Compare os melhores planos!
Selectra logo

Internet grátis: como usar Wi-Fi de graça fora de casa?

Aprenda como usar internet grátis
Aprenda como usar internet grátis

Quer trabalhar fora de casa? Está viajando e precisa resolver alguma emergência? Muitas pessoas não sabem, mas algumas operadoras e estabelecimentos possuem redes de Wi-Fi grátis para que as pessoas possam usar quando quiserem. Veja como acessá-las!


Quer uma internet rápida e pelo melhor preço? A Selectra te ajuda a encontrá-la!

Como conseguir internet grátis?

Estar conectado com a internet é fundamental para poder trabalhar, se comunicar com outras pessoas, entre outras mil utilidades. Pensando em beneficiar seus clientes, muitos estabelecimentos comerciais e locais públicos possuem Wi-Fi aberto para as pessoas usarem. Também é comum as operadoras disponiblizarem redes de internet gratuitas para seus clientes acessarem fora de casa.

As vantagens de usar a internet grátis é poder economizar dados móveis no celular e também poder se conectar com o notebook para trabalhar remotamente. Já o lado negativo é que as redes abertas costumam ser menos seguras que as redes privadas.

Neste artigo, você vai aprender a se conectar com redes gratuitas e algumas dicas sobre como proteger as suas informações pessoais.

Internet grátis via Hotspot

Hotspot é uma das maneiras de se ter acesso à internet grátis fora de casa. Para ter acesso à este serviço é necessário ser cliente das principais operadoras de telefonia móvel do Brasil. Elas possuem pontos de acesso a rede Wi-Fi espalhados por várias cidades do Brasil, em aeroportos, estádios de futebol, shoppings, universidades, hospitais, restaurantes, etc.

Você pode ter acesso à elas no seu computador, assim como no seu celular ou tablet. Porém, é necessário ser cliente destas operadoras para desfrutar da internet grátis.

As vantagens deste serviço é que você não precisa pagar nenhum valor extra por ele e também economiza dados móveis do seu celular, caso deseje se conectar com o seu smartphone. Algumas delas estão disponíveis também no exterior.

O passo a passo para se conectar com o hotspot de cada operadora pode variar um pouquinho, porém, em geral, eles seguem a mesma lógica.

Veja quais clientes possuem o direito de acessar o Wi-Fi grátis das operadoras:

  • Vivo: clientes dos planos pré-pago, pós-pago, controle ou banda larga da Vivo.
  • Tim: usuários dos planos pós-pagos, TIM controle e TIM live. Apenas clientes pós podem conectar mais de um aparelho ao mesmo tempo.
  • Claro: clientes Claro NET de Internet Fixa e também para os clientes dos planos pós-pagos da Claro.
  • Oi: clientes dos planos de banda larga, Combos, pós-pago, controle e pré-pago (tem acesso à rede Oi WiFi apenas durante a vigência da oferta contratada).
alt

Internet grátis em estabelecimentos comerciais

Muitos estabelecimentos comerciais, como cafés e restaurantes possuem internet Wi-Fi grátis disponíveis para que os usuários possam se conectar.

Alguns profissionais autônomos costumam procurar os chamados cybercafés para trabalhar remotamente, enquanto aproveitam para tomar um café e relaxar um pouco. Estes locais possuem tomadas para recarregar notebooks e outros equipamentos eletrônicos, para que os clientes fiquem o tempo que quiserem. Um dos mais conhecidos é a rede Starbucks, que possui franquias em diversos países do mundo.

Aeroportos e shoppings também costumam ter uma rede de Wi-Fi aberta para o público. Entretanto, alguns deles colocam um limite de tempo ou de franquia de dados. Posteriormente, o usuário deve pagar uma taxa se quiser continuar a ter acesso à internet banda larga.

Na maioria desses Wi-Fis, o usuário deve fazer um cadastro usando o e-mail ou o número do telefone celular para poder utilizar a internet.

Wi-Fi em lugares públicos

Muitas cidades do Brasil e do mundo possuem redes de internet Wi-Fi públicas, especialmente em grandes pontos turísticos. Não é uma boa alternativa para quem está procurando um local para se conectar com um notebook, mas pode te ajudar se você está utilizando um smartphone.

Alguns aplicativos para celulares, como Instabridge, WiFi Finder e WiFi Map costumam dar informações sobre redes de Wi-Fi abertas ao público e qual é a senha para se conectar à elas.

alt

Usar o celular como roteador

Se você possui um celular smartphone com internet móvel, saiba que você pode transformá-lo em um roteador de Wi-Fi. Fique atento que para realizar este processo você precisará ter dados móveis disponíveis no seu celular.

O processo é bastante rápido: basta habilitar a função de "Acesso Pessoal" no seu iPhone ou "Ancoragem e Roteador de Wi-Fi" no Android. Feito isto, ele vai liberar uma rede Wi-Fi para que você conecte outros dispositivos. Há ainda outras maneiras de rotear internet do celular, por bluetooth e USB.

Esta é uma boa alternativa inclusive para quem ficou sem internet dentro de casa e precisa usar o notebook.

Como usar internet grátis com segurança?

Quando você se conecta à uma nova rede de Wi-Fi pública, suas atividades ficam salvas nele. Por esse motivo, é essencial que você proteja seus dados pessoais e tome algumas precauções.

Veja algumas dicas de segurança ao usar uma internet pública:

  • Não faça compras online ou acesse o internet banking
  • Use um VPN para ajudar a manter a segurança dos seus dados
  • Ao informar seu e-mail e telefone celular, leia atentamente os termos de consentimento
  • Dê preferência a redes de operadoras e estabelecimentos conhecidos
  • Busque sites com conexões seguras. Ao lado do endereço do site, o ideal é que ele tenha um cadeado verde ao lado. Isso significa que a conexão é segura
  • Desabilite a opção de compartilhamento de arquivos do seu celular, computador ou tablet
  • Mantenha seus equipamentos eletrônicos sempre atualizados, para garantir que pessoas mal intencionadas não se aproveitem de falhas nos sistemas operacionais

Não caia em golpes! Fique esperto ao seguir dicas de "como roubar o Wi-Fi do vizinho". Além de ser um procedimento ilegal, hackers costumam montar artigos que ensinam o usuário a roubar a senha de terceiros, porém a pessoa acaba instalando um programa corrompido que afetará a segurança dela e dos outros.

Velocidade da internet grátis

Redes de Wi-Fi grátis não costumam ter uma velocidade muito alta para navegação. Isso porque muitas pessoas estão conectadas à ela ao mesmo tempo, reduzindo as velocidades de download e upload.

Tendo isso em mente, caso precise de velocidades muito altas para realizar alguma atividade, ir atrás de uma internet grátis não é a melhor opção.

Caso você esteja em um local publico e deseja saber a velocidade da internet, faça o nosso teste:

Faça o Speed Test!

FAQ | Perguntas frequentes sobre Internet Grátis

Quais são as formas de conseguir internet grátis?

Há algumas maneiras de se conectar com um Wi-Fi grátis: usando uma rede hotspot de alguma operadora, indo até estabelecimentos comerciais e lugares públicos com muitas pessoas, e roteando internet pelo celular. Saiba mais

Como se conectar a um hotspot?

As principais operadoras de telecomunicações possuem redes Wi-Fi gratuitas para que os seus clientes a usem. Veja como usar o hotspot das operadoras.

Onde eu posso encontrar internet grátis?

Shoppings, aeroportos, cafés, restaurantes, bibliotecas, entre outros, são alguns locais que disponibilizam Wi-Fi gratuitamente para os seus clientes. Você também pode baixar alguns aplicativos que indicaram onde há redes Wi-Fi abertas para o público.

Quais cuidados devo tomar ao usar um Wi-Fi gratuito?

Ao se conectar a uma rede de Wi-Fi pública, você acaba deixando os seus dados expostos para pessoas mal intencionadas. Por isso, tome alguns cuidados com a sua segurança digital.

Atualizado em

Dicas e informações para você escolher o plano de internet ideal!

imagemimagem
O que dá para fazer com internet 100MB? Saiba a velociade de download e upload da internet de 100MB.
imagemimagem
Veja planos de Internet 200MB no seu CEP | O que dá para fazer com internet 200MB? Velocidade de download de 200MB…
Saiba qual a melhor internet para a sua casa
Conheça os melhores planos de internet residencial com fibra óptica e internet rural. Saiba qual a internet residen…
Saiba tudo sobre internet para home office
Saiba como escolher a melhor internet para trabalhar em casa. Veja qual a melhor velocidade para home office. Conex…

Compare os planos de Internet das principais operadoras: