Linhas pré-pagas vão ser bloqueadas pela Anatel

linha pré-paga

Se você é usuário de algum plano pré-pago com sua operadora, saiba que deve atualizar seus dados até 18 de novembro, cumprindo com a fase final da primeira etapa do Projeto Cadastro Pré-Pago da Agência Nacional de Telecomunicações. Verifique os estados abrangidos por esta fase de contato com os clientes pré das operadoras Oi, Vivo, TIM, Claro, Sercomtel, Brisanet, Algar e Nextel.



Projeto Cadastro Pré-Pago

No dia 6 de junho de 2019, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) comunicou a pretensão das prestadoras de realizar a atualização cadastral dos usuários de linhas de telefone pré-pago.

E, qual seria o objetivo desta campanha?

Com esta iniciativa, tanto prestadoras quanto a própria agência brasileira preveem reforçar a habilitação de novos números pré-pagos e assim conseguir evitar registros com nomes falsos ou fraudes.

Etapas do Projeto

O primeiro que você, como cliente pré-pago, deve fazer é aguardar o contato da sua operadora, caso você seja o titular da linha móvel pré-paga. Esse contato poderá ser realizado via SMS, chamada de voz gravada, ligações, pop-ups nas telas dos celulares, e/ou outra via.

Nesse momento, você deverá informar alguns dados (nome completo e endereço) e, caso seja uma pessoa física, deve informar o número do CPF. Para pessoas jurídicas, basta comunicar seu CNPJ.

Atenção! Se você receber a notificação e mesmo assim não realizar a atualização, a sua linha móvel pode ser bloqueada, conforme determina a Lei 10.703/2003.

Atualmente, estamos na Fase 3 da 1 etapa da Campanha de atualização cadastral, que vai até dia 18 de novembro. Nesta fase, os estados que terão que integrar a atualização do cadastro pré-pago são:

  • Alagoas
  • Amapá
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Espírito Santo
  • Maranhão
  • Paraíba
  • Pernambuco
  • Piauí
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul
  • Roraima
  • São Paulo
  • Sergipe

As etapas 2 e 3 estão previstas para início do ano que vem (2020), onde será realizada a disponibilização do portal público para consulta de linhas pré-pagas e outras medidas adicionais.

Se depois desta fase atual (3), sua linha for bloqueada, será necessário fazer o recadastramento da linha móvel através da central de atendimento da sua operadora.

Central de atendimento - Vivo, Oi, Claro, TIM e outras operadoras

Para realizar o novo cadastro da sua linha, entre em contato com os canais de atendimento da sua operadora.

Verifique abaixo os números das operadoras para regularizar sua situação com a linha pré-paga.

OPERADORAS NÚMERO CENTRAL DE ATENDIMENTO
Vivo *8486
Claro 1052
Oi 1057
TIM 1056
Sercomtel 1051
Algar 1055
Brisanet *3018
Nextel 1050
Actualizado em