Conheça as operadoras que estão investindo no Esports

E-sports

As operadoras Vivo e Mob Telecom investem no mercado de Esports, conquistando "naming rights" de clubes de esportes eletrônicos. Além disso, a Claro e Vivo focam em patrocínios de eventos. Entenda tudo sobre o investimento das operadoras no mundo do Esports.


Contratar Vivo
Ligue para o 0800 da Vivo e contrate seu plano hoje mesmo!

📢 Atenção! Este número 0800 é válido somente para contratação.

Operadoras investem no Esports

O Gamer é um gigante influenciador no momento de optar por um serviço de conectividade e muitas operadoras de telecomunicações estão aproveitando a audiência dos streamers e dos campeonatos para investirem nesse mundo.

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre o jogo Free Fire, mais conhecido como FF. O Free Fire é um game para celular e é o jogo mais popular no Brasil, com mais de 20 milhões de usuários. O sucesso também pode ser notado nas redes sociais, no Twitch ou no YouTube, onde os usuários podem acompanhar as transmissoões dos jogos ao vivo.

Você conhece a velocidade da sua internet? Faça agora mesmo o SpeedTest e descubra! ⚡️
Testar agora!

Mob Telecom - Esports

Vendo o sucesso do Esports, a empresa Mob Telecom adquiriu os direitos para dar um novo nome para um time do Free Fire, a Yakusa e-Sports, da Grande Fortaleza, agora conhecida como Mob e-Sports.

O CCO da Mob Telecom, Sayde Bayde, ressalta que o entusiasmo em patrocinar um time do esporte eletrônico é que a credibilidade e visibilidade que os gamers trazem quando falamos de conectividade.

Uma das estratégias definida pela operadora Mob Telecom é atrair novos clientes para o serviço de banda larga atrelado a atenção que é gerada pelos gamers, o que resultará na expansão do mercado residencial.

A Mob Telecom vai patrocinar o evento geek Sana, que já é conhecido em Fortaleza, e que acontecerá no final deste ano de 2020. Este evento quer criar uma base de gamers que sejam qualificados. Segundo Sayde Bayde, o investimento nos campeonatos é para atrair mais jogadores amadores e afirma que foi fácil escolher qual jogo investir, já que o FF é o game mais popular no Nordeste.

Além disso, a Mob Telecom também têm conexão direta com os servidores da Garena, que é a empresa que desenvolveu o jogo FF. Dessa maneira o cliente Mob Telecom e o jogador do Free Fire terão baixa latência - fator importante para determinar quem será o vencedor e o perdedor.

League of Legends

O League of Legends é o evento profissional do esporte eletrônico, onde os participantes são jogadores profissionais que recebem salários e são contratados. O evento vende cotas de patrocínios e a cada ano que passa a audiência só cresce. O campeonato consiste em que dois times disputam com cinco jogadores cada e precisam destruir a base inimiga.

Por conta do isolamento social causado pela pandemia do Covid-19 as pessoas passaram a estar mais tempo em casa, o que resultou no aumento do interesse. De acordo com a desenvolvedora do jogo, a Riot Games, a audiência das transmissões na primeira semana de junho obteve uma média de 337 mil usuários únicos, um 89% mais que o ano passado.

A audiência aumentou um 34% comparado ao ano passado, além disso o campeonato também é transmitido no SportTV.

Veja os planos de TV por assinatura com SporTV:

Vivo - Esports

Outra operadora que se interessou pela modalidade E-sports foi a Vivo, que investiu no clube Keyd Stars. A operadora comprou os direitos e nomeou o clube como Vivo Keyd.

Todos os jogadores, independente da modalidade, utilizam a marca da Vivo nas roupas durante as transmissões. A Vivo é a operadora que mais tempo leva investindo no mundo do esporte eletrônico, desde 2014 investe em eventos e até chegou a financiar documentários sobre os gamers profissionais.

logo Vivo
💻 Vivo Fibra 100 Mega
Até 4 dispositivos
logo Vivo
💻 Vivo Fibra 200 Mega
Até 6 dispositivos
logo Vivo
💻 Vivo Fibra 300 Mega
Até 8 dispositivos
Ligue 0800 561 1515 e faça seu plano!

Segundo a Pesquisa Games Brasil, realizada pela Sioux Group, revelou que a maioria dos gamers no Brasil são mulheres de todas as idades e representam (53,8%), sendo que o público entre 25-34 anos representa a maioria (34,7%). Já o público masculino, que representa 41,9%, aderiu a banda larga de 100Mbps, ou até mesmo mais. Já as mulheres têm banda larga com mais de 50Mbps.

A diretora de imagem e comunicação da Vivo, Marina Daineze, comenta que mesmo com a pandemia do coronavírus a empresa não se viu afetada para seguir investindo com iniciativas para gamers, mesmo porque a audiência durante esse período cresceu, tanto de jogadores como telespectadores das transmissões de campeonatos.

Oi - Esports

A operadora Oi em 2019 investiu em eventos de cultura geek, em que houve campeonatos como a GameXP e no prêmio eSports Brasil. Por conta da pandemia a operadora preferiu ser mais cautelosa com os seus investimentos.

De acordo com o gerente de eventos e patrocínios da Oi, Bruno Cremona, a empresa tem grande interesse em seguir investindo no universo dos gamers. A visão de Bruno é que é impossível ter Esports sem ter internet de qualidade, além disso a Oi também busca o reposicionamento da marca.

📺 Assista aos jogos do Brasileirão 2020 ao vivo ⚽️
Brasileirão

Claro - Esports

Atualmente a Claro não está patrocinando nenhum time ou campeonato do Esports por conta da atual situação do Covid-19. Porém, no ano passado, a operadora chegou a patrocinar o Circuito Desafiante, a Superliga e também o Clutch - de CS:GO. Assim como a Mob Telecom, a Claro também possui tecnologia exclusiva para os gamers.

No ano passado a operadora lançou o produto NoPing, que tem como objetivo reduzir o tempo de resposta de alguns jogos e se uniu com a BBL, organizadora de eventos específicos para gamers, como por exemplo a Superliga.

A parceria tem a intenção que os gamers sejam chamados para terem a oportunidade de ajudar a projetar os produtos e também testar inovações.

Além do Claro Gaming a operadora também lançou recentemente a rede móvel 5G DSS (lançamento nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo).

PLANOS CLARO CELULAR
Faça o seu plano da Claro agora mesmo!
0800 252 2121

FAQ eSports - Perguntas frequentes

O que é o eSports?

Esports ou Esportes eletrônicos é uma nova modalidade que surgiu faz pouco tempo, são competições onde jogadores profissionais disputam em games eletrônicos. Essas competições podem ser assistidas presencialmente (em enventos) ou de maneira online, através de plataformas de stream e até mesmo na TV.

O que é a Claro Gaming?

O Claro Gaming é a plataforma exclusiva de jogos da operadora. É um serviço de internet fixa e móvel voltada para jogos.

O que é cultura Geek?

É o estilo de vida onde usuários têm interesse por tudo que esteja relacionado a tecnologia, filmes de ação e ficção científica, são freaks por jogos eletrônicos ou de tabuleiros.


Atualizado em