Anatel debate com o BID sobre pequenas operadoras

mao homem negocios cedulas dinheiro

Anatel debate com BID sobre financiamento para operadoras de pequeno porte com o intuito de possibilitar fundos voltados para este tipo de companhias.



Banco Interamericano de Desenvolvimento pode abrir o caminho para pequenas operadoras

O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) tem a chave para poder viabilizar recursos e capital destinados às operadoras de pequeno porte, segundo Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Os dois órgãos se reuniram nesta quinta feira (7/11/2019) junto a outros organismos públicos e privados para abordar o financiamento de baixo custo das operadoras de pequeno porte.

O atual presidente da Anatel, Leonardo de Morais, revelou que o "apoio do BID pode abranger o financiamento de políticas públicas, além do custeamento de baixo custo para pequenos prestadores".

No outro lado da mesa, o Banco Interamericano de Desenvolvimento chegou a enviar especialistas dos Estados Unidos para dialogar com a própria Agência.

Comitê de PPP (Prestadoras de Pequeno Porte)

A negociação entre a Anatel e o próprio BID envolveu também a presença dos ministérios da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações, da Economia e Casa Civil. Segundo Leonardo Euler de Morais, o foco principal, para as operadoras regionais, é dar apoio nos mecanismos de garantias para os empréstimos com a entidade financeira.

É uma resposta da atual presidência do Comitê dos PPP para demandas recorrentes dos pequenos prestadores por financiamento de baixo custo, adequado ao porte e dimensão do retorno econômico obtido nas regiões de atividade
Leonardo de Morais.

Na resolução Resolução nº 698/2018, definida e disponibilizada pela Anatel, a agência aprovou o regimento interno do Comitê de PPP, um passo mais para o avanço e visibilidade deste tipo de companhias, que adquerem mais relevância no mercado das telecomunicações no Brasil.

Foram dois dias de intensa negociação e debate, embora ainda não exista uma resolução definitiva que ajuste a contribuição de capital para as operadoras regionais.

Atualizado em

Compare as melhores ofertas e planos!