Migração Oi Móvel | Para qual operadora vai o meu número?
Se você é cliente da Oi Móvel e ainda não sabe como funcionará a migração do seu plano para a Vivo, Claro e TIM, neste artigo esclareceremos as principais dúvidas sobre o assunto e informar os canais de atendimento para que você possa falar diretamente com sua nova operadora. Confira!
Saiba qual a sua nova operadora!
Para qual operadora a Oi vai migrar?
Após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovar a venda da operação da Oi Móvel para as principais rivais no serviço de telefonia móvel: TIM, Vivo e Claro, a primeira pergunta que surge na cabeça dos clientes atuais é: para qual operadora a Oi vai migrar?
Atualmente a Oi conta com mais de 42 milhões de clientes de telefonia móvel no país. O processo de migração seguirá diversos protocolos estabelecidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com o objetivo de proteger os atuais clientes da operadora. Estima-se que esse processo de mudança seja realizado em até 12 meses.
Como será realizada a mudança? O processo de mudança também foi aprovado pelo Cade e pela Anatel e será realizado por fases. Os clientes de cada fase, ao longo de 12 meses, serão comunicados previamente sobre todas as etapas dessa mudança.
Venda da Oi Móvel para Vivo, TIM e Claro
Formalizada em abril de 2022, a venda da Oi Móvel vem causando mudanças para milhares de consumidores no país. Isso porque a cobertura da empresa para planos de celular será repassada para as operadoras concorrentes, que realizaram a aquisição da marca por R$16,5 bilhões.
Progressivamente, TIM, Vivo e Claro estão realizando a migração desses números. No entanto, ainda há muitas pessoas que não sabem como irão funcionar os seus planos ou se existe a necessidade de alguma ação por parte dos consumidores.
Na intenção de te ajudar, trouxemos as principais informações sobre o assunto, com base em informações coletadas diretamente com as fontes da Anatel e demais operadoras envolvidas.
Para onde vão os clientes da Oi Móvel?
A divisão dos clientes da Oi foi definida após o lançamento de uma nota pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A TIM ficou com o maior número de DDDs do país: 29; em sequência veio a Claro, com 27, e a Vivo com 11.
Entenda melhor como tudo irá ocorrer:
Como saber minha nova operadora?
Os consumidores serão agrupados por região, o que significa que a divisão foi realizada utilizando o critério do DDD do usuário. Por exemplo, os portadores dos números com DDD (11), em São Paulo, serão migrados para a TIM. Já os clientes com o DDD (12), também em São Paulo, irão para a Vivo, enquanto os clientes com o DDD (13), no mesmo estado, serão transferidos para a Claro.
Vale salientar que nenhum cliente é obrigado a ficar na nova operadora. Em todo o país será permitida a portabilidade sem multas ou exigência de fidelidade. Confira a lista completa e saiba a sua nova operadora:
DDD | Estado | Para qual operadora vai |
---|---|---|
11 | SP | TIM |
12 | SP | VIVO |
13 | SP | CLARO |
14 | SP | CLARO |
15 | SP | CLARO |
16 | SP | TIM |
17 | SP | CLARO |
18 | SP | CLARO |
19 | SP | TIM |
21 | RJ | TIM |
22 | RJ | TIM |
24 | RJ | TIM |
27 | ES | CLARO |
28 | ES | CLARO |
31 | MG | CLARO |
32 | MG | TIM |
33 | MG | CLARO |
34 | MG | CLARO |
35 | MG | CLARO |
37 | MG | CLARO |
38 | MG | CLARO |
41 | PR | VIVO |
42 | PR | VIVO |
43 | PR | CLARO |
44 | PR | CLARO |
45 | PR | CLARO |
46 | PR | CLARO |
47 | SC | CLARO |
48 | SC | CLARO |
49 | SC | CLARO |
51 | RS | TIM |
53 | RS | TIM |
54 | RS | TIM |
55 | RS | TIM |
61 | DF | TIM |
62 | GO | TIM |
63 | TO | TIM |
64 | GO | TIM |
65 | MT | TIM |
66 | MT | TIM |
67 | MS | TIM |
68 | AC | TIM |
69 | RO | TIM |
71 | BA | CLARO |
73 | BA | TIM |
74 | BA | CLARO |
75 | BA | TIM |
77 | BA | CLARO |
79 | SE | CLARO |
81 | PE | VIVO |
82 | AL | VIVO |
83 | PB | VIVO |
84 | RN | VIVO |
85 | CE | VIVO |
86 | PI | VIVO |
87 | PE | CLARO |
88 | CE | VIVO |
89 | PI | TIM |
91 | PA | CLARO |
92 | AM | CLARO |
93 | PA | TIM |
94 | PA | TIM |
95 | RR | TIM |
96 | AP | TIM |
97 | AM | TIM |
98 | MA | VIVO |
99 | MA | TIM |
Mudança Oi Móvel para TIM
A TIM informa no próprio site que a migração da Oi Móvel ainda não foi realizada. No entanto, comunica que, assim que for realizada a mudança automática, o cliente será informado 30 dias antes da transição definitiva.
A operadora também aponta que não será necessário mudar de número ou trocar de chip, bem como reforça que, quem desejar, pode antecipar a migração com o tradicional recurso da portabilidade numérica — nesse caso, é possível que existam custos, a depender da situação.
Na divisão dos clientes da Oi Móvel, a TIM ficou com os respectivos DDDs: 11, 16, 19, 21, 22, 24, 32, 51, 53, 54, 55, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 73, 75, 89, 93, 94, 95, 96, 97 e 99.
Se você o seu número pertencer a algum desses DDDs e deseja entrar em contato com a sua nova operadora de celular, saiba que foi criou um canal de atendimento exclusivo voltado para a divulgação de detalhes sobre a migração Oi para TIM. Além dos canais de atendimento TIM já conhecidos, como telefone, aplicativo, WhatsApp, entre outros.
Mudança Oi Móvel para Vivo
A Vivo adota a mesma postura de utilizar os canais oficiais para divulgar a mudança da linha (quando acontecer) e indicar que ela acontecerá de forma automática e por etapas.
Além disso, a mudança Oi para Vivo não afeta os benefícios e valores que você paga atualmente — além de isentar você de multa e fidelização.
Vale ressaltar que até a migração acontecer, as recargas e faturas continuam sendo de responsabilidade da própria Oi.
A operadora recomenda que, em caso de dúvidas sobre a migração da Oi para Vivo, consulte a aba de “Mais Ajuda”. A empresa também conta com diversos números de atendimento Vivo, que também podem ser conferidos diretamente no site.
Os DDDs que vão passar de Oi para Vivo são: 12, 41, 42, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 88 e 98.
Mudança Oi Móvel para Claro
A empresa divulgou em seu site que a mudança Oi para Claro pode durar até 12 meses para ser concluída em todo o Brasil, sendo realizado gradualmente por região.
A transparência e a comunicação direta também são recursos adotados pela operadora, que se autointitula como a internet móvel mais veloz do país.
Após a integração dos sistemas, a intenção é que a cobertura de sinal para os clientes da operadora seja expandida e que este seja acessado de forma ainda mais ágil.
Veja quais os DDDs da mudança Oi para Claro que serão afetados: 13, 14, 15, 17, 18, 27, 28, 31, 33, 34, 35, 37, 38, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 71, 74, 77, 79, 87, 91 e 92.
Para quem possui dúvidas específicas, sobre os seus novos planos, há a possibilidade de falar diretamente com a empresa por meio dos canais de atendimento Claro.
Canal de atendimento da Anatel sobre a migração da Oi Móvel
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também vem atuando para resolver eventuais dúvidas geradas pela venda da Oi Móvel e a sua migração. Há uma página própria no site da instituição que trata apenas sobre o assunto.
A Anatel também reforça que o processo de migração deve se estender durante o primeiro semestre de 2023 e que o cronograma elaborado pelas empresas foi feito de tal modo que não prejudique a continuidade e qualidade do serviço prestado.
O órgão também garante que nenhum plano de fidelização será realizado sem o consentimento do consumidor, durante a migração da Oi Móvel. Há uma aba dedicada apenas para esclarecimentos sobre os direitos do consumidor nesta situação.
O que vai acontecer com a Oi?
A venda da operação do serviço móvel da Oi não significa o fim da operadora. O CEO da Oi, Rodrigo Abreu, em entrevista recente concedida ao Teletime Live, no YouTube, afirmou que a operadora perde a operação móvel, não terá mais o controle da infraestrutura e muda o modelo de operação. "Também recebemos um modelo significativo de recursos para alavancar a companhia e investir no futuro", disse.
Isso porque, com o fim da operação da telefonia móvel, a operadora concentra seus esforços na Nova Oi, que terá atenção maior ao serviço de planos de internet Oi, principalmente no que se refere à Oi Fibra e novos serviços digitais. "A Nova Oi é uma empresa que nasce com a reestruturação, com o foco 100% voltado para o serviço ao cliente. Queremos nos tornar a maior empresa de fibra do país e em todos os outros serviços que vem atrelado a ela", ressaltou.
O que muda com a migração da Oi para outra operadora
Independente do serviço que você tem contratado atualmente com a Oi, seja celular, internet, TV por assinatura ou mesmo os Combos, nada muda por enquanto. Os serviços continuarão sendo prestados pela Oi e o seu plano atual continua vigente. Além disso, o processo de migração para outra operadora será automático, sem a necessidade de trocar chip ou de acesso aos canais de atendimento. O número do cliente vai continua sendo o mesmo e, como já foi dito, será possível fazer a portabilidade para qualquer outra operadora após a mudança.
Como ficam os demais serviços da operadora Oi?
Os demais produtos da Oi, como a Oi Fibra, Oi Play, entre outros, continuarão a funcionar normalmente e não irão sofrer nenhum tipo de alteração. Inclusive, o provedor promete fortalecer a qualidade de todos eles, principalmente no setor de internet banda larga.
O atendimento da Oi também segue funcionando e disponível para os clientes esclarecerem quaisquer dúvidas.
Conheça os principais serviços da Oi:
Principais exigências da Anatel
- Apresentar um plano de transferência dos números da Oi Celular;
- Ter um plano de comunicação com o cronograma do processo de migração;
- Viabilizar canais de comunicação para tirar dúvidas sobre o processo;
- Garantir o direito de escolha dos planos iguais ou semelhantes aos atualmente com a Oi;
- Respeitar à privacidade dos dados;
- Garantir a portabilidade aos consumidores a qualquer momento.
O que vai acontecer com o meu Combo Oi?
Depois que o processo de migração for concluído, o seu Oi Combo não terá mais o serviço de telefonia de celular, que será de responsabilidade da nova operadora, que também cobrará pelo serviço. A Oi continuará sendo responsável pela prestação dos demais serviços e a cobrança dos mesmos.
Atendimento Oi: dúvidas ou reclamações
Até que a migração da sua linha seja finalizada, você poderá tirar dúvidas ou registrar reclamações diretamente com a Oi. Para isso, a operadora disponibiliza alguns canais de atendimento específico. Confira o número do atendimento oi.
Atendimento | Número |
---|---|
Central de Atendimento Oi - Ligando do Oi celular | *144 |
Central de Atendimento Oi - ligando de telefone fixo | 1057 |
Atendimento Oi para deficientes auditivos - Chamadas ou SMS | *142 |
Atendimento Oi para deficientes visuais - Chamadas ou SMS | 1057 |
FAQ - Perguntas Frequentes sobre a Migração da Oi Móvel
Os clientes da Oi Móvel foram divididos entre TIM, Claro e Oi, de acordo com os seus DDDs. Veja para onde vai o seu número da Oi.
Quando chegar o momento da sua migração da Oi Móvel, você será avisado por múltiplos canais com 30 dias de antecedência. O processo completo deve finalizar no primeiro semestre de 2023.
Até que toda a migração seja concluída, os canais de atendimento da Oi Móvel continuam ativos. Mesmo após essa transição, os demais seriços da Oi irão parmanecer os mesmos.
Quem comprou a operação da Oi Móvel foram as operadoras TIM, Vivo e Claro. Os clientes serão distribuídos de acordo com a distribuição estabelecida. Confira para qual operadora você vai migrar.
Se precisar de atendimento ou fazer alguma reclamação, ligue do seu celular Oi para o *144 ou para o 1057 de um telefone fixo.
Inicialmente você não vai precisar trocar o seu chip. A migração é automática e, só depois disso, a sua nova operadora poderá solicitar a troca do chip e enviar instruções para isto.
Sua fatura vai seguir sendo emitida pela Oi. Somente depois da migração, a fatura de celular será enviada pela nova operadora. Se você tiver um combo, a cobrança vai ser separada e você passará a receber uma conta da Oi com os serviços de telefone fixo, banda larga e TV. E outra conta da nova operadora com o serviço de celular.
Você pode pedir portabilidade durante todo o processo. Isso inclui antecipar a sua migração. Para pedir portabilidade, entre em contato com os canais de atendimento da operadora de sua escolha e forneça os seus dados cadastrais. A portabilidade acontece em três dias úteis.
O processo da mudança vai ser realizado por fases, em até 12 meses. As empresas trabalharão para que migração seja amplamente comunicada e para que os clientes não sofram nenhum tipo de penalização.
Até que o processo de mudança seja finalizado, você ainda pode contactar a Oi caso tenha algum problema com a sua linha.
Os créditos serão migrados juntos com a linha para a nova operadora, com o mesmo prazo de validade.