Atendimento Operadoras | Telefones, DDD, Ouvidoria

Fala-se muito sobre como prestar um ótimo atendimento aos clientes de uma empresa, não é mesmo? Porém, como esse serviço está sendo prestado na prática? O que é necessário para ter uma excelente qualidade de atendimento? Neste artigo, contamos tudo sobre o atendimento ao cliente no mundo das operadoras de telecomunicações.




Atendimento Operadoras

O que é atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente é todo o serviço prestado pelas operadoras de telecomunicações ou qualquer outra empresa que comercialize produtos / serviços a seus clientes.

Se em caso de que o cliente sinta a necessidade de fazer alguma reclamação, sugerir melhorias aos serviços prestados pelas operadoras, solicitar informações sobre o plano contratado, o cliente pode entrar em contato com a empresa através dos diversos canais de atendimento oferecidos.

Um dos fatores principais para que uma empresa tenha sucesso é sempre deixar seus clientes satisfeitos e contentes, pois são eles os responsáveis pelo êxito da companhia. O atendimento ao cliente é o que impulsiona todas as atividades do negócio, pois não serviria de nada que a empresa tenha um ótimo produto, preços competitivos porém um péssimo atendimento, o que resultaria em um número mínimo ou nenhum cliente.

Existem diversos fatores que causam a insatisfação e desconfiança por parte do cliente, como por exemplo:

  • Serviço não profissional
  • Tratar o cliente como mais um número para a empresa
  • Serviços insatisfatórios frente aos resultados
  • Quando o cliente apresenta um problema e não se soluciona
  • Quando o cliente não é bem tratado pela empresa
  • Quando o cliente paga mais do que foi acordado

É a partir destes pontos citados acima que podemos então avaliar se o produto oferecido é de boa qualidade, se nos interessa e se realmente será útil. A final, essas são as impressões que criamos em relação a empresa. Podemos ver cada vez mais que os clientes são conhecedores dos produtos/serviços que consomem. Isso leva ao aumento da exigência, isso devido ao acesso a informação hoje disponibilizada.

A importância do atendimento ao cliente

Quando um cliente procura pelo atendimento ao cliente é porque certamente ele confia naquela companhia, pois acredita que a empresa poderá ajuda-lo com qualquer situação que ele se encontre. Se o atendimento oferecido for de alta qualidade, isso significa que a empresa está preparada para responder o cliente da melhor maneira.

O que os clientes esperam é que as empresas tenham a capacidade de resolver todos os problemas de uma forma rápida. Os consumidores esperam receber um tratamento único, com processos intuitivos e em muitos casos, que estejam à sua disposição 24h.


Atendimento operadoras

Formas de atendimento ao cliente

Hoje em dia podemos dizer que vivemos uma nova era do cliente. Com os novos meios de comunicação disponíveis, as empresas tiveram que mudar a maneira de se relacionar com seus clientes.

Por exemplo, hoje em dia existem as redes sociais, o smartphone ou até mesmo dispositivos que estão conectados a novas tecnologias como meios de comunicação, porém, independente qual seja o canal de atendimento, o que o cliente deseja é receber suporte e atenção da empresa.

O que as empresas devem fazer é colocar seus clientes no centro de suas atividades, além de investirem em novos recursos que permitam que o atendimento seja sempre o melhor.

SAC das operadoras

Veja, abaixo, quais são os SAC´s das operadoras

SAC Vivo
SAC Vivo

Clientes: *8486

Não clientes: 1058

Outros canais
SAC Claro
SAC Claro

1052

Outros canais
SAC TIM
SAC TIM

1056

Outros canais
SAC Sky
SAC Sky

3003 7676

Outros canais
SAC Algart
SAC Algar

103 12

Outros canais
SAC Oi
SAC Oi

1057

Outros canais
SAC Net
SAC Net

106 21

Outros canais
SAC Sercomtel
SAC Sercomtel

0800 400 0430

Outros canais
SAC Nextel
SAC Nextel

Clientes: 1050

Não clientes: (11) 4004-6611

Outros canais
SAC Brisanet
SAC Brisanet

0800 281 3017

Outros canais
SAC Cabo Telecom
SAC Cabo Telecom

106 00

Outros canais
SAC Multiplay
SAC Multiplay

106 60

Outros canais
SAC Nossa TV
SAC Nossa TV

0800 724 3454

Outros canais
SAC Unifique
SAC Unifique

0800 872 0001

Outros canais
SAC Copel Telecom
SAC Copel Telecom

0800 41 41 81

Outros canais

O que é a Ouvidoria?

Muitas estratégias foram colocadas em prática para melhorar a relação empresa x consumidor, fazendo com que a experiência do cliente cada vez seja melhor. Uma das estratégias foi criar ouvidorias.

A ouvidoria nada mais é que o setor que está destinado a ouvir os clientes. Esta área da empresa tem como principal função resolver os problemas que não foram resolvido por outros departamentos da empresa, ela muitas vezes auxiliar as centrais de atendimento ao cliente.

Operadoras - número das ouvidorias

Veja, abaixo, como contactar com a ouvidoria das operadoras

Ouvidoria Vivo
Ouvidoria Vivo

0800 775 12 12

Outros telefones
Ouvidoria Algar
Ouvidoria Algar

0800 942 6000

Outros telefones
Ouvidoria Oi
Ouvidoria Oi

ouvidoria@oi.net.br

Outros telefones
Ouvidoria TIM
Ouvidoria TIM

Pelo celular: *144

Pelo telefone: 1056

Outros telefones
Ouvidoria Sercomtel
Ouvidoria Sercomtel

0800 400 0430

Outros telefones
Ouvidoria Nextel
Ouvidoria Nextel

WhatsApp

+55 11 94774-1050

Outros telefones
Ouvidoria Brisanete
Ouvidoria Brisanet

0800 281 4000

Outros telefones
Ouvidoria Net
Ouvidoria Net

0800 701 01 80

Outros telefones
Ouvidoria Sky
Ouvidoria Sky

106 11

Outros telefones
Ouvidoria Claro
Ouvidoria Claro

Preencher formulário no site da operadora

Outros telefones
Ouvidoria Copel Telecom
Ouvidoria Copel Telecom

0800 649 39 49

ouvidoriatelecom@copel.com

Outros telefones

DDD das operadoras

Confira abaixo quais são os DDD ou código das operadoras:

Operadora DDD
Vivo 15
Oi 31
Claro 21
TIM 41
Algar 12
Sercomtel/ Copel 43
Multiplay 35
NET 21
Nextel Não precisa

Plano Celular

Assistentes virtuais das operadoras

Com o avanço da tecnologia a assistente virtual foi criada para ajudar as empresas com a comunicação com os clientes além de trazer benefícios para a companhia.

  • Redução de custos
  • Atendimento personalizado
  • Facilidade

Para as empresas investir em uma assistente virtual significa que ela trará benefícios apesar do alto valor de investimento. Por exemplo, no setor atendimento a empresa precisa investir em equipamentos, contratação de pessoas, softwares, treinamentos, etc. Já uma assistente virtual é capaz de responder a infinitas perguntas, resolver problemas técnicos, entre outras funções.

Para o atendimento ao cliente, o assistente virtual está disponível 24h/7. O atendimento será baseado nas preferências daquele usuário e isso ocorre graças a possibilidade de "recolher" dados da rotina dos consumidores.

Atualmente, o que um cliente busca nas empresas é a praticidade de resolver seus problemas e com as assistentes virtuais todas as dúvidas ou ajuda para resolver um problema poderão ser solucionadas e se as empresas souberem explorar esta tecnologia. A ideia é que elas possam cada vez mais fidelizar os consumidores.

Assistentes virtuais das operadorasAlgumas operadoras de telecomunicações já investiram nessa tecnologia, como por exemplo a Vivo e Oi, com sua assistente virtual Aura e a Joice, respectivamente.

Centrais de atendimento para pessoas com deficiências

Segundo dados do último Censo do IBGE, quase 46 milhões de brasileiros declararam ter algum grau de dificuldade em pelo menos uma das habilidades investigadas (enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus), ou possuir deficiência mental / intelectual. Se considerarmos somente as pessoas que possuem grande ou total dificuldade em uma das habilidades investigadas, são mais de 12,5 milhões de pessoas com deficiência em nossa país, sendo 6,7% do total da população.

As pessoas com deficiência visual estão entre a maioria, representando 3,6% do total de pessoas com limitações. Em seguida temos a deficiência auditiva, que atinge 1,1% dos habitantes. Os outros 1,5% se misturam entre deficiência física e mental.

Você conhece as centrais de atendimento para as pessoas com deficiência (PCD)?

No setor de telecomunicações do Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mantém regras para serem cumpridas pelas operadoras, com o objetivo de levar acessibilidade a pessoas com deficiência. Conheça agora as regras e obrigações das operadoras para o atendimento às pessoas com deficiências.

  • Regras do atendimento para PCD
  • Atendimento tem que ser prioritário e especializado
    Todas as operadoras devem possuir em suas lojas um aparelho de telefone adaptado.
  • Orelhão adaptado
    Todos os municípios com mais de 300 habitantes devem ter pelo menos 2,5% dos telefones públicos (TPs) adaptados para cada tipo de deficiência.
  • Solicitar a instalação de TPs
    Qualquer PCD ou seu representante, pode solicitar a instalação de TPs adaptados em sua região. Com prazo de 7 dias para ser realizada.
  • Custos da aquisição do Terminal Telefônico para Surdos (TTS)
    Os custos da aquisição do Terminal Telefônico para Surdos (TTS) não podem ser repassados ao consumidor.
  • Consultar a lista de terminais públicos TTS
    É possível consultar a lista de terminais públicos TTS instalados em cada localidade através dos sistemas da Anatel.
  • Linha residencial para PCDs
    Nas cidades com mais de 300 habitantes, as operadoras devem realizar a instalação de linhas telefônicas residenciais compatíveis com o aparelho TTS num prazo de até sete dias, sendo o consumidor responsável pela compra do Terminal Telefônico para Surdos.

Sabe o que é o Centro de Intermediação da Comunicação? Não? Saiba agora o que é e como funciona!

O Centro de Intermediação da Comunicação é o local dotado de instalações destinadas à intermediação de comunicação de portadores de necessidades especiais. Todas as operadoras de telecomunicações devem disponibilizar durante 24 horas por dia o canal 142 para que surdos e mudos tenha liberdade para se comunicar com quem desejam, incluindo marcar consultas, pedir uma pizza ou chamar um táxi.

O Centro de Intermediação da Comunicação funciona da seguinte forma:

  • A PCD envia uma mensagem de texto através do aparelho compatível com TTS.
  • O operador recebe a mensagem e traduz via oral para a pessoa a quem a mensagem se destina.
  • O ouvinte recebe a ligação e fica sabendo o que o surdo/mudo deseja falar, podendo responder diretamente ao operador que está na linha.
  • O operador repassa a mensagem do ouvinte para a PCD por meio de mensagem de texto e a comunicação começa a fluir.

Aplicativos para autoatendimento

As operadoras criaram uma solução digital para que os clientes pudessem ter em mãos toda a informação necessária a qualquer momento. Para isso, as operadoras oferecem seus próprios aplicativos de autoatendimento, onde todas as informações úteis para os consumidores estejam disponíveis em de qualquer lugar e a qualquer hora que eles precisem.

Abaixo, você pode conferir quais são os aplicativos de cada operadora:

Os aplicativos estão disponíveis tanto para Android como para iOS.


sistema nacional de defesa do consumidor

Direito de cancelamento

O cancelamento de contrato é um direito do consumidor, porém em caso de que seja o cliente quem queira cancelar o contrato com a operadora, é importante lembrar que existe um período contratual que ele deverá cumprir, caso contrário a operadora poderá cobrar uma multa por rescisão de contrato, isso porque seria considerado uma falta de cumprimento contratual por alguma das partes envolvidas.

Rescisão de contratoCancelamento ou anulação do contrato por alguma razão em específico.

Segundo o Art. 58 da Resolução nº 632/2014 da Anatel, se o cancelamento é solicitado antes do período de permanência mínima, a empresa poderá cobrar a multa. O valor a ser cobrado deverá ser proporcional ao tempo que falte da fidelização.

Cancelamento Operadoras de Telecomunicações

Conselhos da Anatel aos consumidores

A Anatel Agência Nacional de Telecomunicações dá algumas dicas aos consumidores de como cancelar um contrato com alguma operadora de telecomunicação. Existem diferentes opções para que os clientes solicitem o cancelamento, são elas:

  • Na loja física da operadora
  • Através da Central Telefônica
  • Pelo telefone
  • Pela internet

Em caso de que a operadora esteja impondo alguma regra para impedir que o cliente cancele o contrato, é importante lembrar que esse é um direito do consumidor. Caso algum cliente se veja nesta situação e não consiga solucionar o problema o usuário pode e entrar em contato com a Anatel.


consumidor nervoso imagem

Ferramenta Não Me Perturbe

Muitos usuários estão cansados de receber ligações abusivas dos departamentos de telemarketing seja para oferecer um novo serviço ou alguma promoção que foi lançada recentemente. Independente do motivo daquela ligação os consumidores querem optar por não receber mais esses tipos de chamadas, para isso a Anatel junto as operadoras criaram um site que bloqueasse essas ligações abusivas.

A Ferramenta Não Me Perturbe possibilita aos usuários a bloquearem essas ligações, onde eles poderão escolher de quais operadoras desejam receber ou não essas chamadas.

meu-tim

FAQ | Perguntas frequentes Atendimento

O atendente é a pessoa responsável pelo atendimento pessoal ou por telefone, ele é quem assegura o suporte necessário ao cliente. Algumas de suas funções são: resolver dúvidas, registrar reclamações e oferecer o melhor atendimento possível ao usuário.

Alguns tipos de atendimento são: o cliente vai até uma loja física da operadora, telefone, por e-mail, chat eletrônico, redes sociais ou autoatendimento

A Antatel é a agência reguladora que está ligada ao Governo Federal, suas funções são gerenciar contratos de concessão, supervisionar prestação de serviços, ter controle das revisões tarifárias, expedir normas relacionadas a prestação de serviços e se necessário realizar intervenções.

Actualizado em