Saiba como regularizar o seu TĂ­tulo de Eleitor no e-TĂ­tulo

Atualizado em
min reading
Regularizar TĂ­tulo de Eleitor no E-TĂ­tulo
Saiba como regularizar o seu TĂ­tulo de Eleitor no e-TĂ­tulo

Se vocĂȘ nĂŁo conseguiu votar nessas eleiçÔes, saiba que pode utilizar o e-TĂ­tulo para regularizar a situação do seu tĂ­tulo de eleitor perante a Justiça Eleitoral. Com o app Ă© possĂ­vel consultar seu tĂ­tulo de eleitor, ver seus dĂ©bitos eleitorais e emitir guias para pagamentos das respectivas pendĂȘncias. É possĂ­vel emitir uma certidĂŁo de quitação eleitoral.

TĂ­tulo de Eleitor

VocĂȘ pode nĂŁo saber, mas existem diversos motivos para ter o seu tĂ­tulo de eleitor regularizado. Por exemplo, se seu tĂ­tulo estiver cancelado, provavelmente, vocĂȘ terĂĄ problemas para conseguir tirar o passaporte, se inscrever em concursos pĂșblicos ou mesmo sem empossado em concursos pĂșblicos que vocĂȘ pode ter sido aprovado. E, para ter o tĂ­tulo de eleitor cancelado basta que vocĂȘ tenha passado trĂȘs eleiçÔes seguidas sem votar e sem justificar a ausĂȘncia. Por isso, a Justiça Eleitoral lançou o e-TĂ­tulo, que permite tanto votar utilizando e-TĂ­tulo, quanto resolver pendĂȘncias burocrĂĄticas.

e-TĂ­tulo | TĂ­tulo de Eleitor Digital

e-TĂ­tulo

O e-Título é um aplicativo móvel da Justiça Eleitoral brasileira, que foi lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral em dezembro de 2017. O aplicativo permite que o eleitor gere sua via do Título de Eleitor Digital, além de possibilitar o acesso a outros documentos referentes à Justiça Eleitoral, como a certidão de quitação eleitoral e a certidão de nada consta de crimes eleitorais.

O Título de Eleitor Digital também substitui o documento impresso na hora de votar.

Essas e outras informaçÔes, no entanto, sĂł estĂŁo disponĂ­veis para os eleitores que realizaram o cadastro biomĂ©trico. Caso vocĂȘ nĂŁo tenha realizado, terĂĄ que apresentar o seu TĂ­tulo de Eleitor e um documento com foto no dia das votaçÔes. Para entrar no aplicativo e criar sua conta, nĂŁo Ă© preciso necessariamente informar o nĂșmero do seu tĂ­tulo de eleitor.

VocĂȘ pode optar por fazer o cadastro com o nĂșmero do seu CPF que, automaticamente, o aplicativo vai encontrar o seu documento eleitoral. O app e-TĂ­tulo estĂĄ disponĂ­vel gratuitamente para download em celulares e tablets, nas lojas Play Store (Android) e App Store (iOS).

  • BenefĂ­cios do TĂ­tulo de Eleitor Digital | e-TĂ­tulo
  • Substitui o tĂ­tulo de eleitor impresso na hora de votar;
  • Consultar local de votação;
  • Justificar voto;
  • Emitir certidĂ”es eleitorais;
  • Consultar TĂ­tulo de Eleitor online.

Como baixar o e-TĂ­tulo?

O app e-TĂ­tulo Ă© gratuito e estĂĄ disponĂ­vel para toda a população brasileira. O download do aplicativo que te permite justificar o voto online pelo celular, pode ser feito na Play Store para aparelhos Android e na App Store, para iPhones. VocĂȘ tambĂ©m pode fazer o download do e-TĂ­tulo para o seu tablet ou ipad.

Saiba como baixar seu e-TĂ­tulo

  1. VĂĄ na loja de aplicativos do seu celular ou tablet e baixe gratuitamente o app e-TĂ­tulo;
  2. Digite as informaçÔes solicitadas: nome completo, data de nascimento, tipo do documento (pode ser o CPF ou nĂșmero do tĂ­tulo de eleitor), nome da mĂŁe (caso conste) e nome do pai (caso conste);
  3. Clique em “entrar no e-título” e responda as perguntas que serão feitas para validar o seu documento;
  4. Cadastre uma senha pessoal de 6 dĂ­gitos;
  5. Informe se deseja habilitar o desbloqueio do app com biometria;
  6. Pronto! O seu e-TĂ­tulo vai aparecer na tela e vocĂȘ poderĂĄ utilizĂĄ-lo para votar!

Como consultar local de votação no e-Título?

Devido Ă  pandemia do CoronavĂ­rus, muita gente teve seu local de votação alterado para que as medidas de distanciamento social possam ser corretamente cumpridas no dia da votação. Se vocĂȘ ainda nĂŁo sabe qual Ă© o seu local de votação ou precisa apenas confirmĂĄ-lo, pode fazer essa consulta pelo aplicativo e-TĂ­tulo.

Consultar local de votação no e-Título

  1. Baixe gratuitamente o app e-TĂ­tulo no seu celular ou tablet, acessando a Google Play Store (Android) ou App Store (iOS);
  2. Faça o seu cadastro e tenha acesso ao seu e-Título (Título de Eleitor Digital);
  3. Na barra inferior da tela, clique na opção “Onde Votar”;
  4. Automaticamente serĂĄ informado o seu local de votação, incluindo a seção eleitoral, a zona e o endereço. Inclusive, a localização serĂĄ exibida em um mapa na tela do seu celular e vocĂȘ pode clicar na opção “ver rotas” para conferir as melhores formas de chegar ao local.

Quais informaçÔes posso obter com o e-Título?

AlĂ©m de gerar o TĂ­tulo de Eleitor Digital, o aplicativo e-TĂ­tulo disponibiliza, de forma rĂĄpida e prĂĄtica, uma sĂ©rie de informaçÔes relacionadas Ă  Justiça Eleitoral e ao TSE. Veja as informaçÔes que vocĂȘ pode consultar pelo aplicativo:

  • E-TĂ­tulo com o nĂșmero de inscrição e foto do eleitor;
  • QR Code com o cĂłdigo de validação do e-TĂ­tulo;
  • Data e horĂĄrio de emissĂŁo do documento digital;
  • Local de votação, com endereço e nome do estabelecimento;
  • Zona e seção eleitoral;
  • CertidĂŁo de quitação eleitoral;
  • CertidĂŁo de nada consta criminal eleitoral;
  • DĂ©bitos eleitorais.

AlĂ©m das informaçÔes acima, atravĂ©s do e-TĂ­tulo vocĂȘ pode consultar o local de votação de terceiros, ajudando parentes e amigos a encontrarem suas seçÔes eleitorais. No aplicativo, tambĂ©m Ă© possĂ­vel fazer o cadastro para trabalhar como mesĂĄrio voluntĂĄrio.

TĂ­tulo de eleitor | Posso usar o e-TĂ­tulo para votar?

O e-Título estå disponível apenas para os eleitores brasileiros que fizeram o cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral. Os demais eleitores terão que votar usando a versão impressa do título de eleitor.

Como regularizar tĂ­tulo de eleitor no e-TĂ­tulo?

VocĂȘ pode regularizar o tĂ­tulo de eleitor atravĂ©s do aplicativo e-TĂ­tulo, com praticidade e sem precisar sair da sua casa. Para isso, faça login no e-TĂ­tulo e confira se existem dĂ©bitos eleitorais no seu nome, ao clicar em “Mais opçÔes”, no menu inferior da tela e, em seguida, na opção “DĂ©bitos eleitorais”. Caso vocĂȘ possua dĂ©bitos eleitorais, nesta aba vocĂȘ vai poder verificar quanto deve Ă  Justiça Eleitoral e gerar as Guias de Recolhimento da UniĂŁo (GRU) para efetuar o pagamento de suas multas pendentes. Depois de alguns dias que tiver pago seus dĂ©bitos eleitorais, confira se sua situação jĂĄ foi regularizada clicando na opção “Quitação Eleitoral”, para emitir sua certidĂŁo de quitação eleitoral.

Saiba como regularizar TĂ­tulo de Eleitor no e-TĂ­tulo

  1. Faça login no e-Título;
  2. No menu principal, localizado na parte inferior da tela, clique em “Mais opçÔes”;
  3. Em seguida, selecione “DĂ©bitos eleitorais”;
  4. Visualize suas multas, clique na multa que deseja pagar e selecione “Emitir GRU”;
  5. Clique em “Continuar” e tenha acesso Ă  sua guia para o pagamento do dĂ©bito;
  6. Pague a GRU utilizando o cĂłdigo de barras. O pagamento pode ser feito no aplicativo do seu banco, nas agĂȘncias bancĂĄrias fĂ­sicas, nas casas lotĂ©ricas ou nos Correios.

TĂ­tulo de Eleitor cancelado | O que nĂŁo posso fazer?

Se vocĂȘ estĂĄ com o tĂ­tulo de eleitor cancelado porque passou trĂȘs eleiçÔes seguidas sem votar e sem justificar a sua ausĂȘncia, saiba que fica impedido de realizar vĂĄrias atividades no paĂ­s, atĂ© regularizar sua situação na Justiça Eleitoral.

Confira a seguir alguns impedimentos para quem estĂĄ com o tĂ­tulo de eleitor cancelado:

  • Retirar passaporte;
  • Retirar carteira de identidade;
  • Inscrever-se em concurso pĂșblico e ser empossado;
  • Obter documentos em repartiçÔes diplomĂĄticas;
  • Obter emprĂ©stimos em qualquer estabelecimento de crĂ©dito governamental;
  • Renovar matrĂ­cula em instituiçÔes de ensino pertencentes ao governo.

Como justificar voto no e-TĂ­tulo?

Os eleitores podem justificar a ausĂȘncia nas urnas durante as eleiçÔes 2020 atravĂ©s do app e-TĂ­tulo. A justificativa em caso de ausĂȘncia Ă© confirmada por meio do sistema de georreferenciamento dos celulares. Esse sistema Ă© capaz de detectar a localização do celular, confirmando que o eleitor estĂĄ distante do seu domicĂ­lio eleitoral. Para justificar, entre no aplicativo e selecione a opção “Justificar ausĂȘncia”. Em seguida, digite as informaçÔes solicitadas, como a eleição que pretende justificar, seu email e o motivo da sua ausĂȘncia. TambĂ©m Ă© possĂ­vel anexar que comprovem sua justificativa, como atestados mĂ©dicos ou bilhetes de viagem, por exemplo.

Até quando posso justificar voto?

Por conta do elevado nĂșmero de pessoas acessando o e-TĂ­tulo para justificar ausĂȘncia durante o primeiro turno das eleiçÔes municipais de 2020, o sistema ficou instĂĄvel e muitos eleitores nĂŁo conseguiram concluir a justificativa pelo app. Mas, se esse foi o seu caso, fique tranquilo. Os eleitores que nĂŁo justificaram a ausĂȘncia nas urnas no primeiro turno, realizado no dia 15 de novembro, tĂȘm atĂ© 60 dias apĂłs a data da eleição para justificar o voto pelo aplicativo, sem precisar sair de casa. Ou seja, Ă© possĂ­vel justificar o voto online pelo e-TĂ­tulo atĂ© o dia 14 de janeiro para os que nĂŁo votaram no primeiro turno.

Justificar voto no e-TĂ­tulo

  1. Acesse o app e na pĂĄgina principal, clique em “Mais opçÔes” na parte inferior da sua tela;
  2. Selecione a opção “Justificativa de ausĂȘncia”;
  3. Escolha a eleição que vai justificar sua ausĂȘncia;
  4. Escreva a sua justificativa para estar ausente;
  5. Informe o seu email.

FAQ e-TĂ­tulo | TĂ­tulo de Eleitor Digital

Como fazer o tĂ­tulo de eleitor digital?

Fazer o TĂ­tulo de Eleitor Digital Ă© simples. Basta vocĂȘ ter um smartphone e baixar o aplicativo e-TĂ­tulo, do Tribual Superior Eleitoral, no Google Play (Android) ou App Store (iOS). Depois basta vocĂȘ inserir as informaçÔes solicitadas, como nome completo, data de nascimento, o tipo de documento (que pode ser o CPF ou nĂșmero do TĂ­tulo de Eleitor), nome da mĂŁe (caso conste) e nome do pai (caso conste). Depois basta clicar em "entrar no e-tĂ­tulo" e responder as perguntas que serĂŁo feitas para validar o seu documento. Agora, basta cadastrar uma senha pessoal com seis digitos, informar se quer hablitar o desbloqueio do app com a biometria e pronto! Seu e-tĂ­tulo vai aparecer na tela.

Como justificar voto pelo e-TĂ­tulo?

Para justificar seu voto, vocĂȘ precisa acessar o aplicativo do e-TĂ­tulo e, na pĂĄgina principal, clique em "Mais opçÔes", que fica na parte inferior da sua tela. Depois disso, basta selecionar a opção "Justificativa de ausĂȘncia" e depois escolher a eleição que vocĂȘ quer justificar a sua ausĂȘncia. Escreva a motivação para a sua ausĂȘncia e informe o seu e-mail.

O que Ă© o e-TĂ­tulo?

O e-Título é um aplicativo da Justiça Eleitoral, que foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, que tem o objetivo de oferecer mais praticidade ao eleitor brasileiro nessas eleiçÔes. O e-Título permite que o eleitor não precise levar seu título de eleitor impresso para a votação. Com isso, apenas com o título digital é possível ir para a seção eleitoral e votar.

Que tipo de informação posso ter pelo e-Título?

VocĂȘ consegue obter informaçÔes de forma rĂĄpida e eficiente pelo e-TĂ­tulo. Por exemplo, conferir a data e local da votação, zona e seção eleitoral, certidĂŁo de quitação eleitoral, certidĂŁo de nada consta criminal eleitoral, entre outros.

Compare e escolha o plano de celular ideal!

Veja como consultar seu saldo por telefone, SMS ou no aplicativo das operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.
Saiba como cancelar a Recarga Programada na Vivo, TIM, Oi e Claro, por telefone, aplicativo ou pelo site.
Saiba como funciona o eSIM, o chip de celular virtual, como vocĂȘ pode ativĂĄ-lo e quais operadoras estĂĄ disponĂ­vel.
Faça chamadas interurbanas utilizando o DDD ou veja alternativas para ligar gråtis utilizando aplicativos.