Qual Smartwatch comprar? Bateria, Tela e WhatsApp

Atualizado em
min reading

Se você precisa comprar um smartwatch e ainda não sabe qual escolher, nós te explicamos, neste artigo, tudo sobre os relógios smartwatch. Para que serve, quais os preços do mercado e quais são os pontos que você deve ter em consideração na hora de comprar um. Preparado? Então vamos lá!



smartwatch o que é

Smartwatch - O que é?

Sem entrar em detalhes da utilidade dos relógios smartwatch, mas sim na sua definição, um smartwatch é um dispositivo inteligente capaz de ter muitas funcionalidades (funções de um relógio convencional mais a sincronização com um smartphone). Mas, calma, estes aparelhos ainda não fazem tudo o que o smartwatch do James Bond fazia nos filmes. De fato, existem muitos que não suportam nem sequer ligações para outro celular.

Smartwatch - Para que serve?


academia imagem

A principal função de um smartwatch é de servir como uma segunda tela de um smartphone (depois falamos se são compatíveis com outros dispositivos ou não). Se você receber um e-mail, ou uma ligação, não precisa tirar o celular do bolso para saber se é uma chamada importante ou é propaganda. Girando o pulso para sua direção, você já vai poder ver imediatamente. Com um toque ou comando de voz, você vai conseguir atender a chamada ou responder pelo WhatsApp (isso também vai depender do modelo do relógio).

Alternativamente, se você é um fanático do mundo fitness, estes aparelhos costumam possuir muitos sensores que, por exemplo, medem a sua frequência cardíaca e são capazes de fazer um acompanhamento do seu estado de saúde ao longo do dia inteiro. E se você gosta de correr com música, você vai conseguir mudar de música com um simples toque no relógio.

Um inconveniente destes aparelhos é que se você não levar o seu celular junto, ele vai perder grande parte da sua "inteligência". Via de regra, muitos destes relógios smart não suportam a conexão com a internet e precisam de um telefone para poder fazer a ligação (via Bluetooth). Por isso, os smartwatches não servem como substitutos do celular, e sim como um complemento.

Mas, ele mostra a hora? Afinal é um relógio, não é?

Obviamente, sim! Não se esqueça de que, na verdade, este aparelho não deixa de funcionar também como um relógio. Você vai poder consultar a hora com simples giro de munheca ou apertando a tela.

Depois de ver para que serve estes dispositivos inteligentes, falta saber quem pode usar um smartwatch...

  • Quem deveria comprar um smartwatch?
  • Quem precisa consultar o celular muitas vezes ao longo do dia. Com um relógio smartwatch você não precisa tirar o celular do bolso para ver suas mensagens
  • Quem pratica muito esporte, e ainda precisa controlar seu desempenho físico: o relógio inteligente foi feito para essas pessoas
  • Quem não pode sair de casa sem escutar música pelo celular. Agora o reprodutor vai estar no seu pulso
  • E, por último, quem adora tecnologia. Esse público vai amar ter outro gadget para sua coleção!

Qual o melhor smartwatch?

Quer comprar um smartwatch e não sabe por onde começar? Fica tranquilo, nesta pequena guia, feita para você, vamos te explicar os pontos-chave que você deve levar em consideração na hora de escolher o melhor relógio smartwatch para você.

Não é um produto extremadamente caro, e os preços são moderadamente econômicos. De fato, você vai conseguir encontrar relógios smart na faixa dos R$ 180,00. Mas é preciso ter cuidado e certificar-se que seja compatível com o smartphone, que não fique obsoleto em pouco tempo e que possa aguentar o seu ritmo de vida.

O pior que pode acontecer é que você fique com um smartwatch que somente sirva para ver a hora e, ainda por cima, com uma bateria que somente dure alguns dias.

Para comparar cada um, listamos vários aspectos vitais na hora de escolher o melhor smartwatch para você.

Design

O relógio vai ser sempre utilizado no seu pulso, e, por isso, ele vai ter muita visibilidade. Um ponto a favor do smartwatch que você adquirir é que você se sinta confortável com ele. Se isso não acontecer, é provável que você se canse dele e deixe de usá-lo. Uma péssima ideia, visto o preço que alguns destes aparelhos podem chegar a ter.


design smartwatch
  1. Caixa: A primeira remessa de relógios inteligentes foi de caixa quadrada ou retangular. No entanto, os modelos como o Moto 360 ou o LG G Watch R inauguraram a tendência circular com um aspecto muito cuidado. Na prática, os dois são exatamente iguais, é mesmo uma questão de preferência.
  2. Bracelete: Alguns braceletes são substituíveis e outros não. Podem ser de uma cor clara ou escura, feito de um material metálico, coro, plástico, ou silicone.
  3. Coroa e Botões: Neste caso, não é um assunto tanto estético quanto de confortabilidade. Às vezes, existe um botão frontal para ligar a tela, outras vezes ele está no lateral. Escolha aquele que seja mais prático para você.
  4. Dimensões: Estes relógios costumam ser grandes, e, por isso, comprar um sem provar no seu pulso antes é um pouco arriscado.

Sistema Operacional

Talvez te surpreenda passar de um aspecto tão subjetivo como o design, e começar a falar de outro tão técnico como o sistema operacional (SO). Mas este é um ponto muito importante. Igual que acontece com os smartphones, o sistema operacional do relógio vai determinar o que os usuários possam fazer com ele, pois nem todos possuem os mesmos aplicativos, nem a mesma capacidade de sincronização com outras plataformas ou aparelhos. Os principais sistemas operacionais são:


logo android wear
  1. Android Wear: A plataforma móvel do Google também dispõe da sua versão para relógios. Embora faz pouco mais de um ano que ela apareceu no mercado, já foi classificada como padrão para algumas marcas de smartwatch (Sony, LG, Motorola). A vantagem principal é o apoio do Google, que conta com um amplo catálogo de aplicativos. O inconveniente é que ele somente é compatível com celulares Android, e os modelos precisam ter instalada a versão 4.3 ou superiores.
  2. Tizen: É o sistema operacional utilizado pelos relógios inteligentes Samsung, os Galaxy Gear. Mais robusto e polido que o Android, este SO apareceu um ano antes que o Android Wear. No entanto, ele tem um importante ponto negativo: os relógios da Samsung somente são compatíveis com celulares Samsung (e não com todos os modelos). Este fato pode complicar sua seleção de aplicativos, inibindo seu crescimento à longo prazo. Nota: a Samsung já apresentou um modelo de relógio com Android (o Gear Live).
  3. Watch OS: É o sistema utilizado pela Apple Watch. É compatível com modelos do iPhone 5 ou superiores e não é uma opção para celulares com sistema operacional Android.
  4. Outros: Existem mais sistemas como o da marca Pebble, Windows Phone, ou Sony (porém o Sony Smartwatch 3 passou a ser Android Wear). O grande inconveniente é que sua seleção de aplicativos é mais limitada e, com o passar do tempo, o suporte não vai ser comparável ao do Android ou da Apple.

Sensores e funcionalidades

Mesmo que existam modelos de smartwatches que utilizem o mesmo sistema operacional, um bom relógio smartwatch vai depender, em grande parte, dos sensores e funcionalidades que ofereçam. Alguns deles são:

  1. Medidor do batimento cardíaca: Imprescindível para aplicativos de saúde e esporte.
  2. Fones e/ou microfone: Utilizados para atender chamadas através do relógio. Também é útil para escutar música ou ativar o gravador de som.
  3. Câmera: Alguns modelos de relógios inteligentes possuem uma câmera fotográfica própria, a lente pode ficar no lateral ou no bracelete. É muito habitual ver esta funcionalidade nos modelos da marca Samsung.
  4. Smartwatch à prova d'água e ao pó: A grande maioria possui estas funcionalidades, mas sempre é bom checar antes de comprar.
  5. 3G/Wifi: Esta é uma característica pouco habitual nos relógios inteligentes, por isso, vai depender muito das suas necessidades.
  6. GPS: Alguns modelos de smartwatch possuem GPS integrado, sendo que já não é necessário usar o telefone para conhecer nossa posição.

Bateria

Também outro fator importante é saber como o relógio pode ser carregado, visto que existem formas mais fáceis que outras.

  1. Carregamento sem fio: Deixando o aparelho sobre o carregador, o relógio vai começar a carregar automaticamente. Este tipo de carregamento aumenta o preço do relógio.
  2. Base com contato: Este sistema é feito por imã numa base na qual o relógio é apoiado e assim permanece em carregamento até encher a bateria.
  3. USB ou cabo: Alguns relógios podem ser carregados com um cabo USB, como é utilizado na grande maioria dos celulares Android.

Tela

Deste ponto podemos realçar dois aspectos: que o relógio possa ser visto durante o dia; e que a resolução seja alta. Vale saber que a tela vai condicionar a duração da bateria.

Os tipos de tela mais habituais são:


pebble smartwatch
  1. LCD: São as telas mais comuns, apresentam cores bastante realistas e, como inconveniente, vale indicar que a visualização da tela não é muito boa com a luz do dia.
  2. AMOLED: São telas com uma maior saturação, sendo que a cor preta é vista completamente preta. Ao não ser tão comum como as telas LCD, os relógios com tela AMOLED costumam ser mais caros.
  3. Tinta eletrônica: É o tipo de tela utilizada nos eReaders e, por isso, podem ser vistas somente em preto e branco. No entanto, na luz do dia sua visualização é quase perfeita, sem reflexos pelo sol.

Smartwatch com WhatsApp

Para os usuários que já compraram um telefone smartwatch e querem agora conectar com o aplicativo WhatsApp, é preciso baixar o app do WhatsApp para smartwatch. No entanto, este app não é muito completo e, por isso, outras empresas foram desenvolvendo programas melhores para conectar o WhatsApp com o relógio inteligente.

Para Android, alguns aplicativos disponíveis para sincronizar mensagens do WhatsApp são:

  1. Messages for Wear OS (Android Wear): É preciso que você instale o app do Wear OS
  2. Notifications for Smartwatches (somente recebe notificações, não permite interação do usuário)
  3. Informer for Wear OS: É um app que serve de complemento para o Wear Os.

Para Apple você também pode baixar o app oficial do WhatsApp e outras opções, como o Chatify for WhatsApp, apesar de que este último, como não é oficial, não tem uma boa avaliação dos usuários.

Contudo, existem apps um pouco mais completos, alguns até em fase de desenvolvimento ainda.

  • WhatsApp para Apple Watch
  • WhatChat: Compatível com o Apple Watch. Com este app, você vai poder ler todas as conversas e responder com mensagens de áudio, emojis ou escrevendo. Tem um preço de R$ 10,90 na Apple Store App.

Comprar um Smartwatch


comprar smartwatch

Os relógios smartwatch são dispositivos relativamente recentes e, por isso, sabemos que o mercado vai lançar novos modelos com novas funcionalidades, talvez até mais econômicos e mais completos. O interesse dos usuários por este tipo de relógio é grande e as multinacionais como a Google ou Apple estão entregadas no seu investimento.

Sabendo disso, podemos resumir dizendo que os smartwatch servem para usuários que usam muito o celular, e querem buscar um substituto ou para esportistas que precisam fazer um acompanhamento do seu desempenho físico. Também pode ser muito válido para pessoas da terceira idade, que necessitam de algum tipo de monitoramento da sua frequência cardíaca, por exemplo.

Para o restante dos consumidores, o smartwatch pode ser considerado apenas um gadget mais do mercado que, mesmo sendo interessante, ainda falta muito para amadurecer.

Compare e escolha o plano de celular ideal!

Veja como consultar seu saldo por telefone, SMS ou no aplicativo das operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.
Saiba como cancelar a Recarga Programada na Vivo, TIM, Oi e Claro, por telefone, aplicativo ou pelo site.
Saiba como funciona o eSIM, o chip de celular virtual, como você pode ativá-lo e quais operadoras está disponível.
Faça chamadas interurbanas utilizando o DDD ou veja alternativas para ligar grátis utilizando aplicativos.