Linhas pré-pagas vão ser bloqueadas pela Anatel

Se você é usuário de algum plano pré-pago com sua operadora, saiba que deve atualizar seus dados até 18 de novembro, cumprindo com a fase final da primeira etapa do Projeto Cadastro Pré-Pago da Agência Nacional de Telecomunicações. Verifique os estados abrangidos por esta fase de contato com os clientes pré das operadoras Oi, Vivo, TIM, Claro, Sercomtel, Brisanet, Algar e Nextel.
Projeto Cadastro Pré-Pago
No dia 6 de junho de 2019, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) comunicou a pretensão das prestadoras de realizar a atualização cadastral dos usuários de linhas de telefone pré-pago.
E, qual seria o objetivo desta campanha?
Com esta iniciativa, tanto prestadoras quanto a própria agência brasileira preveem reforçar a habilitação de novos números pré-pagos e assim conseguir evitar registros com nomes falsos ou fraudes.
Etapas do Projeto
O primeiro que você, como cliente pré-pago, deve fazer é aguardar o contato da sua operadora, caso você seja o titular da linha móvel pré-paga. Esse contato poderá ser realizado via SMS, chamada de voz gravada, ligações, pop-ups nas telas dos celulares, e/ou outra via.
Nesse momento, você deverá informar alguns dados (nome completo e endereço) e, caso seja uma pessoa física, deve informar o número do CPF. Para pessoas jurídicas, basta comunicar seu CNPJ.
Atenção! Se você receber a notificação e mesmo assim não realizar a atualização, a sua linha móvel pode ser bloqueada, conforme determina a Lei 10.703/2003.
Atualmente, estamos na Fase 3 da 1 etapa da Campanha de atualização cadastral, que vai até dia 18 de novembro. Nesta fase, os estados que terão que integrar a atualização do cadastro pré-pago são:
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Espírito Santo
- Maranhão
- Paraíba
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Roraima
- São Paulo
- Sergipe
As etapas 2 e 3 estão previstas para início do ano que vem (2020), onde será realizada a disponibilização do portal público para consulta de linhas pré-pagas e outras medidas adicionais.
Se depois desta fase atual (3), sua linha for bloqueada, será necessário fazer o recadastramento da linha móvel através da central de atendimento da sua operadora.
Central de atendimento - Vivo, Oi, Claro, TIM e outras operadoras
Para realizar o novo cadastro da sua linha, entre em contato com os canais de atendimento da sua operadora.
Verifique abaixo os números das operadoras para regularizar sua situação com a linha pré-paga.
OPERADORAS | NÚMERO CENTRAL DE ATENDIMENTO |
---|---|
Vivo | *8486 |
Claro | 1052 |
Oi | 1057 |
TIM | 1056 |
Sercomtel | 1051 |
Algar | 1055 |
Brisanet | *3018 |
Nextel | 1050 |