O que é IMEI? Veja como consultar e bloquear o seu

O que é IMEI?
O que é IMEI

Muito provável que você já tenha escutado sobre número IMEI do celular. O que muitos não sabem é a importância que este código tem para as nossas vidas. Neste artigo, vamos apresentar tudo sobre o número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Veja o que é, como consultar, como rastrear, como bloquear e desbloquear e mais. Vela a pena conferir!



O que é IMEI?

IMEI

A sigla IMEI significa International Mobile Equipment Identity, em português Identificação Internacional de Equipamento Móvel, ou seja, é um número único e global presente em aparelhos celulares. Cada aparelho tem o seu próprio IMEI, como se fosse um "RG ou CPF dos telefones móveis".

O código é formado por 15 dígitos divididos em 4 blocos numéricos, como por exemplo: 000000-00-000000-0.

É muito importante que você tenha o seu IMEI anotado em algum lugar de fácil acesso e seguro. Agora você deve está perguntando: "Por que este número é tão importante? Para que ele serve?"


chamadas multiplay
Ainda tem dúvidas sobre IMEI, celular ou planos de celular?

Os nossos consultores resolverão todas as suas dúvidas!

Para que serve o IMEI?

O código IMEI serve como um número de identificação contra roubo. A partir dele você pode rastrear e bloquear o seu celular ou identificar a regularidade do aparelho.

Atualmente, esta sequência numérica é essencial nas vidas dos brasileiros, porque é melhor forma de você impedir que o seu celular seja utilizado em caso de roubo, furto ou perda. Estes imprevistos podem acontecer e muitos não sabem o que fazer para evitar perdas maiores.

Em situações como estas, a melhor coisa é fazer um Boletim de Ocorrência (BO) informando o IMEI, assim, o celular roubado ou perdido poderá ser bloqueado e o aparelho perderá as principais funcionalidades, como: receber e fazer ligações, enviar SMS, acessar a internet e redes sociais e outras. O telefone móvel fica inutilizável e pelo fato de outras pessoas não poderem usar o celular, é uma forma de dificultar o comércio ilegal de aparelhos roubados.

Além de tudo isso, se você compra um aparelho de segunda mão, é possível conferir a regularidade do mesmo. Assim, você pode ver se o seu aparelho foi roubado ou adulterado.

Viu qual a importância do IMEI? Você sabe como descobrir o seu?

Como consultar o IMEI?

Você pode consultar o seu código IMEI de diferentes formas, sendo elas remotas ou não.

  • Principais maneiras de consultar o IMEI:
  • Digitar *#06# no celular
  • Buscar no menu de configurações do aparelho
  • Procurar na parte traseiro do celular
  • Conferir na nota fiscal de compra
  • Buscar na caixa do celular
  • Procurar em um adesivo atrás da bateria ou na bandeja do cartão SIM

Como você pode notar, existem vários meios de descobrir o seu código IMEI. Mas imagina uma situação em que o seu celular foi roubado ou perdido e você não tem a caixa e nem a nota fiscal do aparelho. Não é muito difícil isso acontecer, muitas vezes jogamos tudo fora ou não lembramos onde guardamos. Como é possível adquirir o código IMEI?

Você também pode consultar de forma remota, como você vai fazer, vai depender do seu sistema operativo.

Consultar IMEI

Se o seu celular é Android siga o seguinte passo a passo:

  • Acesse o site "Encontre meu dispositivo"
  • Acesse o painel da conta do Google
  • Busque o aparelho que você quer o IMEI
  • Verifique seu código IMEI online

 

Caso você tem um aparelho da Apple, o passo a passo não é muito diferente, confira:

 

  • Acesse a página de "Apple ID"
  • Faça o login com o e-mail e senha cadastrado
  • Busque pela opção "Dispositivo"
  • Selecione o iPhone que você quer consultar o número IMEI
  • Verifique todas as informações do celular, como código IMEI

 

Se você tem um Galaxy, veja seguir como obter o seu IMEI de forma remota:

 

  • Acesse a web "Buscar telefone"
  • Faça o login com o e-mail e senha cadastrado na conta Samsung
  • Procure o celular que você quer saber o número IMEI
  • Clique nos três pontinhos
  • Selecione "Informações do IMEI"
  • Consulte o seu código IMEI

Como conferir a regularidade do celular pelo IMEI?

O seu celular é de segunda mão? Não sabe qual é a regularidade dele ou se ele foi adulterado? O IMEI é a melhor forma de você verificar isso. Veja todos os códigos IMEIs do seu aparelho e compare se eles são os mesmos.

Para facilitar, fizemos o seguinte passo a passo:

  • Digite *#06# no aparelho e consulte qual é IMEI que aparece
  • Verifique o IMEI na traseira da bateria
  • Se quiser, pode conferir o IMEI na caixa do aparelho
  • Compare e veja se são as mesmas sequências numéricas
  • Atente-se para códigos diferentes

 

Se os números IMEIs não forem iguais, provavelmente o celular que você comprou foi roubado ou adulterado. Por isso, cuidado com estes tipos de golpes.

 

Como bloquear celular roubado?

Para bloquear o celular roubado mesmo seguindo o passo a passo acima, saiba que a operadora de telefone poderá confirmar se o seu celular foi bloqueado com sucesso.

É importante se lembrar de pedir o número de atendimento ou protocolo no momento em que você entrar em contato com a operado, pois essa é a melhor forma de acompanhar o procedimento de bloqueio do aparelho por roubo, furto ou perda.

Como bloquear celular pelo IMEI?

Bloquear IMEI

Se o seu celular foi roubado ou você o perdeu, a melhor coisa a se fazer é bloquear o código IMEI na sua operadora. Veja como fazer:

  • Faça um Boletim de Ocorrência (BO), alguns estados permitem que ele seja feito de forma online
  • Entre em contato com a sua operadora
  • Solicite o bloqueio do seu IMEI com o BO em mãos
  • Pronto! Ninguém poderá fazer mais nada com o seu celular

 

É importante saber que o seu código IMEI deve estar sempre seguro, por isso nunca ceda ele de forma online. Não faça bloqueios de IMEI pela internet, sempre fale direto com a sua operadora.

 

Como bloquear o WhatsApp?

Para bloquear o WhatsApp em caso de roubo ou perda do seu aparelho, é importante lembrar que, após realizar o procedimento de bloqueio do celualar pelo IMEI, você deve entrar em contato diretamente com o suporte do WhatsApp e solicitar o bloqueio da sua conta.

Você pode enviar um e-mail para support@whatsapp.com informando o número de telefone completo com DDD.

Recomendamos anexar o boletim de ocorrência na mensagem, assim como qualquer outro documento comprovando que o seu aparelho foi roubado ou perdido.

O suporte do WhatsApp te responderá a mensagem confirmando que a sua conta está suspensa e você terá o prazo de 30 dias para reativar seu WhatsApp caso você encontre seu celular. Após 30 dias a sua conta será definitivamente suspensa e o histórico de chats será automaticamente apagado.

Contratar plano com aparelho

Quando não é mais possível recuperar o celular, uma das alternativas é contratar um plano com aparelho, já que é mais fácil comprar um aparelho que venha com um plano telefônico ao invés de primeiro comprar o celular para depois escolher o plano, afinal, não podemos ficar sem celular por muito tempo.

Algumas operadoras de celular já oferecem planos com celular e inúmeros descontos para quem quer contratar um plano com um smartphone.

Esse é o caso do Aparelhos Claro: se você optar por assinar o plano Claro Controle, por exemplo, e escolher um aparelho Claro, as ofertas saem em conta.

São muitas novidades de ofertas de aparelhos e¡com planos de celular da Claro que você pode contratar, além da variedade de modelos de celular: Apple, Asus, Lenovo e muitas outras.

Logo Claro
Podemos te ajudar a comparar e contratar o seu plano Claro Celular!

Como desbloquear celular pelo IMEI?

Se você achou o seu celular ou o aparelho roubado foi devolvido em uma delegacia e quer desbloquear o IMEI, basta entrar em contato com a sua operadora e confirmar os dados.

Em alguns casos, pode ser necessário comparecer pessoalmente à uma loja física da prestadora. Neste caso, não esqueça de levar o seu documento e de identidade e evite ir a lojas de revenda autorizada.

Para fazer o desbloqueio do IMEI, é importante você ter os seguintes documentos em mãos:

  • Número correto da linha telefônica
  • Identidade do titular da conta
  • Nota Fiscal da compra
  • Se possível, o BO e a caixa com o IMEI do aparelho

Assim, você poderá desbloquear o seu aparelho e voltar a usá-lo.

Como rastrear celular pelo IMEI?

Você pode rastrear o seu celular pelo IMEI de forma gratuita. Atualmente, existem apps que permitem o rastreamento do aparelho a partir do código IMEI.

Além disso, o Android e iOS possuem plataformas nativas de para localizar o seu telefone móvel que não são pelo código IMEI.

Pronto! Agora você sabe tudo sobre o código IMEI.

FAQ IMEI - Perguntas Frequentes sobre o IMEI

Qual meu código IMEI?

Você pode consultar seu código IMEI de várias formas. Uma das principais maneiras de consultar o IMEI é conferindo o código na nota fiscal de compra. Saiba mais sobre como consultar o IMEI.

Para que serve o IMEI?

O IMEI é o código de identificação do celular e serve para rastrear e consultar o histórico do aparelho, entre outras funções.

Fui roubado como rastrear meu celular?

Se o seu celular foi roubado,furtado ou perdido, você poderá localizar seu celular pelo código IMEI. Saiba mais sobre como rastrear o celular pelo IMEI.

Tem como desbloquear o celular pelo IMEI?

Sim, existem diversas formas de efetuar o desbloqueio do aparelho celular utilizando o código IMEI. Basta ter a documentação necessária para desbloquear o celular com o IMEI.

Como bloquear o IMEI do aparelho na operadora?

Bem, se você quer efetuar o bloqueio do seu celular pelo IMEI, saiba que é possível, desde que você siga o passo a passo, primeiramente fazendo o Boletim de Ocorrência.

Como cancelar WhatsApp roubado?

Para bloquear o WhatsApp em caso de roubo ou perda do aparelho, você deverá entrar em contato com o atendimento WhatsAppp o e-mail e solicitar o cancelamento da conta.

Actualizado em