Pesquisa de Satisfação da Anatel 2019 conclui em 4 dias

Já sabe como vai ser a pesquisa da Anatel sobre as melhores operadoras de telecomunicações do país? Restam apenas 4 dias para finalizar o período de coleta dos dados.
Pesquisa de Satisfação Anatel
Desde o ano 2015, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) prepara sua Pequisa de Satisfação e Qualidade Percebida. Saiba que você ainda poderá receber uma ligação de algum representante da agência sobre a pesquisa relativa aos serviços de telecomunicações. O entrevistador poderá fazer algumas perguntas sobre o seu perfil sociodemográfico (localidade de residência, idade, renda ou escolaridade). Atenção! este estudo não possui perguntas sobre documentos de identidade, dados de contato (telefone ou e-mail) nem dados para pagamento (cartão de crédito, dados bancários ou senhas).
Veja quais foram as operadoras pesquisadas neste ano para cada serviço de telecomunicações.
Operadoras de telecomunicações pesquisadas
Todas as prestadoras que não são consideradas de pequeno porte deveram participar, obrigatoriamente, da pesquisa. Estiveram dispensadas aquelas companhias que se enquadram na condição de PPP (Prestadora de Pequeno Porte). No entanto, muitas operadoras regionais quiseram participar da pesquisa e, para isso, tiveram que solicitar sua intenção de participação diretamente através da Anatel.
Assim, as empresas examinadas foram em 2019 foram:
Telefonia Móvel | Telefonia Fixa | Internet Banda Larga | TV por Assinatura |
---|---|---|---|
Algar Telecom | Algar Telecom | Algar Telecom | Algar Telecom |
Claro | Claro/NET | Brisanet | Claro |
Oi | Oi | Claro/NET | NET |
Sercomtel | Sercomtel | Copel | Oi |
TIM | TIM | Hughes | Sky |
Vivo | Vivo | Oi | Vivo |
Nextel | - | Sercomtel | - |
- | - | Sky | - |
- | - | TIM | - |
- | - | Unifique | - |
- | - | Vivo | - |
Amostra da pesquisa e Metodologia
As entrevistas da Anatel são realizadas por serviço de telecomunicações e por estado brasileiro.
Seguindo a regulamentação para tal efeito, os custos pela contratação da empresa responsável da pesquisa é das prestadoras de internet, telefonia e TV por assinatura. Em 2019, a empresa contratada foi a IBOPE Inteligência.
E, como é feita a seleção dos consumidores?
As pessoas físicas que participarão ou já participaram do estudo feito pela Anatel são escolhidas por sorteio, com base nos repositórios de clientes enviados pelas próprias operadoras.
Telefonia Móvel | Telefonia Fixa | Internet Banda Larga | TV por Assinatura |
---|---|---|---|
37.666 | 13.803 | 21.249 | 16.345 |
O período de aplicação das entrevistas irá até dia 16 de novembro. Por isso, se receber uma ligação da Anatel (verificada corretamente como tal) não hesite em dar uma opinião formada sobre sua operadora e o serviço que ela está fornecendo na sua casa.