Serviços de telecom têm incremento de 0,2% em setembro

Serviços de Telecomunicações

Serviços de telecomunicações tiveram um aumento no mes de setembro, comparado com o mês anterior, agosto do mesmo ano. Confira aqui, quais ramos das telecomunicações cresceram mais neste ano.



Serviços de telecomunicações

Muitas vezes, quando pensamos em serviços de telecomunicações, vem na nossa cabeça os três serviços principais: telefonia (móvel e fixa), internet (móvel e banda larga fixa) e TV por assinatura. Contudo, este ramo de estudo abrange muitas áreas especializadas, como os serviços de comunicação e informação e todas as TI ou tecnologias da informação

A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) junto ao IPEA (Instituto de Pesquisa Econômico e Social) publicou o Diagnóstico do Setor de Telecomunicações no Brasil em 2018 com resultados muito interessantes, que espelham a realidade das telecomunicações no país.

Telebrasil: guia sobre o setor das telecomunicações no Brasil

No estudo, a Telebrasil mostra como os setores de transporte, energia e petróleo estão à procura de concessões mais seguras e apelativas para o investimento privado. Foi visto também que no caso da telefonia, ocorreu jsuto o contrário, o excesso de concessões obsoletas intrincava a conclusão do processo de transformação do papel do Estado, que iniciou com a privatização do Sistema Telebras.

Este documento também revelou a importância da atualização da LGT (Lei Geral de Telecomunicações), que deixou de utilizar o poder de outorga como forma de controle político, permitindo assim que em junho do ano passado (2018) houvessem mas de 4 mil municípios com, pelo menos, uma oferta de 4G à disposição da população.

Mas e em 2019, quais são os resultados até agora das telecomunicações no Brasil?

Pesquisa IBGE 2019 - Resultado para as telecomunicações

Comparado com o mês de agosto, no mês de setembro houve um incremento de 0,2% nos serviços de telecomunicações, segundo os dados da pesquisa mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Veja abaixo os dados da pesquisa por serviço

Aumento porcentual dos serviços de telecomunicações (Setembro 2019)
Serviço Porcentagem do incremento
Serviços de Telecomunicações 0,2%
Setor de Serviços 1,2%
Actualizado em