Como fazer Portabilidade Tim, Claro, Oi, Nextel e Vivo

portabilidade
Portabilidade

A Portabilidade é um serviço oferecido pelas empresas de telecomunicações para que o consumidor possa mudar de operadora e continuar com o mesmo número, seja de celular ou fixo. Por conta da variedade de planos, a portabilidade é muito usada pelos consumidores, no intuito de conseguirem melhores condições de pagamento e vantagens nos serviços de telefonia. Saiba como fazer para pedir a portabilidade do seu número, o valor cobrado e o tempo que demora para a portabilidade ser efetuada.



Portabilidade

O que é portabilidade?

No intuito de aproveitar as melhores ofertas de planos de telefonia, muitos consumidores têm pedido para fazer a portabilidade de seus números. Dessa forma, o cliente tem a conveniência de permanecer com seu números antigo, mantendo seus contatos, mas com a vantagem de usufruir dos benefícios oferecidos pelas operadoras no que diz respeito a pacotes de TV, internet e telefonia. A portabilidade é uma forma rápida de aderir a um novo plano de telefonia, sem a necessidade de mudar de número. Entenda o que deve ser feito antes de pedir a portabilidade:

  • Primeiro, o consumidor precisa fazer uma pesquisa de preços, para saber quais as melhores ofertas de planos de celular no Brasil: os detalhes dos planos, os que possuem melhor pacote com internet inclusa, os valores e a fidelização de cada um.
  • Após a pesquisa, você pode fazer o pedido de portabilidade de seu número, seja ele móvel ou fixo.

A portabilidade é um procedimento através do qual você muda a operadora do seu plano de telefonia, sem que precise mudar o número do seu celular ou do seu aparelho fixo. Só é possível efetuar a portabilidade se for dentro do mesmo serviço já contratado. Ou seja, você só poderá pedir a portabilidade do seu celular se quiser aderir a um novo plano de celular. Não é possível, por exemplo, transferir um número de telefone fixo para o telefone móvel e vice-versa.

Em resumo, a portabilidade só poderá ser realizada dentro do mesmo serviço: de telefonia móvel para telefonia móvel e de telefonia fixa para telefonia fixa.

Entretanto, você pode transferir seu número de celular de um plano pré-pago em uma operadora para um plano pós-pago em outra operadora, desde que a portabilidade seja realizada na mesma área de serviço, ou seja, com o mesmo DDD. A mesma coisa acontece caso você queira transferir seu número pré-pago fixo para outra operadora com um plano fixo pós-pago.

Para pedir a portabilidade, você deve fazer uma solicitação aos canais de atendimento da operadora à qual quer se tornar cliente.

Como solicitar a portabilidade numérica?

Para pedir a portabilidade do seu número, basta que você entre em contato com a operadora que quer contratar. Isso pode ser feito através do site da empresa, de uma ligação telefônica ou presencialmente, nas lojas físicas.

Se optar por fazer a portabilidade através do site, a nova operadora vai enviar um formulário online para você preencher com seus dados e enviar de volta.

Qualquer pessoa pode pedir a portabilidade?É bom lembrar que existem alguns pré-requisitos para a portabilidade ser efetuada. São eles: o CPF ou o CNPJ devem ser em nome do titular da linha a ser portada e o número a ser portado precisa estar ativo na operadora de origem.

Antes de solicitar a portabilidade é necessário checar se ainda está cumprindo o contrato de fidelização com a empresa antiga. Esse tópico é importante porque a portabilidade não tem o poder de alterar as disposições contratuais que foram firmadas com a operadora da qual você quer se desvincular. Quando você faz a portabilidade de uma operadora para outra, está realizando uma rescisão de contrato com a primeira empresa. Ou seja, se houver previsão de multa por quebra de contrato, você terá que pagar essa multa.

Abaixo, vamos te mostrar todas as informações sobre a portabilidade para TIM, Vivo, Claro, Oi e Nextel.

Logo TIM
Ganhe até 5GB de bônus fazendo a Portabilidade para TIM!

Como fazer a portabilidade para a TIM?

TIM portabilidade

Se você optar por fazer a portabilidade do seu número para a TIM, saiba que esse serviço é gratuito. Se o seu plano for a Pós-pago ou Controle, você poderá contratar online através do atendimento virtual do site da empresa ou pode optar por ir até uma Loja da TIM portanto os seguintes documentos:

  • Identidade
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Fatura da sua operadora atual

Na loja da TIM, será ativada uma linha para você com seu novo plano contratado. O atendente vai agendar uma data em que seu número vai sair da antiga operadora e passar a ser um número da TIM. Caso o plano que queira contratar seja Pré-pago, você poderá solicitar a portabilidade TIM tanto numa das Lojas da TIM quanto pode fazer a transição diretamente do seu celular. Basta comprar um chip da TIM e seguir os comandos que vão aparecer na tela do seu smartphone.

Se você for uma pessoa jurídica, para fazer a portabilidade para a TIM na sua empresa, será necessário ir na loja procurar um representante TIM ou ligar para o 0800 7410 041, solicitando uma visita.

Contratar TIM
Ligue para o 0800 da TIM e contrate seu plano hoje mesmo!

*A contratação via 0800 é destinada aos seguintes DDD's: 92, 81, 75, 71, 62, 31, 21 e 11

Portabilidade para Vivo

Vivo portabilidade

A portabilidade para a Vivo é gratuita para telefones móveis. No caso de portabilidade de telefonia fixa, o cliente paga apenas o valor da instalação.

O prazo para a portabilidade Vivo ser efetuada é de três dias úteis. Para que a portabilidade seja realizada, o cliente precisa ter um chip da Vivo com um novo número que vai ser substituído pelo seu número da outra operadora. Em seguida, dependendo do tipo de plano que você quiser aderir, poderá contratar online acessando a Loja Online da Vivo, na opção “traga o seu número para a Vivo” ou poderá optar por fazer a portabilidade em uma das lojas físicas da operadora.

Logo Vivo
Ganhe até 10GB de bônus fazendo a Portabilidade para a Vivo!

Para efetuar a portabilidade Vivo:

  • Plano Pré-Pago da Vivo: caso a portabilidade seja para um Plano Pré-Pago da Vivo, o cliente terá que se dirigir a uma loja física Vivo e solicitar o procedimento. Será necessário ter um chip da Vivo, que pode ser adquirido tanto nas lojas físicas quanto na Loja Online da operadora.
  • Plano Pós-Pago ou Controle: se deseja aderir a um desses planos, pode fazer o contrato através da Loja Online ou em alguma das lojas físicas da Vivo. Se optar por contratar seu plano na loja física, terá que levar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência.
  • Portabilidade Fixo: no caso de portabilidade para fixo, é necessário ir a uma loja física Vivo com RG, CPF e comprovante de residência. Todos os documentos devem estar no nome do titular da conta da operadora anterior.
Contratar Online Vivo TV
Ligue grátis para a Vivo e faça o seu plano!
0800 561 1515

📢 Atenção! Este número 0800 é válido somente para contratação.

Portabilidade Oi: Como fazer?

Oi portabilidade

Na Oi, o serviço de portabilidade é gratuito e pode ser feito para os planos Pré-Pago e Controle. Você pode fazer a portabilidade nas lojas físicas ou através de SMS no seu celular.

No caso do Oi Pré-Pago, basta comprar um chip novo da Oi e ativá-lo. Em seguida, você poderá fazer a portabilidade através do próprio aparelho, enviando um SMS para 27531 do seu novo chip da Oi com a palavra PORTAR junto com o DDD e o seu número atual. Feito isso, você receberá um código de verificação no seu chip da operadora anterior. Então, é só seguir o passo a passo das mensagens de SMS que receberá no aparelho até a conclusão da portabilidade.

Se a opção for um Plano Oi Controle, você vai precisar comprar um chip Oi e ativá-lo numa loja no Plano Controle. Outra opção possível é comprar um Chip Pré e pedir a migração para o Plano Oi Controle através do site da operadora ou do *660. Depois, basta seguir o procedimento, começando por enviar um SMS para o número 27531 do seu Oi com a palavra PORTAR junto com o seu DDD e o seu número atual. No chip da outra operadora, você vai receber um código de verificação por SMS. Daí em diante, basta seguir o passo a passo e concluirá sua portabilidade Oi.

Contratar Oi
Ligue para o 0800 Oi e contrate seu plano Oi Fibra!

Como fazer portabilidade para Claro?

Claro portabilidade

A portabilidade para a Claro pode ser feita através do atendimento telefônico Claro Portabilidade, no número 1052. Também pode ser efetuada pelo serviço de Televendas, no 0800 742 0310, nos casos dos planos Claro Pós ou Claro Pré.

Antes de tudo, você terá que adquirir um chip da Claro e ativá-lo em algum plano Claro celular.

Abaixo, segue o passo a passo para fazer a portabilidade Claro no seu próprio aparelho de celular:

  • Após ativar seu chip novo da Claro, terá que enviar um SMS do seu chip Claro para 1970 com o DDD e o número do seu celular antigo, que desejar mudar para a Claro
  • Aguarde chegar um novo SMS e responda-o com o CPF do titular da linha
  • Será enviado um código de segurança por SMS para o seu antigo chip
  • Envie um SMS com esse código para 1970 através de seu chip Claro
  • Aguarde a autorização para fazer a portabilidade Claro e responda "SIM"
0800 Claro
Ligue agora e faça o seu plano Claro!
0800 252 2121

📢 Atenção! Este número 0800 é válido somente para contratação. O número para atendimento da Claro é 106 99

Portabilidade Nextel

Nextel portabilidade

Se você quiser fazer a portabilidade para a Nextel, poderá escolher entre ir numa das Lojas Nextel, solicitar um atendimento através do site da operadora ou ligar para o número 1050, que é a central de atendimento da operadora. A portabilidade é concluída em três dias úteis ou com agendamento prévio, nas regiões que contam com a cobertura <3G Nextel.

  • Pessoa Física: a portabilidade para pessoa física pode ser feita tanto no atendimento telefônico (1050) quanto nas Lojas físicas Nextel. Os documentos necessários para pedir a portabilidade são: RG, CPF, comprovante de residência e de renda atualizados e a última fatura da operadora atual do titular da linha.
  • Após a solicitação e a confirmação dos seus dados, a portabilidade será feita em três dias úteis e, durante esse período de transição, você vai ficar usando um número provisório, que será automaticamente substituído pelo seu novo número Nextel ao final do procedimento.
  • Pessoa Jurídica: se você quer solicitar a portabilidade Nextel para sua empresa, deve ligar para o número 1050 e fazer o agendamento de uma visita dos assessores da Nextel. Os técnicos da operadora irão até sua empresa com as informações que você precisa para obter a portabilidade da linha telefônica. O prazo da transferência é o mesmo: três dias úteis ou de acordo com o agendamento prévio. Durante o tempo de transição de operadoras, você vai receber um número temporário que será automaticamente substituído pelo seu número antigo na conclusão da portabilidade.
Contrate Nextel
Claro comprou a Nextel! Compare os planos Claro Nextel e contrate o melhor para você!
Contrate aqui!

Qual é o preço da portabilidade?

Muitas operadoras de telefonia já estão oferecendo a portabilidade de maneira gratuita para os casos de portabilidade de números de telefone móvel. Quando a portabilidade é para telefonia fixa, o cliente paga pela instalação do serviço.

Quanto custa a portabilidade?De acordo com regulamento previsto da Anatel, as operadoras têm o direito de cobrar ao cliente algum valor pela solicitação da portabilidade, embora a maioria delas não esteja cobrando por esse serviço.

Quanto tempo demora a portabilidade?

Muitos clientes têm dúvida a respeito do prazo de conclusão da portabilidade. É possível que a portabilidade seja previamente agendada, então o prazo será de acordo com o agendamento. Mas, tirando essa possibilidade, as operadoras têm feito o procedimento em até três dias úteis.

 


 

Ainda tem dúvidas sobre a portabilidade numérica?
Veja em nosso FAQ algumas dúvidas frequentes de nossos usuários.

FAQ Portabilidade numérica - Perguntas Frequentes

Sim, você pode desistir em até dois dias úteis após a solicitação. Sem ônus ou multas.

Uma das condições básicas para a realização da portabilidade é que o número a ser portado tem que estar ativo na operadora de origem.

Não. A portabilidade só pode ser feita dentro da mesma área de registro, ou seja, mesmo DDD.

Não. Caso o consumidor esteja inadimplente, as operadoras de telefonia móvel podem apenas restringir as opções de planos de serviço a serem escolhidos pelo novo cliente.

Quer saber mais sobre Telecomunicações?

O Podecomparar tem os melhores conteúdos sobre Telecomunicações: Conexões, Plataformas, Comparativas, Tutoriais...

Quer saber mais sobre outras Operadoras?

O Podecomparar traz todas as melhores ofertas das melhores operadoras do país!

Actualizado em