Melhor operadora de Internet, Celular e TV do Rio de Janeiro
A Anatel divulga todo ano uma pesquisa de satisfação realizada com os usuários de serviços de telecomunicações. Veja, neste artigo, qual a melhor operadora de celular, internet e TV no Rio de Janeiro.
Destaques - Melhor operadora de Celular, Internet e TV por assinatura no Rio de Janeiro
Celular Pós-Pago
A Claro teve melhor nota de satisfação nos planos de pós-pago. Veja os planos do Claro Pós.
Banda Larga Fixa
A TIM teve melhor desempenho na satisfação geral de internet banda larga. Ver planos da TIM Internet
TV por Assinatura
A Claro teve melhor desempenho no indicador de satisfação dos pacotes de TV. Ver planos da Claro TV
Satisfação geral no Rio de Janeiro - Pré pago
A Satisfação Geral dos clientes de planos pré-pagos no Rio de Janeiro é calculada pela média das notas dadas pelos usuários de cada operadora. Essa nota pode variar de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". Confira no gráfico abaixo qual a operadora que foi melhor avaliada no seu estado:
É importante saber que o indicador de satisfação geral avalia a experiência do cliente como um todo. Desde o atendimento até os serviços oferecidos.
Segundo a pesquisa, a operadora TIM foi considerada a melhor nos serviços de celular pré-pago no Rio de Janeiro, logo em seguida vem Vivo e Claro.
Melhor operadora no Rio de Janeiro - Pré pago
Operadora | Satisfação | Oferta e Contratação | Funcionamento | Recarga | Atendimento | Capacidade de Resolução |
---|---|---|---|---|---|---|
- | ||||||
- | - | - | - | - |
Além da satisfação geral do cliente, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) também avalia outros indicadores, sendo eles: Oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento e capacidade de resolução. Confira a nota que cada operadora recebeu nos indicadores avaliados e a melhora de cada um deles:
Operadora | Satisfação | Oferta e Contratação | Funcionamento | Recarga | Atendimento | Capacidade de Resolução |
---|---|---|---|---|---|---|
7,88 | 7,93 | 8,07 | 7,59 | 7,73 | 6,30 | |
7,35 | 7,14 | 7,56 | 7,19 | 7,34 | 5,48 | |
7,39 | 7,33 | 7,67 | 7,00 | 6,95 | 5,35 | |
6,90 | 6,42 | 6,79 | 7,04 | 6,77 | 4,75 |
Não sabe o que cada indicador avalia? Descubra na lista abaixo:
- Oferta e contratação: facilidade de entender todos os serviços e se a operadora cumpre com tudo que promete
- Funcionamento: capacidade de fazer e receber ligações, qualidade das ligações, disponibilidade de internet 3G/4G, capacidade de conexão a internet 3G e 4G sem queda e a velocidade de navegação
- Recarga: preço cobrado na fatura comparado ao valor do contrato e facilidade de compreender a fatura
- Canais de atendimento: atendimento por telefone, internet e nas lojas físicas
- Capacidade de resolução: capacidade da operadora resolver problemas (cobranças, planos, cancelamento de planos etc)
Se a sua operadora não foi bem avaliada na sua região, compare os planos e escolha a que tem melhor custo benefício para você e sua família.
Satisfação geral no Rio de Janeiro - Pós pago
Da mesma forma que é calculada a satisfação nos planos pré pagos, os clientes de ofertas pós-pagas deram notas para a sua experiência na operadora, a média das notas indica o resultado final da pesquisa para determinar qual a melhor operadora no Rio de Janeiro.
A nota varia de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". Veja no gráfico a seguir qual operadora foi melhor avaliada no Rio de Janeiro:
Este indicador avalia a experiência geral do cliente com o serviço (atendimento, qualidade dos planos, etc).
De acordo com a pesquisa, a operadora Claro foi considerada a melhor nos planos pós-pagos no Rio de Janeiro, logo em seguida vem Vivo e TIM.
Melhor operadora no Rio de Janeiro - Pós pago
Operadora | Satisfação | Oferta e Contratação | Funcionamento | Recarga | Atendimento | Capacidade de Resolução |
---|---|---|---|---|---|---|
- | ||||||
- | - | - | - | |||
- | - | - | - | - | - |
A Pesquisa de satisfação da Anatel também avalia outros fatores de qualidade, como: Oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento e capacidade de resolução. Veja a nota que cada operadora recebeu:
Operadora | Satisfação | Oferta e Contratação | Funcionamento | Cobrança | Atendimento | Capacidade de Resolução |
---|---|---|---|---|---|---|
7,82 | 7,81 | 8,04 | 7,88 | 7,98 | 6,85 | |
7,75 | 7,75 | 7,75 | 7,76 | 7,77 | 6,88 | |
7,73 | 7,61 | 7,81 | 7,58 | 7,31 | 6,55 | |
6,98 | 7,13 | 7,32 | 7,58 | 7,41 | 5,97 | |
6,55 | 6,54 | 6,67 | 7,23 | 6,98 | 5,84 |
Se está em dúvida o que avalia cada indicador, veja na lista abaixo cada aspecto avaliado:
- Oferta e contratação: facilidade de entendimento dos serviços e o cumprimento da operadora com tudo que promete
- Funcionamento: capacidade de fazer e receber chamadas, qualidade das chamadas, disponibilidade de rede 3G/4G, capacidade de conexão a rede 3G e 4G sem queda e a velocidade da internet
- Cobrança: preço cobrado na fatura x valor do contrato e facilidade de entender a fatura
- Canais de atendimento: atendimento telefônico, via internet e nas lojas físicas
- Capacidade de resolução: capacidade da operadora resolver problemas dos clientes
Como a sua operadora foi avaliada no seu estado? Se não muito bem, compare os planos e de outras operadoras de telecomunicações.
Satisfação geral no Rio de Janeiro - Internet
Assim como nas outras categorias, a satisfação geral dos clientes de internet fixa é calculada pela média das notas dadas pelos consumidores para a sua experiência com o serviço da operadora no Rio de Janeiro.
As notas variam de 0 a 10, na qual 0 - Totalmente Insatisfeito e 10 - Totalmente Satisfação. O gráfico mostra as notas de cada operadora neste indicador, confira:
Como você pode ver, a operadora de internet melhor avaliada no Rio de Janeiro foi a TIM, seguida pela Vivo e NET.
Melhor operadora no Rio de Janeiro - Internet
Operadora | Satisfação | Oferta e Contratação | Funcionamento | Recarga | Atendimento | Capacidade de Resolução | Reparo e Instalação |
---|---|---|---|---|---|---|---|
- | - | ||||||
- | - | - | - | - |
A Pesquisa de satisfação da Anatel avalia diferentes fatores em relação ao serviço de internet além da satisfação geral dos consumidores, como:
- Satisfação Geral
- Oferta e contratação
- Funcionamento
- Cobrança
- Canais de atendimento
- Capacidade de resolução
- Reparo e instalação
Veja a nota de cada operadora em cada indicador:
Operadoras | Satisfação Geral | Oferta e contratação | Funcionamento | Cobrança | Canais de atendimento | Capacidade de resolução | Reparo e instalação |
---|---|---|---|---|---|---|---|
7,42 | 7,39 | 7,55 | 7,56 | 6,8 | 5,82 | 6,44 | |
7,33 | 7,13 | 7,16 | 7,35 | 7,24 | 6,46 | 7,21 | |
7,00 | 6,84 | 7,02 | 7,38 | 7,10 | 6,33 | 7,35 | |
5,99 | 5,90 | 5,73 | 6,61 | 6,60 | 5,85 | 6,77 |
Todos os indicadores medem as mesmas coisas que nos outros serviços, o único que aparece a mais é de Reparação e Instalação de mensura a qualidade das visitas técnicas e prazos da operadora.
Como a sua operadora de internet foi avaliada no Rio de Janeiro?
Satisfação geral no Rio de Janeiro - TV por assinatura
O indicador de satisfação geral é um dos mais importantes da pesquisa, por isso é o mais levado em conta para escolher a melhor operadora do serviço de TV por assinatura no Rio de Janeiro. A nota de cada empresa foi calculada com base na média das nota dadas pelos seus clientes. Este fator mede a satisfação do consumidor em relação a sua experiência com o serviço.
O gráfico abaixo mostra o resultado da pesquisa para este indicador:
É importante saber que a nota pode variar de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatifeito" e 10 "totalmente satisfeito". De acordo com o resultado da pesquisa, no Rio de Janeiro, a operadora Claro foi considerada a melhor em TV por assinatura, em seguida vem Vivo e Sky.
Melhor operadora no Rio de Janeiro - TV por assinatura
Operadora | Satisfação | Oferta e Contratação | Funcionamento | Recarga | Atendimento | Capacidade de Resolução | Reparo e Instalação |
---|---|---|---|---|---|---|---|
- | - | - | |||||
- | - | ||||||
- | - | - | |||||
- | - | - | - | - | - |
Além de medir a satisfação dos clientes, a Anatel avalia outros indicadores relacionados ao serviço de TV por assinatura. Confira na tabela a seguir a nota de cada operadora para os outros fatores.
Operadoras | Satisfação Geral | Oferta e contratação | Funcionamento | Cobrança | Canais de atendimento | Capacidade de resolução | Reparo e instalação |
---|---|---|---|---|---|---|---|
8,03 | 7,76 | 8,65 | 8,19 | 7,96 | 7,19 | 8,42 | |
7,50 | 7,47 | 8,70 | 7,00 | 7,22 | 6,71 | 7,79 | |
7,56 | 7,49 | 8,23 | 7,40 | 7,66 | 7,10 | 7,76 | |
7,44 | 7,31 | 8,47 | 7,56 | 7,33 | 6,73 | 7,56 | |
7,01 | 6,87 | 8,19 | 7,24 | 7,12 | 6,53 | 7,89 |
Para que você entenda o que cada um dos indicadores avaliam, fizemos a lista abaixo com a definição de cada um:
- Canais de Atendimento: atendimento telefônico, por internet e nas lojas físicas
- Capacidade de Resolução: capacidade de resolver as solicitações dos consumidores
- Cobrança: clareza das informações na fatura e valor cobrado pelo serviço
- Funcionamento: cobertura e qualidade da imagem
- Ofertas e contratação: informações do plano comparado ao serviço prestado
- Reparo e instalação: visitas técnicas e prazos da operadora
Sua operadora foi mal avaliada no seu estado, Rio de Janeiro? Compare os planos das outras prestadoras.
Pesquisa de Satisfação 2019 ANATEL
Desde 2015, a Anatel faz uma Pesquisa de Satisfação com os clientes que consomem serviços de telecomunicações. O objetivo da pesquisa é amenizar anseios dos usuários, que na maioria das vezes, já teve alguma experiência ruim com a sua operadora.
Por isso, todo o ano a Anatel divulga uma pesquisa que avalia a percepção de qualidade em vários quesitos para os serviços de:
- Celular (pré e pós)
- Internet fixa
- TV por assinatura
- Telefonia fixa
Aproximadamente 90 mil pessoas em todo o território nacional participam da pesquisa, dando notas para as suas respectivas operadoras. Os dados são extraídos por meio de entrevistas por telefone e de forma totalmente aleatória. Em 2019, o órgão recolheu as informações do dia 9 de julho até novembro. Os resultados, geralmente, saem no primeiro trimestre do ano. Em 2020, os resultados foram divulgados no dia X de fevereiro. A Agência analisou consumidores de 11 operadoras e a análise é feita a nível nacional e por estado.