Melhor Celular Pré e Pós do Brasil | Pesquisa ANATEL 2019

Desde 2015, a Anatel divulga uma pesquisa de satisfação feitas com os clientes das operadoras. Confira, neste artigo, qual foi a melhor operadora de celular pré-pago e pós-pago no Brasil e saiba ainda quem tem a maior cobertura 4G e a internet mais rápida do país.


Destaques - Melhores operadoras de celular

celular pré-pago

Celular Pré-Pago


melhor operadora de celular pré
operadora Claro

A Claro foi escolhida como melhor operadora de pré-pago. Ver planos da Claro Prezão

celular pós-pago

Celular Pós-Pago


melhor operadora de celular pós
Claro

A Claro teve melhor satisfação nos planos de pós-pago. Ver planos da Claro Pós-pago

Satisfação geral - Pré pago

A satisfação geral dos clientes em relação aos serviços de celular pré-pago é calculada com base na média das notas dadas pelos clientes das operadoras de telecomunicações. Para chegar em uma nota final, vários indicadores são avaliados, desde atendimento, rede móvel (3G e 4G) e serviços em geral (ligações e outros).

As notas para a telefonia pré-pago variam de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". Confira o gráfico abaixo a avaliação de cada operadora e veja qual foi considerada a melhor na categoria celular pré-pago.

A operadora Claro foi considerada a melhor na categoria telefone móvel pré-pago com uma nota 7,50, seguida pela Algar Telecom e Sercomtel com as as notas , 7,42 e 7,37, respectivamente.

Além da análise por operadora, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) analisa a média nacional dos serviços de celular pré-pago. Comparadora o resultado deste ano com o a pesquisa do ano passado, é possível notar um aumento da satisfação dos clientes, a diferença é de 0,06 entre as duas pesquisas, 7,19 e 7,25, respectivamente.

Melhor operadora - Pré pago

Melhores operadoras por Indicador
Operadora Satisfação Oferta e Contratação Funcionamento Cobrança Atendimento Capacidade de Resolução
logo claro 7,50 7,37 7,75 7,43 7,56 5,87
logo vivo 7,30 7,19 7,56 7,10 7,17 5,49
logo sercomtel 7,37 7,72 7,05 8,14 8,33 6,49
logo algar 7,42 7,55 7,45 7,61 7,82 5,89
logo tim 7,11 7,12 7,31 6,95 7,24 5,52
logo oi 7,10 6,95 7,14 7,16 7,12 5,11

A Pesquisa de Satisfação e Percepção de qualidade feita pela Anatel avalia uma total de 6 indicadores do serviço de celular pré-pago. Veja quais são as variáveis analisadas e o que significa cada uma delas.

  • A satisfação geral do cliente em relação à operadora, o que mais conta neste indicador é a nota que o cliente dá para a experiência em geral com a operadora
  • A oferta e a contratação do serviço que analisa se o planos é fácil de entender todos os serviços e se a operadora cumpre com tudo que promete nas ofertas
  • O funcionamento dos serviços oferecidos pelos planos
  • As cobranças feitas pelas operadoras
  • Os canais de atendimento de cada operadora que avalia a qualidade da atenção ao cliente via telefone, internet e lojas físicas
  • A capacidade de resolução das questões e problemas dos clientes

Dentro de cada indicador existem várias variáveis que são analisadas, caso você queira saber mais, continue lendo este artigo que explicamos todas elas.

É importante lembra que não são todas operadoras que estão presentes em todos os estados e isso pode influenciar um pouco a nota da empresa. Visto que quanto maior a sua cobertura, maior a diversidade de opinião dos clientes.

Satisfação geral - Pós pago

A pesquisa separa a opinião dos clientes pré-pagos dos usuários pós-pagos para que os resultados sejam mais fiéis a realidade. Assim como na avaliação dos serviços pré-pagos, a satisfação geral do cliente pós é calculada pela média das notas dadas pelos usuários para todo o serviço, avaliando o atendimento, funcionamento e qualidade do serviço em geral.

As notas também variam de 0 a 10, na qual 0 é "totalmente insatisfeito" e 10 é "totalmente satisfeito. Veja o gráfico a seguir com a nota de cada uma das operadoras:

A operadora Claro também obteve a maior nota e foi considerada a melhor em serviços de celular pós-pagos, seguida por Vivo e Algar com as notas 7,83, 7,46 e 7,34, respectivamente.

Em comparação ao ano passado, o serviço teve uma melhora na satisfação dos clientes, a diferença da média da nota nacional foi de 0,10, passando de 7,32 para 7,42.

Melhor operadora - Pós pago

Melhores operadoras por Indicador
Operadora Satisfação Oferta e Contratação Funcionamento Cobrança Atendimento Capacidade de Resolução
logo claro 7,83 7,76 7,92 7,93 7,80 6,79
logo vivo 7,46 7,33 7,55 7,47 7,47 6,50
logo algar 7,34 7,78 7,44 7,98 7,87 6,82
logo tim 7,27 7,28 7,34 7,64 7,15 6,22
logo nextel 7,22 7,56 7,34 8,03 7,69 6,44
logo oi 6,87 6,91 6,82 7,42 6,88 5,82

Assim como nos serviços pré-pagos, a Pesquisa de Satisfação e Percepção de qualidade feita pela Anatel analisa os mesmos 6 indicadores do serviço pós-pago. Entenda mais de cada um dos indicadores:

  • A satisfação geral do usuário que avalia a experiência em geral do cliente com a operadora
  • O plano e a contratação do serviço que mensura se a facilidade de entender todos os serviços do pacote e se a operadora cumpre com tudo que promete nas ofertas
  • O funcionamento do serviço que analisa as ligações e conexão de internet
  • As cobranças realizadas pelas operadoras
  • Os canais de atendimento de cada operadora: telefone, internet e lojas físicas
  • A capacidade de resolução das questões e problemas dos usuários

Em cada indicador existem várias variáveis que são analisadas. Se você entender mais sobre cada fator, leia este artigo até o final que explicamos todos eles.

Vale ressaltar que não são todas operadoras que estão presentes em todo o território brasileiro e isso pode influenciar a nota da empresa, sendo que quanto maior a sua cobertura, maior a diversidade de opinião dos usuários.

Sua operadora não foi bem avaliada no serviço pós-pago? Veja como fazer a portabilidade de operadora:

Como escolher a melhor operadora?

Para escolher a melhor operadora de celular para você e a sua família, é importante analisar alguns aspectos, como:

  • Planos e ofertas da operadora
  • Fidelidade e multa de rescisão dos planos
  • Cobertura e atendimento
  • Qualidade do serviço

Para ajudar as pessoas a contratarem o melhor plano de celular na melhor operadora são realizadas as pesquisas de satisfação e avaliação das empresas. Por isso, não é apenas a Anatel que faz este tipo de análise, o OpenSignal avaliou as 4 principais operadoras do Brasil em relação as redes de internet móvel de cada uma.

O resultado da pesquisa foi que a TIM possui a maior cobertura 4G do país, com uma média de 85,7% do tempo. A Claro foi considerada a internet móvel mais rápida do país, tanto em velocidade de download, upload, "experiência de vídeos" e "experiência em app de voz".

Confira na tabela abaixo o resultado da pesquisa de OpenSignal:

Estudo OpenSignal 4G no Brasil
Parâmetro Examinado TIM Claro Vivo Oi
Cobertura 4G
(% de tempo)
85,7 77,7 77,3 68,2
Experiência de Vídeo
(0-100 pontos)
59,8 61,6 59,3 50,2
Velocidade de Download
(em Mbps)
12,4 21,5 15,1 8,9
Velocidade de Upload
(em Mbps)
5,1 7,6 5,1 3,3
Experiência em App de Voz
(0-100 pontos)
75,1 79,9 74,5 72,7

Qual a melhor operadora do meu estado?

Além dos números gerais por serviço, a Pesquisa da ANATEL traz resultados da satisfação geral dos usuários por estado. Isso mesmo, você poderá saber na sua localidade qual a operadora se destaca em cada serviço. Para isso, basta clicar na bandeira de seu estado que você encontrará um conteúdo exclusivo com todos os dados da pesquisa para sua região.

Segundo a Pesquisa de Satisfação da Anatel do ano 2020, que recolhe os dados obtidos no ano anterior (2019), a satisfação geral dos consumidores aumentou, sendo o serviço de telefonia móvel o que obteve as melhores notas nas avaliações dos usuários. Veja mais sobre esta pesquisa anual da Agência Nacional de Telecomunicações .


Pesquisa de Satisfação e Qualidade da Anatel 2020


descrição imagem

Atualmente, uma oferta de qualquer serviço de telecomunicações pode ser muito atrativa ou barata. Porém, se a opinião de um cliente não for boa para a empresa, isso pode fazer com que qualquer concessionária reconhecida perca um importante número de usuários ativos.

As ofertas estão sendo muito mais focadas na satisfação dos clientes, especialmente no setor das telecomunicações

Sabendo disso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibiliza, cada ano, seu relatório, onde ela estrutura o ranking das melhores operadoras por serviço e localização.

Quer saber qual foi a melhor operadora na sua região? Basta clicar na bandeira do seu estado

Os dados em vigor atualmente pertencem à pesquisa aferida no ano 2019.

Um dos destaques dos resultados obtidos na pesquisa foi que para o serviço de telefonia móvel houve melhorias consistentes desde 2015.

Sendo assim, o serviço pós-pago foi o que obteve as melhores notas na satisfação geral pelo terceiro ano consecutivo. Já o pré-pago passa a ter a segunda melhor avaliação de satisfação geral.

Confira, você mesmo, qual foi a melhor provedora de:

Qual melhor operadora de celular?


melhor operadora de celular

Dentro dos serviços disponibilizados para telefonia móvel, podemos dividir eles em dois tipos:

  1. Telefonia Móvel Pós-pago
  2. Telefonia Móvel Pré-pago

A telefonia pré-pago tinha uma escala de avaliação de 0 a 10, sendo 0 "totalmente insatisfeito" e 10 "totalmente satisfeito". No estudo, também foram tidos em consideração os seguintes atributos:

  1. Satisfação Geral
  2. Oferta e Contratação
  3. Funcionamento
  4. Recarga
  5. Canais de atendimento
  6. Atendimento telefônico
  7. Capacidade de resolução

Na satisfação geral da telefonia Pré-Paga, a metade das operadoras tiveram melhores avaliações médias que no ano anterior. Este foi o caso da Claro, que foi a mais destacada no serviço pré, a Oi e a Vivo. A operadora regional do Paraná, a Sercomtel, manteve o crescimento que no ano anterior, sem apresentar queda.

Já no relativo ao serviço pós-pago, onde a diferença com a média obtida no ano anterior foi de 0,10 pontos de crescimento. Além disso, as notas médias apresentaram aumento em 5 UFs e não houve queda estatisticamente relevante.

Melhor operadora de internet

Em comparação com os outros serviços, a banda larga fixa apresentou o pior desempenho na Pesquisa de Satisfação e Qualidade pelo segundo ano consecutivo. No entanto, a nota média anterior (6,43) subiu 0,20 pt. Quanto à Qualidade percebida, houve um aumento significativo em todos os indicadores. Os temas com as melhores e piores avaliações foram:

Melhores avaliações

  1. Qualidade da instalação do serviço
  2. Cumprimento do prazo acordado para instalação
  3. Tempo de espera entre a solicitação da instalação e a visita do técnico

Piores avaliações

  1. Resolução do cancelamento de serviços ou pacotes
  2. Tempo de espera no atendimento telefônico
  3. Resolução do problema de funcionamento

Veja quais foram as operadoras que obtiveram a melhor satisfação geral para o serviço de banda larga!



operadora de TV por assinatura

Melhor operadora de TV por assinatura

Como dado destacado, a TV por assinatura caiu para o quarto serviço mais bem avaliado, à frente apenas da banda larga fixa. 2 dos indicadores avaliados melhoraram, com os demais permanecendo estáveis. Os indicadores que subiram suas médias foram:

  1. Qualidade da instalação do serviço
  2. Qualidade da imagem

Quanto à satisfação geral, as médias obtidas pelas operadoras foram:

Pesquisa de Satisfação 2019 ANATEL

A Pesquisa de Satisfação da ANATEL vem para aclarar dúvidas e anseios dos usuários de telecomunicações que, na maioria das vezes, já viveu experiências ruins com a operadora escolhida. As ofertas podem parecer muito atrativas em um primeiro momento, mas alguns fatores como problemas de conexão, suporte técnico, erros em cobranças, atendimento abaixo do esperado, trazem grande insatisfação para o usuário.

Anualmente, desde 2015, a Agência Nacional de Telecomunicações realiza uma pesquisa que mede a percepção de qualidade em vários quesitos de telecom para os serviços de:

  • Telefonia móvel (pré e pós)
  • Banda larga fixa
  • TV por assinatura
  • Telefonia fixa

Além de abranger todos os serviços citados acima, a pesquisa reúne em sua metodologia critérios de avaliação, ou seja, indicadores referentes específicos de cada tipo de serviço. Na avaliação que divulgamos os resultados acima, de melhores operadoras Pré e do Pós-pago, a Anatel analisou X indicadores de qualidade, além da Satisfação Geral. São eles:

  • Oferta e contratação: analisa a facilidade de entender todos os serviços que o plano oferece e se a operadora cumpre com tudo que promete na divulgação (publicidade) das ofertas
  • Funcionamento: avalia a capacidade de fazer e receber ligações, a qualidade das ligações, a disponibilidade de rede de internet móvel 3G e 4G, a capacidade de conexão a internet 3G e 4G sem queda de sinal e a velocidade de navegação da internet móvel
  • Cobrança: analisa o valor cobrado em relação ao preço do contrato e a facilidade de entender a fatura e a forma que os serviços são cobrados
  • Canais de atendimento: avalia o atendimento por telefone, internet e nas lojas físicas de cada operadora. Dentro da avaliação do atendimento telefônico, a pesquisa também analisa o tempo de espera para falar com uma atendente, a necessidade de repetir a chamada e a capacidade dos teleoperadores para esclarecer as dúvidas e orientar os clientes.
  • Capacidade de resolução: analisa a capacidade da operadora resolver problemas com cobranças, alteração de planos, condições comerciais, pedidos de cancelamento de planos, problemas nas ligações e na internet 3G e 4G.

São analisadas 90 mil pessoas em todo o território nacional. Os dados são extraídos por meio de entrevistas telefônicas aleatórias, que duram cerca de 12 minutos. Em 2019, o órgão recolheu os dados de 9 de julho até novembro. Os resultados saem sempre no primeiro trimestre do ano, neste caso, no dia 12 de fevereiro de 2020. A Agência analisou o público de 11 operadoras para a pesquisa deste ano.

Melhor operadora de TV

Confira as melhores operadoras de TV por assinatura no Brasil de acordo com a pesquisa de satisfação da Anatel.

Melhor operadora de Internet

Se surpreenda ao ver as melhores operadoras de internet no Brasil de acordo com a pesquisa de satisfação da Anatel.

Actualizado em