Conheça o melhor plano de internet para celular de 2018

A Anatel e a OpenSignal revelaram, ao longo de 2019, os resultados dos seus respetivos estudos sobre o desempenho das operadoras de telefonia móvel. Veja, neste artigo, qual foi a melhor operadora de planos pré-pago e pós-pago do Brasil e saiba ainda quem tem o melhor 4G do país.



melhor operadora 2019

Qual a melhor operadora de celular?

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), prepara, anualmente, sua Pesquisa de Satisfação da Anatel, onde o organismo brasileiro analisa, a atuação das operadoras de telecomunicações em todos os estados brasileiros e para todos os serviços fornecidos: internet banda larga fixa, telefonia móvel e TV por assinatura.

 

Quer saber mais sobre telecom?

Descubra nossas dicas, tutoriais, passo a passo, comparativas e nosso blog especializado em telecomunicações. Serviço Gratuito!

Fique sempre atualizado!

Receba a nossa Newsletter com as melhores dicas para economizar nas contas de celular, TV por assinatura e Internet.

E como é feito este estudo?

Junto as próprias operadoras, a agência brasileira é encarregada de coletar, interpretar e divulgar as informações relativas aos diferentes parâmetros (e seus atributos) da pesquisa para os dois principais serviços de telefonia móvel: pré-pago e pós-pago. Os parâmetros examinados foram:

  1. Oferta e Contratação
  2. Funcionamento
  3. Recarga (no caso da oferta pré-paga)
  4. Cobrança (no caso da oferta pós-paga)
  5. Canais de atendimento
  6. Atendimento telefônico
  7. Capacidade de resolução

Como destaque da pesquisa, para ambos serviços, foi clara a diferença entre as grandes operadoras e as pequenas (conhecidas como PPP ou provedores de pequeno porte), que, no geral, obtiveram melhores resultados.

Visto que quanto maior for a abrangência da companhia, mais dificuldade pode haver para ter uma boa atenção ao cliente, as pequenas operadoras se destacaram em atributos como canais de atendimento ou cobrança.

Mas, quais foram as operadoras de telefonia móvel analisadas?

Operadoras Analisadas pela Anatel na Pesquisa de Satisfação 2018
Telefonia Móvel Pré-Paga Telefonia Móvel Pós-Paga
Algar Telecom Algar Telecom
Claro Claro
Nextel Nextel
Oi Oi
Sercomtel Porto Seguro
Tim Tim
Vivo Vivo

Para este estudo, foram realizadas mais de 21 mil entrevistas (no caso da oferta pós) e quase 24 mil entrevistas (oferta pré-paga) com usuários das operadoras listadas acima, em todas os estados onde as mesmas possuem mais de dez mil acessos ativos. Estas entrevistas foram realizadas através da técnica de coleta Computer-Assisted Telephone Interviewing (CATI) entre o dias 09 de julho e 16 de novembro de 2018. A escala de pontuação é de 0 a 10, sendo que 0 significa Totalmente Insatisfeito e 10 Totalmente Satisfeito.

Nesse cenário será preciso saber qual foi a operadora que obteve a melhor nota nos serviços de telefonia pré e pós-pago. Veja isso logo abaixo!

Qual melhor operadora celular pré-pago?

Nos serviços de telefonia móvel pré, as notas melhoraram de forma geral, avançando de 6,83 para 7,19. As notas médias dos parâmetros avaliados nos serviços de pré-pago foram:

Notas médias para o Serviço de Telefonia Móvel - Pré-Pago
Oferta e contratação Funcionamento Recarga Canais de atendimento Atendimento telefônico Capacidade de resolução
7,06 7,33 7,07 7,19 6,28 5,67

Como pode ser obervado, no caso dos planos pré-pago, os usuários das principais operadoras de Brasil avaliaram o funcionamento como o melhor parâmetro dos possíveis examinados.

Mas, qual foi operadora com a nota mais alta para o serviço de celular pré-pago no ano 2019?


A Nextel foi a operadora com a nota mais alta nos prâmetros avaliados pelos clientes pré-pago em todo o Brasil.

No entanto, para ter um critério mais específico destes resultados, será necesário analisar as melhores operadoras por estado.

Assim, veja o gráfico que preparamos com o número de estados das operadoras com as melhores notas do país.


Como pode ser observado no gráfico a operadora Claro foi a que obteve a melhor nota em até 9 estados brasileiros (AP, MA, MT, PA, PB, PI, RR, RS e SE). A Vivo conseguiu manter o ritmo da operadora rival e obteve o melhor resultado em 7 estados (AL, BA, CE, PE, RN, SC e TO).

Já a TIM (AC, DF, RO) e a Oi (AM, ES, MS) consiguiram as melhores notas em três estados. A Nextel (RJ e SP) e a Algar Telecom (GO e MG) empataram quanto ao número de estados. Por último, a Sercomtel conquistou o estado onde opera, Paraná.

Melhor operadora pós-pago

Já no serviço de planos pós-pago, não há tantas operadoras que se destacaram, sendo apenas 4 as grandes operadoras que tiveram a melhor avaliação nos estados brasileiros.

Os parâmetros avaliados foram:

Notas médias para o Serviço de Telefonia Móvel - Pós-Pago
Oferta e contratação Funcionamento Cobrança Canais de atendimento Atendimento telefônico Capacidade de resolução
7,25 7,33 7,53 7,26 6,40 6,36

Veja abaixo qual operadora obteve a nota mais alta na Pesquisa de Satisfação da Anatel para o serviço Pós-Pago.

 


Atendendo os dados coletados, podemos dizer que a Vivo foi a operadora que melhor desempenho teve no ano de 2018 e, por isso, junto a Claro (que foi a melhor no serviço pré-pago) têm que serem levadas em consideração na hora de escolher o melhor plano de telefonia.

Contudo, ainda falta um dado importante na hora de adquirir pacote de telefonia: a internet móvel.

Melhor plano de internet para celular

Sabendo que cada operadora pode alterar e adaptar sua oferta de telefonia para cada estado do Brasil, a OpenSignal realizou um estudo, onde este centro de pesquisa estadounidense analisava o 4G no Brasil e sua disponibilização no país.

Estes foram os resutlados da pesquisa.

Estudo OpenSignal 4G no Brasil
Parâmetro Examinado TIM Claro Vivo Oi
Cobertura 4G
(% de tempo)
78,6 67,9 68,0 59,7
Experiência de Vídeo
(0-100 pontos)
53,2 55,7 50,5 44,9
Velocidade de Download
(em Mbps)
10,3 18,8 13,0 7,7
Velocidade de Upload
(em Mbps)
3,5 6,3 4,0 2,8
Latência ou Ping
(em ms)
68,8 68,0 78,9 79,0

Podemos determinar, com estes dados em mãos, que o melhor plano pré-pago de telefonia é da Claro e a melhor oferta pós-paga é da Vivo.

Confira você mesmo quais são as condições de cada uma destas ofertas e compartilhe sua opinião sobre as operadoras de telefonia.

claro prezão
Claro Prezão

  • Até 3 GB de dados
  • WhatsApp ilimitado
  • Até 750 SMS grátis

A partir de R$ 1,99
por dia

Planos Celular Claro
vivo pós
Vivo Pós-Pago

  • Até 100GB para dividir
  • Ligações/SMS ilimitado
  • Você + 4 dependentes

A partir de R$ 129,99
por mês

Ver Planos Vivo Pós
Actualizado em