Operadoras locais crescem no mercado de telecom

Operadoras locais crescem no mercado

Uma chamada pelo Whatsapp, eletrodomésticos conectados, internet das coisas, jogar online com uma pessoa do outro lado do mundo: Muitas vezes esquecemos que todos estes serviços dependem da operatividade de uma empresa de telecomunicações. É nítido perceber a evolução deste mercado nas últimas décadas. Melhores tecnologias, mais velocidade, pessoas mais conectadas. Em um cenário com cada vez mais dispositivos por pessoa, não somente as empresas de tecnologia evoluíram, mas também os provedores do serviço. Entender as tendências deste mercado é fundamental para prever os próximos passos do segmento de telecomunicações no país. Neste artigo a Selectra Brasil analisa o mercado brasileiro e a crescente de prestadores de serviço regionais pelo país.



Mercado de telecomunicações no Brasil

Uma das necessidades mais importantes do ser humano é se comunicar. Trocar informações faz com que toda uma rede de indivíduos, que partilham ou não o mesmo espaço físico, possa melhorar, inovar e desenvolver novas formas de comunicação. Esse é justamente o grande trabalho das empresas de telecomunicações, que podem ser subdivididas segundo o setor. Hoje, já existem muitas empresas que estão especializadas em telecom e, por isso, oferecem serviços individuais ou combinados de:

  • Telefonia (fixa e móvel)
  • Internet
  • TV por assinatura

Porém, em uma rápida análise sobre os três grandes mercados do setor podemos ver que somente a banda larga vem ganhando novos clientes. Segundo a Anatel, no último ano foi registrado um total de 30,54 milhões de contratos ativos de banda larga, levando o Brasil a 6ª posição no ranking mundial de assinantes de banda larga fixa.

No Brasil, as grandes empresas de telecomunicações já operam por todo o território nacional. Proporcional ao potencial do nosso país, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil representa a 5ª maior rede de telecom do mundo, gerando mais de 500 mil empregos na área.

Dentro deste cenário otimista das telecomunicações, vale mencionar a nova tendência em crescimento: os provedores regionais de telecom. Com um aumento de 290 mil assinaturas somente de internet banda larga em 2019, este grupo de prestadores locais comprova a premissa de que sim, os consumidores estão mudando e o velho mercado tem sim novos poderosos concorrentes.

Provedores regionais de telecomunicações:

A tendência na busca por novos provedores de telecomunicações locais não é fruto somente da crise ou pela busca por melhores preços, mas sim na mudança de hábitos dos consumidores. Está nas vantagens apresentadas pelos pequenos e médios provedores: qualidade e a agilidade nos serviços. O usuário já não tem tempo a perder com burocracias e operadoras que não facilitam a sua vida. Cada vez mais conta a experiência do consumidor, atrelado a melhores preços. O que justifica a crescente nos números de clientes dos provedores locais está relacionado com o pensar em novas integrações de produtos e serviços. O cliente já não busca pacotes fechados, onde você é obrigado a contratar uma telefonia fixa que não faz sentido na sua vida, ou canais para sua TV por assinatura que não tem interesse em assistir, por exemplo. Serviços rápidos, digitais, on demand e de qualidade é o que busca o novo consumidor.

Os provedores regionais já são uma realidade no cenário de telecomunicações do Brasil. Com quase 1/4 da parcela de contratos de banda larga fixa, os operadores locais também se destacam na média de satisfação geral.

Trazendo números para a análise, podemos ver que no que diz respeito a satisfação do cliente em 2018 os provedores locais se destacaram no top 5.

A Algar Telecom já atua em 15 estados e 350 cidades no país e segue investindo em melhorias na prestação de serviço. Tanto que teve aprovada pela Anatel o valor de multas por Ajustamento de Conduta (TAC) convertido em melhorias em atendimento, implantação de redes móveis em 4G em cidades com menos de 30 mil habitantes e em muitas rodovias nos estados de atuação da Algar.

Já a Cabo Telecom tem o resultado dessa pesquisa de satisfação como um dos pilares estratégicos do negócio. Há 18 anos no mercado do Rio Grande do Norte, a Cabo declara que o foco estratégico da companhia está na excelência do atendimento. Serviços rápidos, com treinamento dos responsáveis pelo SAC e técnicos de ponta, que deixam os usuários confiantes sobre os serviços prestados. A ideia é que qualquer problema que o usuário venha a ter, seja rapidamente resolvido. Além disso, a operadora local investe na qualidade no sinal de TV, oferta em canais e velocidade de internet.

Infraestrutura compartilhada entre operadoras

Para que essa expansão de mercado ocorra, foi necessário que o compartilhamento de infraestrutura acontecesse. Então em 2017 a Agência Nacional de Telecomunicações por meio da resolução 683 aprovou o compartilhamento de infraestrutura à prestadoras de serviço de telecomunicações. A ideia é que a concorrência não seja por torres, cabos ou postes e sim em oferta de serviços, velocidade e preço. Ao compartilhar redes e infraestrutura, as operadoras de telecom orientam-se não somente à ampliação de cobertura, mas também à eficiência no uso dos recursos, possibilitando o investimento em serviços digitais e conteúdos exclusivos para seus clientes.

As MVNO

Já imaginou não poder usar nunca mais o teu smartphone? Pois é, esta é uma realidade à qual praticamente ninguém está disposto suportar. E por que todo este poder? Basicamente, o celular é o aparelho que sempre nos uma resposta para o que queremos; faz conectarmos com mais pessoas de forma rápida, simples, e que anda 24 horas com a gente. Já não é mais uma questão de pode fazer chamadas ou enviar SMS. A telecomunicação para celulares está voltada para os dados móveis.

Hoje no Brasil o número de usuários de pacotes de dados já passou de 227 milhões. Antes, a grande parcela desse valor era de clientes pré pago, quando o usuário se contentava com um plano enxuto de dados móveis. Hoje já não é mais assim. Segundo a Anatel, 44% dos clientes já buscam planos pós pagos, que além de oferecerem melhores ofertas de dados móveis, ofertam o consumo de uma multitude de apps sem o desconto da franquia.

Para potencializar este mercado, em 2010 a Anatel normatizou as chamadas MVNO (do inglês Mobile Virtual Network Operator) ou Operadoras Virtuais de Rede Móvel, que atuam como representantes das operadoras. Neste caso, a MVNO não possui rede nem frequência próprias, fazem parcerias para usar da rede de outras operadoras. Estas MVNO como não precisam dedicar-se em investir na ampliação de infraestrutura, focam estrategicamente em serviços mal desenvolvidos no mercado, visando oportunidades que as grandes empresas não podem bancar pela dificuldade de logística ou operação.

A Brisanet é um exemplo de sucesso de Operadora Virtual de Rede Móvel. Potência no nordeste brasileiro e presente em quatro estados no país (Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte), a operadora atuado como MVNO credenciada pela Vivo, usando sua rede e compartindo as responsabilidades. Seu foco de atuação é a comunicação, distribuição e atendimento pessoal. Em troca, usa da rede Vivo para oferecer seus planos Pré Pago. Sem grandes esforços de marketing, a Brisanet amplia seu mercado agora na telefonia móvel, que atualmente já conta com 10 mil assinantes e pretende chegar até o final de 2019 com 70 mil.

Novos protagonistas no avanço das telecomunicações

Novos modelos de negócio estão ajudando a reconfigurar o mercado das telecomunicações no Brasil e no mundo. Empresas pequenas se comparadas às grandes operadoras crescem cada vez mais rápido, ocupando brechas onde as grandes não tem interesse em chegar e com a qualidade que não podem garantir devido o tamanho de suas transações.

No Podecomparar.com nós realizamos uma consultoria de mercado detalhada para descobrir novos atores no mercado de telecomunicações e informar o cliente sobre suas ofertas e vantagens. Com nossa experiência em 13 países pelo mundo e mais de 1 milhão de contratos realizados vemos o mercado de telecomunicações brasileiro em ampla expansão. Temos como missão informar e comparar planos de telecomunicações com o objetivo de tirar todas as dúvidas do usuário sobre as operadoras do mercado e tudo do cenário de tecnologia e telecom.

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