Operadoras devem informar sua cobertura antes da venda

Cobertura operadora

As grandes operadoras de telefonia Vivo, Claro, TIM, Oi, Nextel e Algar deverão informar aos novos clientes as coberturas para sinais 2G, 3G e 4G.



Antenas de celular: um fator chave para escolher planos de celular

Hoje, já não basta com escolher um plano somente pelo nome da operadora, mas sim pela oferta de internet para celular que a mesma oferecer. Sendo assim, o cliente que quer ter o melhor plano de telefonia deve ser consciente de que esta não é uma decisão que soemtne envolve escolher planos e comparar ofertas, mas também avaliar a cobertura das operadoras na sua localidade.

Neste sentido, a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel detectou que muitas ofertas eram fornecidas pelas operadoras de serviços de telecomunicações informando uma cobertura que, na prática, não era real para o consumidor que assinava algum plano de celular.

Embora a telefonia móvel seja fornecida de forma privada pelas companhias, a Anatel vem divulgando editais de licitação de radiofrequência publicados ao longo dos anos. Neles, as empresas de telefonia móvel tem que assumir compromissos de ter, no mínimo, 80% de cobertura da área urbana do distrito sede do município.

Cobertura 4G - Vivo, Claro Tim e Oi

Sabendo que podem haver falhas nas informações sobre cobertura em algum canal de venda das operadoras, a Anatel passa a obrigar as companhias a informarem, em tempo hábil antes da venda, sobre todas as condições de nível de sinal. Obviamente, esta medida vai influenciar os quatro principais provedores de telefonia móvel no país, mas também existem outras empresas que devem passar a comunicar aos novos clientes informações sobre sua cobertura. Elas são:

  • Oi
  • Claro
  • TIM
  • Vivo
  • Algar
  • Nextel

E como você pode saber a cobertura das antenas de celular das operadoras. A Anatel disponibiliza uma plataforma totalmente gratuita aonde o consumidor pode consultar, no PC ou pelo celular (iOS e Android), qual é o melhor sinal de celular para sua localidade (bairro, cidade ou zona rural.

Consulte no nossos artigos das operadoras a cobertura para 2G, 3G ou 4G e, se preferir, entre em contato com nossa equipe de especialistas.

Dúvidas com a cobertura da sua operadora?

Um especialista resolverá todas as suas dúvidas e ajudará nas questões relativas à cobertura 2G, 3G e 4G da sua localidade. Serviço Gratuito!

Fique sempre atualizado!

Receba a nossa Newsletter com as melhores dicas para economizar nas contas de celular, TV por assinatura e Internet. Fique por dentro de todas as informações úteis sobre telecomunicações, gaming e muito mais!

Actualizado em