Como cancelar meu plano de celular da TIM, Claro, Oi e Vivo

Como cancelar meu plano?
Como cancelar meu plano?

Algumas vezes estamos insatisfeitos com o nosso plano de celular e a única solução que encontramos é fazer o cancelamento. Para te ajudar, escrevemos este artigo para você saber como cancelar a linha de celular da Vivo, Claro, TIM, Oi e Nextel. Vamos lá!


A Selectra te ajuda a encontrar seu novo seu plano de celular! Ligue grátis!
Cancelamento Plano Celular

Como fazer o cancelamento do meu plano de celular?

Está insatisfeito com o seu plano de celular ou não está mais usando a linha? Uma possível solução é cancelar o plano de celular. Entretanto, sabemos que pode não ser uma tarefa muito fácil.

A forma mais conhecida para realizar o cancelamento é por telefone, falando diretamente com um atendente. O problema é que podemos perder muito tempo na ligação para conseguir cancelar o nosso plano, gerando muito estresse.

A operadoras de telecomunicações recebem muitas reclamações relacionadas a experiências dos usuários ao tentar cancelar a linha de celular. Pensando nisso, muitas empresas passaram a disponibilizar diferentes canais para os clientes cancelarem os seus pacotes.

Neste artigo vamos te explicar como você pode cancelar o plano de celular nas seguintes operadoras:

  • Vivo
  • Claro
  • TIM
  • Oi
  • Nextel

A seguir, veja o passo a passo para cancelar seu plano em cada uma delas.

Como cancelar meu plano da Vivo?

Se você é cliente da Vivo, a operadora disponibiliza alguns canais para fazer o cancelamento do plano Vivo. É importante saber que todos têm as suas vantagens e desvantagens e dependerá de suas preferências.

Se você é um usuário digital e prefere resolver os seus problemas de forma online, a operadora possibilita que o cancelamento seja feito na plataforma de autoatendimento, Meu Vivo. Confira o passo a passo de como cancelar pelo Meu Vivo:

  1. Acesse o portal ou app Meu Vivo
  2. Faça o login com o usuário e senha cadastrados no Meu Vivo
  3. Escolha e opção "Meu Plano". Em seguida, clique em "Cancelamento"
  4. Marque a caixa equivalente a "Linha Móvel" e clique em "Avançar"
  5. Marque a caixa equivalente a "Vivo Móvel PÓS/PRÉ/CONTROLE"
  6. Em seguida, clique em "Avançar"
  7. Insira o Número do Terminal e clique em "Avançar"
  8. Pronto! Sua solicitação de cancelamento do plano de celular Vivo está realizada

Se você prefere um atendimento mais pessoal, é possível fazer o cancelamento da linha de celular via atendimento telefônico. Confira o passo a passo abaixo:

  1. Ligue para 103 15
  2. Selecione a opção 3
  3. Em seguida, escolha a opção 9
  4. Solicite o cancelamento da linha
  5. Aguarde o teleoperador realizar o processo

Lembre-se de que é importante ter anotado o protocolo do procedimento. Você pode ouvir na hora da ligação ou então recebê-lo por SMS.

Caso você queira cancelar pessoalmente o seu plano, basta ir até uma Loja Vivo com o seu RG e CPF e pedir o cancelamento. Se você tem outros serviço na operadora, pode ser que a política de cancelamento da Vivo seja diferente.

Cancelamento Plano Celular Claro

Como cancelar meu plano da Claro?

O Claro disponibiliza um canal online para você fazer o cancelamento da sua linha. Pelo Minha Claro, você consegue cancelar o seu plano de forma rápida e prática. Siga o passo a passo que fizemos:

  1. Acesse o Minha Claro
  2. Faça o login com o usuário e senha cadastrados
  3. No menu superior, localize "Atendimento"
  4. Em seguida, clique em "Cancelar Linha"
  5. Preencha o formulário com todas as informações solicitadas
  6. Clique em "Solicitar"

Depois de você realizar este processo, a operadora Claro processará o seu pedido e o colocará em prática.

Atenção!O prazo para a Claro processar a sua solicitação de cancelamento é de até 48h após envio. Se a desativação não ocorrer até este prazo, entre em contato com a Central de Atendimento da operadora.

Você também pode cancelar a sua linha contatando o SAC da Claro. Para isso, basta você ligar para o número 106 99 e solicitar o cancelamento do plano da Claro.

Sempre aguarde o Protocolo do processo. É importante saber que o protocolo será enviado por SMS ou você poderá visualizá-lo na plataforma Minha Claro.

Como fazer o cancelamento do plano da Nextel?

A Nextel não existe mais e os planos da operadora foram todos migrados para a Claro. Caso você deseje cancelar a sua conta com a Nextel, precisará entra em contato com a Claro através do SAC da empresa.

Caso possua alguma dúvida, acesse o FAQ da Claro Nextel.

Como cancelar meu plano TIM?

A TIM disponibiliza diferentes canais para fazer o cancelamento da sua linha de celular, sendo eles: pela plataforma Meu TIM, por atendimento telefônico e loja física.

Veja o passo a passo de como cancelar a linha pelo Meu TIM:

  1. Acesse o Meu TIM
  2. Faça o login número TIM e senha cadastrados
  3. No menu superior, localize "Serviços"
  4. Em seguida, clique em "Cancelamento de Linha"
  5. Insira os 3 primeiros números do seu CPF solicitado na página de cancelamento
  6. Clique em "Continuar"
  7. Marque a caixa equivalente a "Desejo cancelar a linha TIM"
  8. Clique em "Enviar"

Quando você terminar este processo, a solicitação de cancelamento será enviada para a operadora TIM.

Atenção!Você pode reverter o processo de cancelamento até dois dias úteis após a solicitação. Para isso, entre em contato com a central de atendimento da TIM.

Se você preferir cancelar a sua linha pelo atendimento telefônico, ligue para a central de atenção ao cliente TIM pelo número *144 e solicite o cancelamento da TIM para um dos atendentes.

Cancelamento Plano Celular Oi

Como cancelar plano da Oi?

Apesar da Oi ter uma plataforma de autoatendimento, Minha Oi, a operadora não possibilita que o usuário faça o cancelamento da linha pelo site ou app.

Para cancelar a linha da Oi, você precisa entrar em contato com o atendimento Oi e solicitar o cancelamento para um atendente. O número para falar com a Oi é 1057.


Encontre seu novo plano de celular!

A operadora pode cancelar minha linha de celular?

As operadoras podem cancelar linhas de celular de clientes que não fazem recargas há muito tempo. Normalmente, as empresas dão um prazo de 90 dias para que seus clientes façam a recarga e após esse período seu número será desativado. Porém, o ideal é checar em cada operadora qual o prazo máximo para um celular ficar sem créditos.

Por isso, se você tem um plano pré-pago e não quer que a sua linha seja cancelada, atente-se a este prazos e quando necessário, faça uma recarga para manter a linha ativa.

Tenho que pagar multa por cancelar meu plano?

Se você possui um plano pós-pago, família ou controle é muito provável que você tenha que cumprir um prazo mínimo de permanência naquele plano. Caso ao contrário, a operadora pode cobrar uma multa.

Na maioria dos casos, esse prazo de fidelidade é de 12 meses. A multa será cobrada proporcionalmente ao tempo que falta para esse prazo ser concluído. Por exemplo, se faltam 2 meses para acabar o seu prazo, sua multa será proporcional a esse tempo.

Devido a essa multa, recomendamos que você aguarde o fim do tempo mínimo para cancelar ou mudar de plano.

Ao pedir portabilidade, precisa cancelar o antigo plano?

Não é necessário cancelar a sua conta ao fazer a portabilidade. Aliás, caso você deseje fazer a portabilidade do seu número é necessário que a linha esteja ativa.

Quando você opta pela portabilidade numérica, sua nova operadora se encarrega de trazer o seu número e não é necessário entrar em contato com sua antiga provedora.

Saiba como pedir a portabilidade do seu número!

FAQ - Perguntas Frequentes sobre Cancelar Plano de Celular

Como cancelar meu plano de celular?

As operadoras oferecem, geralmente, mais de um canal para que seus clientes façam o cancelamento de seus planos. Confira como fazer o cancelamento do plano da sua operadora.

Preciso cancelar meu plano para fazer a portabilidade?

Não, inclusive sua linha de celular antiga precisa estar ativa para fazer a portabilidade do seu número.

Preciso pagar uma multa por cancelar meu plano de celular?

Isso vai depender se você já concluiu o seu tempo de permanência mínimo, que geralmente é de 12 meses. Caso não tenha terminado esse período, recomendamos que você espere um pouco para cancelar sua conta, pois o preço da multa pode ser bem salgado.

Atualizado em

Dicas e informações para você escolher o plano de celular ideal!

Planos de celular com internet móvel ilimitada no Brasil | Melhores planos de internet móvel com apps e redes sociais ilimitadas da Viv…
Vale a pena contratar plano de celular com aparelho smartphone? | Planos TIM, Claro, Vivo e Oi com celular | Existe plano de celular co…
Melhor chip para viagem internacional | Comprar chip internacional online | Chip com internet ilimitada para Estados Unidos, México, Eu…
Como trocar de plano de celular pelo telefone ou aplicativo | Quais as vantagens de mudar de plano? | Dicas para escolher um novo plano…

Compare os planos de celular das principais operadoras: