⌚ Tutorial para configurar smartwatch no celular [2020]

Entenda, com este artigo, tudo sobre os smartwatch: como funciona, quais são os melhores aplicativos, e como sincronizar o smart watch das principais marcas do mercado no seu celular.


Smartwatch ou relógio celular

conectar smartwatch com o celular

Hoje vivemos num mundo em constante evolução, onde cada dia aparece um aparelho novo ou são melhoradas as funcionalidades dos aparelhos que já conhecemos. Existem assim muitos exemplos de objetos inteligentes, como o termostato inteligente desenvolvido pela empresa Nest. Este dispostivo, quando instalado numa residência, vai "aprendendo" todas as mudanças de temperatura que o usuário vai inserindo. Com o tempo, o termostato já sabe exatamente qual a temperatura ideal que o consumidor quer, sem o mesmo ter que fazer nada. Outro exemplo é o capacete inteligente, que possui um visor na parte inferior direita e mostra assim as imagens da câmera traseira com visão 180º e até possui um GPS e bluetooth.

Com toda essa evolução de objetos, algo tão cotidiano como um relógio não poderia ficar para trás. Pensando nisso, as grandes corporações desenvolvedoras de aparelhos eletrônicos (Samsung, Sony, Motorola, Xiaomi, Huawei, entre outras) disponibilizam um novo dispositivo que combina inovação com praticidade: o smartwatch ou relógio celular.

  • O que você pode fazer com um smartwatch?
  • Receber notificações das redes sociais, sem tirar o celular do bolso
  • Monitorar o batimento cardíaco
  • Medir as horas de sono
  • Atender ligações (não em todos os modelos)
  • Enviar mensagens instantâneas
  • Conectar com as notificações do WhatsApp

Ah, e lógico, ele também funciona como relógio!

Depois de entender o que é um relógio inteligente agora é interessante ver as diferenças com outro dispositivo que saiu no mercado recentemente, o smartband.

Diferença entre smartband e smartwatch

Existem vários pontos diferentes entre uma smartband e um smartwatch. O primeiro deles é mesmo na sua aparência. A smartband costuma ser menor e mais comprida. Já o smartwatch é geralmente quadrado, e parece mais com um relógio convencional.

smartband smartwatch
Diferenças entre smartband (esquerda/acima) e smartwatch (direita/abaixo)

Essa diferença estética está alinhada com a parte mais funcional do produto, pois a smartband (também conhecido como smart bracelete, tem menos componentes hardware dentro, isto é, tem menos peças integrando o dispositivo. Por que? Basicamente porque é um aparelho que está pensado para depender mais da conexão com outro dispositivo, neste caso um celular ou smartphone. Já o smartwacth vai trabalhar de forma mais independente, com mais hardware e com um valor, geralmente, também mais alto.

Smartwatch: como funciona?

Como já foi dito anteriormente, o relógio inteligente serve para múltiplas ações, muitas delas estão relacionadas com a saúde, visto que um dos primeiros objetivos deste aparelho era justamente para melhorar a qualidade de vida dos usuários. Mas, você sabe realmente como funciona e como poder explorar 100% toda a potência deste dispositivo? Não? Então continue lendo!

Como funciona o smartwatch?Os smartwatches podem funcionar de forma independente, isto é, através de aplicativos para smartwatch o usuário pode realizar toda a configuração e personalização do relógio sem ter que estar sempre conectado a um celular. No entanto, existem muitos modelos que dependem da conectividade com um smartphone. Isto faz com que seja necessário saber como sincronizar o relógio ou smartwatch no celular. No primeiro caso, é mais simples, porém alguns apps nãos sejam compatíveis com algumas marcas e isso torna mais complicada a usabilidade do produto. Já no segundo caso, também existem configurações específicas do celular e do próprio relógio. Sabendo disto, preparamos uma lista com os relógios mais populares e um tutorial para cada um deles sobre como conectar o smartwatch no celular.

conectar smartwatch no celular

Como conectar o smartwatch no celular

O smart watch (ou smart band) poderá ser conectado nos celulares dos dois principais sistemas operacionais do mercado: Android (Samsung, Motorola, Sony, etc.) e iOs (iPhone). O smartwatch iPhone funciona através do sistema operacional WatchOS. Já os celulares Android (e alguns iOS) fazem a conexão com o bracelete inteligente através do app WearOS do Google.

O Google tem seu próprio aplicativo do Wear OS para conectar seus wearables. Acontece, nesse caso, que não é a mesma coisa conectar um relógio com o Wear OS que sincronizar com outro aplicativo, embora ambos sejam compatíveis com o Android.

As funções compatíveis podem variar dependendo do relógio, telefone ou o país. O Assistente do Google está disponível somente para alguns países e idiomas. Por isso verifique se o seu celular é compatível

Segundo o Google, o Wear OS by Google funciona com celulares com Android 6.0 ou superior (excluindo a edição Go) ou iOS 10.0+ ou superior. Mesmo assim, há casos específicos e para verificar se seu smartwatch é compatível com o WearOs, basta acessar g.co/WearCheck com seu celular Android ou iOS.

Caso seu aparelho seja compatível você vai receber uma mensagem como a mostrada abaixo.

sincronizar relógio com o celular

Por último, verifique também se as atualizações do Wear Os são compatíveis com o seu dispositivo. Muitas vezes, os updates mais recentes fazem com que não possa ser realizada a conexão do seu smartwatch com o seu celular. Seguindo a lista disponibilizada pelo Google, para a nova versão do Android Wear Oreo (8.0), os relógios que são compatíveis são:

  • Diesel Full Guard
  • Emporio Armani Connected
  • Fossil Q Founder 2.0
  • Fossil Q Marshal
  • Fossil Q Wander
  • Fossil Q Control
  • Fossil Q Explorist
  • Fossil Q Venture
  • Guess Connect
  • Gc Connect
  • Huawei Watch 2
  • LG Watch Sport
  • LG Watch Style
  • Louis Vuitton Tambour
  • Michael Kors Access Bradshaw
  • Michael Kors Access Dylan
  • Michael Kors Access Grayson
  • Michael Kors Sofie
  • MIsfit Vapor
  • Montblanc Summit
  • Hugo BOSS Touch
  • Movado Connect
  • Nixon Mission
  • Skagen Falster Smartwatch
  • TAG Heuer Connected Modular 45
  • Tommy Hilfiger 24/7 You

Contudo, mesmo que os relógios sejam compatíveis com o Wear OS (antes cunhado como Android Wear), alguns também contam com aplicativos adicionais para melhorar a experiência de usuário. Por isso, recomendamos conferir nossas dicas para comprar um smartwatch.

Apps para configurar smart watch
Nome do App Funções Avaliação
Notificação Smartwatch Sync e Blueetooth Sincronização Notificação Smartwatch Sync e BlueetoothNotificação Smartwatch Sync e BlueetoothNotificação Smartwatch Sync e BlueetoothNotificação Smartwatch Sync e BlueetoothNotificação Smartwatch Sync e Blueetooth
Watch Droid Phone Notificações
Música
Compartilhar arquivos
Controle da câmera
Watch Droid PhoneWatch Droid PhoneWatch Droid PhoneWatch Droid PhoneWatch Droid Phone
PWatch Connector Clima
Lembretes
Redes sociais
Email
Calendário
PWatch ConnectorPWatch ConnectorPWatch ConnectorPWatch ConnectorPWatch Connector
FunDo Pro Contador de passos
Batimento
FunDo ProFunDo ProFunDo ProFunDo ProFunDo Pro

É válido lembrar que existem marcas de relógios smart que têm seu próprio app para sincronizar com o celular. Os relógios com aplicativo próprio para parear com o celular são:

Sincronização smartwatch com o celular
Marca Aplicativo
Smartwatch Samsung Galaxy Wearable
Smartwatch Sony Lifelog
Smartwatch Motorola Motorola Connect
Smartwatch Apple Watch

Os smartwatches Asus e Pebble funcionam com o Wear Os e os da marca Sony podem funcionar com ambos, WearOs e o app próprio LifeLog.

No caso dos relógios chineses, geralmente eles vêm com uma caixa para o usuário escanear o código QR através do celular. Depois ele encaminha o usuário para baixar um app próprio do relógio. Existem alguns aplicativos compatíveis com relógios Android que você pode baixar e seguir o passo a passo sobre como configurar o smart watch. Eles são:

Smartwatch Android

smartwatch android

No mercado existem várias opções de relógios smartwatch Android para você comprar e sincronizar com seu celular. Nestes tutoriais que preparamos para você, você vai como sincronizar os relógios das seguintes marcas.

  1. Samsung
  2. Sony
  3. Motorola
  4. Xiaomi
  5. Huawei
  6. Apple

Smartwatch Samsung - Como sincronizar com o smartphone

logo samsung

Os relógios inteligentes da marca Samsung têm seu próprio aplicativo, o Galaxy Wearable, que somente está disponível para aparelhos com Android 6.0 ou superior. Vale lembrar que o app Galaxy Wearable não pode ser utilizado em tablets e não suportam o Wear OS. O aplicativo Galaxy Wearable somente está disponível para Android, e você vai poder baixar ele através da Play Store. É necessário conectar o app com o seu relógio smartwatch Samsung para ter direito a todas as funcionalidades.

Algumas funcionalidades do app Galaxy Wearable são: conexão de aparelhos celulares, configurações do smartwatch, baixar e configurar apps, rastrear o seu smart watch e muito mais. O app da Samsung para relógios inteligentes foi desenvolvido para os modelos Galaxy Watch, Gear S3, Gear S2, Gear Fit2, Gear Fit2 Pro e Gear IconX. Veja abaixo como sincronizar seu smartwatch Samsung com o celular.

  1. Baixar o app Samsung Galaxy no seu celular
  2. O código vai te encaminhar para o aplicativo: Mi Fit
  3. Ativar o Bluetooth do celular
  4. Tocar em Iniciar
  5. Escolher seu celular na tela (se não encontrar, toque em "O meu não está aqui"
  6. Toque em Ligar e siga as instruções da tela

Smartwatch Sony - Como sincronizar com o celular

Sendo compatível com o Wear Os do Google para sincronizar seu celular com o smartwatch Sony, você deverá seguir os seguintes passos:

  • Sincronizar Smartwatch Sony com Android Wear
  • Comprovar que seu celular seja compatível com o app.
  • Baixar o aplicativo para iOS ou Android
  • Ativar o Bluetooth
  • Ligar o smartwatch
  • No app Wear OS, você receberá uma mensagem para iniciar a sincronização
  • Escolher um idioma e aceitar os Termos de Serviço
  • O Wear OS vai começar a "parear" com seu relógio
  • Quando aparecer o nome do seu relógio, faça a sincronização
  • Se quiser, você pode conectar vários relógios com o seu celular (esta opção não está disponível para o iPhone).

Caso você não consiga fazer a sincronização, saiba que o relógio Sony tem também um aplicativo próprio para fazer a ligação com o celular, o Lifelog, com o qual você poderá ter a análise de sono, contador de passos e informações úteis sobre o comportamento do usuário.

Smartwatch Motorola - Como conectar ao celular

Xiaomi e Samsung têm um aplicativo próprio, e o smartwatch da Motorola, também. A diferença é que o Motorola é compatível também com o Wear OS do Google.

Veja logo abaixo como conectar seu relógio ao Wear OS.

  • Sincronizar Smartwatch Motorola com Android Wear
  • Verificar que seu telefone é apto para usar o Wear OS.
  • Fazer o download do aplicativo
  • Ligar o Bluetooth
  • Ligar o relógio inteligente
  • No aplicativo Wear OS, você vai ver um aviso de que a sincronização será iniciada
  • Selecionar uma língua para a interface e aceitar os Termos de Serviço
  • O app Wear OS vai iniciar a conexão com seu relógio smart
  • Esperar até aparecer o nome do seu dispositivo e faça a conexão
  • Caso queira, você pode conectar vários smartwatches com o seu celular.

Se não funcionar, bem devido ao modelo de celular ou o smartwatch que você comprou, baixe e instale o app Motorola Connect.

Aplicativo para Smartwacth

aplicativo para smartwatch

Na Google Store você vai poder encontrar milhares de aplicativos que funcionam perfeitamente em um celular Android, e muitos deles até são compatíveis com iPhone. Confira abaixo a lista que preparamos com os melhores aplicativos para smartwatch deste ano:

  1. Wearfit: Wearfit é um aplicativo para conectar com seu smart bracelet e com ele você pode medir os passos diários, as horas de sono, lembretes das mensagens SMS, redes socais, quantidade de oxigênio, pressão sanguínea e até te dá dicas para ter uma vida mais saudável.
  2. Bubble Cloud (Wear OS): Com Android Wear 2.0, app Bubble Cloud permite alterar os ícones e personalizar o smartwatch como você quiser.
  3. Facer Watch Faces: Com este app para relógio smartwatch você vai conseguir também personalizar seu relógio Android Wear ou Tizen. Ele inclui mais de 100.000 amostras grátis e premium, e permite criar suas próprias customizações.
  4. Yoho Sports: Focado na saúde do usuário, este app tem uma nota de 3,5 na Google Store e ajuda as pessoas a controlar melhor seus movimentos e integra também estatísticas do sono.
  5. Da Fit: Além das funcionalidades de controle da saúde e qualidade de sono, o Da Fit te permite personalizar as notificações de chamadas recebidas no seu telefone.
  6. PhotoWear Photo Watch Face: Este app é feito para quem precisa inserir suas fotos favoritas no smartwatch. Com ele você pode escolher até 9 novos da galeria do seu celular.
  7. ZeWatch4: Com ele você poderá fazer compras usando o seu pulso! Elegante e dinâmico, este app também permite rastrear seu smartphone e controlar música de forma remota, entre outras funcionalidades, vale a pena conferir. Vale lembrar que ele somente é válido para os relógios MyKronoz ZeWatch4 e ZeWatch4HR.

Smartwatch chinês

Como já foi dito anteriormente, na maioria dos casos, os relógios procedentes da China, quando são enviados, possuem um código QR que leva diretamente o usuário a baixar o aplicativo.

Saiba então como configurar smart bracelet da China para as duas principais marcas do mercado chinês no Brasil: Xiaomi e Huawei.

Smartwatch Xiaomi - Como sincronizar com o celular

sincronizar relógio com o celular

Provavelmente a gama mais popular da marca Xiaomi foi a Amazfit Bip. Esta gama foi lançada pela empresa chinesa há pouco tempo e você poderá ter as melhores funcionalidades do smartwatch, e conectar ele com seu celular, através do app próprio da Xiaomi, o Mi Fit..

Com ele, você poderá consultar o clima ou a hora, analisar a qualidade do seu sono, medir o batimento cardíaco, lembres do WhatsApp, e-mails ou chamadas recebidas.

O Mi Fit está disponível para Android e iOS e para conectar ele com seu celular, siga estes passos:

  1. Escanear o código das instruções do Xiaomi
  2. O código vai te encaminhar para o aplicativo: Mi Fit
  3. Ativar o Bluetooth do celular
  4. Abrir o aplicativo do Mi Fit
  5. Escolher o relógio que pretende sincronizar.
  6. Depois, confirme o relógio escolhido e comece a sincronização
  7. Vai demorar uns 5 minutos em atualizar o relógio no seu celular.
  8. Pronto, você já terá o seu AmazfitBip conectado ao smartphone!

Smartwatch Huawei - Como conectar com o smartphone

Para fazer a conexão do seu smartwatch Huawei com seu celular, siga os passos gerais da sincronização via app Google Wear OS.

  • Sincronizar Smartwatch Huawei com WearOS by Google
  • Veja aqui se seu telefone é compatível com o Wear Os.
  • Faça o download do app WearOs para Android ou iPhone
  • Ative o Bluetooth
  • Ligue seu smartwatch
  • No app Wear OS, veja a mensagem de que será iniciada a sincronização
  • Selecione um idioma para a interface e aceite os Termos de Serviço
  • O aplicativo do Google iniciará a sincronização com o relógio
  • Aguarde e depois toque no nome do seu relógio para iniciar a conexão

A empresa chinesa vem crescendo no mercado dos wearables e que apresentar ainda mais modelos, com mais funcionalidades, no mercado, possibilitando ainda o uso de qualquer aplicativo para smartwatch chinês, para personalizar seu relógio da China.

Confira você mesmo alguns dos últimos lançamentos da marca para este ano

  1. HUAWEI Band 4
  2. HUAWEI WATCH GT 2
  3. HUAWEI WATCH GT
  4. HUAWEI Band 3

Smartwatch Apple

Sabendo que tudo o que é lançado pela Apple é diferente, se você optou por comprar um Smartwatch Apple, mais conhecido comercialmente por Apple Watch, não espere que ele vá funcionar com todos os aplicativos da mesma forma que um relógio Android.

Por outro lado, os aplicativos do Apple Watch costumam ser os que melhor reputação tem para os usuários, bem como as funcionalidades de personalização do relógio smart Apple.

Confira abaixo como sincronizar seu smartwatch no iPhone.

Como configurar o Apple Watch


logo iphone

Com um sistema completamente diferente do resto de relógios smart que já vimos, o AppleWatch apresenta outra forma de configurar e conectar o relógio ao iPhone. Antes de ir correndo para a loja comprar o Apple Watch, vale lembrar que este dispositivo somente é compatível com celulares iPhone e, mesmo que possa ser sincronizado com o Wear Os, alguns modelos não possuem todas as funcionalidades.

Para sincronizar o Apple Watch com seu celular, siga estes passos:

  1. Certifique-se de que o seu Apple Watch tenha a bateria completa (100%)
  2. Ative o bluetooth no seu iPhone
  3. Conecte seu iPhone à rede WiFi
  4. Ligue o Apple Watch apertando durante uns segundos o botão lateral até aparecer o ícone da maçã
  5. Coloque o Apple Watch perto do seu celular
  6. Escaneie a tela do Apple Watch com seu celular
  7. Configure os ajustes do seu Apple Watch
  8. Crie um código
  9. Escolha as características e os apps
  10. O iPhone vai iniciar a sincronização com o Apple Watch
  11. Aguarde até a ligação ser feita

Os relógios da Apple Watch não possuem, de base, nenhuma funcionalidade se não ligarmos ele ao iPhone ou aparelho da Apple. Com ele você vai poder:

  1. Personalizar a esfera
  2. Sincronizar apps
  3. Ativar os dados móveis
  4. E muito mais

Mas, então, o que você não vai poder fazer com o Apple Watch? Existem aplicativos externos como WhatsApp, Spotify ou Uber que não têm ativas as funcionalidades básicas como ver as conversas, listas de reprodução ou solicitar um carro.

Actualizado em