Qual modelo de celular é o ideal para você?

Atualizado em
min reading
Celular amarelo com chip
Qual modelo de celular é o ideal

Você também se sente perdido na hora decidir qual modelo de celular comprar? Veja abaixo alguns conselhos para que você encontre o modelo ideal.

Escolher qual celular comprar é uma tarefa complicada para qualquer consumidor, como sabemos hoje existe uma grande variedade de modelos com características e preços diferentes. Se você quer escolher o modelo ideal, veja abaixo o guia que preparamos com dicas para escolher o modelo ideal.

pessoa pulando em celulares

Primeiro passo: sistema operativo

O sistema operativo é o software mais importante do celular, permitindo que todos os programas funcionem corretamente. Pode-se dizer que o sistema operativo é o idioma que o seu celular fala. Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre, Mac OS, Linux, Windows XP, Vista, Windows 7, entre outros, todos são sistemas operativos. Te contamos quais são os principais:

Android do Google

Segundo um estudo da Kantar, é o mais popular, aproximadamente 90% do mercado compra celulares com o sistema Android.Alguns exemplos de marcas que tem como sistema operativo Android são:Samsung, Sony, LG, Motorola.

 Prós: Qualquer que quiser pode programar aplicativos no Android, é por isso que existe uma grande variedade de aplicativos e muito deles gratuitos. Comparado a outros sistemas, o Android pode ser o mais personalizado: você pode instalar widgets que são aplicativos como o calendário, redes sociais,alterar o desenho do escritório o do menu entre outras modificações.

Cada companhia adiciona o que eles chamam de capa personalizada para Android, alterando assim algumas funcionalidades como por exemplo, o desenho, alguns aplicativos específicos que já existem no aparelho. Se você tem a oportunidade de testar algum aparelho para garantir que é o melhor e também para saber se te convence que esse seria o seu celular ideal, pode ser uma ótimo opção antes de decidir qual comprar.

Por último, é o sistema mais barato que você pode encontrar, mas também você pode encontrar celulares com um custo mais alto, isso depende de qual modelo você vai escolher.

 Contras: O código aberto do Android facilita que você encontre um vírus o malware, por outro lado as atualizações demoram mais em estar disponíveis e muitas vezes os fabricantes deixam de proporcionar depois de um ano do lançamento de um novo modelo.

iOS da Apple

É o sistema operativo da Apple (utilizados em iPhones e iPads) é o segundo mais usado no mercado.

 Prós: é um sistema que a Apple desenvolve tanto o hardware como o software. No caso do Android, o Google por exemplo é responsável pelo sistema operativo e os fabricantes como a Samsung, LG entre outros são responsáveis pelo hardware (o próprio aparelho).

O iOS também se destaca pela interface intuitiva que oferece, pelo desenho e pela sua simplicidade. Dificilmente da algum tipo de erro. Por último o ecossistema de aplicativos, os acessórios e a compatibilidade entre os dispositivos iOS é um ponto a favor. O número de aplicativos é inferior ao da Android, mas a qualidade e a compatibilidade normalmente é superior.

 Contras: a customização é nula (falando em formas legais, sem hackear o celular), o que você vê é o que tem. Não tem um suporte para Flash (algumas páginas ainda utilizam, embora cada vez menos seja usado). Muitos aplicativos que no Android são gratuitos, no iOS não são, como por exemplo (o famoso jogo Angry Birds). Além disso não existe integração de aplicativos de terceiros, por exemplo para dizer a Siri (assistente pessoal) que faça algo com algum aplicativo que não seja da Apple ou como pré-determinar um aplicativo de terceiros. Não podemos administrar com tanta facilidade arquivos ou documentos.

Por último, a principal desvantagem é o preço. Os produtos da Apple são mais caros comparado com a concorrência mesmo que suas características são muito boas. Além disso a Apple troca gratuitamente o celular caso tenha algum problema de fabrica ou no próprio funcionamento.

Windows Phone (WP) da Microsoft

São os celulares da Nokia Lumia (comprada pela Microsoft)

  • Prós: Se destaca pela facilidade dos aplicativos e porque também os erros são menos frequentes comparado com os do Android) e a interface com os serviços da Microsoft (como Office, Outlook/Hotmail). O desenho dos menus estão muito bem pensados. Também existem modelos e preços muito competitivos. De fato contam com a melhor relação qualidade-preço do mercado.
  • Contras: Existe uma variedade menor de aplicativos, aliás faltando alguns dos mais usados como por exemplo, Gmail e Snapchat. Para as grandes apps, WP (Windows Phone) nem sempre é a mais atrativa porque a expectativa do benefício não é a mesma ao ter menos usuários. Por exemplo, isso pode ser percebido nos aplicativos como Whatsapp, pois as atualizações demoram mais em estar disponíveis.

Outros Sistemas

Além dessas três plataformas também existe a BlackBerry OS (que perdeu o posto para WP). Também outros sistemas mais novos como FireFox OS ou Ubuntu, mas o baixo nível de busca os fazem menos atrativos devido ao fato de terem um catálogo reduzido de aplicativos e desatualizados. Apesar disso, a vantagem neste caso é o preço, já que podemos encontrar por um custo mais econômico com o rendimento superior a um Android e com um preço equivalente.

Processador: O cérebro do seu celular

Este seria o cérebro do nosso telefone. É um dos mais importantes no quesito rendimento.

É importante prestar atenção no número de núcleos que contém (você já deve ter ouvido falar sobre dual core, quad core e octa core). Em teoria, quanto mais processadores, mais rapidez. Para o uso básico, um processador de dois núcleos é suficiente (já que muitas apps estão desenhadas para isso), embora se quiséssemos lotar nosso celular com jogos com excelentes gráficos os de quatro núcleos otimizam um rendimento significativo.

Além disso, você deve ter visto que também mencionam sobre GHz (Gigahertz). É uma medida de rendimento, a pesar que, um processador que seja rápido nem sempre converte seu telefone no mais rápido, já que outras características influenciam, como a memória RAM ou o armazenamento. Em média, o normal é que a velocidade esteja em torno dos 1,2Ghz e para ser média-alta tem que ser mais de 2 GHz.

RAM o espaço de trabalho

Por outro lado, o processador vem acompanhado de uma memória RAM que é (por dizer de alguma maneira) um espaço no celular. Deste modo, se tem um bom espaço, terá menos falhas e será mais operativo. O mínimo nos celulares atuais são de 512 MB (megabyte). Menos que isso é insuficiente para a maioria. Os melhores tem 6GB ou mais de memória RAM. Recomendamos 2GB, o que é aceitável para um bom rendimento para o Android. No caso do Windows Phone e Apple 1GB seria o suficiente pois esse sistema consegue trabalhar com menos RAM.

Armazenamento do celular

Quando falamos sobre a memória interna do celular devemos levar em consideração que um celular com 8GB de memória não significa que esteja disponível os 8GB, já que os aplicativos que estão instalados e o sistema operativo ocupam uma boa parte da memória do seu celular.

Deste modo, 8GB seria como se fosse o padrão, 4GB é o mínimo para o uso básico e os de alta gama vem com 64GB e 256GB.

Também se deve considerar se existe uma entrada para cartões externos (microSD) onde podemos armazenar conteúdo multimídia como por exemplo, fotos, vídeos e música.Desta forma podemos aumentar a memória com cartões de até 64GB.Esta opção não está disponível para iPhones.

Outra forma de compensar essa falta de armazenamento interno é com serviços da nuvem como,Dropbox, Google Drive ou OneDrive. Ou bem com cartões de memórias a través da conexão USB dos Androids.

Características da tela do celular

Temos que levar em consideração dois pontos: o tamanho e a resolução

  • Tamanho:Antes de comprar você tem que analisar o que você prefere, uma tela pequena ou a comodidade de uma com maior dimensão, por exemplo um celular de 5 polegadas é relativamente grande.
  • Resolução:Indica qual é a quantidade de píxels desde a largura até a altura da tela e é referência em relação a qualidade ou da definição da imagem. A de 1280x720 é conhecida como HD e a de 1920x1080 Full HD.

Quanto maior for a tela, maior a resolução (mais píxels),caso contrário, a imagem ficará pixelada, com uma baixa qualidade. Por isso as vezes aparece nas especificações a densidade dos píxels,'ppp' píxel por polegada (o 'ppi','pixel per inch'): quanto maior for este número, melhor. Uma quantidade aceitável seria a de 250-300ppp, mesmo que alguns estudos garantem que a olho nu não veríamos diferença, a partir de 229ppp que normalmente seria a distância que se usa o smartphone. Os celulares de gama alta superam os 500ppp.

Câmera

celular azul

Normalmente existe uma guerra de megapixels entre os fabricantes, mas é importante saber que este não é o único fator importante para determinar a qualidade da fotografia. O que também acaba influenciando é o tamanho do sensor, o ISO máximo, a distância focal, se existe a estabilização ótica e os modos de disparos.

Não significa que quanto maior for o número de megapixels câmera ela tenha melhor qualidade de imagem. A câmera do iPhone 6, por exemplo, é de 8 megapíxels e não é por isso que ela fica atrás de câmeras com números mais altos e isso se deve ao sensor, a abertura do diafragma e ao tamanho dos píxels. Não se pode comparar com os últimos modelos como o iPhone X o XR.

Não são todas as marcas que compartilham essas informações técnicas já que elas se limitam a prometer "muitos megapixels", mas não que seja impossível encontrar mais informações em alguns sites especializados.

É importante pensar na importância que você vai dar para as fotos que você vai tirar com o seu smartphone. Para aqueles que utilizam para trabalhar ou que querem imprimir requerem especificações melhores,mas se você vai só vai compartilhar com o seus amigos em redes sociais como Whatsapp, não é necessário que você compre o que tenha a melhor câmera.

Bateria dos celulares

Quanto maior for o mAh (miliamperes-hora), mais tempo irá demorar para que você volte a carregar o celular. Por exemplo, uma das coisas que mais consome energia nos celulares, é a tela, consequentemente vão precisar de baterias maiores para que compense o tempo de uso.

Também influencia o tipo de bateria. As que são fabricadas com o material Lítio tem uma maior pontuação e superam as que são de Níquel inclusive quando estas tem um maior número de mAh.

Normalmente os fabricantes especificam em horas o tempo de uso e o tempo que o celular dura quando você não está usando, está escutando música ou em alguma ligação.

Por exemplo, uma bateria média tem por volta dos 2.000 mAh, já uma bateria de longa duração tem em torno de 3.000 mAh embora como já comentamos, esse valor é relativo.

celular 4G

A compatibilidade do 4G

A maioria dos smartphones que se vendem hoje são compatíveis com a rede móvel 4G. Se a sua operadora oferece o serviço 4G ou você já tem ativado (ou deseja ativar), você deve escolher um celular que seja compatível com esse tipo de serviço. As operadoras normalmente especificam essa informação e muitas lojas online permitem que você filtre por categorias 4G, uma maneira de comprovar se o aparelho é compatível.

É muito importante que você verifique esse tipo de informação pois se você comprar um aparelho que seja importado pode ser que o 4G não funcione em outros países ou seja não é compatível com o que temos no Brasil.

É interessante saber também que para usar o novo 4G+ (LTE Advanced) o aparelho dever ser compatível com LTE categoria 6, o 4G+ duplica a velocidade do 4G convencional.

Escolha o modelo que atenda as usas necessidades

O primeiro passo na hora de comprar um smartphone é pensar que tipo de modelo que você quer. Em outras palavras, o quanto você está disposto a investir nessa compra? Qualquer pessoa quer um celular com as melhores características do mercado e com o menor preço.

  • Se você for do tipo de pessoa que usa o básico de um celular, como por exemplo, ligações, mensagens e email, um modelo básico de smartphone (processador dual core, 8GB de armazenamento interno) é o suficiente.
  • Se você for o tipo de pessoa que gosta de navegar pela internet e baixar aplicativos, como por exemplo jogos, redes sociais, maps, gps... o melhor seria um modelo que tenha 16GB de armazenamento, quad core,2GB de RAM.
  • Por último, se você quer para trabalhar e precisa administrar programas e documentos desde o celular, ou explorar jogos mais complexos, o ideal seria uma celular com octa core, 4GB de RAM ou mais, 32GB ou mais de armazenamento.

Compare e escolha o plano de celular ideal!

Veja como consultar seu saldo por telefone, SMS ou no aplicativo das operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.
Saiba como cancelar a Recarga Programada na Vivo, TIM, Oi e Claro, por telefone, aplicativo ou pelo site.
Saiba como funciona o eSIM, o chip de celular virtual, como você pode ativá-lo e quais operadoras está disponível.
Faça chamadas interurbanas utilizando o DDD ou veja alternativas para ligar grátis utilizando aplicativos.