Título de Eleitor Digital | Saiba como votar usando o e-Título

Título de Eleitor Digital
Título de Eleitor Digital | Saiba como votar usando o e-Título

As eleições 2020 contam com uma novidade: o eleitor vai poder votar utilizando o Título de Eleitor Digital. Com o e-Título, você poderá emitir o seu documento digital com foto, que poderá ser apresentado no dia das eleições. O app e-Título é uma iniciativa do TSE e está disponível para toda a população. Com dele, você também pode justificar o seu voto, consultar o seu local de votação, quitar os seus débitos com a Justiça Eleitoral e emitir suas certidões eleitorais. Neste artigo, vamos te contar todos os detalhes sobre o e-Título. Confira!


O que é o e-Título?

e-Título

O e-Título é um aplicativo da Justiça Eleitoral, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para levar mais praticidade ao eleitor brasileiro durante as eleições. O e-Título permite substituir o título de eleitor impresso pelo digital. Com o aplicativo você pode gerar gratuitamente o seu Título de Eleitor Digital e apresentar no dia das eleições ao ingressar na sua seção eleitoral para votar.

O benefício está disponível para os eleitores que fizeram o cadastramento biométrico. Por isso, os eleitores que não fizeram o cadastramento da biometria precisam apresentar o título de eleitor impresso no momento de votar. O aplicativo e-Título ainda traz outros benefícios para o eleitor, como a possibilidade de consultar o local da votação, justificar a ausência do voto e emitir as certidões de quitação eleitoral e de nada consta de crimes eleitorais. Para acessar o aplicativo, não é preciso saber o número do título de eleitor. Basta informar o número do CPF que o título será encontrado automaticamente. O aplicativo é a forma mais simples de realizar consulta ao título de eleitor, documento fundamental em anos de eleição.

Como baixar o e-Título?

O app e-Título é gratuito e está disponível para toda a população brasileira. O download do aplicativo que te permite justificar o voto online pelo celular, pode ser feito na Play Store para aparelhos Android e na App Store, para iPhones. Você também pode fazer o download do e-Título para o seu tablet ou ipad.

Saiba como baixar seu e-Título

  1. Vá na loja de aplicativos do seu celular ou tablet e baixe gratuitamente o app e-Título;
  2. Digite as informações solicitadas: nome completo, data de nascimento, tipo do documento (pode ser o CPF ou número do título de eleitor), nome da mãe (caso conste) e nome do pai (caso conste);
  3. Clique em “entrar no e-título” e responda as perguntas que serão feitas para validar o seu documento;
  4. Cadastre uma senha pessoal de 6 dígitos;
  5. Informe se deseja habilitar o desbloqueio do app com biometria;
  6. Pronto! O seu e-Título vai aparecer na tela e você poderá utilizá-lo para votar!

Título de eleitor | Posso usar o e-Título para votar?

O e-Título está disponível apenas para os eleitores brasileiros que fizeram o cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral. Os demais eleitores terão que votar usando a versão impressa do título de eleitor.

Quais as principais operadoras de planos de celular?

Claro
Claro Celular
Saiba mais!
Vivo
Vivo Celular
Saiba mais!
TIM
TIM Celular
Saiba mais!
Oi
Oi Celular
Saiba mais!

Posso justificar voto no e-Título?

Uma das novidades das eleições de 2020 é que você vai poder justificar a sua ausência nas urnas utilizando o Título de Eleitor. Em caso de ausência, você vai justificar voto online pelo aplicativo, que vai confirmar por meio do sistema de georreferenciamento dos celulares, que tem a capacidade de conferir a localização do eleitor, constatando se ele está realmente fora do seu domicílio eleitoral.

Para acessar a área de justificativa de ausência do aplicativo, primeiro faça o seu cadastro e, em seguida, clique em “Mais opções”, no menu inferior do app. Em seguida, selecione a opção “Justificativa de Ausência”. A opção de justificativa de ausência do e-Título só estará disponível para preenchimento no dia das eleições e durante o horário de votação. O horário de votação começa às 7h da manhã e vai até as 17h.

Justificar voto online no e-Título Como no Brasil o voto é obrigatório, quem não puder comparecer às urnas precisa justificar sua ausência. Do contrário, o eleitor pode ter seu título suspenso e terá que pagar uma multa para a Justiça Eleitoral. Se você tiver pendências com a Justiça Eleitoral, poderá regularizar o seu título de eleitor utilizando o app e-Título. Basta selecionar a opção “Consultar débitos eleitorais” no aplicativo e emitir as guias para pagamento dos seus débitos.

Como justificar a ausência do voto no e-Título?

Vale lembrar que o aplicativo e-Título vai liberar a opção de justificar a ausência do voto apenas no dia das eleições e durante o horário de votação, que é das 7h às 17h. Portanto, se você precisar justificar o seu voto, siga o passo a passo abaixo no dia das eleições:

Justificar voto no e-Título

  1. Acesse o app e na página principal, clique em “Mais opções” na parte inferior da sua tela;
  2. Selecione a opção “Justificativa de ausência”;
  3. Escolha a eleição que vai justificar sua ausência;
  4. Escreva a sua justificativa para estar ausente;
  5. Informe o seu email.

Justificar voto depois das eleições Caso você tenha esquecido de fazer sua justificativa de ausência na data das eleições, terá um prazo de até 60 dias após a eleição para justificar pelo aplicativo. Basta acessar o e-Título, selecionar a opção “Justificar ausência”, informar os dados solicitados, anexar possíveis documentos comprobatórios, como atestado médico, e confirmar sua justificativa.

Como consultar local de votação no e-Título?

Devido à pandemia do Coronavírus, muita gente teve seu local de votação alterado para que as medidas de distanciamento social possam ser corretamente cumpridas no dia da votação. Se você ainda não sabe qual é o seu local de votação ou precisa apenas confirmá-lo, pode fazer essa consulta pelo aplicativo e-Título.

Consultar local de votação no e-Título

  1. Baixe gratuitamente o app e-Título no seu celular ou tablet, acessando a Google Play Store (Android) ou App Store (iOS);
  2. Faça o seu cadastro e tenha acesso ao seu e-Título (Título de Eleitor Digital);
  3. Na barra inferior da tela, clique na opção “Onde Votar”;
  4. Automaticamente será informado o seu local de votação, incluindo a seção eleitoral, a zona e o endereço. Inclusive, a localização será exibida em um mapa na tela do seu celular e você pode clicar na opção “ver rotas” para conferir as melhores formas de chegar ao local.

Quais informações posso obter com o e-Título?

Além de gerar o Título de Eleitor Digital, o aplicativo e-Título disponibiliza, de forma rápida e prática, uma série de informações relacionadas à Justiça Eleitoral e ao TSE. Veja as informações que você pode consultar pelo aplicativo:

  • E-Título com o número de inscrição e foto do eleitor;
  • QR Code com o código de validação do e-Título;
  • Data e horário de emissão do documento digital;
  • Local de votação, com endereço e nome do estabelecimento;
  • Zona e seção eleitoral;
  • Certidão de quitação eleitoral;
  • Certidão de nada consta criminal eleitoral;
  • Débitos eleitorais.

Além das informações acima, através do e-Título você pode consultar o local de votação de terceiros, ajudando parentes e amigos a encontrarem suas seções eleitorais. No aplicativo, também é possível fazer o cadastro para trabalhar como mesário voluntário.

FAQ e-Título | Título de Eleitor Digital

Fazer o Título de Eleitor Digital é simples. Basta você ter um smartphone e baixar o aplicativo e-Título, do Tribual Superior Eleitoral, no Google Play (Android) ou App Store (iOS). Depois basta você inserir as informações solicitadas, como nome completo, data de nascimento, o tipo de documento (que pode ser o CPF ou número do Título de Eleitor), nome da mãe (caso conste) e nome do pai (caso conste). Depois basta clicar em "entrar no e-título" e responder as perguntas que serão feitas para validar o seu documento. Agora, basta cadastrar uma senha pessoal com seis digitos, informar se quer hablitar o desbloqueio do app com a biometria e pronto! Seu e-título vai aparecer na tela.

Para justificar seu voto, você precisa acessar o aplicativo do e-Título e, na página principal, clique em "Mais opções", que fica na parte inferior da sua tela. Depois disso, basta selecionar a opção "Justificativa de ausência" e depois escolher a eleição que você quer justificar a sua ausência. Escreva a motivação para a sua ausência e informe o seu e-mail.

O e-Título é um aplicativo da Justiça Eleitoral, que foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, que tem o objetivo de oferecer mais praticidade ao eleitor brasileiro nessas eleições. O e-Título permite que o eleitor não precise levar seu título de eleitor impresso para a votação. Com isso, apenas com o título digital é possível ir para a seção eleitoral e votar.

Você consegue obter informações de forma rápida e eficiente pelo e-Título. Por exemplo, conferir a data e local da votação, zona e seção eleitoral, certidão de quitação eleitoral, certidão de nada consta criminal eleitoral, entre outros.

Actualizado em