app tem um selo que indica a natureza comercial da conta. Além disso, o usuário poderá ver o logo no perfil da empresa.

Esta é uma função muito importante, porque poderá diminuir o risco de fraude por golpistas que se passam por marcas, aumentando a segurança dos usuários da plataforma.

Estatísticas do fluxo das conversas: "Analytics" do WhatsApp Business

O WhtasApp Empresarial permite que a empresas veja algumas métricas sobre o fluxo de conversa, como: número de mensagens enviadas, entregues e lidas.

Claro que a ferramenta não é completa como um Google Analytics, mas ela permite que a equipe de marketing possa mensurar as estratégias realizadas através do WhtasApp e otimizar as ações.

Veja como acessar as estatísticas do fluxo de conversas no aplicativo:

  1. Acesse o menu do WhatsApp Business
  2. Clique em "Configurações"
  3. Toque em "Configurações da Empresa
  4. Selecione a opção "Estatísticas"

Respostas Automáticas: Chatbots do WhatsApp Business

A inteligência artificial é uma setor que está crescendo cada vez mais e as empresas estão se beneficiando do seu desenvolvimento. No WhatsApp para empresas, a companhia pode utilizar a função de respostas automáticas por meio do Chatbots.

Para cadastrar uma resposta automática, siga o passo a passo:

  1. Acesse o menu do WhatsApp Business
  2. Clique em "Configurações"
  3. Toque em "Configurações da Empresa
  4. Selecione o tipo de mensagem que você quer editar: ausência, saudação ou respostas rápidas
  5. Se necessário, toque em "+" para adicionar mensagens

É possível usar texto e emojis para escrever as mensagens. Além disso, você pode criar atalhos para as mensagens com respostas rápidas por meio de "/nomeatalho" e definir até 3 palavras chave para as respostas.

Com isso, você pode inserir mensagens automáticas de cumprimento, de ausência e outras, diminuindo de espera dos usuários.

Etiquetas no WhatsApp Business

A empresa pode organizar e classificar os seus contatos por meio de etiquetas no WhatsApp Business, assim, é possível localizar de forma mais rápida em prática cada usuário.

Para ver os clientes de cada etiqueta, vá em Configurações > Etiquetas e selecione a categoria que você deseja. Você também pode criar novas etiquetas, clicando no "+" e nomeando a nova categoria de clientes. É importante saber que as cores das tags são definidas automaticamente pelo aplicativo.

Para adicionar a etiqueta, veja o passo a passo:

  1. Abra a conversa
  2. Clique nos três pontinho para abrir o menu
  3. Toque em "Adicionar etiqueta à conversa"
  4. Selecione a etiqueta que você deseja adicionar a conversa
  5. Se necessário, crie uma etiqueta para a conversa
  6. Troque a etiqueta sempre que necessário

É possível criar tags como: Novos usuários, novos pedidos, pendentes de pagamento, pago e várias outras que são importantes para o seu negócio.

O WhatsApp Business é seguro?

Assim como no WhatsApp tradicional, todas as mensagens e conversas do app são criptografadas e não podem ser acessadas por ninguém, inclusive pelo próprio WhtasApp Business.

Porém, sempre se atente a possíveis aplicativos falsos. Se pedirem informações muito específicas e que são diferentes das que comentamos neste artigo, não passe, pode ser um app falso.

Além disso, você pode utilizar os apps para bloquear aplicativos como uma forma de medida de segurança extra. Isso te dará mais segurança caso o celular da empresa seja roubado ou perdido.

Principais vantagens WhatsApp Business

As principais vantagens do WhatsApp Business são:

  • Aumentar as chances de venda devido a mensagens mais personalizadas
  • Estreitar relações com os clientes
  • Gerenciar de forma mais prática as conversas
  • Reduzir custos
  • Comunicar os clientes de forma segura
  • Facilitar a comunicação com os seus clientes
  • Melhorar o atendimento da empresa
Métricas WhatsApp Business

Como analisar o desempenho da minha empresa no WhatsApp Business?

Para te ajudar, vamos explicar algumas das métricas ou KPIs que você pode analisar para melhorar desempenho da sua empresa, veja abaixo:

  • Taxa de recebimento: analise a quantidade de usuários que receberam as suas mensagens, assim você pode manter a sua lista de números de telefones ativos atualizada.
  • Taxa de abertura: veja quantos clientes abriram a conversa e viram a mensagem que você enviou. Assim, você pode ver se a forma que você está começando a mensagem é atrativa ou não para os seus clientes e fazer vários testes.
  • Taxa de resposta: avalie a quantidade de resposta que você recebeu. Esta é a métrica oficial, porque você pode ver como melhorar as mensagens para receber mais respostas e ter mais interação com os seus clientes.
  • Taxa de conversão: analise quantos usuários chegaram até o objetivo da estratégia de merketing (venda, registro ou qualquer outro objetivo). Assim, você pode analizar a eficiência e eficácia da sua campanha.

Pronto! Agora você tem todas as ferramentas para melhorar a sua interação com os seus clientes, avaliar se as suas ações estão dando certo ou não para otimizá-las.

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