Melhor operadora de celular, internet e TV do Rio Grande do Sul
Saiba agora qual foi a melhor operadora de celular (pré e pós), internet e TV por assinatura no estado do Rio Grande do Sul. Reunimos os resultados da Pesquisa de Aferição da Satisfação e Qualidade dos serviços de telecomunicações realizada pela ANATEL no ano de 2019.
Destaques - Melhor operadora de Celular, Internet e TV por assinatura no Rio Grande do Sul
Celular Pré-Pago
A Claro foi avaliada como melhor operadora de pré-pago. Veja os planos da Claro Pré-Pago
Celular Pós-Pago
A Claro teve melhor nota de satisfação nos planos de pós-pago. Veja os planos do Claro Pós.
Banda Larga Fixa
A NET teve melhor desempenho na satisfação geral de internet banda larga. Veja os planos da NET Internet
TV por Assinatura
A Oi teve melhor desempenho no indicador de satisfação dos pacotes de TV. Veja os planos da Oi TV
Satisfação geral no Rio Grande do Sul - Pré-pago
O indicador de Satisfação Geral dos clientes, neste caso dos consumidores dos serviços de telefonia pré-paga no Rio Grande do Sul, é calculado pela média das notas atribuídas a cada operadora pelo entrevistados na pesquisa. A escala é de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". Veja abaixo quais foram as notas de cada uma das operadoras pesquisadas no seu estado:
É importante saber que o indicador de satisfação geral avalia a experiência do cliente como um todo, com o objetivo de descobrir o nível de satisfação dos consumidores, sendo um indicador amplo.
Segundo os resultados da pesquisa de 2019, a operadora Claro obteve a maior nota entre as operadoras pesquisadas sendo considerada a melhor operadora de celular pré-pago no Rio Grande do Sul, sendo seguida pela TIM e Vivo.
Melhor operadora no Rio Grande do Sul - Pré pago
Operadora | Satisfação | Oferta e Contratação | Funcionamento | Recarga | Canais de Atendimento | Capacidade de Resolução |
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A pesquisa da ANATEL investigou também indicadores mais específicos dos serviços, como por exemplo "recarga", para identificar quais são as operadoras com melhores serviços e identificar falhos entre a relação cliente-empresa. Confira a nota que cada operadora recebeu nos indicadores avaliados:
Operadoras | Oferta e contratação | Funcionamento | Recarga | Canais de atendimento | Capacidade de resolução |
---|---|---|---|---|---|
7.66 | 8,07 | 7,91 | 7,75 | 6,86 | |
7,48 | 7,46 | 7,73 | 7,24 | 5,57 | |
7,50 | 7,37 | 7,42 | 7,35 | 6,23 | |
7,02 | 7,40 | 7,49 | 7,40 | 5,62 |
Não sabe o que cada indicador avalia? Descubra na lista abaixo:
- Oferta e contratação: facilidade de entender todos os serviços e se a operadora cumpre com tudo que promete
- Funcionamento: capacidade de fazer e receber ligações, qualidade das ligações, disponibilidade de internet 3G/4G, capacidade de conexão a internet 3G e 4G sem queda e a velocidade de navegação
- Cobrança: preço cobrado na fatura comparado ao valor do contrato e facilidade de compreender a fatura
- Canais de atendimento: atendimento por telefone, internet e nas lojas físicas
- Capacidade de resolução: capacidade da operadora resolver problemas (cobranças, planos, cancelamento de planos etc)
Se a sua operadora não foi bem avaliada na sua região, compare os planos e escolha a que tem melhor custo benefício para você e sua família.
Satisfação geral no Rio Grande do Sul - Pós pago
Da mesma forma que é calculada a satisfação nos planos pré pagos, os clientes de ofertas pós-pagas deram notas para a sua experiência na operadora, a média das notas indica o resultado final da pesquisa para determinar qual a melhor operadora no Rio Grande do Sul.
A nota varia de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". Veja no gráfico a seguir qual operadora foi melhor avaliada no Rio Grande do Sul:
Este indicador avalia a experiência geral do cliente com o serviço (atendimento, qualidade dos planos, etc).
De acordo com a pesquisa, a operadora Claro foi considerada a melhor nos planos pós-pagos no Rio Grande do Sul, logo em seguida pela TIM e Vivo.
Melhor operadora no Rio Grande do Sul - Pós pago
Operadora | Satisfação | Oferta e Contratação | Funcionamento | Cobrança | Canais de Atendimento | Capacidade de Resolução |
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Da mesma maneira que se investigou os serviços da telefonia pré-paga, a pesquisa abordou temas específicos dos serviços oferecidos aos consumidores de linhas pós-pagas, como: Oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento e capacidade de resolução. Veja a nota que cada operadora recebeu:
Operadoras | Oferta e contratação | Funcionamento | Cobrança | Canais de atendimento | Capacidade de resolução |
---|---|---|---|---|---|
7.85 | 7,83 | 8,01 | 7,68 | 6,70 | |
7,61 | 7,51 | 7,94 | 7,59 | 6,48 | |
7,28 | 7,46 | 7,63 | 7,70 | 6,88 | |
7,46 | 7,39 | 8,07 | 7,37 | 6,48 |
Se você está com dúvidas para entender o que cada indicador avalia, veja abaixo a explicação de cada indicador:
- Oferta e contratação: facilidade de entendimento dos serviços e o cumprimento da operadora com tudo que promete
- Funcionamento: capacidade de fazer e receber chamadas, qualidade das chamadas, disponibilidade de rede 3G/4G, capacidade de conexão a rede 3G e 4G sem queda e a velocidade da internet
- Cobrança: preço cobrado na fatura x valor do contrato e facilidade de entender a fatura
- Canais de atendimento: atendimento telefônico, via internet e nas lojas físicas
- Capacidade de resolução: capacidade da operadora resolver problemas dos clientes
Como a sua operadora foi avaliada no seu estado? Se não foi tão bem, compare os planos e de outras operadoras de telecomunicações.
Satisfação geral no Rio Grande do Sul - Internet
Assim como nas outras categorias, a satisfação geral dos clientes de internet fixa é calculada pela média das notas dadas pelos consumidores para a sua experiência com o serviço da operadora no Rio Grande do Sul.
As notas variam de 0 a 10, na qual 0 - Totalmente Insatisfeito e 10 - Totalmente Satisfação. O gráfico mostra as notas de cada operadora neste indicador, confira:
Como é possível ver no gráfico, a melhor operadora de internet no Rio Grande do Sul foi a NET, seguida pela Vivo e Oi.
Melhor operadora no Rio Grande do Sul - Internet
Operadoras | Oferta e contratação | Funcionamento | Cobrança | Canais de atendimento | Capacidade de resolução |
---|---|---|---|---|---|
6,96 | 7,10 | 7,34 | 7,07 | 6,86 | |
6,95 | 6,72 | 7,40 | 7,27 | 6,70 | |
6,66 | 6,17 | 7,16 | 6,96 | 6,15 |
Como a sua operadora de internet foi avaliada no Rio Grande do Sul?
Satisfação geral no Rio Grande do Sul - TV por assinatura
O indicador de satisfação geral é um dos mais importantes da pesquisa, por isso é o mais levado em conta para escolher a melhor operadora do serviço de TV por assinatura no Rio Grande do Sul. A nota de cada empresa foi calculada com base na média das nota dadas pelos seus clientes. Este fator mede a satisfação do consumidor em relação a sua experiência com o serviço.
O gráfico abaixo mostra o resultado da pesquisa para este indicador:
É importante saber que a nota pode variar de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatifeito" e 10 "totalmente satisfeito". De acordo com o resultado da pesquisa, no Rio Grande do Sul, a operadora Oi foi considerada a melhor em TV por assinatura, ficando na segunda e terceira posição as operadoras Claro e Sky.
Melhor operadora no Rio Grande do Sul - TV por assinatura
Para tentar quantificar o real nível de satisfação dos clientes e qualidade dos serviços, os entrevistados também avaliaram atributos específicos dos serviços prestados pelas operadoras. A seguir, confira as notas de cada operadora em cada indicador pesquisado.
Operadora | Atendimento Telefônico | Canais de Atendimento | Capacidade de Resolução | Cobrança | Funcionamento | Oferta e Contratação | Reparo e Instalação |
---|---|---|---|---|---|---|---|
7,08 | 7,75 | 6,82 | 8,11 | 8,21 | 7,74 | 8,38 | |
6,48 | 6,86 | 6,83 | 7,56 | 8,21 | 7,02 | 7,97 | |
7,00 | 7,72 | 6,89 | 7,99 | 8,34 | 7,64 | 8,09 | |
7,30 | 7,81 | 6,92 | 7,54 | 8,74 | 7,65 | 7,66 | |
6,96 | 7.49 | 7,11 | 7,61 | 8,09 | 7,29 | 7,77 |
Para que você não fique com dúvidas, entenda o que cada indicador mede:
- Canais de Atendimento: atendimento telefônico, por internet e nas lojas físicas
- Capacidade de Resolução: capacidade de resolver as solicitações dos consumidores
- Cobrança: clareza das informações na fatura e valor cobrado pelo serviço
- Funcionamento: cobertura e qualidade da imagem
- Ofertas e contratação: informações do plano comparado ao serviço prestado
- Reparo e instalação: visitas técnicas e prazos da operadora
Sua operadora foi mal avaliada no seu estado, Rio Grande do Sul? Compare os planos das outras prestadoras.
Pesquisa de Satisfação 2019 ANATEL
A Pesquisa de Satisfação da ANATEL serve como parâmetro para os consumidores poderem saber quais são as melhores operadoras do país, assim como quais são os serviços com mais qualidade e qual é a real percepção da qualidade dos serviços prestados aos usuários.
A partir das informações trazidas pela pesquisa, os consumidores podem entender de forma mais detalhada a qualidade dos serviços de telecomunicações no Brasil, dando maior poder de escolha e empoderando ao consumidor, já que os dados da pesquisa são extraídos a partir do ponto de vista dos próprios usuários e clientes, fazendo da opinião e percepção do consumidor ainda mais importante.
Desde do ano de 2015, a Agência Nacional de Telecomunicações realiza a pesquisa anual da percepção da qualidade e satisfação dos consumidores dos serviços de telecomunicações em vários quesitos, nas seguintes categorias:
- Telefonia móvel (pré e pós)
- Banda larga fixa
- TV por assinatura
- Telefonia fixa
A pesquisa analisa os serviços citados acima a partir de critérios de avaliação descritos em sua metodologia. Cada um dos 7 indicadores pesquisados possui critérios específicos que são utilizados para medir o nível de satisfação dos usuários, assim como para diferenciar os tipos de serviços prestados. A seguir você pode conferir todos os indicadores pesquisados, assim como os seus critérios usados para os serviços.
- Capacidade de orientar
- Necessidade de repetir a demanda
- Tempo de espera
- Atendimento telefônico
- Atendimento via Internet
- Resolução de cobrança
- Resolução de alteração de plano
- Resolução de cancelamento
- Resolução de problema de funcionamento
- Clareza na conta
- Cobrança de acordo com o contratado
- Disponibilidade
- Qualidade da imagem
- Clareza dos planos e serviços
- Cumprimento das ofertas
- Tempo de espera para visita técnica
- Cumprimento dos prazos
- Qualidade da instalação/reparo
Mais de 89 mil pessoas em todo o país participaram da pesquisa. Os usuários foram entrevistados por telefone de maneira aleatória, entre 8 de julho até 18 novembro de 2019. A divulgação dos resultados da pesquisa costuma ocorrer no primeiro trimestre do ano e neste ano no dia 12 de fevereiro de 2020. A ANATEL analisou 11 operadoras contando com a participação dos seus clientes em 2019, sendo que para o serviço de TV por assinatura foram 6 operadoras investigadas.