Como fazer a portabilidade para Tim, Claro, Oi e Vivo

dois telefones celulares setas ir e vir
Como solicitar a Portabilidade?

A portabilidade é um serviço para que o consumidor mude de operadora e continue com o mesmo número de celular ou fixo. Ela é muito usada para conseguir melhores condições de pagamento e vantagens. Saiba como pedir a portabilidade!


Selectra

Ligue e contrate seu novo plano de celular hoje mesmo!

O que é portabilidade?

Para aproveitar as melhores ofertas de planos de celular e telefone fixo, muitos consumidores querem fazer a portabilidade. Dessa forma, o cliente tem a conveniência de permanecer com seu número antigo e pode usufruir dos benefícios oferecidos pela nova operadora.

A portabilidade é uma forma rápida de mudar de operadora, sem a necessidade de mudar de número.

Saiba o que fazer antes de pedir a portabilidade:

  • Fazer uma pesquisa de preços para saber as melhores ofertas de planos de celular: gigas de internet, valores, fidelização, etc
  • Após a pesquisa, você pode fazer o pedido de portabilidade do seu número, seja ele móvel ou fixo

Como fazer a portabilidade?

Só é possível fazer a portabilidade se for dentro do mesmo serviço já contratado. Ou seja, você só poderá pedir a portabilidade do seu celular se quiser aderir a um novo plano de celular. Não é possível, por exemplo, transferir um número de telefone fixo para o móvel e vice-versa.

Entretanto, você pode transferir o número para outra operadora de um plano pré-pago para um plano pós-pago, desde que a portabilidade seja realizada na mesma área de serviço (mesmo DDD).

Como solicitar a portabilidade?

Para pedir a portabilidade numérica, basta que você entre em contato com a operadora que quer contratar. Isso pode ser feito através do site da empresa, de via telefone ou nas lojas físicas.

Se optar por fazer a portabilidade através do site, a nova operadora vai enviar um formulário online para você preencher com seus dados e enviar de volta.

Qualquer pessoa pode pedir a portabilidade?É bom lembrar que existem alguns pré-requisitos para a portabilidade ser efetuada: o CPF ou CNPJ devem ser em nome do titular da linha a ser portada e o número a ser portado precisa estar ativo na operadora de origem.

Antes de fazer a portabilidade de uma operadora para outra é necessário checar se o contrato de fidelização ainda está ativo na empresa antiga. Esse tópico é importante porque a portabilidade não tem o poder de alterar as disposições contratuais que foram firmadas com a operadora da qual você quer se desvincular.

Conheça os planos de celular da principais operadoras!

Portabilidade para a TIM

TIM portabilidade

Se você optar por fazer a portabilidade para a TIM, saiba que esse serviço é gratuito. Se o seu plano for pós-pago ou plano controle, você poderá fazer a portabilidade online através do site da empresa ou pode optar por ir até uma loja da TIM com os seguintes documentos:

  • Identidade
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Fatura da sua operadora atual

Na loja será ativada uma linha para você com seu novo plano de celular da TIM contratado. O atendente vai agendar uma data em que seu número vai sair da antiga operadora e passar a ser da TIM.

Caso o plano seja o TIM Pré-pago, você poderá solicitar a portabilidade TIM tanto numa das lojas da operadora quanto fazer a transição diretamente do seu celular. Basta comprar um chip da TIM e seguir os comandos que vão aparecer na tela do seu smartphone.

Se você for uma pessoa jurídica, para fazer a portabilidade para a TIM na sua empresa, será necessário ir na loja física ou ligar para o atendimento da TIM, solicitando uma visita.

Confira os planos de celular da TIM!

Portabilidade para a Vivo

Vivo portabilidade

A portabilidade para a Vivo é gratuita para telefones móveis. No caso de portabilidade de telefonia fixa, o cliente paga apenas o valor da instalação. O prazo para a portabilidade Vivo ser efetuada é de três dias úteis.

Para efetuar a portabilidade Vivo siga o passo a passo:

  • Plano Pré-Pago da Vivo: caso a portabilidade seja para um Plano Pré-Pago da Vivo, o cliente terá que se dirigir à uma loja física e solicitar o procedimento. Será necessário ter um chip da Vivo, que pode ser adquirido tanto nas lojas físicas quanto online
  • Plano Pós-Pago ou Controle: se deseja aderir a um desses planos, pode fazer o contrato online ou em alguma das lojas físicas da Vivo. Se optar por esta última opção, leve os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência
  • Portabilidade Fixo: no caso de portabilidade para fixo, é necessário ir a uma loja física Vivo com RG, CPF e comprovante de residência. Todos os documentos devem estar no nome do titular da conta da operadora anterior

Conheça os planos de celular da Vivo!

Portabilidade para a Oi

Oi portabilidade

Na Oi, a portabilidade é gratuita. Você pode fazer a portabilidade para qualquer plano de celular da Oi nas lojas físicas ou através de SMS no seu aparelho.

Passo a passo para fazer sua portabilidade para o plano Oi Pré-Pago:

  1. Compre um chip da Oi
  2. Faça a ativação enviando um SMS para 27531 do seu novo chip da Oi com a palavra PORTAR junto com o DDD e o seu número anterior
  3. Você receberá um código de verificação no seu chip da operadora anterior
  4. Siga as instruções das mensagens até a conclusão da portabilidade

Se a opção for um plano Oi Controle, você vai precisar comprar um chip da Oi e ativá-lo numa loja. Outra opção é comprar um chip pré e pedir a migração para o Plano Oi Controle através do site da operadora ou do *660. Depois, siga o procedimento:

  1. Envie um SMS para o número 27531 do seu Oi com a palavra PORTAR junto com o seu DDD e o seu número anterior
  2. No chip da outra operadora, você vai receber um código de verificação por SMS
  3. Siga o passo a passo e conclua sua portabilidade Oi.

Veja quais são os planos de celular da Oi!

Portabilidade para a Claro

Claro portabilidade

A portabilidade para a Claro pode ser feita através do atendimento telefônico da Claro Portabilidade, no número 1052. Também pode ser efetuada pelo serviço de Televendas, nos casos dos planos Claro Pós ou Claro Pré.

Antes de tudo, você terá que adquirir um chip da Claro e ativá-lo em algum plano Claro celular.

Abaixo, segue o passo a passo para fazer a portabilidade Claro no seu próprio aparelho de celular:

  • Após ativar seu chip novo da Claro, envie um SMS do seu chip Claro para 1970 com o DDD e o número do seu celular antigo, que desejar mudar para a Claro
  • Aguarde chegar um novo SMS e responda-o com o CPF do titular da linha
  • Será enviado um código de segurança por SMS para o seu antigo chip
  • Envie um SMS com esse código para 1970 através de seu chip Claro
  • Aguarde a autorização para fazer a portabilidade Claro e responda "SIM"

Conheça quais são os planos de celular da Claro!

Portabilidade para a Nextel

Nextel portabilidade

A marca Nextel foi comprada pela Claro e foi descontinuada e seus planos não estão sendo mais comercializados. Por esse motivo, o cliente que deseja mudar o seu número para a Nextel precisará fazer a portabilidade para a Claro, podendo assinar qualquer plano de celular da operadora. Em caso de dúvidas, entre em contato com o atendimento Claro Nxt.

Ainda precisa de ajuda para encontrar o seu plano de celular? Conte com a Selectra! Ligue grátis!

Qual é o preço da portabilidade?

Muitas operadoras de telefonia já estão oferecendo a portabilidade gratuita para os casos de portabilidade de números de telefone móvel. Quando a portabilidade é para telefonia fixa, o cliente paga pela instalação do serviço.

De acordo com regulamento previsto da Anatel, as operadoras têm o direito de cobrar quando o cliente solicitar a portabilidade, embora a maioria delas não esteja cobrando por esse serviço.

Para incentivar os seus clientes a contratarem seus planos e mudarem de operadora, muitas delas oferecem descontos e benefícios extras para fazer a portabilidade. Entre esses benefícios estão gigas extras de internet, assinaturas de serviços, etc.

Quanto tempo demora a portabilidade?

Muitos clientes têm dúvida a respeito do prazo de conclusão da portabilidade. É possível que a portabilidade seja previamente agendada, então o prazo será de acordo com este agendamento. Mas, tirando essa possibilidade, as operadoras têm feito o procedimento em até três dias úteis.

FAQ - Perguntas Frequentes sobre Portabilidade

Como funciona o processo de portabilidade?

Você deve entrar em contato com a sua nova operadora e solicitar a portabilidade do seu número. O seu antigo número vai continuar o mesmo, mas você poderá usufruir do seu novo plano tranquilamente.

Posso desistir do pedido de portabilidade do meu número?

Sim, você pode desistir em até dois dias úteis após a solicitação. Sem ônus ou multas.

Posso pedir portabilidade de um número que já não uso mais?

Uma das condições básicas para a realização da portabilidade é que o número a ser portado tem que estar ativo na operadora de origem.

Caso eu mude de estado, tenho direito à portabilidade numérica?

Não. A portabilidade só pode ser feita dentro da mesma área de registro, ou seja, mesmo DDD.

A operadora pode se negar a fazer a portabilidade se eu tiver débitos em minha operadora atual?

Não. Caso o consumidor esteja inadimplente, as operadoras de telefonia móvel podem apenas restringir as opções de planos de serviço a serem escolhidos pelo novo cliente.

Atualizado em

Compare as melhores ofertas e planos!