Carregador sem fio - iPhone, Samsung e Carros

Atualizado em
min reading
jarro de plantas com speaker e smartphone ao lado
Carregador wireless

Para você também é cansativo ter vários carregadores para celulares diferentes e ter que ligar um por um para carregar a bateria? A solução se chama carregador sem fio, uma opção mais cômoda para o usuário e cada vez mais barata. Conheça tudo aqui!

Carregador wireless

carregador wireless

Quantos carregadores você tem em casa? Possivelmente o número seja superior à quantidade de celulares. Este tipo de carregadores fica sempre com os fios emaranhados e, como resultado, podem ser muito cansativos de mantê-los em ordem. Mas, calma, tudo tem uma solução e, neste caso, se chama carregador sem fio.

As empresas de celular já sabem que este problema pode acabar com a paciência de muitas pessoas e, pensando nisso, elas desenvolveram carregadores sem fio para poder carregar todos os telefones celulares. Desta forma, basta deixar o telefone sobre um aparelho pequeno, e a bateria vai ficar carregada.

Como funciona o carregador sem fio?

Se quisermos entender o funcionamento deste tipo de dispositivo desde um ponto de vista mais técnico, podemos dizer que estes aparelhos funcionam devido a um campo eletromagnético que transfere a energia necessária entre o suporte e o celular, que recebe a corrente elétrica e a transforma para a energia utilizada para carregar sua bateria. Para realizar todo este processo, a base do carregador tem que estar ligada na tomada.

O intuito deste sistema é facilitar a vida do usuário, principalmente do que possui vários aparelhos e precisa carregá-los de forma habitual. Basta colocar o celular na plataforma correspondente, e o mesmo vai ser carregado por indução. Imagina só quantos benefícios você pode ter carregando dois ou mais celulares simultaneamente.

No mercado atual, os celulares de última geração possuem este sistema de carregamento sem fio. Alguns exemplos de dispositivos são: o Google Nexus 5 e 6, o Samsung Galaxy S6 e o S6 Edge. Mas, estes não são os únicos celulares que podem ser carregados por indução, também existem outros modelos que apresentam um tipo de carcaça que possibilita esse tipo de carregamento, como o LG G4.

Carregador sem fio para iPhone

Se pensou em comprar um carregador sem fio para iPhone, recomendamos prestar atenção às características técnicas, mostradas nas especificações do carregador sem fio. Visto que são aparelhos diferentes dos Android, vale lembrar que pode ser mais complicado achar um carregador sem fio para celulares com o sistema operativo iOS.

O fator principal que você tem que considerar é a velocidade máxima de carregamento do seu aparelho, pois muitos carregadores suportam entre 5-10w.

A Apple já lançou vários modelos de carregadores automáticos que você pode encontrar na sua loja web. A possibilidade de carregamento sem fio só está disponível para modelos superiores ao iPhone 8. Eles são:

  1. Base de carregamento sem fio Boost Up: só para iPhone XS, XS Max, XR, X, 8 e 8 Plus
  2. Base de carregamento sem fio Mophie: iPhone XS, XS Max, XR, X, 8 e 8 Plus
  3. Base Dock de carregamento magnético para o Apple Watch
  4. Suporte vertical da Logitech só para iPhone
  5. Base de carregamento sem fio BOOST UP da Belkin para iPhone e Apple Watch

Carregador sem fio para Samsung

Para carregar o teu dispositivo Samsung na velocidade máxima de carregamento, é recomendável que você compre um adaptador de energia, que seja capaz de chegar à potência de carregamento.

Para você ter uma ideia, os celulares top de gama da Samsung suportam 9w de carregamento.

A Samsung utiliza o sistema operacional Android, por isso, a maioria dos carregadores sem fio podem ser compatíveis com o seu celular Samsung. Você vai poder encontrar carregadores sem fio para Samsung em qualquer comércio eletrônico de tecnologia (Ali Express ou Amazon) ou no site oficial da Samsung.

Carregador sem fio para carros

Os carregadores sem fio para carro, geralmente, suportam uma velocidade de carregamento de 7.5w. Normalmente, eles são compatíveis com todos os tipos de aparelhos, tanto iOS quanto Android.

são muito úteis porque você pode carregar o celular no carro e, a grande maioria, tem um suporte para colocar na saída do ar acondicionado, e assim poder continuar usando o GPS.

Muitos destes dispositivos podem ser colocados de forma horizontal e vertical, possibilitando uma melhor visão da tela.

Eles possuem chips inteligentes integrados, evitando o aquecimento excessivo, sobre voltagem e curto-circuito, garantindo a máxima segurança.

Vantagens dos carregadores wireless

vantagens carregador sem fio

Como qualquer tipo de sistema que precise entrar no mercado e normalizar suas vendas, são muitas as vantagens (também desvantagens) que vamos encontrar neles:

  1. Carregamento de vários aparelhos ao mesmo tempo: Caso você tenha vários telefones ou se compartilha o carregador com alguém, esta é uma ótima vantagem.
  2. Baixo desgaste do telefone: Às vezes, a porta micro USB que serve para carregar o celular pode se deteriorar com o tempo. Com os carregadores sem fio isto simplesmente não acontece, visto que o sistema não é invasivo.
  3. Comodidade: Não é a mesma coisa ter que conectar um cabo e buscar a orientação adequada do conector, que simplesmente deixar o telefone sobre uma plataforma.
desvantagens carregador sem fio

Desvantagens do carregador sem fio

  1. Maior tempo de carregamento: Estes sistemas são menos eficientes que os tradicionais, com carregamento com cabo. Será preciso mais tempo para carregar completamente os aparelhos (chegando até o dobro de tempo)
  2. Preço mais caro: Comprar um carregador por indução é notavelmente mais caro que adquirir um carregador com cabo. É uma tecnologia nova.
  3. Não poder usar o telefone enquanto está carregando: Ao carregar o celular com carregadores convencionais, podemos usar o telefone de forma simultânea. Isto não é possível com um carregador wireless.

Carregador padrão Qi

Com o novo padrão Qi, que estabelece uma frequência universal nos carretes de carregamento, muitos dos smartphones atuais funcionam com qualquer carregador sem fio, sem gerar nenhum problema de compatibilidade. A única coisa que precisamos é que o nosso celular inteligente suporte este tipo de carregamento.

Embora há alguns anos que foi lançado o primeiro carregador sem fio, este tipo de carregamento não é tão popular como o carregamento por cabo. Um dos motivos é pela sua velocidade e outra pelo seu preço.

O carregador padrão Qi é o mais popular, pois carrega os aparelhos com até 15w. Geralmente, estes carregadores somente suportam uma potência de 5.10w.

Mas, qual é a velocidade de carregamento melhor para um carregador wireless? Se você for comprar um carregador sem fio para vários anos, é recomendável comprar um de 10w.

A comercialização de smartphones que suportem este tipo de carregamento era muito lenta, mas com o tempo, o mercado está disponibilizando mais aparelhos voltados a ele. Talvez, não seja o design preferido pelos developers, mas é uma opção a ter em consideração. E você, prefere um carregador normal ou gostou da última novidade dos carregadores sem fio?

Compare e escolha o plano de celular ideal!

Veja como consultar seu saldo por telefone, SMS ou no aplicativo das operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.
Saiba como cancelar a Recarga Programada na Vivo, TIM, Oi e Claro, por telefone, aplicativo ou pelo site.
Saiba como funciona o eSIM, o chip de celular virtual, como você pode ativá-lo e quais operadoras está disponível.
Faça chamadas interurbanas utilizando o DDD ou veja alternativas para ligar grátis utilizando aplicativos.