Como economizar bateria do celular? Dicas e conselhos

Atualizado em
min reading

Neste artigo, preparamos uma listagem de dicas simples para poder fazer com que a bateria do seu smartphone dure mais tempo, tanto se é iPhone quanto Android.

Como economizar bateria do celular?

economizar bateria do celular

Está cansado de ter a carga da bateria do seu celular esgotada em poucas horas? Quer fazer que a sua bateria dure mais, e não sabe como? A autonomia da bateria de um celular é um dos pontos mais observados na hora de comprar um telefone, tanto para iPhone quanto Android. Por isso, neste artigo vamos compartilhar alguns conselhos simples e muito eficazes para economizar bateria e potenciar a autonomia do seu telefone.

  1. Não usar papel de parede e temais com efeitos: Alguns destes efeitos ou fundos podem requerem mais consumo de bateria
  2. Carregar o celular na tomada e não um computador: Carregar o seu celular diretamente na tomada elétrica é melhor
  3. Desativar a sincronização automática: Dos apps, como Whatsapp, ou e-mail. Mas vale lembrar que, fazendo isso, você não vai receber as mensagens nesse momento, e sim quando reativar a sincronização.

O que fazer para economizar bateria do celular?

Todo o mundo sabe que, em todos os telefones, o que mais consome a bateria é a tela, que vai estar sempre ligada enquanto utilizarmos o telefone. Podemos minimizar este impacto reduzindo o tempo de bloqueio da tela (nas Configurações > Tela > Modo de espera). Desta forma, a tela vai estar menos tempo ativa antes de desligar de forma automática. Outro conselho é diminuir o brilho da tela.

Hoje, existem celulares que alteram o brilho da tela de forma automática, segundo a luminosidade do lugar aonde você estiver. Se o seu telefone não tem esta função, você vai verificar que, se estiver no sol, a tela do seu telefone vai ficar escura. E é muito chato ter que ir até as configurações, cada vez que saímos na rua de dia, por exemplo. Para contornar este problema, você pode instalar um widget ou app de brilho.

Desligar o Wifi

economizar bateria do celular

Depois da tela, o Wifi é a segunda coisa que mais gasta em qualquer celular. A tecnologia Wifi foi feita para computadores que, bem estejam conectados à tomada, ou têm baterias mais potentes que as de um aparelho celular.

O Wifi gasta quase duas vezes mais que os dados móveis para encontrar redes passíveis de conexão. Contudo, vale lembrar que o Wifi é muito mais rápido na hora de baixar dados, e, por isso, o celular chega antes ao estado de repouso, consumindo menos bateria.

Desta forma, a internet móvel gasta menos para estar em espera ou navegar pouco, e o Wifi é mais recomendado para navegar muitas horas ou baixar um arquivo muito pesado.

Como melhorar a bateria do celular

Desligar o Wifi é sim uma ótima opção para melhorar a bateria do seu Android ou iPhone. Mas deixar o telefone no modo avião é outra forma de otimizar a bateria que muitos esquecem (ou nem sabem que é possível). Esta função desativa todas as conexões, por isso, é bem útil quando você estiver no metrô e mesmo assim quiser ouvir música, por exemplo.

Economizar bateria do iPhone

Os telefones iPhone são os celulares que mais problemas podem apresentar na hora de criar uma estratégia voltada à economia da bateria do celular.

Uma das coisas que mais gastam bateria é deixar o Wifi ativo, porque, nesse caso, o seu celular vai buscar sinal de internet até encontrar algum, e isso acaba com a bateria de qualquer celular.

Acontece exatamente a mesma coisa se deixar o Bluetooth ou o GPS ligado. Dica para este caso: ative estes serviços apenas quando for usá-los.

Vamos compartilhar com você algumas dicas úteis para economizar bateria no iPhone:

  1. Desligar o WiFi enquanto estiver navegando com os dados móveis ativos.
  2. Desligar o Bluetooth quando não tiver nenhum aparelho conectado.
  3. Diminuir o brilho da tela, é o que mais gasta bateria.
  4. Fechar os aplicativos que estão em execução simultânea em segundo plano.
  5. Desligar (nas Configurações) a utilização dos dados móveis dos aplicativos que menos utilizar.
  6. Desativar as notificações dos apps.
  7. Os jogos consomem muita bateria. Escolha um momento que tiver a bateria com 100%.
  8. Ativa o Modo Avião, se não estiver usando o celular.

Como economizar bateria do Android?

Não use os "Task Killers". Os "Task Killers" são aplicativos ou widgets que eliminam de uma vez todos os processos da RAM (Random Access Memory). É claro que, quantos menos processos em segundo plano de execução tenhamos, mais bateria vamos economizar. De fato, esta ferramenta apaga todos os processos, de uma vez, liberando toda a memória RAM do aparelho.

O problema disto é que obriga o smartphone a fazer um esforço enorme para reiniciá-los, aumentando o consumo de bateria. Para evitar isto, vamos compartilhar alguns conselhos para economizar bateria no Android:

  1. Fechar manualmente os aplicativos em segundo plano
  2. Se a sua tele é AMOLED (como as do Samsung Galaxy S3, S4, S5 ou S6) o consumo vai ser menor se o wallpaper (ou papel de parede) é de um tom escuro
  3. Diminuir o brilho da tela quando esteja num local com menos luz
  4. Desligar (nas Configurações) a utilização dos dados móveis dos aplicativos que menos utilizar
  5. Desativar as notificações dos apps que não estiver usando

Compare e escolha o plano de celular ideal!

Veja como consultar seu saldo por telefone, SMS ou no aplicativo das operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.
Saiba como cancelar a Recarga Programada na Vivo, TIM, Oi e Claro, por telefone, aplicativo ou pelo site.
Saiba como funciona o eSIM, o chip de celular virtual, como você pode ativá-lo e quais operadoras está disponível.
Faça chamadas interurbanas utilizando o DDD ou veja alternativas para ligar grátis utilizando aplicativos.