Internet móvel: TIM maior cobertura e Claro velocidade

Atualizado em
min reading
Internet móvel

Você sabia que a Tim é a operadora que tem maior cobertura 4G no Brasil? E que a Claro tem a internet 4G mais rápida? Neste artigo contamos tudo para você! Veja também o ranking das 4 maiores operadoras do país em cada requsito analisado.


A pesquisa da Opensignal indica que a operadora TIM é a que oferece maior cobertura 4G no Brasil. Os clientes conseguem se conectar a internet 4G em aproximadamente 85,7% do tempo, comparado a quase 80% da Claro e da Vivo e 70% da Oi.

Confira no gráfico abaixo a cobertura de cada operadora:


Com tudo, isso não significa que os clientes Tim Celular tem a internet mais rápida do país. A pesquisa mostra que a Claro Celular possui a internet mais rápida com um ídice de 21,5 Mbps (megabits por segundo) para download. A segunda posição ficou com a Vivo com 15,1 Mbps, seguida pela TIM e Oi com 12,4 Mbps e 8,9 Mbps, respectivamente.

Para que você veja melhor a diferença dentre um operadora e outra, veja o gráfico abaixo com a velocidade de download de cada uma:


Outro ponto avaliado foi a velocidade de upload das operadoras, sendo a Claro líder novamente com 7,6 Mbps, na segunda posição também ficou a Vivo (5,4 Mbps) seguida pela TIM (5,1 Mbps) e a Oi (3,3 Mbps). Com se pode notar, quando se fala em velocidade de internet móvel, a Claro é destaque.

Para ficara mais visível, confira o gráfico abaixo com a velocidade de upload de cada operadora:


Além disso, a operadora também foi considerada a melhor em "experiência de vídeos", mas ficou praticamente empatada com a Vivo e a TIM. Isso significa que os usuários destas 3 operadoras possuem um bom serviço de vídeos e streaming, ou seja, o tempo de espera para baixo não são muito longos e nem tem muitas interrupções. Na última posição ficou a Oi, com uma diferença de pontuação um pouco grande.

Veja o gráfico que fizemos com a potuação de cada operadora para "experiência de vídeo":


Também foi avaliado o requisito "experiência em app de voz", no qual a pontuação das 4 operadoras foram muito parecidas. Liderado pela Claro como 79,9 pontos, TIM com 75,1 pontos, Vivo com 74,5 pontos e Oi com 72,7 pontos. Quando o assunto é vídeochamadas, as operadoras possuem um equilíbrio no serviço.

O gráfico abaixo mostra a pontuação de cada operadora para este requesito:


A pesquisa foi realizada com 36 cidades brasileiras em setembro, outubro e novembro de 2019 pela empresas Opensignal que é especialista em analisar a experiência de uso de redes móveis. A empresas espera melhoras nos resultados com o passar do tempo, principalmente, com o início da tecnologia 5G. Já se fala bastante do leilão 5G e a expectativa é que a partir de 2022 já seja possível acessar a internet 5G pelos dispositivos móveis no Brasil.

Compare e escolha o plano de celular ideal!

Veja como consultar seu saldo por telefone, SMS ou no aplicativo das operadoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.
Saiba como cancelar a Recarga Programada na Vivo, TIM, Oi e Claro, por telefone, aplicativo ou pelo site.
Saiba como funciona o eSIM, o chip de celular virtual, como você pode ativá-lo e quais operadoras está disponível.
Faça chamadas interurbanas utilizando o DDD ou veja alternativas para ligar grátis utilizando aplicativos.