Migração Oi Móvel | Para qual operadora vai o meu número?

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Celulares e logos da Oi, TIM, Claro e Vivo
Migração dos planos da Oi Móvel

Se você é cliente da Oi Móvel e ainda não sabe como funcionará a migração do seu plano para a Vivo, Claro e TIM, neste artigo esclareceremos as principais dúvidas sobre o assunto e informar os canais de atendimento para que você possa falar diretamente com sua nova operadora. Confira!

Para qual operadora a Oi vai migrar?

Após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovar a venda da operação da Oi Móvel para as principais rivais no serviço de telefonia móvel: TIM, Vivo e Claro, a primeira pergunta que surge na cabeça dos clientes atuais é: para qual operadora a Oi vai migrar?

Atualmente a Oi conta com mais de 42 milhões de clientes de telefonia móvel no país. O processo de migração seguirá diversos protocolos estabelecidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com o objetivo de proteger os atuais clientes da operadora. Estima-se que esse processo de mudança seja realizado em até 12 meses.

Como será realizada a mudança? O processo de mudança também foi aprovado pelo Cade e pela Anatel e será realizado por fases. Os clientes de cada fase, ao longo de 12 meses, serão comunicados previamente sobre todas as etapas dessa mudança.

Venda da Oi Móvel para Vivo, TIM e Claro

Formalizada em abril de 2022, a venda da Oi Móvel vem causando mudanças para milhares de consumidores no país. Isso porque a cobertura da empresa para planos de celular será repassada para as operadoras concorrentes, que realizaram a aquisição da marca por R$16,5 bilhões.

Progressivamente, TIM, Vivo e Claro estão realizando a migração desses números. No entanto, ainda há muitas pessoas que não sabem como irão funcionar os seus planos ou se existe a necessidade de alguma ação por parte dos consumidores.

Na intenção de te ajudar, trouxemos as principais informações sobre o assunto, com base em informações coletadas diretamente com as fontes da Anatel e demais operadoras envolvidas.

Para onde vão os clientes da Oi Móvel?

A divisão dos clientes da Oi foi definida após o lançamento de uma nota pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A TIM ficou com o maior número de DDDs do país: 29; em sequência veio a Claro, com 27, e a Vivo com 11.

Entenda melhor como tudo irá ocorrer:

Como saber minha nova operadora?

Os consumidores serão agrupados por região, o que significa que a divisão foi realizada utilizando o critério do DDD do usuário. Por exemplo, os portadores dos números com DDD (11), em São Paulo, serão migrados para a TIM. Já os clientes com o DDD (12), também em São Paulo, irão para a Vivo, enquanto os clientes com o DDD (13), no mesmo estado, serão transferidos para a Claro.

Vale salientar que nenhum cliente é obrigado a ficar na nova operadora. Em todo o país será permitida a portabilidade sem multas ou exigência de fidelidade. Confira a lista completa e saiba a sua nova operadora:

Veja para qual operadora vai seu atual Celular Oi
DDD Estado Para qual operadora vai
11 SP TIM
12 SP VIVO
13 SP CLARO
14 SP CLARO
15 SP CLARO
16 SP TIM
17 SP CLARO
18 SP CLARO
19 SP TIM
21 RJ TIM
22 RJ TIM
24 RJ TIM
27 ES CLARO
28 ES CLARO
31 MG CLARO
32 MG TIM
33 MG CLARO
34 MG CLARO
35 MG CLARO
37 MG CLARO
38 MG CLARO
41 PR VIVO
42 PR VIVO
43 PR CLARO
44 PR CLARO
45 PR CLARO
46 PR CLARO
47 SC CLARO
48 SC CLARO
49 SC CLARO
51 RS TIM
53 RS TIM
54 RS TIM
55 RS TIM
61 DF TIM
62 GO TIM
63 TO TIM
64 GO TIM
65 MT TIM
66 MT TIM
67 MS TIM
68 AC TIM
69 RO TIM
71 BA CLARO
73 BA TIM
74 BA CLARO
75 BA TIM
77 BA CLARO
79 SE CLARO
81 PE VIVO
82 AL VIVO
83 PB VIVO
84 RN VIVO
85 CE VIVO
86 PI VIVO
87 PE CLARO
88 CE VIVO
89 PI TIM
91 PA CLARO
92 AM CLARO
93 PA TIM
94 PA TIM
95 RR TIM
96 AP TIM
97 AM TIM
98 MA VIVO
99 MA TIM

Mudança Oi Móvel para TIM

A TIM informa no próprio site que a migração da Oi Móvel ainda não foi realizada. No entanto, comunica que, assim que for realizada a mudança automática, o cliente será informado 30 dias antes da transição definitiva.

A operadora também aponta que não será necessário mudar de número ou trocar de chip, bem como reforça que, quem desejar, pode antecipar a migração com o tradicional recurso da portabilidade numérica — nesse caso, é possível que existam custos, a depender da situação.

Na divisão dos clientes da Oi Móvel, a TIM ficou com os respectivos DDDs: 11, 16, 19, 21, 22, 24, 32, 51, 53, 54, 55, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 73, 75, 89, 93, 94, 95, 96, 97 e 99.

Se você o seu número pertencer a algum desses DDDs e deseja entrar em contato com a sua nova operadora de celular, saiba que foi criou um canal de atendimento exclusivo voltado para a divulgação de detalhes sobre a migração Oi para TIM. Além dos canais de atendimento TIM já conhecidos, como telefone, aplicativo, WhatsApp, entre outros.

Mudança Oi Móvel para Vivo

A Vivo adota a mesma postura de utilizar os canais oficiais para divulgar a mudança da linha (quando acontecer) e indicar que ela acontecerá de forma automática e por etapas.

Além disso, a mudança Oi para Vivo não afeta os benefícios e valores que você paga atualmente — além de isentar você de multa e fidelização.

Vale ressaltar que até a migração acontecer, as recargas e faturas continuam sendo de responsabilidade da própria Oi.

A operadora recomenda que, em caso de dúvidas sobre a migração da Oi para Vivo, consulte a aba de “Mais Ajuda”. A empresa também conta com diversos números de atendimento Vivo, que também podem ser conferidos diretamente no site.

Os DDDs que vão passar de Oi para Vivo são: 12, 41, 42, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 88 e 98.

Mudança Oi Móvel para Claro

A empresa divulgou em seu site que a mudança Oi para Claro pode durar até 12 meses para ser concluída em todo o Brasil, sendo realizado gradualmente por região.

A transparência e a comunicação direta também são recursos adotados pela operadora, que se autointitula como a internet móvel mais veloz do país.

Após a integração dos sistemas, a intenção é que a cobertura de sinal para os clientes da operadora seja expandida e que este seja acessado de forma ainda mais ágil.

Veja quais os DDDs da mudança Oi para Claro que serão afetados: 13, 14, 15, 17, 18, 27, 28, 31, 33, 34, 35, 37, 38, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 71, 74, 77, 79, 87, 91 e 92.

Para quem possui dúvidas específicas, sobre os seus novos planos, há a possibilidade de falar diretamente com a empresa por meio dos canais de atendimento Claro.

Canal de atendimento da Anatel sobre a migração da Oi Móvel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também vem atuando para resolver eventuais dúvidas geradas pela venda da Oi Móvel e a sua migração. Há uma página própria no site da instituição que trata apenas sobre o assunto.

A Anatel também reforça que o processo de migração deve se estender durante o primeiro semestre de 2023 e que o cronograma elaborado pelas empresas foi feito de tal modo que não prejudique a continuidade e qualidade do serviço prestado.

O órgão também garante que nenhum plano de fidelização será realizado sem o consentimento do consumidor, durante a migração da Oi Móvel. Há uma aba dedicada apenas para esclarecimentos sobre os direitos do consumidor nesta situação.

O que vai acontecer com a Oi?

A venda da operação do serviço móvel da Oi não significa o fim da operadora. O CEO da Oi, Rodrigo Abreu, em entrevista recente concedida ao Teletime Live, no YouTube, afirmou que a operadora perde a operação móvel, não terá mais o controle da infraestrutura e muda o modelo de operação. "Também recebemos um modelo significativo de recursos para alavancar a companhia e investir no futuro", disse.

Isso porque, com o fim da operação da telefonia móvel, a operadora concentra seus esforços na Nova Oi, que terá atenção maior ao serviço de planos de internet Oi, principalmente no que se refere à Oi Fibra e novos serviços digitais. "A Nova Oi é uma empresa que nasce com a reestruturação, com o foco 100% voltado para o serviço ao cliente. Queremos nos tornar a maior empresa de fibra do país e em todos os outros serviços que vem atrelado a ela", ressaltou.

O que muda com a migração da Oi para outra operadora

Independente do serviço que você tem contratado atualmente com a Oi, seja celular, internet, TV por assinatura ou mesmo os Combos, nada muda por enquanto. Os serviços continuarão sendo prestados pela Oi e o seu plano atual continua vigente. Além disso, o processo de migração para outra operadora será automático, sem a necessidade de trocar chip ou de acesso aos canais de atendimento. O número do cliente vai continua sendo o mesmo e, como já foi dito, será possível fazer a portabilidade para qualquer outra operadora após a mudança.

Como ficam os demais serviços da operadora Oi?

Os demais produtos da Oi, como a Oi Fibra, Oi Play, entre outros, continuarão a funcionar normalmente e não irão sofrer nenhum tipo de alteração. Inclusive, o provedor promete fortalecer a qualidade de todos eles, principalmente no setor de internet banda larga.

O atendimento da Oi também segue funcionando e disponível para os clientes esclarecerem quaisquer dúvidas.

Conheça os principais serviços da Oi:

Principais exigências da Anatel

  • Apresentar um plano de transferência dos números da Oi Celular;
  • Ter um plano de comunicação com o cronograma do processo de migração;
  • Viabilizar canais de comunicação para tirar dúvidas sobre o processo;
  • Garantir o direito de escolha dos planos iguais ou semelhantes aos atualmente com a Oi;
  • Respeitar à privacidade dos dados;
  • Garantir a portabilidade aos consumidores a qualquer momento.

O que vai acontecer com o meu Combo Oi?

Depois que o processo de migração for concluído, o seu Oi Combo não terá mais o serviço de telefonia de celular, que será de responsabilidade da nova operadora, que também cobrará pelo serviço. A Oi continuará sendo responsável pela prestação dos demais serviços e a cobrança dos mesmos.

Atendimento Oi: dúvidas ou reclamações

Até que a migração da sua linha seja finalizada, você poderá tirar dúvidas ou registrar reclamações diretamente com a Oi. Para isso, a operadora disponibiliza alguns canais de atendimento específico. Confira o número do atendimento oi.

Veja o número do Atendimento da Oi
Atendimento Número
Central de Atendimento Oi - Ligando do Oi celular *144
Central de Atendimento Oi - ligando de telefone fixo 1057
Atendimento Oi para deficientes auditivos - Chamadas ou SMS *142
Atendimento Oi para deficientes visuais - Chamadas ou SMS 1057

FAQ - Perguntas Frequentes sobre a Migração da Oi Móvel

Qual será a minha nova operadora depois da migração da Oi Móvel?

Os clientes da Oi Móvel foram divididos entre TIM, Claro e Oi, de acordo com os seus DDDs. Veja para onde vai o seu número da Oi.

Quando acontecerá a migração da Oi para outra operadora?

Quando chegar o momento da sua migração da Oi Móvel, você será avisado por múltiplos canais com 30 dias de antecedência. O processo completo deve finalizar no primeiro semestre de 2023.

O atendimento da Oi continua ou tenho que entrar em contato com a nova empresa?

Até que toda a migração seja concluída, os canais de atendimento da Oi Móvel continuam ativos. Mesmo após essa transição, os demais seriços da Oi irão parmanecer os mesmos.

Quem comprou a Oi?

Quem comprou a operação da Oi Móvel foram as operadoras TIM, Vivo e Claro. Os clientes serão distribuídos de acordo com a distribuição estabelecida. Confira para qual operadora você vai migrar.

Qual o número da Oi para reclamação?

Se precisar de atendimento ou fazer alguma reclamação, ligue do seu celular Oi para o *144 ou para o 1057 de um telefone fixo.

Vou ter que trocar o chip?

Inicialmente você não vai precisar trocar o seu chip. A migração é automática e, só depois disso, a sua nova operadora poderá solicitar a troca do chip e enviar instruções para isto.

Como vai ficar minha fatura?

Sua fatura vai seguir sendo emitida pela Oi. Somente depois da migração, a fatura de celular será enviada pela nova operadora. Se você tiver um combo, a cobrança vai ser separada e você passará a receber uma conta da Oi com os serviços de telefone fixo, banda larga e TV. E outra conta da nova operadora com o serviço de celular.

Posso pedir portabilidade para outra operadora?

Você pode pedir portabilidade durante todo o processo. Isso inclui antecipar a sua migração. Para pedir portabilidade, entre em contato com os canais de atendimento da operadora de sua escolha e forneça os seus dados cadastrais. A portabilidade acontece em três dias úteis.

Quando vou deixar de ser Oi Móvel?

O processo da mudança vai ser realizado por fases, em até 12 meses. As empresas trabalharão para que migração seja amplamente comunicada e para que os clientes não sofram nenhum tipo de penalização.

Quem procurar se tiver problema com a linha?

Até que o processo de mudança seja finalizado, você ainda pode contactar a Oi caso tenha algum problema com a sua linha.

O que vai acontecer com os meus créditos?

Os créditos serão migrados juntos com a linha para a nova operadora, com o mesmo prazo de validade.