Conheça as novidades do Instagram: Abas de Reels e Shop

O Instagram mudou com o objetivo de facilitar as compras online pelo aplicativo e de ampliar o compartilhamento de vídeos curtos. O novo layout da página principal do Instagram conta agora com duas abas diferentes: Reels e Shop (Loja). As novas abas estão posicionadas onde antes ficavam os botões de inserir nova postagem e verificar curtidas. Neste artigo, vamos te mostrar o que mudou no Instagram e como usar as novidades.
Sumário:
Novas abas do Instagram: Reels e Instagram shop

A partir do dia 12 de novembro, o aplicativo Instagram lançou o novo layout do seu menu principal, modificando a navegação no aplicativo.
Na tela inicial, é provável que você já tenha percebido a novidade: os botões utilizados para adicionar uma nova postagem e ver as curtidas das suas postagens foram deslocados para o canto superior da tela, ficando ao lado do botão Direct.
No lugar dos botões deslocados para cima, estão agora os ícones do Instagram Reels e da Loja (Instagram Shop). O Reels foi lançando em junho deste ano e é um recurso que permite aos usuários a criação e edição de vídeos curtos, que tenham 15 ou 30 segundos.
A nova ferramenta Reels do Instagram funciona de maneira semelhante ao TikTok, rede social que está sendo um fenômeno de popularidade no mundo, principalmente com o público mais jovem, que adora compartilhar vídeos divertidos e rápidos.
O Reels, inclusive, foi criado pensando em acompanhar a tendência desse público, que já demonstrou ampla adesão a ferramentas de edição e compartilhamento de vídeos nesse formato.
Aba ‘Loja’ permite comprar pelo Instagram
O novo botão “Shop” ou “Loja” foi criado para facilitar as compras feitas diretamente pelo Instagram.
Com o isolamento social devido à pandemia do Coronavírus, as compras online aumentaram significativamente, bem como a quantidade de pessoas que resolveram utilizar o Instagram para divulgar e comercializar seus produtos e serviços.
Dessa forma, o botão Shop vem para tornar o e-commerce do Instagram ainda mais fácil para os usuários.
Ao clicar no ícone da Loja do Instagram, o usuário terá acesso a sugestões de produtos das lojas online dos perfis que já segue e também vai visualizar recomendações de produtos selecionados de acordo com os seus interesses.
A ferramenta promete ajudar os pequenos e grandes negócios a expandir suas vendas.
Quando você selecionar o ícone Shop (que é o desenho de uma sacola), vai ser redirecionado para a página do e-commerce do Instagram. Nela, existem várias opções para você explorar quando quiser fazer compras.
É possível pesquisar a loja pelo nome, na aba “Pesquisar”, onde tem o ícone da lupa. Mas, você também pode escolher um dos botões abaixo:
- Navegar por lojas: veja as lojas que você segue e sugestões de lojas para você de acordo com os seus interesses
- Ver seleções do editor: confira a lista de lojas sugeridas pelos especialistas do canal oficial do Instagram @shop
- Coleções da loja: nessa área, você visualiza coleções de produtos das lojas
- Explorar guias: veja um feed com sugestões de outros usuários
Como criar Reels no Instagram?
Criar um vídeo utilizando a nova aba Reel do Instagram é mais fácil do que você imagina.
Os vídeos feitos no Reel podem durar 15s ou 30s e você pode editá-los no próprio aplicativo, de maneira bem intuitiva e acessível.

Com o Reels, você tem a opção de gravar vários pequenos vídeos com a câmera do Instagram e depois editá-los, unindo trechos de cada um.
Mas, também pode fazer upload de vídeos que já estejam na galeria do seu celular e, claro, tem a opção de poder gravar um vídeo sem cortes. O primeiro passo para fazer o seu Reel é clicar no botão da ferramenta, que agora fica na parte inferior da tela, onde antes você inseria uma nova postagem. Em seguida, você escolhe o tempo de duração do vídeo nas ferramentas disponíveis no canto esquerdo da tela, as opções são 15 ou 30 segundos. Depois que tiver escolhido o tempo de duração do seu vídeo, clique no botão de captura e grave. Você verá o tempo de gravação na parte superior da tela e isso vai te ajudar a inserir todo o conteúdo que deseja. cFeito isso, você pode cortar o seu vídeo, inserir trechos de vídeos que você já tenha arquivados na sua galeria e utilizar as demais ferramentas do Reel.
Se quiser inserir no Reels os vídeos da sua galeria para editá-los, basta abrir a câmera do Reels no Instagram e clicar na imagem do canto esquerdo inferior da tela, onde você verá o sinal de + e uma captura do seu celular em miniatura.
Veja a seguir as ferramentas de edição disponíveis no Reels que você pode utilizar para tornar o seu vídeo mais dinâmico:
- Áudio: nesta opção, cujo ícone é uma nota musical, você pode pesquisar músicas pelo título ou selecionar alguma das músicas da lista que o Instagram vai te mostrar. Mas, se preferir, utilize o áudio original do seu vídeo, captado durante a própria gravação.
- Velocidade: essa ferramenta permite que você altere a velocidade do vídeo ou de parte dele. É possível acelerar em 2X ou 3X ou desacelerar, deixando o vídeo em câmera lenta, diminuindo em 3X ou 5X a velocidade de transmissão do vídeo.
- Efeitos: use esse recurso para inserir filtros do Instagram nos seus vídeos. Todos os efeitos que você tiver salvos no seu Instagram vão aparecer para você ao clicar neste ícone. Insira os efeitos no vídeo todo ou apenas em alguns trechos.
- Temporizador: ao clicar neste recurso, que tem como ícone um relógio, você pode fazer suas gravações sem precisar segurar o botão da câmera. Selecione uma contagem regressiva para começar a filmar e grave com as mãos livres.
