Melhor operadora de celular, internet e TV do Rio Grande do Sul

Saiba agora qual foi a melhor operadora de celular (pré e pós), internet e TV por assinatura no estado do Rio Grande do Sul. Reunimos os resultados da Pesquisa de Aferição da Satisfação e Qualidade dos serviços de telecomunicações realizada pela ANATEL no ano de 2019.


Destaques - Melhor operadora de Celular, Internet e TV por assinatura no Rio Grande do Sul

celular pré-pago

Celular Pré-Pago


operadora pré pago
operadora Claro

A Claro foi avaliada como melhor operadora de pré-pago. Veja os planos da Claro Pré-Pago

celular pós-pago

Celular Pós-Pago


claro
operadora Claro

A Claro teve melhor nota de satisfação nos planos de pós-pago. Veja os planos do Claro Pós.

internet

Banda Larga Fixa


melhor operadora internet
operadora net

A NET teve melhor desempenho na satisfação geral de internet banda larga. Veja os planos da NET Internet

tv por assinatura

TV por Assinatura


melhor operadora
operadora oi

A Oi teve melhor desempenho no indicador de satisfação dos pacotes de TV. Veja os planos da Oi TV

Satisfação geral no Rio Grande do Sul - Pré-pago

O indicador de Satisfação Geral dos clientes, neste caso dos consumidores dos serviços de telefonia pré-paga no Rio Grande do Sul, é calculado pela média das notas atribuídas a cada operadora pelo entrevistados na pesquisa. A escala é de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". Veja abaixo quais foram as notas de cada uma das operadoras pesquisadas no seu estado:

É importante saber que o indicador de satisfação geral avalia a experiência do cliente como um todo, com o objetivo de descobrir o nível de satisfação dos consumidores, sendo um indicador amplo.

Segundo os resultados da pesquisa de 2019, a operadora Claro obteve a maior nota entre as operadoras pesquisadas sendo considerada a melhor operadora de celular pré-pago no Rio Grande do Sul, sendo seguida pela TIM e Vivo.

Melhor operadora no Rio Grande do Sul - Pré pago

Melhores operadoras por indicador no Rio Grande do Sul - Pré-Pago
Operadora Satisfação Oferta e Contratação Funcionamento Recarga Canais de Atendimento Capacidade de Resolução
logo Claro trofeu ouro png trofeu ouro png trofeu ouro png trofeu ouro png trofeu ouro png trofeu ouro png
logo tim trofeu prata png trofeu bronze png trofeu prata png trofeu prata png - -
logo vivo trofeu bronze png trofeu prata png - - trofeu bronze png trofeu prata png
logo oi - - trofeu bronze png trofeu bronze png trofeu prata png trofeu bronze png

A pesquisa da ANATEL investigou também indicadores mais específicos dos serviços, como por exemplo "recarga", para identificar quais são as operadoras com melhores serviços e identificar falhos entre a relação cliente-empresa. Confira a nota que cada operadora recebeu nos indicadores avaliados:

Melhores operadoras por Indicador no Rio Grande do Sul - Pré-Pago
Operadoras Oferta e contratação Funcionamento Recarga Canais de atendimento Capacidade de resolução
logo Claro 7.66 8,07 7,91 7,75 6,86
logo tim 7,48 7,46 7,73 7,24 5,57
logo vivo 7,50 7,37 7,42 7,35 6,23
logo oi 7,02 7,40 7,49 7,40 5,62

Não sabe o que cada indicador avalia? Descubra na lista abaixo:

  • Oferta e contratação: facilidade de entender todos os serviços e se a operadora cumpre com tudo que promete
  • Funcionamento: capacidade de fazer e receber ligações, qualidade das ligações, disponibilidade de internet 3G/4G, capacidade de conexão a internet 3G e 4G sem queda e a velocidade de navegação
  • Cobrança: preço cobrado na fatura comparado ao valor do contrato e facilidade de compreender a fatura
  • Canais de atendimento: atendimento por telefone, internet e nas lojas físicas
  • Capacidade de resolução: capacidade da operadora resolver problemas (cobranças, planos, cancelamento de planos etc)

Se a sua operadora não foi bem avaliada na sua região, compare os planos e escolha a que tem melhor custo benefício para você e sua família.

Veja como fazer a portabilidade para as melhores operadoras do Rio Grande do Sul em serviços de celular pré-pagos:

Satisfação geral no Rio Grande do Sul - Pós pago

Da mesma forma que é calculada a satisfação nos planos pré pagos, os clientes de ofertas pós-pagas deram notas para a sua experiência na operadora, a média das notas indica o resultado final da pesquisa para determinar qual a melhor operadora no Rio Grande do Sul.

A nota varia de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". Veja no gráfico a seguir qual operadora foi melhor avaliada no Rio Grande do Sul:

Este indicador avalia a experiência geral do cliente com o serviço (atendimento, qualidade dos planos, etc).

De acordo com a pesquisa, a operadora Claro foi considerada a melhor nos planos pós-pagos no Rio Grande do Sul, logo em seguida pela TIM e Vivo.

Melhor operadora no Rio Grande do Sul - Pós pago

Melhores operadoras por Indicador no Rio Grande do Sul - Pós-Pago
Operadora Satisfação Oferta e Contratação Funcionamento Cobrança Canais de Atendimento Capacidade de Resolução
logo Claro trofeu ouro png trofeu ouro png trofeu ouro png trofeu prata png trofeu prata png trofeu prata png
logo tim trofeu prata png trofeu prata png trofeu prata png trofeu bronze png trofeu bronze png -
logo vivo trofeu bronze png - - - trofeu ouro png trofeu ouro png
logo oi - trofeu bronze png - trofeu ouro png - trofeu bronze png

Da mesma maneira que se investigou os serviços da telefonia pré-paga, a pesquisa abordou temas específicos dos serviços oferecidos aos consumidores de linhas pós-pagas, como: Oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento e capacidade de resolução. Veja a nota que cada operadora recebeu:

Melhores operadoras por Indicador no Rio Grande do Sul - Pós-Pago
Operadoras Oferta e contratação Funcionamento Cobrança Canais de atendimento Capacidade de resolução
logo Claro 7.85 7,83 8,01 7,68 6,70
logo tim 7,61 7,51 7,94 7,59 6,48
logo vivo 7,28 7,46 7,63 7,70 6,88
logo oi 7,46 7,39 8,07 7,37 6,48

Se você está com dúvidas para entender o que cada indicador avalia, veja abaixo a explicação de cada indicador:

  • Oferta e contratação: facilidade de entendimento dos serviços e o cumprimento da operadora com tudo que promete
  • Funcionamento: capacidade de fazer e receber chamadas, qualidade das chamadas, disponibilidade de rede 3G/4G, capacidade de conexão a rede 3G e 4G sem queda e a velocidade da internet
  • Cobrança: preço cobrado na fatura x valor do contrato e facilidade de entender a fatura
  • Canais de atendimento: atendimento telefônico, via internet e nas lojas físicas
  • Capacidade de resolução: capacidade da operadora resolver problemas dos clientes

Como a sua operadora foi avaliada no seu estado? Se não foi tão bem, compare os planos e de outras operadoras de telecomunicações.

Veja como fazer a portabilidade para as melhores operadoras do Rio Grande do Sul em serviços de celular pós-pagos:

Satisfação geral no Rio Grande do Sul - Internet

Assim como nas outras categorias, a satisfação geral dos clientes de internet fixa é calculada pela média das notas dadas pelos consumidores para a sua experiência com o serviço da operadora no Rio Grande do Sul.

As notas variam de 0 a 10, na qual 0 - Totalmente Insatisfeito e 10 - Totalmente Satisfação. O gráfico mostra as notas de cada operadora neste indicador, confira:

Como é possível ver no gráfico, a melhor operadora de internet no Rio Grande do Sul foi a NET, seguida pela Vivo e Oi.

Melhor operadora no Rio Grande do Sul - Internet

Melhores operadoras por Indicador no Rio Grande do Sul - Internet
Operadoras Oferta e contratação Funcionamento Cobrança Canais de atendimento Capacidade de resolução
logo NET 6,96 7,10 7,34 7,07 6,86
logo vivo 6,95 6,72 7,40 7,27 6,70
logo oi 6,66 6,17 7,16 6,96 6,15

Como a sua operadora de internet foi avaliada no Rio Grande do Sul?

Sua operadora não foi bem avaliada no serviço de banda larga? Saiba como solicitar o cancelamento do seu plano

Satisfação geral no Rio Grande do Sul - TV por assinatura

O indicador de satisfação geral é um dos mais importantes da pesquisa, por isso é o mais levado em conta para escolher a melhor operadora do serviço de TV por assinatura no Rio Grande do Sul. A nota de cada empresa foi calculada com base na média das nota dadas pelos seus clientes. Este fator mede a satisfação do consumidor em relação a sua experiência com o serviço.

O gráfico abaixo mostra o resultado da pesquisa para este indicador:

É importante saber que a nota pode variar de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatifeito" e 10 "totalmente satisfeito". De acordo com o resultado da pesquisa, no Rio Grande do Sul, a operadora Oi foi considerada a melhor em TV por assinatura, ficando na segunda e terceira posição as operadoras Claro e Sky.

Melhor operadora no Rio Grande do Sul - TV por assinatura

Para tentar quantificar o real nível de satisfação dos clientes e qualidade dos serviços, os entrevistados também avaliaram atributos específicos dos serviços prestados pelas operadoras. A seguir, confira as notas de cada operadora em cada indicador pesquisado.

Resultados | Melhores operadoras por indicador - TV por assinatura
Operadora Atendimento Telefônico Canais de Atendimento Capacidade de Resolução Cobrança Funcionamento Oferta e Contratação Reparo e Instalação
logo claro png 7,08 7,75 6,82 8,11 8,21 7,74 8,38
logo operadora net 6,48 6,86 6,83 7,56 8,21 7,02 7,97
logo operadora oi 7,00 7,72 6,89 7,99 8,34 7,64 8,09
logo operadora sky 7,30 7,81 6,92 7,54 8,74 7,65 7,66
logo operadora vivo 6,96 7.49 7,11 7,61 8,09 7,29 7,77

Para que você não fique com dúvidas, entenda o que cada indicador mede:

  • Canais de Atendimento: atendimento telefônico, por internet e nas lojas físicas
  • Capacidade de Resolução: capacidade de resolver as solicitações dos consumidores
  • Cobrança: clareza das informações na fatura e valor cobrado pelo serviço
  • Funcionamento: cobertura e qualidade da imagem
  • Ofertas e contratação: informações do plano comparado ao serviço prestado
  • Reparo e instalação: visitas técnicas e prazos da operadora

Sua operadora foi mal avaliada no seu estado, Rio Grande do Sul? Compare os planos das outras prestadoras.

Pensando em mudar o plano da sua TV por assinatura?

Pesquisa de Satisfação 2019 ANATEL

A Pesquisa de Satisfação da ANATEL serve como parâmetro para os consumidores poderem saber quais são as melhores operadoras do país, assim como quais são os serviços com mais qualidade e qual é a real percepção da qualidade dos serviços prestados aos usuários.

A partir das informações trazidas pela pesquisa, os consumidores podem entender de forma mais detalhada a qualidade dos serviços de telecomunicações no Brasil, dando maior poder de escolha e empoderando ao consumidor, já que os dados da pesquisa são extraídos a partir do ponto de vista dos próprios usuários e clientes, fazendo da opinião e percepção do consumidor ainda mais importante.

Desde do ano de 2015, a Agência Nacional de Telecomunicações realiza a pesquisa anual da percepção da qualidade e satisfação dos consumidores dos serviços de telecomunicações em vários quesitos, nas seguintes categorias:

  • Telefonia móvel (pré e pós)
  • Banda larga fixa
  • TV por assinatura
  • Telefonia fixa

A pesquisa analisa os serviços citados acima a partir de critérios de avaliação descritos em sua metodologia. Cada um dos 7 indicadores pesquisados possui critérios específicos que são utilizados para medir o nível de satisfação dos usuários, assim como para diferenciar os tipos de serviços prestados. A seguir você pode conferir todos os indicadores pesquisados, assim como os seus critérios usados para os serviços.

  1. Capacidade de orientar
  2. Necessidade de repetir a demanda
  3. Tempo de espera
  1. Atendimento telefônico
  2. Atendimento via Internet
  1. Resolução de cobrança
  2. Resolução de alteração de plano
  3. Resolução de cancelamento
  4. Resolução de problema de funcionamento
  1. Clareza na conta
  2. Cobrança de acordo com o contratado
  1. Disponibilidade
  2. Qualidade da imagem
  1. Clareza dos planos e serviços
  2. Cumprimento das ofertas
  1. Tempo de espera para visita técnica
  2. Cumprimento dos prazos
  3. Qualidade da instalação/reparo

Mais de 89 mil pessoas em todo o país participaram da pesquisa. Os usuários foram entrevistados por telefone de maneira aleatória, entre 8 de julho até 18 novembro de 2019. A divulgação dos resultados da pesquisa costuma ocorrer no primeiro trimestre do ano e neste ano no dia 12 de fevereiro de 2020. A ANATEL analisou 11 operadoras contando com a participação dos seus clientes em 2019, sendo que para o serviço de TV por assinatura foram 6 operadoras investigadas.

Actualizado em