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Melhor Banda Larga Fixa do Brasil | Pesquisa ANATEL 2019

Pesquisa da Anatel 2019
melhor banda larga

Quer saber qual foi o serviço de banda larga melhor avaliado no ano de 2019? Confira neste artigo os resultados referentes ao serviço banda larga de cada operadora no ano de 2019


Destaques - Melhor operadora de banda larga fixa de 2019

banda larga fixa

Banda Larga Fixa


melhor operadora banda larga fixa
Unifique

A Unifique obteve a conexão mais rápida e estável de todas as operadoras avaliadas. Ver planos da Unifique Internet

banda larga fixa

Banda Larga Fixa


melhor operadora de celular pós
Copel

A Copel teve boas notas em três indicadores referentes a internet banda larga. Ver planos da Copel Internet

Satisfação Geral - Banda Larga Fixa

A principal média da pesquisa da Anatel é o Indicador de Satisfação Geral, por isso é usado para determinar quais são as melhores operadoras, isso claro, levando em conta todas as características do serviço prestado.

A Satisfação Geral é calculada pela média das notas dadas pelo consumidores, que faz referência ao conjunto de serviços de banda larga prestado pelas operadoras de telecomunicações, os dados são analisados desde o momento em que o usuário contrata o serviço de banda larga até problemas de conexão que não são solucionados.

Na pesquisa realizada em 2018 o serviço de banda larga fixa teve o pior desempenho, com nota média de satisfação de 6,43. As notas podem variar entre 0 e 10, 0 - Totalmente Insatisfeito e 10 - Totalmente Satisfação.

O primeiro indicador que foi avaliado pelos usuários foi a Satisfação Geral, considerando a experiência com o uso da banda larga, a média do Brasil em 2019 foi de 6,63 com uma diferença de 0,20 a mais que o ano de 2018.

Melhor operadora - Banda Larga 2019

A operadora Unifique atingiu a maior nota sobre o serviço de banda larga fixa com média de 8,02 seguida por Copel e Brisanet com médias de 7,97 e 7,47.

Os temas com melhores avaliações foram:

  • Qualidade de instalação do serviço
  • Cumprimento do prazo de reparação
  • Clareza de informações
  • Tempo de espera entre o pedido de instalação e a visita de um técnico
  • Cumprimento do período para a instalação

Os atributos foram calculados a partir da média ponderada de cada atributo avaliado, referente ao serviço de banda larga os atributos analisados foram:

  • Satisfação Geral
  • Oferta e Contratação
  • Funcionamento
  • Cobrança
  • Canais de Atendimento
  • Atendimento telefônico
  • Capacidade de resolução
  • Reparo e instalação
Notas médias para o Serviço de Banda Larga Fixa
Operadoras Atendimento Telefônico Canais de Atendimento Resolução Cobrança Funcionamento Oferta e Contratação Reparo e Instalação
logo unifique png 8,60 8,70 8,11 9,06 7,78 8,60 8,34
logo copel png 7,61 8,46 6,80 8,97 7,91 8,38 6,65
logo brisanet png 7,99 8,44 7,61 >8,45 7,48 7,93 7,94
logo tim png 5,33 6,23 5,45 7,11 7,17 6,88 6,02
logo algar png 7,07 7,65 6,58 7,37 6,82 6,99 7,55
logo net png 6,17 6,78 6,24 7,33 6,83 6,77 7,25
logo vivo png 6,57 7,30 6,50 7,31 6,60 6,94 7,46
logo sercomtel png 7,63 8,22 6,81 7,88 6,42 7,29 7,53
logo oi png 6,07 6,70 5,85 6,70 5,78 6,05 6,91
logo sky png 6,51 7,15 5,79 6,26 5,80 6,27 5,90
logo hughes png 6,86 7,44 5,84 7,19 5,70 6,47 6,34

É importante destacar que não são todas as operadoras que estão presentes em todo o país portanto isso pode influenciar na nota da prestadora, pois quanto maior for a cobertura maior será a diversidade de opiniões dos consumidores.

Sua operadora não foi bem avaliada no serviço de banda larga? Saiba como solicitar o cancelamento do seu plano

Como escolher a melhor operadora?

No momento de contratar algum serviço com as concessionárias, como consumidores fazemos uma listagem de fatores que são relevantes para decidir qual plano de internet optar e qual operadora contratar, por exemplo, a qualidade do serviço é uma das características mais relevantes na hora de decidir qual serviço contratar.

Características como, qualidade de instalação do serviço, velocidade abaixo do contratado, o cumprimento do prazo para a instalação do serviço, ou seja, significa que o cliente está pagando por um serviço que ele não está recebendo, são alguns fatores que todos nós como usuários queremos evitar.

Foi pensando nas necessidades dos usuários de conseguirem as informações necessárias sobre as operadores de telecomunicações, que a Anatel desde 2002 realiza a Pesquisa de Satisfação, mas foi em 2015 que ela reformulou a metodologia da pesquisa reunindo todos os as avaliações de todos os serviços em um único relatório.

Qual a melhor operadora do meu estado?

Além da Anatel divulgar os números gerais por serviço, o órgão regulador indica os resultados de satisfação geral dos consumidores por estado. Com os resultados apresentados pela Anatel agora você já pode saber qual operadora se destaca em cada região. Para ver os dados exclusivos da pesquisa, clique na bandeira do seu estado e veja o resultado por operadora.

Pesquisa de Satisfação 2019 ANATEL

A Pesquisa de Satisfação da ANATEL ajuda os usuários a decidirem pela melhor operadora, pois em algum momento todo nós já tivemos experiências pouco satisfatórias com alguma prestadora. Os serviços oferecidos em um primeiro momento instiga aos usuários, porém existem fatores que resulta na insatisfação do cliente, como por exemplo, problemas com as cobranças, atendimento inadequado, problemas com a conexão.

A Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida é realizada anualmente com o objetivo de medir a percepção de qualidade entre muitas questões relacionadas ao mercado de telecomunicações no Brasil que estão divididas entre:

  • Telefonia móvel (pré e pós)
  • Banda larga fixa
  • TV por assinatura
  • Telefonia fixa

Além de englobar todos os serviços citados acima, a pesquisa abrange critérios de avaliação, ou seja, indicadores referentes específicos por cada tipo de serviço. Na avaliação apresentada, divulgamos os resultados das melhores operadoras de internet. A Anatel apurou X grupos de indicadores, além da Satisfação Geral. São eles:

  • Reação do usuário
  • Rede
  • Atendimento

No indicador Reação do usuário é analisado a taxa de reclamações das operadoras, reclamações reabertas pelas operadoras e a taxa de reclamações feitas diretamente na Anatel. Já o indicador Rede são analisados as velocidades de latência, que significa atraso que uma solicitação é transferida de um ponto a outro, a velocidade de upload e download. Em relação ao indicador Atendimento é avaliado a taxa referente ao serviço final prestado aos clientes, o que cada dia mais influencia na tomada de decisão de compra do usuário.

A Anatel contou com a participação de mais de 89 mil pessoas para a realização da pesquisa. As entrevistas foram feitas por telefone de forma aleatória desde o dia 8 de julho até o dia 18 de novembro do ano passado, os resultados da pesquisa são divulgados durante o primeiro trimestre do ano.

Melhor operadora de TV

Confira as melhores operadoras de TV por assinatura no Brasil de acordo com a pesquisa de satisfação da Anatel.

Melhor operadora de Celular

Se surpreenda ao ver as melhores operadoras de celular no Brasil de acordo com a pesquisa de satisfação da Anatel.

Actualizado em