Como tirar o CPF online? Tutorial para baixar App CPF Digital

Tirar CPF online

O CPF Digital não é novidade, porém, a pandemia mudou a relação dos brasileiros com as tecnologias e com isso mais pessoas buscaram tirar o CPF online. Neste artigo você vai saber como tirar CPF online, como tirar a 2ª via, onde fazer pedido pela Internet e mais.


Tirar CPF online

Se você precisa declarar imposto de renda, solicitar o auxílio emergencial, abrir uma conta no banco ou assinar um serviço online e não tem seu CPF, saiba que você pode fazer isso de forma online. Como? Te explicamos a seguir.

Desde que foi criada a possibilidade de tirar CPF online, algumas regras eram exigidas, como: ser cidadão com título de eleitor e idade entre 16 e 25 anos. Porém, essa regra caiu devido a pandemia do Covid-19.

Já que para solicitar a maioria dos auxílios emergenciais o CPF (Cadastro de Pessoa Física) é requisito, o Ministério da Economia resolveu flexibilizar as regras e já permite que qualquer pessoa pode fazer o pedido de forma remota e online. Com isso, o processo é diferente e não é mais feito pelo mesmo formulário.

Como posso tirar o CPF online?

  • Acesse o site da Receita Federal e vá até a aba "Serviços".
  • Em "Serviços em destaque", clique na opção "Inscrição - 1ª via CPF - Brasileiros Residentes no Brasil".
  • Na página de inscrição, vá até "Onde", ao lado de "Situação". Lá você clicar em "Online".
  • Preencha o formulário, logo clique em "Enviar".
  • Você será direcionado a página final, que já conta com o seu número de CPF.

Como tirar a 2ª via do CPF?

Perder documentos é sempre um transtorno. Não só pelo motivo da perda, roubo ou assalto, mas principalmente pela burocracia de emitir novos documentos. Na maioria dos casos, é preciso ficar em filas, pegar senha e esperar. Porém, para tirar a 2ª via do CPF é muito simples.

Basta entrar no site da Receita Federal, que cuida da 2ª via do CPF. É possível emitir a segunda via mesmo se você não fez a declaração do Imposto de Renda: basta clicar na primeira opção, em Impressão Simplificada, e preencher os seus dados. Você vai precisar do seu número de CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e número do título de eleitor.

Se você declarou o Imposto de Renda clique na segunda opção: Atendimento Virtual (e-CAC). Aí é só fazer login com o seu CPF, código de acesso e senha. No caso de dúvidas, veja o site de perguntas e respostas da Receita Federal.

App CPF Digital

app cpf online

Disponível para sistemas Android e iOS, o app CPF Digital foi lançado pela Secretaria da Receita Federal com o intuito de serum portal para os cidadãos.

O que é o CPF Digital? Trata-se de uma ferramenta que possui o atendimento virtual e ainda envia notícias por meio de pushs aos seu celular.

Além de exibir o seu cartão CPF em qualquer dispositivo móvel, o CPF Digital traz informações sobre a declaração do Imposto de Renda, dúvidas frequentes, isenções e prazos de apresentação através da inteligência artificial de um chatbot.

Fazer CPF online por e-mail

Se você está tendo dificuldades de fazer seu CPF online pelo site da Receita Federal, existe uma outra forma de solicitação: CPF online via e-mail.

O e-mail deve ser enviado para o estado que você tem domicílio. Você deve enviar alguns documentos em anexo:

  1. RG ou CNH digitalizados
  2. Título de eleitor (opcional)
  3. Comprovante de endereço
  4. Foto de rosto (pode ser uma selfie 🤳). Nesta foto você deve estar segurando o documento de identidade aberto (frente e verso) com número e foto do documento legíveis.

Para saber qual endereço de e-mail enviar, veja abaixo a lista de cada estado:

Solicitação de CPF online via e-mail
Estado e-mail
DF, GO, MT, MS e TO atendimentorfb.01@rfb.gov.br
AC, AM, AP, PA, RO e RR atendimentorfb.02@rfb.gov.br
CE, MA e PI atendimentorfb.03@rfb.gov.br
AL, PB, PE e RN atendimentorfb.04@rfb.gov.br
BA e SE atendimentorfb.05@rfb.gov.br
MG atendimentorfb.06@rfb.gov.br
ES e RJ atendimentorfb.07@rfb.gov.br
SP atendimentorfb.08@rfb.gov.br
PR e SC atendimentorfb.09@rfb.gov.br

Vantagens de ter o CPF online

Além da facilidade e praticidade, por ser uma ferramenta eletrônica, o CPF online, ou e-CPF, traz alguns benefícios, como identificar consultas realizadas em seu nome e garantir acesso há várias aplicações digitais, economizar tempo de deslocamento a diferentes locais, diminuir o uso de papel e aumentar a agilidade e segurança dos processos.

Além disso, o e-CPF pode ser utilizado em algumas das situações abaixo:

  • Maior agilidade no momento de declarar o Imposto de Renda (IR)
  • Simplificar o cadastramento do empregado doméstico
  • Identificação e autenticação de documentos digitais
  • Participar de leilões eletrônicos

Tirar CPF para menor online

Para solicitar o auxílio emergencial de ajuda a famílias que estão sofrendo com os efeitos negativos causados pelo COVID-19, é preciso ter o próprio cadastro (solicitante), mas também o dos familiares dependentes, como os filhos.

Para tirar CPF online para menores de idade, o processo é basicamente o mesmo pelo site da Receita Federal. Para pedidos via e-mail, siga o passo a passo abaixo:

  1. RG ou CNH digitalizados
  2. Comprovante de endereço dos responsáveis legais
  3. Foto selfie 🤳 do responsável legal da criança segurando o documento de identidade aberto (frente e verso) com número e foto do documento legíveis

Não fique sem internet na hora de baixar aplicativos e documentos importantes!

Vivo Controle

Plano controle com internet, SMS, Apps e Redes Sociais incluídas

TIM Controle

Plano controle com internet, SMS, Apps e Redes Sociais incluídas

Claro Controle

Plano controle com internet, SMS, Apps e Redes Sociais incluídas

Oi Controle

Plano controle com internet, SMS, Apps e Redes Sociais incluídas

Procurando uma programação para fazer em casa no fim de semana?

FAQ | Perguntas frequentes sobre tirar CPF online

Como tirar o CPF pela internet 1ª via?

Se você precisa declarar imposto de renda, solicitar o auxílio emergencial, abrir uma conta no banco ou assinar um serviço online e não tem seu CPF, saiba que você pode fazer isso de forma online.

Como tirar CPF de menor online?

Para tirar CPF online para menores de idade, o processo é basicamente o mesmo pelo site da Receita Federal. Para pedidos via e-mail, siga esse passo a passo.

Onde imprimir CPF 1 via?

Imprimir o CPF pela Internet é um processo simples no site da Receita Federal. O recurso é útil para pessoas que perderam o documento ou para casos em que é necessário realizar a impressão para comprovar seu cadastro.

Atualizado em