Covid-19: É necessário tirar o comprovante de vacinação?

Vacinação Covid

Depois de dois anos de pandemia mundial da Covid-19, grande parte da população brasileira já conta com, pelo menos, uma dose da vacina Covid-19. Com a melhoria evidente da pandemia no território nacional, muitos estados andam já flexibilizando a realização de shows, feiras ou congressos. Mas daí surge uma questão: o que acontece com aqueles que ainda não tomaram todas as doses? Existe um passaporte de vacina? Entenda tudo logo abaixo!


Covid-19 no Brasil: Dados atuais sobre a vacinação

Segundo o Our World In Data, portal de investigação e estatística mundial da Universidade de Oxford, o Brasil ocupa a 15ª posição no ranking dos países com maior porcentagem de pessoas vacinadas. A população mundial já vacinada com, pelo menos, uma dose se encontra em torno de 44% do total. O Brasil, nesse quesito, apresenta 69% da sua população subministrada com uma das vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunizações.

Neste cenário esperançoso contra a pandemia, ainda existem fatores que impedem a total flexibilização de eventos, como congressos, feiras e shows.

Muitos brasileiros ainda não buscaram os postos de vacinação
Fonte: CNN Brasil

O principal deles vem da mão da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que adiantou, no seu levantamento publicado dia 27 de agosto, qual é o maior problema para o avanço da flexibilização no país.

Ranking de faltosos Segundo dados do Ministério da Saúde, São Paulo apresenta o maior número de faltosos (1,69 milhão). Em segundo lugar, o Rio de Janeiro mostra um total de 1,06 milhão de cariocas que ainda não tomaram a segunda dose, e Minas Gerais, em terceiro lugar, ainda conta com 1,02 milhão de mineiros sem tomar a vacinação completa.

Vacina Covid: Como posso conseguir meu passaporte de vacina?

Existem alguns mitos e verdades sobre a vacina Covid-19, e talvez, por isso, o país ainda precisa se conscientizar das vantagens da vacinação, como viajar apresentando corretamente o passaporte de vacina, presenciar eventos esportivos no total da capacidade, entre outras atividades de lazer ou culturais.

Como tirar o passaporte Covid-19?

A resposta é simples: depende de como está atuando o seu estado em particular. Segundo o avanço da situação epidemiológica, cada estado implementa as medidas de flexibilização viáveis, ou seja, aquelas que pretendem garantir a segurança dos cidadãos para voltar ao tão almejado "novo normal". Uma dessas medidas é justamente o passaporte Covid.

Veja, abaixo, os dados da pandemia segundo o seu estado, e veja como tirar o passaporte Covid-19.

Passaporte da vacina em São Paulo, como tirar?

esaudeSP

A Secretaria Municipal de Saúde de SP cumpre seu funcionamento pelo aplicativo e-saúdeSP. Através desta ferramenta, o cidadão pode registrar diariamente suas informações de saúde envolvidas no atendimento SUS, dentro do âmbito municipal de São Paulo.

Atualmente, o app também possibilita a melhor orientação para o quadro de saúde de cada cidadão, reduzindo as aglomerações de cidadãos em unidades de saúde.

Caso não tenha feito o cadastro na ferramenta, siga estes passos:

  1. Baixe o app E-saúde SP no Google Play.
  2. Depois, faça o cadastro com o seu e-mail e em poucos cliques.
  3. Informe seu CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail e telefone.
  4. Caso queira acessar mais informações sobre o atendimento Covid, acesse as opções "Teletriagem Covid" ou "Orientações", para resolver qualquer dúvida.
  5. Para acessar o passaporte, acesse a opção "Passaporte da Vacina", onde é mostrado o comprovante físico para acesso aos eventos.

Passaporte da vacina Covid no Rio de Janeiro

Ainda no início de setembro, a Prefeitura do Rio de Janeiro decretou a obrigatoriedade da vacinação para acesso a diversos estabelecimentos e serviços a partir do dia 15 de setembro. O comprovante será preciso para estabelecimentos como cinemas, estádios de futebol, academias, teatros ou museus. Seguindo as pautas da prefeitura, a vacina será obrigatória para a inclusão e manutenção no Programa Cartão Família Carioca.

O comprovante pode ser obtido pelo Conecte SUS ou bastará apresentar o comprovante ou caderneta de vacinação físicos.

Situação da vacinação na região sudeste

Comparação total entre a população e vacinação da segunda dose ou dose única
Estado População Total Segunda dose ou dose única
São Paulo (SP) 46 649 132 24012768
Espírito Santo (ES) 4 108 508 1646879
Rio de Janeiro (RJ) 17 463 349 6482133
Minas Gerais (MG) 21 411 923 7603496

Fonte: Vacinômetro do Ministério da Saúde

Comprovante Covid-19 no Amazonas

O Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 determinou que é obrigatória a apresentação do comprovante Covid-19 para acessar bares, restaurantes, hotéis, ou qualquer tipo de evento social. A organização considera pelo menos uma dose da imunização.

Certificado da vacina no Espírito Santo

Já no Espírito Santo, além de aceitar a primeira dose da vacinação, os locais devem funcionar com apenas a metade da sua capacidade de lotação, permitindo eventos de máximo 600 pessoas. Um teste negativo de Covid-19, realizado 48 horas antes do evento, poderá ser válida também.

Passaporte Covid no Ceará, como fazer?

O estado do Ceará estipulou regras para a realização de eventos que tenham como mediuda preventiva a comprovação da vacinação completa, com pelo menos 15 dias de antecedência.

Comprovar vacina em Pernambuco

O governo pernambucano segue a linha do chamado Passe Seguro PE. Este passe é um selo que certifica os aplicativos que permitem acesso a shows e eventos massivos. No caso de PE, os assistentes deverão informar sobre a vacinação completa com duas doses ou teste PCR negativo.

Actualizado em