Melhor operadora de celular, internet e TV do Paraná
Quer saber qual foi a melhor operadora de internet, celular (pós e pré) e TV por assinatura no Paraná? Então entenda com este artigo a Pesquisa de Satisfação e Qualidade para os serviços de telecomunicações que a ANATEL disponibilizou com base no ano 2019.
Destaques - Melhor operadora de Celular, Internet e TV por assinatura no Paraná em 2019
Celular Pós-Pago
A Claro teve melhor satisfação nos planos de pós-pago no Paraná. Ver planos da Claro Pós
Celular Pré-Pago
A Oi foi escolhida como melhor operadora de pré-pago no Paraná. Ver planos da Oi Pré-Pago
Banda Larga Fixa
A Copel teve melhor desempenho na satisfação geral de internet banda larga no Paraná. Ver planos da Copel Internet
TV por Assinatura
A Claro teve melhor desempenho no parâmetro funcionamento dos pacotes de TV no Paraná. Ver planos da Claro TV
Satisfação geral no Paraná - Pré pago
Quesito importante na hora de escolher um plano é saber como os usuários clientes de determinada operadora percebem os serviços prestados. Para isso a Anatel faz a Satisfação Geral dos clientes de planos pré-pago. No Paraná e demais estados ela é calculada pela média das notas dadas pelos clientes de cada provedora de telecom. Essa nota pode variar de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". Veja no gráfico abaixo qual a companhia que foi melhor avaliada no seu estado, Paraná:
É importante saber que o indicador de Satisfação Geral avalia a experiência do usuário como um todo. Desde o atendimento até os serviços oferecidos.
Segundo a pesquisa da Anatel com dados avaliados de 2019, a operadora Oi foi considerada a melhor nos serviços de celular pré-pago no Paraná, logo em seguida vem Vivo e Sercomtel, sendo uma diferença muito pequena entre ambas.
Além da satisfação geral do usuário, a Agência Nacional de Telecomunicações também avalia outros indicadores, sendo eles: Oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento e capacidade de resolução. Veja a nota que cada operadora recebeu nos indicadores avaliados:
Operadoras | Atendimento telefônico | Canais de atendimento | Capacidade de resolução | Funcionamento | Oferta e Contratação | Recarga |
---|---|---|---|---|---|---|
7,86 | 8,34 | 6,49 | 7,05 | 7,72 | 8,14 | |
6,49 | 7,24 | 5,90 | 7,60 | 7,32 | 7,65 | |
5,70 | 7,20 | 5,31 | 7,72 | 7,31 | 7,04 | |
6,37 | 7,19 | 5,27 | 7,08 | 6,84 | 6,63 | |
6,15 | 7,37 | 5,19 | 7,60 | 7,63 | 8,13 |
Não sabe o que cada indicador avalia? Descubra na lista abaixo:
- Oferta e contratação: facilidade de entender todos os serviços e se a operadora cumpre com tudo que promete
- Funcionamento: capacidade de fazer e receber ligações, qualidade das ligações, disponibilidade de internet 3G/4G, capacidade de conexão a internet 3G e 4G sem queda e a velocidade de navegação
- Recarga: preço cobrado na fatura comparado ao valor do contrato e facilidade de compreender a fatura
- Canais de atendimento: atendimento por telefone, internet e nas lojas físicas
- Capacidade de resolução: capacidade da operadora resolver problemas (cobranças, planos, cancelamento de planos etc)
Se a que você tem contratada não foi bem na Pesquisa da sua região, compare os planos e escolha a que te dará melhores resultados.
Satisfação geral no Paraná - Pós pago
Da mesma maneira que é calculada a satisfação nos planos pré pagos, os clientes também dão suas opiniões sobre os planos pós-pago. As notas avaliam a sua experiência na operadora e a média das notas indica o resultado final da pesquisa ANATEL para determinar qual a melhor operadora pós no Paraná.
A nota varia de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". Veja no gráfico a seguir qual operadora foi melhor avaliada no Paraná:
Este indicador avalia a experiência geral do cliente com os serviços prestados, como atendimento, qualidade dos planos, etc.
De acordo com a pesquisa da ANATEL 2019, a operadora Claro foi considerada a melhor nos planos pós-pagos no Paraná, logo em seguida vem Vivo e Oi.
Melhor operadora no Paraná - Pós pago
A Pesquisa de satisfação da Anatel também avalia outros fatores de qualidade, como: Oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento e capacidade de resolução. Veja a nota que cada operadora recebeu:
Operadoras | Atendimento telefônico | Canais de atendimento | Capacidade de resolução | Cobrança | Funcionamento | Oferta e Contratação |
---|---|---|---|---|---|---|
6,88 | 7,74 | 6,37 | 8,16 | 7,97 | 7,87 | |
5,70 | 7,45 | 6,94 | 7,95 | 7,45 | 7,54 | |
6,01 | 6,96 | 5,98 | 7,39 | 6,96 | 6,87 | |
6,18 | 6,86 | 6,14 | 7,81 | 7,08 | 7,11 |
Se está em dúvida o que avalia cada indicador, veja na lista abaixo cada aspecto avaliado:
- Oferta e contratação: facilidade de entendimento dos serviços e o cumprimento da operadora com tudo que promete
- Funcionamento: capacidade de fazer e receber chamadas, qualidade das chamadas, disponibilidade de rede 3G/4G, capacidade de conexão a rede 3G e 4G sem queda e a velocidade da internet
- Cobrança: preço cobrado na fatura x valor do contrato e facilidade de entender a fatura
- Canais de atendimento: atendimento telefônico, via internet e nas lojas físicas
- Capacidade de resolução: capacidade da operadora resolver problemas dos clientes
Como a sua operadora foi avaliada no seu estado? Se não muito bem, compare os planos e de outras operadoras de telecomunicações.
Satisfação geral no Paraná - Internet
Importante indicador na Pesquisa para os usuários, a satisfação geral dos clientes de internet banda larga fixa é calculada pela média das notas dadas pelos clientes para a sua experiência com o serviço prestado pelas operadoras no Paraná.
As notas variam de 0 a 10, na qual 0 - Totalmente Insatisfeito e 10 - Totalmente Satisfação. O gráfico mostra as notas de cada operadora neste indicador, confira:
Como você pode ver, a operadora de internet melhor avaliada no Paraná foi a paranaense do Vale do Itajaí Copel Telecom, seguida pela NET e a também paranaense Sercomtel.
Como se calcula este indicador, o que representa e resultados (gráfico)
Melhor operadora no Paraná - Internet
A Pesquisa de satisfação da Anatel avalia diferentes fatores em relação ao serviço de internet além da satisfação geral dos consumidores, como:
- Reação do Consumidor
- Rede
- Atendimento
Veja os destaques de cada operadora para cada indicador avaliado:
Operadora | Cobrança | Oferta e contratação | Atendimento telefônico | Canais atendimento | Capacidade de resolução | Funcionamento | Reparo e Instalação |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Para facilitar que você entenda o que significa cada um dos indicadores, leia a lista abaixo:
- Reação do usuário: taxa de reclamações, reclamações reabertas e a taxa de reclamações feitas na Anatel
- Rede: velocidades de latência, velocidade de upload e download
- Atendimento: taxa referente ao serviço final prestado
Como a sua operadora de internet foi avaliada no Paraná?
Satisfação geral no Paraná - TV por assinatura
A Satisfação Geral é um dos mais importantes indicadores da pesquisa, por isso é o mais levado em conta para determinar a melhor operadora do serviço de TV por assinatura no Paraná. A nota de cada empresa foi calculada com base na média das nota dadas pelos seus usuários. Este fator mede a satisfação do consumidor em relação a sua experiência com o serviço.
O gráfico abaixo mostra o resultado da pesquisa para este indicador:
É importante saber que a nota pode variar de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". De acordo com o resultado da pesquisa, no Paraná, a operadora Claro foi considerada a melhor em TV por assinatura, em seguida vem a pioneira em TV por assinatura, Sky, e Oi.
Melhor operadora no Paraná - TV por assinatura
Além de medir a satisfação dos clientes, a Anatel avalia outros indicadores relacionados ao serviço de TV por assinatura. Confira na tabela a seguir os destaques de cada operadora para os outros fatores.
Operadoras | Atendimento Telefônico | Canais de Atendimento | Capacidade de Resolução | Cobrança | Funcionamento | Oferta e Contratação | Reparo e Instalação |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Para que você entenda o que cada um dos indicadores avaliam, fizemos a lista abaixo com a definição de cada um:
- Canais de Atendimento: atendimento telefônico, por internet e nas lojas físicas
- Capacidade de Resolução: capacidade de resolver as solicitações dos consumidores
- Cobrança: clareza das informações na fatura e valor cobrado pelo serviço
- Funcionamento: cobertura e qualidade da imagem
- Ofertas e contratação: informações do plano comparado ao serviço prestado
- Reparo e instalação: visitas técnicas e prazos da operadora
Sua operadora foi mal avaliada no seu estado, Paraná? Compare os planos das outras prestadoras.
Pesquisa de Satisfação 2019 ANATEL
Desde 2015, a Anatel faz uma Pesquisa de Satisfação com os clientes que consomem serviços de telecomunicações. O objetivo da pesquisa é amenizar anseios dos usuários, que na maioria das vezes, já teve alguma experiência ruim com a sua operadora.
Por isso, todo o ano a Anatel divulga uma pesquisa que avalia a percepção de qualidade em vários quesitos para os serviços de:
- Celular (pré e pós)
- Internet fixa
- TV por assinatura
- Telefonia fixa
Mais de 80 mil pessoas em todo o território nacional participam da pesquisa, dando notas para as suas respectivas operadoras. Os dados são extraídos por meio de entrevistas por telefone e de forma totalmente aleatória. Em 2019, o órgão recolheu as informações do dia 9 de julho até novembro. Os resultados, geralmente, saem no primeiro trimestre do ano. Em 2020, os resultados foram divulgados no dia 12 de fevereiro. A Agência analisou consumidores de 11 operadoras e a análise é feita a nível nacional e por estado.