Como espelhar o celular na TV?

Formas simples de como conectar celular na TV
Formas simples de conectar celular na TV

Espelhar celular na TV: aprenda a conectar o seu smartphone Android ou iPhone na Smart TV e transmita todo o conteúdo do seu celular na TV.


A Selectra pode te ajudar a encontrar a internet ideal para assistir TV online! Ligue grátis!

Como espelhar o celular na TV?

Transmitir a tela do seu celular numa TV é uma ótima ferramenta para assistir filmes, séries e futebol ao vivo, além de poder compartilhar fotos e músicas na telona. Para quem gosta de jogar online, espelhar o celular na TV é uma alternativa para melhorar a resolução do jogo também.

Neste artigo, você vai ficar por dentro das melhores formas de compartilhar a imagem do seu celular na TV, que funcionam tanto para smartphones Android quanto para iPhones (iOS).

É possível conectar o celular na TV através de:

Fazer a conexão do celular na TV é bem mais simples do que muitos pensam, principalmente porque as Smart TVs mais recentes já vêm com acesso à internet e recursos nativos de espelhamento, facilitando o processo. Veja esse tutotrial de como conectar sua Smart TV a internet e curta todo o conteúdo que você quiser.

Mas, caso sua TV não seja Smart, ainda é possível espelhar a imagem do seu celular na televisão. Para isso, é necessário estar conectado à uma boa rede de internet banda larga ou então a um cabo HDMI.

Qual a melhor internet para assistir à sua Smart TV?
Internet para Smart TV

Confira a seguir as melhores formas para espelhar o seu celular com a televisão e assista na telona o conteúdo que você quiser: vídeos, jogos, aplicativos e muito mais.

Como espelhar o celular Android na TV?

Através da tecnologia Miracast, você consegue espelhar a tela do seu celular na Smart TV sem a necessidade de cabos. Basta que os dois dispositivos estejam conectados à mesma rede de Internet e que ambos tenham acesso ao recurso para que haja o emparelhamento e a transmissão da tela.

Dependendo do modelo da sua Smart TV, a tecnologia Miracast pode aparecer com nomes diferentes, mas a forma de se conectar é, de modo geral, muito simples:

  1. Basta ir nas configurações do seu smartphone Android
  2. Selecionar a opção “dispositivos conectados”
  3. Em seguida, selecionar o recurso de transmissão de tela
  4. Feito isso, você escolhe o modelo de TV que deseja espelhar a tela do seu dispositivo móvel e as imagens vão aparecer automaticamente na tela da sua televisão

Caso você tenha procurado no seu celular o recurso de transmissão de tela e não tenha encontrado, uma solução para isso é fazer o download na Google Play Store de algum aplicativo que inclua o serviço Miracast no seu aparelho Android, como os apps "Espelhamento de tela", "Transmissão de TV" e "Miracast WiFi Display".

Como espelhar o celular Android na TV pelo Wi-Fi?

Confira o passo a passo para conectar seu celular Android na TV via Wi-Fi:

  1. Procure nas configurações do seu smartphone Android a opção “Transmitir tela” ou Espelhamento de Tela
  2. Conecte o seu celular e a Smart TV na mesma rede Wi-Fi
  3. Na sua TV, selecione a opção Screen Mirror
  4. Vá na opção de transmissão de tela do seu celular e selecione a TV que deseja compartilhar e aguarde o emparelhamento

Como espelhar o iPhone na TV?

Se o seu celular for um iPhone, para que você consiga espelhar a tela do seu aparelho na TV será necessário utilizar o recurso AirPlay, que é semelhante ao Miracast, mas exclusivo para o sistema operacional iOS.

O AirPlay, entretanto, é compatível apenas com algumas marcas de Smart TVs. Veja quais marcas possuem compatibilidade:

  • Sony
  • Samsung
  • LG

Outra forma de conectar o iPhone na TV é usando a Apple TV, uma espécie de Box TV da Apple, que já transmite as imagens em 4K para a televisão. O recurso AirPlay do seu iPhone é compatível com a Apple TV e através deste aparelho, você consegue transmitir a tela do celular na Smart TV: basta selecionar a opção “espelhar a tela” no seu iPhone.

Como espelhar a tela do celular na TV com o Chromecast?

O Chromecast permite a transmissão de tela do seu Android utilizando o aplicativo Google Home. Para que o espelhamento de tela seja bem sucedido, é necessário que você ative o “microfone” no Google Play Services do seu aparelho.

Se a sua TV ainda não for uma Smart TV, saiba que ainda assim é possível transmitir a tela do seu celular para TV. Uma das melhores maneiras de conseguir isso é através do aparelho Chromecast. Confira o passo a passo:

  1. Conecte o Chromecast à sua Smart TV
  2. Conecte o seu celular e o Chromecast à mesma rede Wi-Fi
  3. Entre no aplicativo Google Home no seu celular
  4. No app, selecione a televisão que vai receber a transmissão de tela
  5. Clique na opção “Transmitir tela”
Quer saber se sua internet é rápida o suficiente para assitir a Smart TV? Faça um teste de velocidade!
Speed Test

Como espelhar o celular na TV com cabo HDMI?

Além do Chromecast, outra forma assistir ao conteúdo desejado é conectar o celular na TV com o cabo HDMI. Essa é a maneira mais barata de conectar os dispositivos utilizando algum recurso externo e que funciona mesmo se a sua TV for convencional e estiver sem acesso à internet.

Para conectar o celular com a TV, será necessário ter um cabo HDMI, que pode ser do tipo SlimPort (com entrada USB e saída HDMI) ou do tipo MHL, que tem entrada micro USB ou Mini HDMI e saída HDMI. Você escolhe o modelo de acordo com o seu smartphone Android.

Para conectar, é super simples: basta inserir o cabo HDMI na sua TV e no seu celular (caso precise de adaptador, insira um adaptador para conectar ao smartphone) e, em seguida selecione nas configurações da sua TV a transmissão por entrada HDMI.

FAQ | Perguntas frequentes sobre espelhar o celular na TV

Como transmitir a tela do celular na TV?

Você pode espelhar a tela do seu celular através do Wi-Fi, de um cabo HDMI ou via Chromacast. Veja como conectar o seu celular na TV de todas estas formas.

O que é espelhar o celular na TV?

Espelhar o celular na TV é quando você conecta esses dois aparelhos e todo o conteúdo que aparece na tela do seu smartphone irá aparecer automaticamente na tela da sua televisão.

Qual a melhor internet para sua Smart TV?

Para poder assistir conteúdos na sua Smart TV, o ideal é que a velocidade da sua internet seja superior à 25MB.

Como espelhar o celular na TV que não tem Wi-Fi?

Se a sua TV for convencional e/ou estiver sem acesso à internet, você pode espelhar seu celular com um cabo HDMI. Dessa maneira você estará usando a internet do seu celular para assistir TV.

Atualizado em