Senhas seguras | Dicas de apps para gerenciar suas senhas

Atualizado em
min reading
teclado mac preto impressao digital
Aplicativos para gerenciar senhas

Com certeza você já sabe que tudo em nosso em torno está cada dia mais digital, então o primeiro passo para que você esteja tranquilo quando navegue pela internet é manter a sua privacidade e segurança. Cada vez mais nossos dados estão expostos na rede e por isso a importância de ter uma senha de alta qualidade. Neste artigo vamos falar sobre aplicativos para gerenciar suas senha.


Como gerenciar minhas senhas?

Levamos uma vida cada vez mais conectada, consumindo muitos serviços e produtos digitais. Acumulamos contas em sites de compras, de streaming, de delivery, de bancos e por aí vai. Isso torna nossos dias mais simples, mas ao mesmo tempo, é preciso aumentar os cuidados com proteção de dados.

As plataformas para gerenciamento de senhas são soluções que nos ajudam a cuidar da segurança, ao passo que aumentam ainda mais nossa comodidade.

Apesar de navegadores também fazerem esse trabalho, os apps tendem a ser mais seguros, pois possuem autenticação em dois fatores. Além disso, alguns notificam os usuários quando suas senhas são fracas, antigas ou repetidas.

O quesito comodidade também aumenta, já que é possível sincronizar os dados salvos entre os vários dispositivos, mesmo que você utilize navegadores diferentes em cada um.


Melhores opções gratuitas

  1. Bitwarden
  2. Esse software pode ser usado em vários navegadores e baixado em sistemas Windows, Mac, iOS e Android. Não há limite de dispositivos nem de senhas armazenadas, e a interface é bastante fácil de utilizar. Os usuários também podem compartilhar informações de login com quem eventualmente dividam uma conta.

    Outra vantagem é a possibilidade de importar senhas já salvas em navegadores ou outros apps de gerenciamento. Ele também oferece uma ferramenta de geração de senhas e, para aumentar a segurança, o usuário pode ativar a autenticação em dois fatores.

    O Bitwarden é um software de código-aberto. Além de aumentar a transparência por trás do sistema de segurança, isso agiliza os updates, já que a comunidade de usuários pode contribuir no processo.


  3. LastPass
  4. O LastPass é bastante parecido com o BitWarden. Também possui ampla compatibilidade com navegadores e sistemas operacionais, autenticação em dois fatores, gerador de senhas e possibilidade de compartilhamento de informações.

    Além disso, o sistema avisa sobre senhas fracas, muito antigas ou reutilizadas, para ajudar os usuários a manterem sua segurança e privacidade.

    No entanto, vale uma ressalva, feita inicialmente em review do New York Times: a empresa LogMeIn, dona da LastPass, foi comprada em 2019 por duas firmas de capital privado, o que torna incerto o futuro da plataforma.

Melhores opções pagas

  1. Dashlane
  2. O Dashlane até possui uma versão gratuita, mas com algumas limitações, como: só pode ser usado em um dispositivo e armazena no máximo 50 senhas. Essas limitações nos fazem avaliar que a plataforma só vale a pena na versão paga.

    A versão premium custa 39,99 dólares anuais. Além das vantagens já trazidas nos exemplos anteriores, ele tem uma ótima ferramenta de preenchimento automático de senhas e formulários, além de incluir um serviço de VPN.


  3. 1Password
  4. O 1Password é bastante parecido com a versão paga do Dashlane. Ele é fácil de usar, possui interface amigável e traz muitas instruções de uso e de segurança.

    Também oferece ótima proteção e compatibilidade com os navegadores e sistemas operacionais mais usados. Além disso, ele pode ser utilizado como gerador de códigos para autenticação em dois fatores – assim como o Google Authenticator. O valor é de 2,99 dólares mensais (no plano anual).



Em resusmo, as quatro apps apresentadas são boas opções para gerenciamento de senhas, atendendo grande variedade de usuários. Para quem está em dúvida entre eles, sugerimos acessar as plataformas que mais chamaram a atenção e avaliar a interface e a linguagem que utilizam, para escolher aquela que parecer mais amigável.


Compare e escolha o plano de celular ideal!

Veja como consultar seu saldo por telefone, SMS ou no aplicativo das operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.
Saiba como cancelar a Recarga Programada na Vivo, TIM, Oi e Claro, por telefone, aplicativo ou pelo site.
Saiba como funciona o eSIM, o chip de celular virtual, como você pode ativá-lo e quais operadoras está disponível.
Faça chamadas interurbanas utilizando o DDD ou veja alternativas para ligar grátis utilizando aplicativos.