Tecnologia 4G - O que é, Cobertura e Vantagens

Atualizado em
min reading
Celular com Tecnologia 4G
Tecnologia 4G

Sabe o que é 4G? Quer saber como funciona? Então está no lugar certo. Saiba o que é 4G, quais as operadoras que oferecem, quais são as suas vantagens para a Internet móvel, o que você precisa para tê-lo e muito mais.


O que é 4G?

o que é a tecnologia 4g

O 4G é um tipo de conexão com a internet móvel. As siglas fazem referência à quarta geração de telefonia móvel e substitui o 3G, o tipo de conexão mais comum até então. Com o 3G pode ser alcançada uma velocidade máxima de 7 Mbps. Já com o 4G, a velocidade mais alta chega até os 150 Mbps, pelo que é dez vezes mais rápido que o 3G, superando também a maior parte das conexões de ADSL dos lares brasileiros.

Por que aparece um telefone com 4G no meu celular?

Calma, não se assuste se o seu celular mostra um ícone de um telefone com a sigla 4G. Isso simplesmente indica que o seu celular está com a tecnologia VoLTE (Voice Over Long Term Evolution) ativa, ou seja, esta é a tecnologia que possibilita realizar ligações com o 4G.

Caso você quiser inativar esta opção, basta ir em Configurações > Configurações de Rede > Mais > Redes Móveis. Lá você pode inativar a opção "Modo 4G LTE Avançado".

Cobertura 4G das operadoras

No Brasil o 4G chegou no ano 2013. A primeira capital que utilizou (de forma comercial) esta tecnologia no Brasil foi Recife.

Atualmente, não deveria ser difícil encontrar este tipo de tecnologia nas grandes capitais, pois seu desenvolvimento foi bastante progressivo no nosso país. No entanto, a rede de cobertura 4G no Brasil, ficou em mãos das quatro principais operadoras.

Veja abaixo o gráfico da cobertura 4G por operadora.


Fonte: Mobile Network Experience Report - OpenSignal

Como pode ser visto no gráfico, em porcentagem, a TIM tem a melhor cobertura do Brasil. No relativo à velocidade de download, a Claro fica no primeiro lugar, chegando a ter uma velocidade de até 18.8 Mbps, 5 pontos mais do que a Vivo (13.0 Mbps), que ficou no segundo lugar deste estudo.

Qual foi a primeira operadora a oferecer 4G no Brasil?

No final de 2012, foi a operadora Claro quem fez que este serviço fosse comercializado em Recife.

Vantagens do 4G

A rede de conexão 4G móvel lhe oferece uma grande variedade de benefícios, eles são:

  • Mais velocidade de conexão
  • Os sites podem ser visitados com uma maior velocidade
  • Possibilidade de fazer chamadas de vídeo sem interferências
  • Reprodução de vídeos do YouTube sem interrupções e em alta definição de imagem
  • Envio rápido de fotos, áudios ou vídeos
navegar mais com o 4G

Não é bem assim. O 4G é sinônimo de velocidade, não de quantidade. Os sites são carregados antes e você não vai ter que esperar tanto para mandar uma foto, por exemplo. Contudo, as ofertas continuam tendo o mesmo limite de dados, pelo que se você quiser assistir muitos vídeos em alta definição, a sua franquia vai ser consumida mais rápido e não poderá continuar navegando com uma velocidade 4G.

A primeira condição é encontrar uma localização com cobertura 4G de alguma operadora e ter contratado algum plano de celular com pacote de internet ou de internet banda larga móvel que inclua este serviço.

Outra condição imprescindível é contar com um smatphone 4G. A grande maioria dos celulares da gama média-alta, comercializados atualmente, já possuem a tecnologia 4G. Se esse não for o seu caso, você pode encontrar muitos aparelhos de quarta geração, muitos deles têm especificações superiores aos telefones da quarta geração, pelo que o seu valor também é superior. Para facilitar o seu pagamento, muitas operadoras oferecem celulares 4G parcelados.

4G gasta mais que 3G?

4G gasta mais que 3G

Se esse "gasta" se refere ao consumo de dados, isto não seria bem assim. O 4G não consome mais do pacote de dados que o 3G e, sim, o cliente que usa o serviço da operadora. O que acontece é que, ao ter mais tipos de serviços ou formas de entretenimento disponíveis, com o 4G é mais fácil consumir mais dados da sua franquia.

Veja também: As diferenças entre 5G, 4.5G, 4G, 3G e 2G

Posso ter 4G em qualquer lugar?

Não, a cobertura do 4G está, principalmente, nas grandes cidades. Segundo a Telebrasil, já são mais de 4 mil municípios que possuem cobertura das redes 4G de telefonia celular. Por isso, antes de comparar algum plano de internet móvel, é melhor verificar se a sua localidade tem cobertura deste tipo de rede.

Posso usar o 4G com um computador ou tablet?

tablet ou pc com 4G

Sim. O 4G é uma tecnologia voltada, principalmente, para a telefonia móvel, mas também pode ser utilizada em outros tipos de aparelhos. Para se conectar através de um computador, você vai precisar de um modem (nele, você insere o cartão SIM da operadora). Existem dois tipos de modem 4G: USB ou Wifi. Para o modem 4G com USB, basta conectar o mesmo à entrada USB do computador. Já o modem Wifi cria um sinal de internet sem fio para que você possa conectar sua tablet ou PC.

Alguns tablets compatíveis com 4G não precisam de um modem externo e você pode inserir diretamente o cartão SIM da operadora. Para isso, geralmente é necessário ter contratado um pacote 4G específico. Algumas teleoperadoras vendem modems por valores relativamente econômicos.

A velocidade do 4G é sempre a mesma?

Não. Primeiro, nem todas as operadoras disponibilizam a mesma velocidade de internet dentro dos seus planos de internet móvel. Cada operadora de telecomunicações promete uma velocidade de download ou upload que você só vai poder ter direito se estiver nas condições ideais.

Sua velocidade real de 4G vai variar e pode chegar até os 20 Mbps (download) e 6 Mbps (upload). Os fatores influenciadores na velocidade do seu 4G são:

  1. A cobertura do seu aparelho
  2. A rede da sua operadora
  3. Número de pessoas usando o 4G perto da sua localização

Compare e escolha o plano de celular ideal!

Veja como consultar seu saldo por telefone, SMS ou no aplicativo das operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.
Saiba como cancelar a Recarga Programada na Vivo, TIM, Oi e Claro, por telefone, aplicativo ou pelo site.
Saiba como funciona o eSIM, o chip de celular virtual, como você pode ativá-lo e quais operadoras está disponível.
Faça chamadas interurbanas utilizando o DDD ou veja alternativas para ligar grátis utilizando aplicativos.