Melhor operadora de celular, Internet e TV de Minas Gerais
Desde 2015, a Anatel divulga anualmente uma pesquisa de satisfação e percepção de qualidade realizada com os assinantes de serviços de telecomunicações. Veja, neste artigo, qual a melhor operadora de celular, internet e TV em Minas Gerais.
Destaques - Melhor operadora de Celular, Internet e TV por assinatura em Minas Gerais
Celular Pré-Pago
A Algar Telecom foi a melhor operadora de pré-pago em MG. Conferir planos da Algar Telecom Pré-Pago
Celular Pós-Pago
A Claro foi considera a melhor operadora nos planos de pós-pago. Veja os planos do Claro Pós.
Banda Larga Fixa
A Vivo foi a melhor avaliada na satisfação geral de internet fixa. Conferir planos da Vivo Internet
TV por Assinatura
A Claro teve a melhor nota no fator de satisfação dos planos de TV. Conferir ofertas da Claro TV
Satisfação geral em Minas Gerais- Pré pago
A Satisfação Geral dos usuários de pacotes pré-pagos em Minas Gerais é calculada pela média das notas avaliadas pelos clientes de cada operadora. As notas podem variar de 0 a 10, 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". Veja no gráfico qual a melhor operadora de celular pré-pago em Minas Gerais:
É importante ressaltar que a variável de satisfação geral analisa a experiência do consumidor como um todo (desde o atendimento até os serviços oferecidos).
Segundo o resultado da pesquisa, a operadora Algar Telecom foi considerada a melhor neste serviço em Minas Gerais, seguida por Vivo e Claro.
Melhor operadora em Minas Gerais - Pré pago
Operadora | Satisfação Geral | Oferta e contratação | Funcionamento | Recarga | Canais atendimento | Capacidade de resolução |
---|---|---|---|---|---|---|
- | ||||||
- | ||||||
- | - | - | - | |||
- | - | - | - | - |
Além da satisfação geral do usuário, a pesquisa também avalia outros indicadores: Oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento e capacidade de resolução. Veja a nota de cada prestadora nos indicadores analisados:
Operadora | Satisfação | Oferta e Contratação | Funcionamento | Recarga | Atendimento | Capacidade de Resolução |
---|---|---|---|---|---|---|
7,37 | 7,53 | 7,42 | 7,58 | 7,05 | 5,85 | |
7,28 | 7,27 | 7,64 | 7,00 | 6,01 | 4,99 | |
7,27 | 7,31 | 7,53 | 7,28 | 6,22 | 5,49 | |
6,76 | 6,84 | 7,20 | 6,95 | 7,11 | 5,49 | |
6,74 | 6,82 | 6,89 | 6,68 | 6,87 | 4,98 |
Para que você entenda melhor cada uma, montamos a lista abaixo com uma breve definição do requisitos:
- Oferta e contratação: facilidade de entendimento de todos os serviços e se a operadora cumpre com tudo que promete em suas publicidades
- Funcionamento: capacidade de fazer e receber ligações, qualidade das chamadas, cobertura de internet 3G/4G, conexão a internet 3G e 4G sem queda e a velocidade da internet
- Cobrança: valor cobrado versos serviço prestado
- Canais de atendimento: atendimento via telefone, via internet e nas lojas físicas
- Capacidade de resolução: capacidade da operadora resolver as solicitações dos clientes (cobranças, planos, cancelamento de planos etc)
Sua operadora não foi bem avaliada na sua região? Compare os planos das outras operadoras.
Satisfação geral em Minas Gerais- Pós pago
A satisfação geral dos usuários de ofertas pós-pagas também é calculada pela média das notas dadas para a experiência com o serviço da empresa, com isso se determina qual é a melhor operadora em Minas Gerais.
As notas variam de 0 a 10, na qual 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". Verifique no gráfico abaixo qual prestadora de telecomunicações foi a melhor avaliada em Minas Gerais:
Este indicador mensura a experiência do consumidor com o serviço (atendimento, qualidade dos pacotes, etc).
De acordo com o resultado da pesquisa, a operadora Claro foi considerada a melhor nas ofertas pós-pagas em Minas Gerais, seguida por Vivo e Algar Telecom.
Melhor operadora em Minas Gerais - Pós pago
Operadora | Satisfação Geral | Oferta e contratação | Funcionamento | Recarga | Canais atendimento | Capacidade de resolução |
---|---|---|---|---|---|---|
- | - | |||||
- | - | - | - | |||
- | - | - | - | - | - |
A Pesquisa de Satisfação analisa vários requisitos de qualidade, como: Oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento e capacidade de resolução. Veja a nota que cada operadora recebeu:
Operadora | Satisfação | Oferta e Contratação | Funcionamento | Recarga | Atendimento | Capacidade de Resolução |
---|---|---|---|---|---|---|
7,56 | 7,68 | 7,68 | 7,80 | 7,49 | 6,43 | |
7,32 | 7,34 | 7,55 | 7,34 | 7,32 | 6,20 | |
7,31 | 7,77 | 7,43 | 7,98 | 7,83 | 6,76 | |
7,15 | 7,25 | 7,39 | 7,96 | 7,10 | 6,28 | |
6,53 | 6,40 | 6,46 | 6,92 | 6,33 | 5,55 |
Quer saber o que significa cada um deles? Leia a lista abaixo:
- Oferta e contratação: mede a facilidade de entender os serviços da operadora e se ele entrega tudo que promete
- Funcionamento: mensura a capacidade de fazer e receber ligações, a qualidade das ligações, disponibilidade de 3G/4G, capacidade de conexão ao 3G e 4G sem queda e a velocidade da internet móvel
- Cobrança: compara o preço cobrado e o valor de contrato e facilidade de entendimento da fatura
- Canais de atendimento: analisa todos os canais de atendimento da operadora (atendimento por telefone, internet e lojas físicas)
- Capacidade de resolução: mede a capacidade da operadora de resolver as questões solicitadas pelos clientes
Como a sua operadora foi avaliada em Minas Gerais? Se não muito bem, compare os planos de outras operadoras de telecomunicações.
Satisfação geral em Minas Gerais- Internet
A satisfação geral dos usuários de internet banda larga é calculada pela média das notas dos consumidores para a sua experiência com o serviço da operadora em Minas Gerais.
O clientes pode dar uma nota de 0 a 10, na qual 0 - Totalmente Insatisfeito e 10 - Totalmente Satisfeito. O gráfico a média das notas de cada operadora no indicador de satisfação geral, veja:
A operadora de internet com maior nota em Minas Gerais foi a Vivo, seguida pela NET e Algar Telecom.
Melhor operadora em Minas Gerais - Internet
Operadora | Satisfação Geral | Oferta e contratação | Funcionamento | Recarga | Canais atendimento | Capacidade de resolução | Reparo e Instalação |
---|---|---|---|---|---|---|---|
- | |||||||
- | |||||||
- | - | - | - | - | - | - | |
- | - | - | - | - | |||
- | - | - | - | - | - | - |
A Pesquisa de Satisfação e Percepção de Qualidade da Anatel analisa diferentes fatores em relação aos planos de internet, como:
- Satisfação Geral
- Oferta e contratação
- Funcionamento
- Cobrança
- Canais de atendimento
- Capacidade de resolução
- Reparo e instalação
Veja a nota média de cada empresa nos indicadores e confira qual a melhor operadora de internet em Minas Gerais:
Operadoras | Satisfação Geral | Oferta e contratação | Funcionamento | Cobrança | Canais de atendimento | Capacidade de resolução | Reparo e instalação |
---|---|---|---|---|---|---|---|
7,09 | 7,12 | 7,10 | 7,13 | 7,23 | 6,57 | 7,81 | |
6,81 | 6,97 | 6,70 | 7,43 | 7,12 | 6,08 | 7,03 | |
6,77 | 6,89 | 6,79 | 7,28 | 7,62 | 6,46 | 7,45 | |
6,08 | 6,16 | 6,00 | 5,92 | 6,85 | 5,64 | 6,36 | |
5,97 | 6,74 | 6,06 | 7,27 | 7,65 | 5,86 | 6,78 | |
5,91 | 5,88 | 5,64 | 6,56 | 6,33 | 5,64 | 6,80 |
Para facilitar que você entenda o que significa cada uma das características da internet, veja a lista abaixo:
- Reação do usuário: mede taxa de reclamações, reclamações que foram reabertas e a taxa de reclamações realizadas na Anatel
- Rede: mensura velocidades da internet, velocidade de upload e download
- Atendimento: avalia a qualidade referente ao serviço final prestado
Gostou de como a sua operadora de internet foi avaliada?
Satisfação geral em Minas Gerais- TV por assinatura
A satisfação geral é um dos indicadores mais importantes da pesquisa, por isso é o de maior peso para escolher qual a melhor operadora de TV por assinatura em Minas Gerais. A nota de cada companhia foi calculada fazendo a média das nota atribuídas pelos seus clientes. Este fator avalia a satisfação do consumidor em relação a sua experiência com o plano.
Veja no gráfico a seguir a nota das operadoras:
Vale ressaltar que a nota pode variar de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatifeito" e 10 "totalmente satisfeito". Segundo o resultado da pesquisa, em Minas Gerais, a operadora Claro foi considerada a melhor em TV, em seguida pela Sky e Oi.
Melhor operadora em Minas Gerais - TV por assinatura
Operadora | Satisfação Geral | Oferta e contratação | Funcionamento | Recarga | Canais atendimento | Capacidade de resolução | Reparo e Instalação |
---|---|---|---|---|---|---|---|
- | - | ||||||
- | - | - | - | ||||
- | - | - | - | ||||
- | - | ||||||
- | - | - | - | ||||
- | - | - | - | - |
A Anatel avalia outros indicadores na sua Pesquisa de Satisfação, confira na tabela abaixo qual a melhor operadora de TV por assinatura em casa indicador:
Operadoras | Satisfação Geral | Oferta e contratação | Funcionamento | Cobrança | Canais de atendimento | Capacidade de resolução | Reparo e instalação |
---|---|---|---|---|---|---|---|
7,80 | 7,93 | 8,64 | 7,91 | 7,21 | 6,98 | 7,99 | |
7,22 | 7,35 | 8,61 | 7,02 | 7,05 | 6,20 | 7,00 | |
7,17 | 6,94 | 8,33 | 7,24 | 7,28 | 6,45 | 8,09 | |
7,13 | 7,50 | 7,96 | 7,65 | 7,82 | 7,16 | 8,03 | |
7,06 | 7,33 | 8,13 | 7,56 | 7,25 | 6,59 | 8,05 | |
6,86 | 6,83 | 8,42 | 7,66 | 6,57 | 6,46 | 7,49 |
Todos os indicadores avaliam os mesmos critérios que nos planos de internet.
Sua operadora foi bem avaliada em Minas Gerais? Não, compare os planos das outras prestadoras.
Pesquisa de Satisfação 2019 ANATEL
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) faz uma Pesquisa de Satisfação e Percepção de Qualidade com os usuários de serviços de telecomunicações. O principal objetivo da pesquisa é diminuir anseios dos assinantes, que boa parte das vezes, já passou por alguma experiência ruim com a sua operadora.
Por isso, desde 2015, a Anatel divulga uma pesquisa que avalia vários quesitos dos serviços de:
- Telefonia Móvel (pré e pós)
- Banda larga fixa
- Televisão por assinatura
- Telefonia fixa
Aproximadamente, 90 mil pessoas participam da pesquisa dando notas para as suas operadoras em cada indicador. Os dados são extraídos por meio de entrevistas telefônicas e de maneiras totalmente aleatória. Em 2019, o órgão coletou as informações do dia 9 de julho até novembro. Os resultados, de forma geral, saem no primeiro trimestre do ano. Em 2020, os relatórios foram divulgados no dia 12 de fevereiro. A Agência avaliou clientes de 11 operadoras e a análise é feita a nível nacional e por estado.