Guia Geral | Entenda a sua fatura de Plano Celular
Uma das coisas mais presentes na vida dos brasileiros é o famoso boleto ou fatura. Todos os meses recebemos diversas contas para pagar e muitas vezes não sabemos direito do que se trata. Com o intuito de te ajudar a se organizar, escrevemos este artigo para que você entenda a sua fatura detalhada da sua operadora. Vela a pena conferir!
Faturas e Contas das Operadoras
As faturas mensais das operadoras podem ser tanto físicas quanto online, dependendo de como o cliente prefere recebê-la. Atualmente, muitos usuários estão optando pela conta online, já que é uma forma de garantir que a fatura chegará por e-mail ou por SMS todos os meses. Além disso, algumas operadoras dão condições espaciais para os consumidores que optam por esta forma de conta.
É importante que você entenda os detalhes da sua fatura!
Entenda todos os detalhes da fatura de celular da sua operadora
De forma geral, as faturas das operadoras de telecomunicações são muito parecidas. Com tudo, elas podem ter algumas especificidades. Entenda cada uma:
Vivo Fatura
A sua fatura da operadora Vivo terá várias informações. Na parte da frete, você verá:
- Informações cadastrais e pessoais do titular da conta e dos serviços contratados
- Valor total da fatura com a data de vencimento e o mês que o serviço foi utilizado
- Seu endereço, onde você recebe a conta
- Endereço para devolução da conta, se não for possível a entrega
- Serviços utilizados por você no mês referente da conta e uma breve descrição
- Cláusulas com orientação de multas, débitos pendentes e outros
- Canais de atendimento da Vivo
- Mensagens importantes, como: atraso de contas, promoções e outras
- Canhoto bancário para processar o pagamento
Já no verso da fatura, você encontrará as seguintes informações:
- Informações cadastrais dos serviços contratados
- Valor total da fatura com a data de vencimento e o mês que o serviço foi utilizado
- Seu endereço, onde você recebe a conta
- Endereço para devolução da conta, se não for possível a entrega
- Serviços utilizados por você no mês referente da conta com uma descrição completa de cada um
- Informações do imposto (ICMS) que já está incluso no valor total
- Formulário de cadastro de débito automático se você desejar mudar a forma de pagamento
Se você tem alguma conta atrasada, é importante emitir uma segunda via da fatura Vivo e pagá-la o mais rápido possível.
Claro Fatura
A conta da operadora Claro tem algumas peculiaridades, veja todos os dados que você pode encontrar:
- Informações cadastrais e pessoais do titular da conta: endereço e nome completo
- Canais de atendimento da Claro
- Quantidade de pontos no Claro Clube, se você estiver cadastrado
- Descrição dos serviços utilizados: período de uso, data de vencimento e valor a pagar
- Valor pago na última fatura
- Detalhamento dos serviços do seu plano
- Informações sobre política de pagamentos, taxas, multas e outras mensagens da Claro
- Dados para pagamento: nome do titular, código para ativar o débito automático, período de uso do serviço, valor total, data de vencimento e código de barra para pagamento
- Cobranças extras se tiver multas e juros
- Informações da operadora: mensagens importantes, faturas atrasadas e outras
- Formulário de cadastro de débito automático se você desejar mudar a forma de pagamento
- Nota fiscal com a soma de todos os serviços prestados
A fatura da Claro é uma das mais completa e extensas, todas estas informações estarão distribuídas em diferentes páginas. Sempre mantenhas as suas contas em dia, porque só assim você poderá participar do Claro Clube e juntar pontos para trocar por benefícios. Por isso, se você estiver com alguma fatura atrasada, emita a segunda via e pague o quanto antes.
TIM Fatura
A operadora TIM tem mais ou menos as mesmas informações que as outras faturas. Vejas os dados que você pode encontrar:
- Informações cadastrais e pessoais do titular da conta
- Canais de atendimento da TIM
- Descrição dos serviços utilizados
- Informações sobre pagamentos, taxas e multas da TIM
- Cobranças extras: multas e juros
- Formulário de cadastro de débito automático se você desejar mudar a forma de pagamento
Se você estiver com alguma fatura em atraso, não deixe de emitir uma segunda via TIM e pagar o mais rápido possível.
Oi Conta
Pra você entender melhor todas as informações que a conta da operadora Oi tem, vamos dividi-la por páginas. Na primeira folha, você encontrará informações como:
- Informações cadastrais e pessoais do titular da conta: nome completo, endereço e outras
- Valor mensal do pacote
- Valor dos serviços adicionais, se contratado
- Valor de multas e juros, se houver
- Gráfico com comparativa de uso dos últimos meses
- Código de barra para fazer o pagamento da conta
Na segunda página, você encontrará informações, como:
- Informações sobres impostos cobrados que já estão inclusos no valor total da conta
- Canais de atendimento da Oi
- Nota fiscal da cobrança
Além disso, a conta tem uma terceira página com todo o detalhamento do serviço utilizado. É importante sempre manter as faturas em dias, por isso, se você tem alguma em atraso, não hesite em emitir a 2ª via Oi e pagar.
O que é fatura detalhada de celular?
A fatura detalhada é uma forma de você saber todo o seu consumo exato durante o mês na sua operadora. A conta física que recebemos em casa, em alguns casos, é uma versão resumida do nosso consumo e não contém todos os detalhes. É importante você saber que a conta detalhada, dependendo da operadora, pode só existir em uma versão digital e é possível recebê-la todos os meses no seu e-mail. Nela, você poderá conferir todas as ligações, SMS e consumo de internet.
Quer saber qual foi o seu consume exato na sua operadora? Veja como ativar a fatura digital.
Como ativar a fatura digital de celular?
De forma geral, você pode ativar a sua fatura digital de diferentes maneiras:
- Pelo site ou app da operadora
- Pela central de atendimento telefônico
A vantagem de verificar todo o seu consumo é que você poderá conferir se o plano contratado é o mais adequado para você ou não, podendo ser uma forma de você economizar em serviços de telecomunicações. Mas como?
Imagina se você tem um pacote com 10GB de dados móveis todos os meses, mas ao verificar a sua fatura detalhada você percebe que apenas consome, em média, 8GB todos os meses. Seria possível economizar todos os meses se você contratasse um plano menor e mais barato que atenda a sua necessidade de 8GB.
Confira abaixo como acessar e ativar a sua fatura digital e detalhada em cada operadora.
Vivo Fatura Digital
Se você é cliente da operadora Vivo e quer ter acesso a sua conta detalhada, é possível adquiri-la de diferentes formas:
- Pelo site da Vivo
- Pelo app Meu Vivo
- Por telefone
Veja como fazer para acessar a sua conta digital pelo site da Vivo:
- Acesse o site da Vivo
- Entre na sua conta com o e-mail e senha cadastrada
- No menu esquerdo, localize e clique na opção "Minha Conta"
- Selecione a opção "2ª via de conta"
- Faça o Download em PDF
- Veja exatamente tudo que foi consumido e valores
Este processo também pode ser feito pelo app Meu Vivo, confira como fazer:
- Faça o download do aplicativo no Android, iPhone ou Windows Phone
- Cadastre-se no app
- Acesse a sua conta com o e-mail e senha cadastrada
- Vá para o menu do Meu Vivo
- Selecione a opção "Minha Conta"
- Veja exatamente tudo que foi consumido e valores
Você também pode ligar para a central de atendimento da Vivo e solicitar a sua fatura detalhada. Para isso, basta você ligar para *8486.
Caso você você prefira, é possível ativar para receber a sua fatura digital no seu e-mail ou por SMS, veja como fazer:
- Acesse o Meu Vivo com o e-mail e senha cadastrada
- Vá para o menu do Meu Vivo
- Selecione a opção "Minha Conta"
- Ative a opção "Conta Online"
Assim você receberá a sua fatura digital todo o mês, sem se preocupar em não recebe-la. Além disso, a Vivo dá 500MB extras de internet para clientes Vivo Controle e Vivo Pós.
Claro Fatura Digital
Caso você seja clientes Claro, também é possível adquirir a sua conta digital. A forma mais fácil é por meio da plataforma Minha Claro. Para ver a sua fatura detalha, siga o passo a passo abaixo:
- Cadastre-se no site ou no app Minha Claro
- Acesse o Minha Claro com o e-mail e senha cadastrada
- Localize a opção "Faturas"
- Selecione a opção "Minhas Faturas"
- Clique em "Fatura Detalhada"
- Veja exatamente tudo que foi consumido e os valores
Se perferir, você pode solicitar direto com um teleoperador da Claro ligando para a central de atendimento.
Se você quiser ter a sua fatura Claro todo mês por e-mail ou SMS, basta ativar o modo conta digital. Confira como fazer:
- Acesse o Minha Claro com o e-mail e senha cadastrada
- Localize a opção "Faturas"
- Selecione a opção "Fatura Digital"
- Receba sua conta todos os meses por e-mail
Se for necessário alterar o e-mail, você pode fazer a alteração na plataforma Minha Claro.
TIM Fatura Digital
Você pode acessar a sua conta detalhada da TIM pelo site Meu TIM. É possível acessar as 6 últimas faturas detalhadas na web. Para acessar:
- Acesse o Meu TIM com o número com o DDD e senha cadastrada
- Localize a opção "Minha Conta"
- Veja todas as suas faturas detalhadas com tudo que foi consumido
Outra opção é falar diretamente com a central de atenção ao cliente da TIM. Assim, você também pode solicitar a sua conta detalhada.
Você também pode ativar o modo de fatura digital no site Meu TIM, basta você acessar a página e seguir as instruções e receber todas as suas contas no seu e-mail.
Oi Conta Digital
A Oi também disponibiliza a sua conta detalha na plataforma de autoatendimento da operadora. Siga o passo a passo abaixo para adquiri-la:
- Baixe o app "Minha Oi"
- Escolha o opção de serviço que deseja ver a fatura detalhada
- Vá a aba "Meus produtos"
- Selecione a opção "Contas"
- Clique em "Conta Detalhada em PDF"
- Veja tudo que foi consumido e os valores
Você também pode adquirir ligando para a central de atendimento da Oi, bastas discar 103 31 e falar com um atendente da operadora.
Cada vez mais clientes adquirirem a fatura digital e preferem receber as contas por e-mail. Para ativar a sua, basta você fazer a
- Acesse o site "Minha Oi" com o CPF ou e-mail e a senha cadastrada
- Vá ao menu de "Contas e Pagamentos"
- Clique em "EU QUERO!"
- Selecione o produto que deseja cadastrar
- Informe o e-mail e o número para receber a conta
- Clique em "Ativar Conta Online"
- Receba sua conta todos os meses por e-mail e SMS
Se você preferir, é possível ativar pelo app Minha Oi, veja como fazer:
- Acesse o app "Minha Oi"
- Clique em "Pós, Combo, TV, Internet e Fixo"
- Entre na sua conta com o CPF ou e-mail e a senha cadastrada
- Selecione a opção "Contas"
- Clique em "Ativar Conta Online"
- Confirme o e-mail e o número para receber a conta
- Clique em "Ativar"
- Receba sua conta todos os meses por e-mail e SMS
Agora você já sabe como interpretar as suas faturas e ativar as contas digitais das operadoras.