Melhores operadoras do Brasil | Pesquisa Anatel 2019

Segundo a Pesquisa de Satisfação da Anatel do ano 2020, que recolhe os dados obtidos no ano anterior (2019), a satisfação geral dos consumidores aumentou, sendo o serviço de telefonia móvel o que obteve as melhores notas nas avaliações dos usuários. Veja mais sobre esta pesquisa anual da Agência Nacional de Telecomunicações .


Pesquisa de Satisfação e Qualidade da Anatel 2020


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Atualmente, uma oferta de qualquer serviço de telecomunicações pode ser muito atrativa ou barata. Porém, se a opinião de um cliente não for boa para a empresa, isso pode fazer com que qualquer concessionária reconhecida perca um importante número de usuários ativos.

As ofertas estão sendo muito mais focadas na satisfação dos clientes, especialmente no setor das telecomunicações

Sabendo disso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibiliza, cada ano, seu relatório, onde ela estrutura o ranking das melhores operadoras por serviço e localização.

Quer saber qual foi a melhor operadora na sua região? Basta clicar na bandeira do seu estado

Os dados em vigor atualmente pertencem à pesquisa aferida no ano 2019.

Um dos destaques dos resultados obtidos na pesquisa foi que para o serviço de telefonia móvel houve melhorias consistentes desde 2015.

Sendo assim, o serviço pós-pago foi o que obteve as melhores notas na satisfação geral pelo terceiro ano consecutivo. Já o pré-pago passa a ter a segunda melhor avaliação de satisfação geral.

Confira, você mesmo, qual foi a melhor provedora de:

Qual melhor operadora de celular?


melhor operadora de celular

Dentro dos serviços disponibilizados para telefonia móvel, podemos dividir eles em dois tipos:

  1. Telefonia Móvel Pós-pago
  2. Telefonia Móvel Pré-pago

A telefonia pré-pago tinha uma escala de avaliação de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". No estudo, também foram tidos em consideração os seguintes atributos:

  1. Satisfação Geral
  2. Oferta e Contratação
  3. Funcionamento
  4. Recarga
  5. Canais de atendimento
  6. Atendimento telefônico
  7. Capacidade de resolução

Na satisfação geral da telefonia Pré-Paga, a metade das operadoras tiveram melhores avaliações médias que no ano anterior. Este foi o caso da Claro, que foi a mais destacada no serviço pré, a Oi e a Vivo. A operadora regional do Paraná, a Sercomtel, manteve o crescimento que no ano anterior, sem apresentar queda.

Já no relativo ao serviço pós-pago, onde a diferença com a média obtida no ano anterior foi de 0,10 pontos de crescimento. Além disso, as notas médias apresentaram aumento em 5 UFs e não houve queda estatisticamente relevante.

Melhor operadora de internet

Em comparação com os outros serviços, a banda larga fixa apresentou o pior desempenho na Pesquisa de Satisfação e Qualidade pelo segundo ano consecutivo. No entanto, a nota média anterior (6,43) subiu 0,20 pt. Quanto à Qualidade percebida, houve um aumento significativo em todos os indicadores. Os temas com as melhores e piores avaliações foram:

Melhores avaliações

  1. Qualidade da instalação do serviço
  2. Cumprimento do prazo acordado para instalação
  3. Tempo de espera entre a solicitação da instalação e a visita do técnico

Piores avaliações

  1. Resolução do cancelamento de serviços ou pacotes
  2. Tempo de espera no atendimento telefônico
  3. Resolução do problema de funcionamento

Veja quais foram as operadoras que obtiveram a melhor satisfação geral para o serviço de banda larga!



operadora de TV por assinatura

Melhor operadora de TV por assinatura

Como dado destacado, a TV por assinatura caiu para o quarto serviço mais bem avaliado, à frente apenas da banda larga fixa. 2 dos indicadores avaliados melhoraram, com os demais permanecendo estáveis. Os indicadores que subiram suas médias foram:

  1. Qualidade da instalação do serviço
  2. Qualidade da imagem

Quanto à satisfação geral, as médias obtidas pelas operadoras foram:

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