Guia Geral | Como cancelar meu Plano de TV?

Como cancelar meu Plano de TV
Como cancelar meu Plano de TV

Realizar o cancelamento de um serviço nem sempre é fácil. Quem nunca teve que passar horas no telefone para conseguir cancelar um plano ou serviço? Pensando nisso, reunimos as informações mais importantes para que você possa cancelar sua TV por assinatura sem dor de cabeça.



tv-por-assinatura

TV por assinatura

Nem sempre estamos satisfeitos com os serviços que contratamos, ainda mais quando falamos dos serviços de telecomunicações que utilizamos quase que 24 horas ao dia. As vezes também, acabamos conhecendo novas ofertas e queremos mudar de operadora ou de plano e precisamos cancelar os serviços já contratados, o que faz dessa tarefa uma missão quase impossível.

Pensando em ajudar aos consumidores e facilitar a resolução dessa tarefa, a equipe da Podecomparar reuniu aqui todas as informações para que você saiba como cancelar sua TV a cabo ou, como também conhecida, TV por assinatura da maneira mais rápida e fácil! Confira como cancelar a TV por assinatura de todas as operadoras do Brasil.

Como cancelar TV por assinatura

cancelamento tv por assinatura

Cancelar um serviço nem sempre é fácil. Os brasileiros estão acostumados a ter que enfrentar a burocracia imposta pelas empresas na hora de solicitar o cancelamento de algum plano ou pacote de serviços, sendo obrigado a passar horas falando com atendentes.

A Anatel trabalha para diminuir a burocracia e melhorar a relação entre os consumidores e empresas. Em julho de 2014, foi implementada a determinação para que as operadoras de telecomunicações possibilitassem o cancelamento dos serviços contratados pelo atendimento automático ou, como também conhecido, pelo autoatendimento discando a opção que corresponde ao cancelamento, podendo também ser possível solicitá-lo pelo site da operadora.

 

Direitos do consumidor ao cancelar plano de TV

 

Antes de você conhecer as maneiras de cancelar sua TV por assinatura, conheça seus direitos e deveres, assim como os das operadoras.

direitos consumidor

As leis estabelecidas para os serviços de telecomunicações visam proteger os clientes de possíveis abusos, mas também fazem com que as operadoras tenham claras regras de atuação, buscando criar uma relação justa entre consumidores e empresas.

Posso cancelar quando eu quiser?

O primeiro ponto que todos os consumidores devem saber é que o direito de liberdade de escolha especifica que os clientes poderão mudar ou cancelar os serviços no momento que quiser, devendo respeitar as clausulas do contrato, o que pode ter como consequência o pagamento da multa por cancelamento antes do prazo de permanência mínima.

Contrato de permanência mínima e multas

Um detalhe importante é que esse prazo tem que ser claramente especificado antes da assinatura do contrato de permanência, que deve vir atribuído a alguma vantagem ou benefício para o consumidor, tendo como prazo limite de 1 ano de fidelização. A multa por quebra do contrato de permanência deve ser proporcional ao tempo restante da fidelização, podendo ou não ter uma taxa por quebra de contratado, além da multa.

tv cancelamento sem multa

Quando posso cancelar sem pagar multa?

Caso a operadora descumpra alguma de suas obrigações durante a prestação dos serviços dá ao cliente o direito de cancelar sem pagar multas.

A seguir te contamos as três situações em que você pode solicitar o cancelamento do seu plano de TV sem ter que pagar multas.

  • Quando posso cancelar sem ter que pagar multa?
  • Planos sem fidelidade
  • Cancelamento depois do prazo de fidelidade
  • Serviço mal prestado - mesmo que dentro do prazo de permanência mínima

Quanto tempo demora para realizarem o cancelamento?

cancelamento tv

As prestadoras dos serviços de TV por assinatura possuem o prazo de até 2 dias úteis para realizar o cancelamento quando solicitado via atendimento automático e, quando solicitado por via do atendimento telefônico, deve ser realizado imediatamente. Esses prazos podem variar pelo serviço contratado ou pelo tamanho da operadora. Anote a seguir os pontos que você deve se atentar ao ter que cancelar sua TV por assinatura.

  • O que devo saber para cancelar TV por assinatura?
  • O consumidor poderá mudar de plano ou cancelar quando quiser
  • Verificar se os serviços foram contratos com ou sem fidelização
  • A operadora poderá cobrar multa por quebra do Contrato de Permanência
  • Se existe algum tipo de pendência para com a operadora
  • Se a ligação cair durante o atendimento, a operadora deverá retornar
  • A operadora é obrigada a te fornecer o número do protocolo de atendimento

Para que você não se complique, conheça bem os seus direitos, mas também saiba quais são suas obrigações. Normalmente as operadoras preferem melhorar as ofertas e planos para aqueles clientes que tem conhecimento desse tipo de informação e buscam negociar para resolver o motivo da insatisfação que o levava a solicitar o cancelamento, evitando assim perder o cliente.Conheça agora como cancelar a TV por assinatura por cada operadora.

vivo

Como cancelar Vivo TV

Se você é cliente da operadora Vivo e quer saber como cancelar a Vivo TV, saiba que você pode solicitar o cancelamento pessoalmente nas lojas físicas da Vivo, por telefone ou online, através do Meu Vivo ou site da operadora. A seguir te explicamos como solicitar o cancelamento da Vivo TV.




  • Maneiras de cancelar Vivo TV
  • Lojas Vivo - Leve com você seu RG e CPF e peça ao atendente que cancele seu plano Vivo TV.
  • Atendimento Vivo - Ligue para o número 106 15, escolha a opção "atendimento", informe os dados solicitados e escolha a opção "cancelamento". Se você também for cliente Vivo fixo, ligue para 103 15.
  • Meu Vivo - Acesse a seção "Atendimento" e escolha a opção "Cancelamento".

Caso você tenha utilizado algum equipamento da Vivo para os serviços de TV por assinatura, será necessário fazer a devolução, sendo de responsabilidade da operadora recolher os equipamentos em até 30 dias. O cliente deverá preencher o formulário para a devolução depois de solicitar o cancelamento, porque será preciso informar o número de protocolo da solicitação no formulário.

claro

Claro TV cancelamento

A operadora Claro oferece várias maneiras para que seus clientes possam solicitar o cancelamento da Claro TV. Confira a seguir todas as formas de solicitar o cancelamento através do atendimento Claro TV.

CANAIS DE ATENDIMENTO PARA CANCELAMENTO - CLARO TV
10699 (ligação gratuita)
0800 970 2150 (para deficientes auditivos)

Para solicitar o cancelamento via atendimento telefônico tenha em mãos o número do CPF do titular.

Você pode optar por solicitar o cancelamento diretamente em uma das lojas Claro. Será necessário apresentar os documentos de RG e CPF do titular do contrato. Os clientes Claro TV também podem cancelar os serviços da operadora através dos seus canais de autoatendimento, sendo por telefone, SMS ou pelo aplicativo Minha Claro.

Como cancelar Claro TV pelo autoatendimento

Autoatendimento
  1. Digite e ligue para *1052# com o celular
  2. Aparecerá na tela do celular uma mensagem com opções de serviços
  3. Selecione a opção para cancelamento e siga as orientações
  4. Anote o protocolo e aguardo ser cancelado

Como cancelar Claro TV por SMS

  1. Envie um SMS com a palavra SAIR para o 106 99 pelo celular do titular da conta
  2. Aguarde a operadora realizar o cancelamento
  3. Anote o número de protocolo que será enviado por SMS

Como cancelar Claro TV pelo aplicativo Minha Claro

  1. Faça login no aplicativo Minha Claro com seu CPF ou CNPJ e senha
  2. Escolha a opção "Claro TV" no menu principal
  3. Toque na opção "Cancelamento"
  4. Anote o número de protocolo e fique atento ao prazo de cancelamento
net

Como cancelar Net TV

Os clientes Net contam com três canais de atendimento para realizar o cancelamento dos serviços contratados, sendo possível também cancelar apenas um dos serviços contratados, como no caso a TV por assinatura da Net.

Como cancelar Net TV pelo telefone

  1. Disque e ligue para o número 10621
  2. Informe o CPF do titular da conta ou número do contrato
  3. Escolha a opção 7, "Cancelamento"
telefones cancelamento net

Como cancelar Net TV pelo Portal Net (Fale conosco)

  1. Acesse com seu usuário e senha o Portal Net
  2. Preencha o formulário e escolha o serviço (Net TV)
  3. Escolha a opção "categoria" e clique em "solicitação"
  4. Na opção "subcategoria", clique em "cancelamento"
  5. Escreva sua mensagem solicitando o cancelamento e envie

Como cancelar Net TV pelo site e aplicativo Minha Net

  1. Faça login no aplicativo Minha Net com seu usuário e senha
  2. Escolha a opção "Atendimento" no menu principal
  3. Toque na opção "Cancelamento" e clique em "cancelar contrato"
  4. Anote o número de protocolo e fique atento ao prazo de cancelamento

Ao solicitar o cancelamento, tenha sempre em mãos os dados do titular da conta e anote o protocolo da solicitação ou atendimento.

oi

Como cancelar Oi TV

Se chegou a hora de cancelar sua Oi TV ou mudar de plano, saiba que você pode solicitar o cancelamento por telefone ou pelo aplicativo Minha Oi. Normalmente, as operadoras tentam fazer com que o cliente não cancele o contrato oferecendo ofertas mais baratas ou melhores, por isso fique atento com as taxas de mudanças de plano, caso você desista de cancelar.

Como cancelar Oi TV pelo telefone

  1. Disque e ligue para o número 10631
  2. Siga as instruções que serão dadas para realizar o cancelamento
  3. Explique ao atendente os motivos e solicite o cancelamento

Como cancelar Oi TV pelo aplicativo Minha Oi

oi tv
  1. Faça login no aplicativo Minha Oi com seu usuário e senha
  2. Selecione no canto superior direito o plano de TV por assinatura
  3. Escolha a opção "cancelamento de produtos"
  4. Você precisará preencher o formulário de cancelamento
  5. Ao final clique em "Solicitar o cancelamento"
  6. Anote o número de protocolo e fique atento ao prazo de cancelamento

Seu plano é um dos combos Oi, que inclui TV por assinatura? Ligue para o número da Oi destinado ao seu estado e solicite o cancelamento.

TELEFONES PARA CANCELAMENTO - COMBOS OI
10331 para os estados AL, AM, AP, BA, CE, ES, MA, MG, PA, PB, PE, PI, RJ, RN e RR.
10314 para os demais estados
sky

Como cancelar Sky TV

Para cancelar os serviços da sua Sky TV você pode optar por solicitar o cancelamento por telefone ou pela Internet de maneira fácil e rápida.

Como cancelar Sky TV pelo telefone

Ligue para um dos números abaixo e entre em contato com um dos atendentes da Sky, solicite o cancelamento e siga as orientações.

TELEFONES PARA CANCELAMENTO SKY TV
10611 (ligação gratuita)
0800 701 1200 (para deficientes auditivos)
horario atendimento

Horário Atendimento Sky

Segundas - Sextas: 24h
Sábados, Domingos e Feriados: 08h00-18h00.

Como cancelar Sky TV pela Internet

Você pode realizar o cancelamento do seu plano Sky TV acessando a área de cliente no site da Sky ou utilizando o recurso do "CHAT", onde um atendente te orientará a realizar o cancelamento. Confira abaixo o passo a passo para cancelar seu plano pelo site da Sky

  1. Faça login na página da Sky com seu CPF e senha
  2. Acesse "Meu pacote"
  3. Selecione a opção "Cancelamento"
  4. Anote o número de protocolo e fique atento ao prazo de cancelamento
algar telecom

Como cancelar Algar TV

Os clientes da operadora Algar Telecom contam com diversos meios de atendimento, podendo entrar em contato com a operadora por telefone, SMS, WhatsApp, redes sociais, pela Internet, aplicativo e, claro, nas lojas físicas. A seguir te explicamos todas as maneiras para solicitar o cancelamento da sua Algar TV.

Como cancelar Algar TV pelo telefone

Entre em contato com a operadora Algar pelo telefone 10312, converse com o atendente e solicite o cancelamento do seu plano.

Como cancelar Algar TV pelo WhatsApp

Você também pode solicitar o cancelamento da sua Algar TV via WhatsApp enviando uma mensagem para o número +5534998840123 e conversará com um atendente ao qual você poderá solicitar o cancelamento.

Ao solicitar o cancelamento, tenha sempre em mãos os dados do titular da conta e anote o protocolo da solicitação ou atendimento.

Como cancelar Algar TV pela Internet

  1. Faça login na página da Algar com seu CPF e senha
  2. Selecione a opção "Cancelamento" e siga as orientações que aparecerão na tela
  3. Anote o número de protocolo e fique atento ao prazo de cancelamento

Como cancelar Algar TV pessoalmente

Para cancelar o seu plano de TV por assinatura da operadora Algar, vá na loja mais próxima a você e com os documentos do titular da conta em mãos, solicite o cancelamento ao atendente. Segundo a operadora, o cancelamento feito na loja pode demorar de 12 à 60 horas para ser confirmado.

multiplay

Como cancelar Multiplay TV

Para cancelar o seu plano da Multiplay TV, você pode optar pelo atendimento por telefone, via Internet ou presencial. Conheça os números de atendimento da Multiplay e seus canais digitais de atendimento.

Como cancelar Multiplay TV pelo telefone

Entre em contato com a operadora através dos telefone de atendimento e solicite ao atendente o cancelamento do plano. Lembre de ter os dados do titular da conta em mãos na hora do atendimento.

TELEFONE ATENDIMENTO MULTIPLAY
10660 (ligação gratuita)
85 2010 1010 (central de vendas)
0800 275 7740 (deficientes auditivos)

Como cancelar Multiplay TV pela Internet

Para solicitar o cancelamento da sua Multiplay TV pelo site da operadora, preencha o formulário de ocorrências na área de atendimento do site e a operadora entrará em contato com você para realizar sua solicitação de cancelamento.


cancelamento

Como cancelar Multiplay TV pelo aplicativo

Através do aplicativo Multiplay Telecom você poderá conversar com um dos atendentes da operadora pelo CHAT de atendimento. Acesse o aplicativo com seu login e senha, toque na opção do CHAT de atendimento e envie sua mensagem com a solicitação de cancelamento. Em instantes um atendente te responderá e dará inicio ao processo de cancelamento.

Como cancelar Multiplay TV pessoalmente

Se você preferir, você pode também ir diretamente a uma loja da operadora Multiplay Telecom e solicitar o cancelamento ao atendente. A seguir facilitamos alguns dos endereços das principais lojas da Multiplay.

ATENDIMENTO MULTIPLAY
Endereço Multiplay Fortaleza: Rua Vicente Leite 2266, 60170-151, Dionísio Torres (Fortaleza)
Endereço Multiplay Eusébio: Av. Eusébio de Queiroz, 101, Loja 30, 61760-000, Eusébio (Fortaleza)
Endereço Multiplay Maracanaú (Agente Autorizado): Av. Padre José Holanda do Vale, 1930 - 61912-010 (Maracanaú, Fortaleza)
Nossa TV

Como cancelar Nossa TV

A operadora Nossa TV disponibiliza três canais de atendimento para que seus clientes possam realizar o cancelamento dos planos. Se você quer cancelar seu plano da Nossa TV, saiba que pode ser feito por telefone, Internet ou indo pessoalmente na loja física. É importante lembrar que você precisará devolver os equipamentos para a operadora em perfeito estado, correndo o risco de ter que pagar multa pela não devolução. Confira agora como você pode cancelar o plano da Nossa TV.

Como cancelar Nossa TV pela Internet

Além da já conhecida área do cliente no sites das operadoras, outra opção de atendimento rápida e fácil é pelos CHATS disponíveis em seus canais digitais de atendimento. Veja o passo a passo para solicitar o cancelamento do seu plano Nossa TV.

Atendimento Nossa TV
  • Acesse a página web da Nossa TV
  • Escolha a opção "Fale Conosco"
  • Preencha o formulário de cadastro com todas as informações solicitadas
  • Insira que deseja realizar o cancelamento do plano
  • Aguarde a resposta da Nossa TV

Como cancelar Nossa TV por telefone

Para solicitar o cancelamento da Nossa TV por telefone, basta você ligar para número 0800 724 3454 e seguir as orientações do atendente.

Como cancelar Nossa TV pessoalmente

Para os clientes da cidade do Rio de Janeiro que querem o atendimento mais direto, é possível ir até o ponto de atenção ao cliente pessoal. Veja a baixo o endereço:

Atendimento Pessoal Nossa TVEstrada dos Bandeirantes, 1000, 22710-113, Taquara – Jacarepaguá (Rio de Janeiro)

Como cancelar Unifique TV

O cancelamento dos planos de TV por assinatura da Unifique pode ser realizado através dos seus canais de atendimento da Unifique ou diretamente nas lojas.

Como cancelar Unifique TV por telefone

Entre em contato com a operadora gratuitamente através do número 0800 da Unifique e solicite o cancelamento do seu plano de TV por assinatura.

CENTRAL DE RELACIONAMENTO UNIFIQUE
0800: 0800 872 0001
WhatsApp Cobrança e Suporte: (47) 3380-0800 *apenas mensagem de texto
Suporte 24h: (47) 3380-0800
Televendas: (47) 3380-0800

Como cancelar Unifique TV pessoalmente

Você pode ir diretamente a uma das lojas autorizadas da Unifique para solicitar o cancelamento do seu plano. Conheça o endereço da Unifique Timbó e das outras unidades de atendimento da Unifique.

Endereço Unifique Timbó:Rua Duque de Caxias, 831, Centro (Timbó - SC)

cabo telecom

Como cancelar Cabo TV

Você, cliente da operadora Cabo Telecom, que está buscando como solicitar o cancelamento do seu plano de TV por assinatura, saiba que você pode estar realizando o cancelamento através de um dos canais de atendimento da Cabo Telecom. Conheça agora todos os canais de atendimento da operadora.

Como cancelar Cabo TV por telefone

Ligue para um dos telefones de atendimento da Cabo Telecom para falar com o atendente e solicitar o cancelamento do seu plano.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE (SAC)
(84) 2010-2010 ou 10600
ATENDIMENTO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS
0800 884 5961

Como cancelar Cabo TV pessoalmente

Se você é uma das pessoas que prefere resolver esse tipo de coisa pessoalmente, encontre a loja da operadora Cabo Telecom mais próxima e solicite ao atendente o cancelamento da sua TV por assinatura da Cabo Telecom. Para economizar seu tempo, te dizemos os endereços de 4 lojas da Cabo Telecom:

  1. Matriz Cabo Telecom: Rua Senador José Ferreira de Souza, 1.916, Candelária, Natal-RN
  2. Cabo Telecom Alecrim:Rua dos Paianazes, 1377 - Alecrim, Natal-RN. Shopping 10 Natal- Loja 10
  3. Cabo Telecom Parnamirim: Rua Sargento Norberto Marquês, 148, Centro, Parnamirim-RN
  4. Cabo Telecom Zona Norte: Rua Ilhéus, 158, Potengi, Natal-RN
brisanet

Como cancelar Brisanet TV

Os clientes da operadora Brisanet contam com os telefones dos canais de atendimento para solicitarem o cancelamento dos planos contratados. A seguir você pode conhecer os telefones para contato da Brisanet e através deles solicitar o cancelamento da sua TV por assinatura da Brisanet.

Como cancelar Brisanet TV por telefone

Cancele seu plano de TV por assinatura solicitando ao atendente da Brisanet dos serviços de atendimento ao cliente. Ligue para um dos números abaixo e fale diretamente com o atendente.

SAC - SERVIÇO ATENDIMENTO AO CLIENTE
0800 281 3017
Ligações desde CE: (88) 3447-6300
Ligações desde RN: (84) 3317-8750
WHATSAPP
(88) 98126-7517
OUVIDORIA
0800 281 4000
consumidor nervoso imagem

Problemas com o cancelamento? Saiba o que fazer

Mesmo depois de entrar em contato com a operadora você segue sem conseguir cancelar sua TV por assinatura? Não se preocupe, saiba que as operadoras de telecomunicações contam com setores de Ouvidoria para que seus clientes possam relatar queixas e problemas com os serviços e solicitações, como por exemplo de cancelamento de plano.

Selecione abaixo a sua operadora de TV por assinatura e conheça seus canais de atendimento e contatos com a Ouvidoria, para que você possa informar o problema ou a demora no cancelamento do seu plano.

Telefones para contactar com as Ouvidorias das Operadoras

Saiba tudo sobre as centrais de atendimento das operadoras:

Antes de entrar em contato com a Ouvidoria da sua operadora de TV por assinatura tenha em mãos os protocolos de atendimento.

reclamação

Como fazer uma reclamação na Anatel

Se o estresse gerado entre o cliente e a operadora parecer não ter mais solução ou então o cliente já tenha tentado solucionar seu problema através de todas as maneiras explicadas aqui, saiba que é possível realizar uma reclamação na Anatel para que possam intermediar o problema. A reclamação na Anatel deve ser feita pelo titular do contrato.

Como fazer uma reclamação na Anatel por telefone

Siga o passo a passo de como fazer uma reclamação na Anatel:

  • Ligue para o número 1331 e diga que quer abrir uma reclamação
  • Informe ao atendente o número de protocolo de atendimento da operadora
  • Anote o número da sua reclamação feita na Anatel

A operadora tem 5 dias úteis para entrar em contato com você e dar solução ao problema. Sendo que você tem 15 dias para informar a Anatel que sua solicitação ainda não foi atendida.

Como fazer uma reclamação na Anatel pela Internet

Assim como as operadoras, a Anatel possui mais de um canal de atendimento. Saiba agora como fazer sua reclamação pelo site da Anatel.

  • Faça seu cadastro na página da Anatel
  • Registre sua reclamação
  • Não se esqueça de anotar o número da sua reclamação

A Agência Nacional de Telecomunicações também disponibiliza a realização das reclamações através do aplicativo ou presencialmente em uma das agências. Tire suas dúvidas sobre reclamações na Anatel, onde a Agência explica como realiza seus procedimentos.

telefone tim
Precisando de ajuda?

Você pode entrar em contato com nossos consultores para tirar suas dúvidas sobre os serviços e planos da TV por assinatura.

faq-tv-cancelamento

FAQ | Perguntas frequentes sobre o cancelamento da TV por assinatura

O cliente poderá cancelar a TV por assinatura sempre e quando quiser, respeitando as clausulas de quebra do contrato, assim como possíveis multas por prazo de fidelidade.

Para que o consumidor não pague multa pelo cancelamento é necessário já ter terminado o prazo de permanência mínima ou no caso da operadora descumprir com o contrato por serviços mal prestados.

Para cancelar sua Vivo TV ligue para 10615 e para clientes Vivo fixo, ligue 10315.

O número de atendimento da Claro TV é o 10699 (ligação gratuita) ou 0800 970 2150 (para deficientes auditivos).

O número da Net TV é o 10621.

O número da Oi TV é o 10631.

O número da Algar TV é o 10312 ou pelo WhatsApp +5534998840123.

O número do telefone da Sky TV é o 10611 (ligação gratuita) ou 0800 701 1200 (para deficientes auditivos).

O número do telefone da Multiplay TV é o 10660 (ligação gratuita) ou 0800 275 7740 (para deficientes auditivos).

O número do telefone da Nossa TV é 0800 724 3454.

Para saber se você vai precisar pagar ou não a fatura, ligue e pergunte ao atendente da operadora, porque isso vai depender do dia em que você solicite o cancelamento assim como do dia que se renovaria sua franquia.

Actualizado em