Como formatar o celular: passo a passo Android e iPhone

Como formatar seu celular
Como formatar seu celular

Aprenda a formatar o celular e restaure as configurações de fábrica do seu Android ou iPhone com um simples passo a passo. Essa é uma boa alternativa para quem está com problemas no aparelho, como a bateria descarregando muito rápido, o sistema travando, celular com vírus, aplicativos com problemas para abrir, a memória interna cheia, entre outras questões. Neste artigo vamos te ensinar a formatá-lo de forma fácil e com segurança.


Quando devo formatar meu celular?

Restaurar as configurações do celular pode resolver diversos problemas de funcionalidade ou o travamento dos aparelhos. Porém, muitas pessoas tem medo de fazer esse procedimento com receio de “perder tudo”. Mas, fique tranquilo, pois é mais simples do que parece.

Os motivos que podem levar o seu celular a precisar de uma formatação são:

  1. Aplicativos não funcionam: os aplicativos estão travando ou simplesmente não abrem
  2. Celular travando: pode ocorrer pela instalação de aplicativos com vírus, falta de atualização do sistema operacional ou falta de espaço para armazenamento. Se mesmo solucionando estas questões o aparelho continuar travando, é melhor fazer uma formatação
  3. Duração da bateria: se a duração da bateria é muito baixa, formatar o celular ou desinstalar aplicativos pode ajudar a resolver o problema. Se o problema persistir mesmo após a formatação, pode ser que esteja precisando ser trocada
  4. Celular superaquecendo: se o telefone está esquentando sem qualquer motivo e com frequência, mesmo desligado, é sinal de algo pode estar errado. A temperatura elevada pode ser decorrente de algum erro, sendo necessária a formatação do celular
  5. Vender ou doar o celular: ao formatar o celular você apaga todas as informações pessoais do seu aparelho. Desta forma, você não corre o risco de deixar seus arquivos pessoais salvos no celular

O que fazer antes de formatar o celular?

Independente do motivo pelo qual você irá formatar o seu aparelho de celular, é bom lembrar de fazer um backup dos arquivos que pretende guardar, tais como fotos, contatos, imagens, entre outros.

Comece deletando arquivos que você não precisa mais: fotos e conversas antigas, aplicativos que já não utiliza, etc. Assim você não ocupa espaços desnecessários no backup e não sobrecarrega o telefone quando for colocar os arquivos novamente no aparelho. Em alguns casos, só esta “limpeza” já pode ajudar o seu celular a funcionar melhor.

As formas de fazer o backup podem variar conforme o sistema operacional do seu aparelho (Android, iPhone ou Windows Phone) e é necessário que você esteja conectado à uma rede Wi-Fi.

Como fazer o backup do Android

  1. Ative sua conta no Google
  2. Acesse a opção de “Contas” e “Conta do Google”
  3. Deixe a opção de sincronização e backup ativada
  4. Acesse a aba de configurações e selecione a opção de “Backup”

Como fazer o backup do iPhone

  1. Para fazer o backup pelo iCloud, acesse a aba de “Ajustes”
  2. Acesse o “iCloud” tocando no seu ID Apple
  3. Role a tela e selecione “Backup do iCloud”
  4. Ative o backup e depois selecione “Fazer backup agora”
  5. Se preferir realizar o processo pelo iTunes, acesse a opção de “Arquivo”
  6. Depois selecione “Dispositivos”, “Transferir compras” e acessar o menu de backup

Como fazer o backup do Windows Phone

  1. Acesse a aba de configurações
  2. Selecione a janela de “Backup”
  3. Configure os arquivos que devem fazer parte do backup (fotos, mensagens, aplicativos)

Como formatar meu celular: passo a passo

Feito o backup dos arquivos do seu celular, já podemos começar a formatação do aparelho. O processo de formatação tem algumas diferenças entre os vários modelos de celular, entretanto eles seguem as mesmas diretrizes.

Lembre-se que a formatação é irreversível. Por isso, tenha certeza que esse é o procedimento mais adequado para resolver o problema do seu celular.

Como formatar: Android

Todos os celulares com sistema operacional Android seguem o mesmo procedimento para a formatação, ainda que os modelos e marcas sejam diferentes. Veja a seguir o passo a passo para restaurar as configurações de fábrica do seu Android.

  1. Entre nas “Configurações” do seu celular
  2. Selecione a opção “Sistema”
  3. Clique em “Avançado” e, em seguida, selecione “Opções de Restauração”
  4. Feito isso, escolha a opção “Apagar todos os dados (restauração de fábrica)”

Caso você não tenha tido sucesso nessa primeira tentativa, há uma outra forma de tentar formatá-lo:

  1. Desligue o celular
  2. Pressione o botão "liga/desliga" e o de diminuir volume simultaneamente, por alguns segundos
  3. Quando surgirem as opções na tela, use o botão de volume para escolher “Modo de Recuperação” (Recovery Mode) e o “liga/desliga” para selecioná-la
  4. Na próxima tela, pressione e segure o botão "liga/desliga" e ao mesmo tempo pressione e solte o de aumentar volume
  5. Vá à opção “Deletar dados/Restauração de fábrica” (Wipe Data/Factory reset) e use o botão “liga/desliga” para confirmar
  6. Selecione “Sim-Deletar todos os dados” (Yes-Delete All User Data) e toque no "liga/desliga" para iniciar o reset
  7. Aguarde a restauração terminar e toque em “Reiniciar” (Reboot) para ligar o celular

Pronto! Seu celular vai reiniciar com as configurações de fábrica, como se estivesse novo. Há ainda a possibilidade de fazer a formatação com um cabo USB conectado ao PC, porém não recomendamos este procedimento por ser mais complicado.

Se quiser dicas mais específicas, temos um artigo explicando como formatar diferentes modelos de Android.

Como formatar: iPhone

Independente de qual geração seja o seu iPhone, todos eles seguem o mesmo padrão para fazer o backup e a formatação:

  1. Abra os “Ajustes” do seu iPhone
  2. Clique em “Geral”
  3. Deslize a tela para baixo e selecione a opção “Redefinir”
  4. Em seguida, clique em “Apagar Conteúdo e Ajustes”
  5. Depois, selecione a opção “Apagar iPhone”. Digite sua senha e restaure a formatação original do seu celular
  6. Se o backup do iCloud estiver desatualizado você vai receber um alerta. Para formatar o aparelho, você vai precisar escolher entre as opções “Fazer Backup e Apagar” para atualizar os seus dados ou “Apagar agora” para formatar o iPhone sem a atualização do backup. Depois, é só digitar a sua senha de desbloqueio.

    Como formatar: Windows Phone

    Assim como nos outros sistemas operacionais, o Windows Phone também é muito simples de ser formatado. Siga o passo a passo:

    1. Acesse o menu de configurações e clique na opção “Sobre”
    2. Clique em “Restaurar configurações de fábrica” e aguarde para ser redirecionado a uma janela com a mensagem “Aviso!”, explicando o que vai acontecer com o aparelho
    3. Confirme a realização da formatação
    4. Formatei meu celular e ainda está com problemas. O que fazer?

      Se mesmo depois de realizar a formatação do seu celular os problemas continuarem, talvez seja melhor procurar um especialista. Verifique primeiro se o aparelho está dentro da garantia e procure uma assistência técnica autorizada. Neste caso, não esqueça de levar a nota fiscal. Se a garantia já acabou, procure um técnico de confiança.

      FAQ | Perguntas frequentes sobre formatar o celular

      O que quer dizer formatar o celular?

      Formatar significa restaurar o seu celular para que ele fique com as configurações originais de fábrica. Isso pode ajudar a solucionar diversos problemas e é também recomendado para quem deseja vender ou doar seu celular.

      Por que é necessário formatar o celular?

      Há diversos motivos que podem fazer com que o seu aparelho de celular não esteja funcionando da forma que deveria. Se o seu celular está com esses problemas, é muito provável que ele precise ser formatado.

      Como formatar um celular samsung?

      Para formatar seu celular Samsung, basta seguir nosso passo a passo para formatar os celulares Android. Mas lembre-se de fazer o backup dos arquivos do telefone para que nada de importante seja perdido

      Como formatar o celular sem perder nada?

      Antes de formatar seu celular, faça um backup dos arquivos. Isso vai garantir que você não perca nada de importante. Também sugerimos que você faça uma “limpa” em seu celular, para que você não sobrecarregue seu aparelho quando for colocar os arquivos novamente no telefone.

      Como recuperar os aplicativos de outro celular?

      Caso você não tenha salvo no seu backup todos os aplicativos que deseja, há a opção de recuperá-los manualmente. Entre na Google Play (Android) e acesse a aba “Meus apps e jogos”, lá estarão todos os aplicativos que você já teve alguma vez em seu celular. Já na App Store (iPhone), você deverá entrar em “Compras” e em seguida “Não neste iPhone”.

Actualizado em