Dados móveis não funcionam: o que fazer e como ativar?

Dados móveis não funcionam
Dados móveis não funcionam

Dados móveis suspensos, mesmo quando você possui créditos no celular e com limite no plano de dados? Neste artigo vamos te ajudar a solucionar este problema. Fique tranquilo, é mais simples do que você imagina. Uma pequena configuração nos ajustes do seu aparelho smartphone pode fazer com que a sua internet volte a funcionar normalmente.


O que são dados móveis?

Dados móveis nada mais são do que o plano de internet móvel que você contrata diretamente com a sua operadora de celular. Todas as vezes que você acessa a internet no celular sem estar conectado a uma rede Wi-Fi, você está utilizando o seu pacote de dados móveis, que são medidos em gigabytes (GB).

Nos dias de hoje, é imprescindível ter um bom pacote de dados móveis no celular. Seja por motivos de trabalho ou de uso pessoal, para checar suas redes sociais, suas mensagens de e-mail e até mesmo para pagar contas. Não dá para ficar sem internet e não é em todo lugar que você vai encontrar uma rede Wi-Fi disponível. Portanto, se a internet do seu smartphone parou de funcionar, pode ser que o seu aparelho esteja com algum problema na conexão da rede 3G ou 4G.

Teste de velocidade da internet
teste-de-velocidade-internet
Internet lenta? Faça nosso speedtest totalmente gratuito!
Teste velocidade

Por que os meus dados móveis não funcionam?

Há muitos motivos para os dados móveis não estarem funcionando no seu aparelho:

  • Configuração desativada para o uso de internet móvel
  • Sinal da operadora fraco na sua localização atual
  • Limite do pacote de dados excedido
  • Problemas no chip
  • Celular novo desconfigurado

Listamos aqui algumas maneiras de como você pode solucionar este problema.

Dados móveis | Verifique o limite de dados móveis do seu plano de celular

A sua internet móvel pode deixar de funcionar se você tiver atingido o limite dos dados móveis do pacote contratado, seja ele um plano de celular pré-pago, controle ou pós-pago. No caso dos planos pré-pagos, a internet será cortada do seu celular até que você coloque novos créditos. Já nos demais planos, a velocidade da internet vai ser reduzida até a data da renovação do plano ou até que você compre um pacote adicional de dados.

Verifique o seu pacote de dados móveis no Android:

  1. Abra as “Configurações” do seu celular
  2. Selecione a opção “Uso de dados”
  3. Na aba dos dados móveis
  4. Clique na rede móvel da sua operadora
  5. Confira quantos gigas foram consumidos

Para conferir os dados móveis no iPhone:

  1. Abra os "Ajustes"
  2. Selecione a opção “Celular”
  3. Desça até encontrar a opção “Dados celulares”
  4. Confira quantos gigas foram consumidos

Dados móveis | Cheque o sinal da sua operadora

Verifique se você está com sinal da sua operadora funcionando normalmente. Você pode checar nas barrinhas que mostram a sua intensidade, na parte superior do seu aparelho. Se você estiver em algum local distante e sem torres de sinal por perto, este pode ser o motivo pelos quais você está sem acesso aos dados móveis.

Dados móveis | Confira se os dados móveis estão ativos nas configurações do celular

Para reabilitá-los, cheque a configuração do seu chip para as redes móveis. Siga o passo a passo:

  1. Abra as “Configurações” do seu smartphone Android ou os “Ajustes” se for um iPhone
  2. Selecione a opção que dá acesso ao uso de dados
  3. Se o seu celular for habilitado para receber dois chips, selecione o chip que deseja para se conectar às redes 3G/4G da sua operadora
  4. Confira se o chip está ativado e se consta o nome da sua operadora
  5. Caso esteja desativado, basta que você ative novamente o uso de dados e o seu problema será solucionado

Porém, se o problema persistir mesmo depois de fazer a configuração manual dos seus dados móveis, tente outro caminho:

  1. Volte para as “Configurações” do Android ou “Ajustes” do iPhone
  2. Selecione a opção “Redes Móveis” e. em seguida, clique em “Rede Móveis”. Para iPhones, vá em “Celular” e em seguida “Seleção de Rede”
  3. Clique em “Selecionar a rede automaticamente” ou busque a sua operadora manualmente
  4. Observe se consta no canto superior direito da tela do seu aparelho o símbolo 3G ou 4G

Caso a rede móvel esteja aparecendo, significa que você conseguiu resolver a questão e os dados móveis voltaram a funcionar. Mas, se as redes 3G ou 4G da sua operadora não sinalizarem no celular, é possível que o problema esteja no seu chip.

Você sabe o que é APN? A sigla APN significa Acess Point Name, que podemos traduzir como “Nome do Ponto de Acesso”. As APNs são conhecidas pela maioria apenas como Pontos de Acesso e funcionam como endereços para que o seu celular ou tablet possa ter acesso à internet nas redes 2G, 3G e 4G da operadora contratada. Saiba como ativar o seu APN manualmente para as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo.

Dados móveis | Problemas como o chip do celular

Para conferir se o seu chip se encontra em perfeito estado:

  1. Abra o seu celular e tire o chip
  2. Observe se ele se encontra danificado ou sujo. Caso esteja, entre em contato com a sua operadora e adquira um novo chip com o mesmo número de celular
  3. Observe se o formato do seu chip está correto. Caso tenha inserido o tamanho inadequado, esse pode ser o motivo dos seus dados móveis não funcionarem. Hoje em dia existem basicamente três tamanhos de cartões SIM no Brasil: o mini chip, o micro chip e o nano chip

Dados móveis | Ativar e desativar o Modo Avião

Se os seus dados móveis estiverem sem funcionar devido a problemas de conexão com o celular, pode ser que ao reiniciar o seu dispositivo, a internet volte normalmente. Mas, se você não quiser reiniciar o aparelho, existe uma maneira prática de dar um “reboot” no sistema do seu smartphone: basta ativar o Modo Avião, esperar alguns segundos e desativá-lo novamente.

Essa pode ser a solução para reativar os dados móveis, pois você vai estar induzindo o aparelho a se reconectar quando sair do Modo Avião.

Dados móveis em Roaming no exterior Caso você esteja fazendo uma viagem para fora do Brasil, lembre-se de desativar os dados do seu celular e o Roaming de Dados para não ter uma surpresa no final do mês.

FAQ | Perguntas frequentes sobre Dados Móveis

Para que servem os dados móveis?

Dados móveis são o serviço de internet que você contrata em seu plano na operadora e geralmente são medidos em gigabytes (GB). É graças aos seus dados que você pode checar o seu e-mail, suas redes sociais ou realizar outras diversas tarefas, independente do lugar em que você esteja. Saiba mais!

Como economizar dados móveis?

Baixar aplicativos e fotos, acessar redes sociais, assistir vídeos... tudo isso consume dados móveis. Um dos grandes vilões são os aplicativos que ficam rodando em segundo plano, estando permanentemente vinculados a internet. Vídeos e imagens no WhatsApp e atualizações automáticas dos aplicativos também consomem muitos dados móveis. Para não ficar sem dados móveis, escolha um plano de celular que atenda suas necessidades.

Como consultar dados móveis?

Entre nas configurações do seu aparelho e encontre a opção "Uso de dados" (Android) ou "Celular" (iPhone). Em seguida, vá até a opção "Dados móveis" (Android) ou "Dados celulares" (iPhone). Lá você pode checar quantos dados foram utilizados.

Qual a diferença entre Wi-Fi e dados móveis?

Assim como o 4G/3G, o Wi-Fi também possibilita acesso à internet sem a necessidade de um conexão a cabo. Porém, são necessários um roteador e uma conexão de energia elétrica para que ele funcione. Portanto, é mais comum o Wi-Fi em casas e escritórios. Outra diferença é que o serviço de Wi-Fi é contratado pelo valor da sua velocidade e o 4G/3G pela quantidade de dados móveis disponíveis.

Como compartilhar a internet do meu celular?

Você pode rotear dados móveis e conectar a sua internet em outro aparelho ou até mesmo em seu laptop. Para isso, basta acessar as Configurações do seu aparelho, ir na área de "Rede e Internet" e em seguida em "Roteador". No iPhone, acesse "Ajustes", entre em "Celular" e em seguida "Acesso Pessoal". Neste artigo você pode saber um pouco mais sobre como compartilhar a internet do celular.

Actualizado em