Operadoras de Telecom: Planos de Internet, Celular, TV e Fixo
Quer trocar de operadora e ainda está indeciso na escolha? Não sabe qual é a melhor para a sua casa? Confira tudo sobre as melhores operadoras de celular, provedores de internet e TV por assinatura perto da sua localidade!
Operadoras de telecomunicações
As empresas de telefonia, internet e TV por assinatura que operam no Brasil tiveram que se adaptar à uma nova forma de entender o consumidor. As alterações mais recentes foram as relacionadas com a disponibilização da fibra óptica (ou fibra ótica), o surgimento de tecnologias como o 4G (e proximamente frequências 5G) na internet móvel, e, por último, as novas formas de assistir TV Online.
Assim, para entender mais sobre essas companhias e suas ofertas, é preciso dividir elas segundo o serviço e sua localização.
Operadoras de internet
Escolher um bom plano de banda larga fixa vai depender de alguns fatores, os principais são:
- Sua localização
- Necessidades dentro da sua casa
- Oferta das operadoras com cobertura na sua região
Analisando cada um destes aspectos, você poderá entender melhor qual é o pacote ideal para você e sua família. Por exemplo, se sua família usa pouco a internet fixa, e só precisa dela para verificar e-mails, seria ideal assinar um plano mais básico, que também será mais econômico. Já no caso de ter necessidades como internet ultrarrápida, a melhor opção será contratar um plano completo de internet.
Operadoras de celular
Na disputa pelas frequências de 3G, 4G e 5G, o mercado de telefonia móvel no Brasil se tornou ainda mais competitivo. Junto à luta pelos espectros de frequência, as companhias querem oferecer ainda mais possibilidades de contratação e um melhor atendimento.
Operadoras de TV
Atualmente, o usuário moderno, que quer assistir televisão online, tem uma Smart TV e ainda não pode perder o último capítulo da sua série favorita, precisa de um plano mais completo que só os canais tradicionais de televisão.
Mercado de telecomunicações no Brasil
Vivemos num mundo em evolução, com desafios constantes e facilidades que, se pensarmos bem, faz 20 anos simplesmente não existiam. Quando pesquisamos algo na internet, apertamos o botão "Play" da plataforma de streaming que tenhamos a assinatura, ou até mesmo mandamos um vídeo pelo Whatsapp, todas estas ações dependem do serviço de uma operadora de telecomunicações.
Segundo as últimas pesquisas da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e conforme os dados coletados por nós do Podecomparar, a agência brasileira registrou, em novembro de 2019, 310,8 milhões de acessos nos serviços de telecomunicações em todo o território nacional.
Assim, o mercado uma evolução positiva, nem sempre só nos números de acessos, mas sim no descobrimento de novas formas de disponibilizar os serviços de: Telefonia (fixa e móvel), Internet (com a disponibilização da fibra) e a TV por assinatura (com o crescimento das plataformas de TV Streaming).
As tecnologias evoluíram, o cliente também evoluiu e com o mercado de telecomunicações no Brasil, aconteceu a mesma coisa. O surgimento de novas empresas, provedores de internet, TV e telefonia, fez com que o usuário final tivesse assim mais opções para contratar seu pacote de dados, por exemplo.
Isto foi igualmente relevante para o cliente que mora em uma região onde as grandes operadoras não podem chegar, fazendo com que companhias locais ofereçam seus serviços com um relacionamento com o cliente mais próximo e um serviço, muitas vezes, mais eficaz.
Dicas para escolher planos de internet, TV e celular
Na escolha do melhor plano de internet , TV e celular influem muitos fatores, e nem sempre é uma escolha fácil. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para que você possa escolher não só o plano mais econômico, mas também a melhor opção para satisfazer suas necessidades (e da sua família ou empresa).
- Dicas para escolher os melhores planos de telecomunicações
- Veja quais serviços você precisa contratar na sua casa ou empresa, analisando bem quantos dependentes irá existir, quais as necessidades de cada um e qual é orçamento máximo para assinar o pacote de internet, telefone e celular!
- Faça uma lista das principais operadoras com cobertura na sua localidade
- Ligue para um serviço de consultoria, como o Podecomparar, para te ajudarmos a encontrar a melhor opção para você.
Ainda indeciso? Conheça, logo abaixo, um pouco mais sobre os provedores de telecomunicações do país.
Conheça as principais operadoras do Brasil
A Vivo tem a maior quota de mercado de telecomunicações do Brasil e oferece:
- Planos de Internet Vivo Fibra
- Planos de Celular Vivo
- Pacotes de TV por assinatura
- Ofertas de Telefone Fixo
- Combos Vivo e muito mais!
A Claro oferece uma das redes de internet móvel mais rápida do Brasil, confira:
- Planos de celular: Controle, pós, pré e flex
- Planos de TV Pós e Pré-pago
- Internet residencial fibra e móvel
- Combos 100% personalizáveis e acessíveis
- Planos para empresas de celular, TV e internet
A Sky é umas das operadoras com maior cobertura do país, confira os serviços:
- TV via satélite e acesso ao Directv Go
- Planos de TV Pós e Pré-pago da Sky
- Internet de 2 Mega até 25 Mega
- Soluções empresariais para o seu negócio
- Descontos especiais no primeiro ano de assinatura
A TIM tem a maior cobertura 4G do país e oferece aos seus clientes:
- Planos de internet fibra TIM Live
- Planos TIM para Celular
- Benefícios exclusivos incluídos
- Assinaturas de streaming nos pacotes
- Promoções, bônus e muito mais!
A NET agora é Claro! Veja os serviços que elas oferecem para os seus clientes:
- Planos de Internet: de 125 Mega até 1 Giga de velocidade
- Planos de TV com mais de 200 canais
- Planos de telefone fixo usando o 21
- Combos com valores acessíveis e descontos
- Planos empresarias e muito mais!
A Sumicity é umas das principais operadoras regionais do Brasil e oferece vários planos:
- Internet com tecnologia FTTH
- TV por assinatura e app Sumicity Play
- Combos com descontos e preços especiais
- Telefone fixo com ligações usando o código 53
- Presente em 4 estados brasileiros
A Veek é uma operadora de celular 100% digital, sem burocracia e inovador:
- Plano de celular freemium, onde o cliente paga apenas pelo chip
- Opções de planos pré-pagos
- Ampla cobertura 4G nacional
- Assista anúncios e ganhe internet grátis
- Atendimento ao cliente 100% digital
A Oi está entre as principais operadoras do Brasil, com planos de:
- Planos de internet Oi Fibra
- Pacotes de TV por assinatura
- Ofertas Oi Celular
- Planos de Telefone Oi Fixo
- Streaming Oi Play
A AdylNet é uma operadora presente em várias cidades no Rio Grande do Sul com:
- Planos de Internet Banda Larga
- Tecnologia Fibra Ótica, ADSL e Rádio
- Planos de TV por assinatura
- Planos de Telefone Fixo
- Planos Empresariais
A Algar Telecom está presente em mais de 350 cidades e oferece os serviços de:
- Planos de Internet banda larga
- Planos de Celular
- Planos de Telefone Fixo
- Planos Empresariais
- Serviços de TI
A Americanet é uma empresa dos EUA que atua no Brasil e oferece planos de internet e de celular:
- Especializada em serviços no setor empresarial
- Internet fibra óptica com alta velocidade
- Opções de combos economicamente vantajosos para os clientes
- IPs fixos para redes corporativas
- Monitoramento 24/7
Conheça a operadora mineira Blink Telecom, como planos de internet fibra, TV por assinatura e streaming:
- Planos de internet residenciais e empresariais
- Velocidades de internet até 1GB
- Combo de internet + TV por assinatura
- Clube de vantagens Blink Multi
- Blink Play, com acesso a serviços de streaming
A BrasilNet oferece planos de Internet fibra e TV por assinatura com:
- Planos de internet fibra ótica
- Pacotes de TV por assinatura
- Planos de Telefone Fixo
- Planos para Empresas
- Clube de Vantagens BrasilNet
A Brisanet é uma das principais operadoras que atuam no nordeste e possui mais de 200 mil clientes:
- Oferece serviços de internet, fixo, celular e TV por assinatura
- Cobertura 4G em todo território nacional
- Fibra óptica com altas velocidades
- Planos combos com os melhores preços
- Ótimas avaliações pela Anatel
A Cabo Telecom oferece planos de telefone fixo, TV por assinatura, internet e soluções em TI:
- Internet a cabo ou com a tecnologia fibra óptica
- Planos residenciais e empresariais
- Combos de TV por assinatura, internet e telefone fixo
- Planos personalizados
- Suporte 24h por telefone
A Click quer transformar o dia a dia de pessoas e empresas, possibilitando uma comunicação inovadora:
- Internet fibra óptica
- Planos de TV por assinatura e streaming
- Planos empresariais com soluções digitais
- Instalação grátis
- Estabilidade de conexão
Conecta oferece planos de internet e TV por assinatura com cobertura em Minas Gerais:
- Internet, TV por assinatura e hospedagem
- Banda larga via fibra óptica
- Serviço de TV on demand online
- Solução para hospedagem de sites
- Conecta também trabalha com ofertas de internet para eventos
Planos Conexão Telecom para a sua casa e empresa:
- Internet fibra óptica
- Velocidades de até 850MB
- Pacotes de TV a cabo com até 90 canais
- Planos de Telefone fixo
- Assinatura Paramount+ nos planos de internet
A Connect Ja oferece planos de internet banda larga com:
- Planos de Internet Fibra Ótica
- Wi-fi Plus incluído
- Suporte todos os dias
- Mensalidades fixas
- Análise dos pings dos jogos em tempo real
A companhia paranaense Copel Telecom agora chama-se Ligga Telecom e oferece planos de internet:
- Internet 100% Fibra Óptica
- Velocidades de download e upload iguais
- Cobertura em todo estado do Paraná
- Planos empresariais com serviço digitais e de segurança online
- Wi-Fi incluso em todos os pacotes
Correios Celular, a nova operadora de planos de celular que ganha cada vez mais força:
- Planos pré e controle
- Ampla cobertura de Internet 4G em todo Brasil
- WhatsApp grátis em todos os planos
- Recarga online e sem burocracia
- Planos com até 32GB de internet
Planos de internet e TV da Desktop Internet, operadora do interior de São Paulo:
- Internet fibra óptica
- Combo de internet + TV
- Acesso exclusivos a apps de conteúdo
- Planos empresariais
- Wi-Fi grátis
A Flextel Network é uma provedora de planos de internet fibra fundada em Campo Grande:
- Planos de Internet Residencial
- Ofertas até 600 Mega de velocidade
- Planos corporativos de internet
- Serviços de internet para condomínios
- Atendimento personalizado
A Fluke é uma operadora digital MVNO que utiliza a rede da Vivo através de parceria com a Telecall e oferece:
- Planos de Celular
- Personalização dos planos
- Atendimento digital
- Cobertura em todo território nacional
A IDL Net possui planos com preços competitivos e com cobertura na região de Campo Grande - MS e oferece:
- Planos de Internet banda larga
- Planos Residenciais
- Planos Empresariais
A operadora Infoline atua no estado do Rio de Janeiro, confira as principais características:
- Planos de banda larga e TV por assinatura
- TV Box e TV On Demand da Infoline
- Wi-Fi grátis
- Conexão via Fibra Óptica
- Internet empresarial
Internet Way, a operadora paulista com conexão via fibra:
- Planos de internet residencial
- Wi-Fi grátis
- Sem franquia de consumo
- Internet empresarial
- Serviços de streaming inclusos
A missão da JGNet é oferecer as melhores soluções digitais e de acessos à internet banda larga:
- Conexão de alta velocidade com internet fibra
- Cobertura no estado do Alagoas
- Ideal para quem joga online, baixa e enviar arquivos pesados, etc.
- Garantia de segurança e estabilidade da rede
- Planos empresariais
JR Telecom é uma empresa moderna e dinâmica que oferece planos de internet fibra:
- Planos empresariais e residenciais
- Banda larga fixa com tecnologia fibra óptica
- Qualidade e alto desempenho
- Wi-Fi grátis
- Velocidade e simetria de download e upload
Planos de internet banda larga da operadora mineira Justweb:
- Wi-Fi incluso
- Velocidades de até 1GB
- Planos com Wi-Fi Mesh
- Cobertura no estado de Minas Gerais
- Internet empresarial
Operadora de internet fixa LPNet, com cobertura em mais de 80 cidades do interior de São Paulo
- Internet fibra óptica
- Planos de celular
- Planos com velocidade de até 750MB
- Plano de telefone fixo
- Serviço Wi-Fi Top
A LiG10 é uma provedora de serviços de Internet com sede na cidade de Campo Grande:
- Planos de Internet
- Ofertas de 450 Mega até 850 Mega
- Inúmeras vantagens para aproveitar
- Mesma velocidade de download e upload
- Suporte personalizado
A Ligga Telecom é a antiga Copel Telecom com a qualidade da internet fibra ótica e:
- Planos de Internet Fibra Residencial
- Planos de Banda Larga Fibra Empresarial
- Tecnologia 100% Fibra Ótica
- Benefícios exclusivos incluídos
- Wi-fi grátis incluído
A Lignet Telecom possui planos com preços competitivos e com cobertura na região de Brasília e Campo Grande - MS e oferece:
- Planos de Internet banda larga
- Planos de Telefone Fixo
- IPTV
- Planos Empresariais
A Liguenet têm planos de internet banda larga residencial e empresarial com:
- Planos de internet banda larga
- Tecnologia de fibra ótica
- Planos de Telefone Fixo
- Planos de TV por assinatura
- Ofertas de Combos
Veja quais são os planos de internet da Linkup Telecomunicações:
- Internet residencial via fibra óptica
- Internet rural
- Planos de TV por assinatura
- Planos especiais para gamers
- Wi-Fi Mesh
A Mob Telecom foi primeira operadora privada no Ceará, conheça os serviços oferecidos:
- Planos de Internet Fibra Óptica
- Ofertas de 50 Mega até 200 Mega
- Soluções corporativas de telecomunicação
- Autoatendimento pelo Minha Mob
- Atende a todos os perfis de clientes
A operadora Multiplay Telecom está presente em várias cidades do Ceará e oferece os seguintes benefícios:
- Internet banda larga com tecnologia fibra
- Pacotes de telefonia digital, banda larga e TV
- Serviço de TV online on Demand
- Uma das operadoras mais bem avaliadas pela Anatel
- Planos adaptados ao cliente
A Neorede Telecom é uma operadora fundada em Florianópolis, veja o que ela oferece:
- Planos de Internet Residencial
- Ofertas de internet para condomínios
- Planos empresariais de internet
- Planos de TV por assinatura
- Cobertura em algumas cidades de Santa Catarina
A Netfácil é uma empresa 100% brasileira que atende nas regiões Sul e Centro-Oeste de Minas Gerais:
- Planos de internet para residências
- Serviços de 350 Mega até 1 Giga
- Planos corporativos de internet
- Internet banda larga rural via rádio
- Diferentes canais de atendimento
A Nossa TV Brasileira é a principal operadora de programação gospel do Brasil e oferece:
- Planos de TV por Assinatura
- Canais Exclusivos desenvolvidos pelo Missionário R. R. Soares
- Possui planos com valores acessíveis
- Transmissão de som e imagem digital
- Presente em 26 estados e Distrito Federal
A Ora Telecom atua nos estados do nordeste, oferecendo planos com fibra óptica:
- Velocidades de até 600MB
- Apps de conteúdo inclusos no plano
- Wi-Fi ultra
- Conexão banda larga via fibra
- Clube de vantagens Ora Telecom
Conheça a operadora mineira Outcenter, que oferece planos de de internet fiba:
- Planos residenciais com até 850MB
- Pacotes de internet e soluções digitais para empresas
- Planos com streaming e serviços inclusos
- Cobertura em Minas Gerais, Bahia e São Paulo
- Atendimento diferenciado
Predialnet é uma operadora carioca que oferece os seguintes serviços e benefícios:
- Planos de internet fibra óptica
- Internet via rádio
- Serviço de telefonia fixa
- Planos empresariais
- Preços competitivos
Proxxima Telecom possui cobertura no Nordeste de internet banda larga:
- Internet residencial e empresarial
- Wi-Fi Mesh
- Serviços de streaming inclusos
- Conexão via fibra óptica
- Velocidades de até 1GB
A Sercomtel é uma empresa de telecomunicações com sede na cidade de Londrina, conheça seus planos:
- Planos de internet residencial
- Telefonia fixa com ligações ilimitadas
- Planos de celular pós e pré-pago
- Soluções de telecomunicação para empresas
- Combos com descontos especiais e mais!
A Smart Soluções é uma operadora presente nas cidades de Caucaia, Fortaleza, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba e oferece:
- Planos de Internet banda larga
- Planos Empresariais
A Speed Network Telecom com cobertura na cidade de Osasco e oferece:
- Planos de Internet banda larga
- Planos de Telefone fixo
- Planos Residenciais
- Planos Empresariais
- Soluções Empresariais
Operadora de celular Surf Telecom, veja como ela funciona:
- Operadora digital de celular
- Parceria com outras empresas como Uber Chip e Correios Celular
- Planos de celular com preços acessíveis
- Atendimento diferenciado
- Tecnologia White-label
A TEX NET com cobertura nas cidades de Aquiraz, Eusébio, Fortaleza e Maracanaú e oferece:
- Planos de Internet banda larga
- Planos de Telefone fixo
- Planos Residenciais
- Planos Empresariais
- Soluções Empresariais
Veja os planos da The Fiber, com tecnologia fibra ótica:
- Tecnologia fibra óptica
- Apps de conteúdo inclusos nos planos
- Wi-Fi Mesh
- Internet empresarial
- Planos com até 1GB de velocidade
Topnet-MS é uma operadora de internet do Mato Grosso do Sul com:
- Planos de Internet Banda Larga
- Tecnologia de Fibra Ótica
- Ofertas sem fidelização
- Wi-fi Dual Band
- Cobertura em expansão
A Triway Internet e Telefonia atende a mais de trinta municípios localizados na região Centro-Norte do Rio Grande do Sul e oferece:
- Planos de Internet banda larga
- Planos de Telefone fixo
- Planos Residenciais
- Planos Empresariais
- Soluções Empresariais
A Unifique é a maior operadora de Santa Catarina, presente em mais de 100 cidades e oferece os serviços de:
- Planos de Internet banda larga
- Planos de Celular
- Planos de Telefone Fixo
- Planos de TV
- Planos Empresariais
A Up Tecnologia é uma operadora regional criada em Porto Alegre, vaja os produtos:
- Planos de Internet 100% Fibra Óptica
- Planos de 150 Mega até 350 Mega
- Planos de internet para empresas
- Ofertas de internet para condomínios
- Telefonia fixa para PF e PJ
A Uzcom Telecom é uma operadora de Internet que atua no Paraná e em São Paulo e está presente em mais de 50 cidades e oferece os serviços de:
- Planos de Internet banda larga
- Planos de Telefone Fixo para empresas
- Planos Empresariais
A Vero Internet é uma operadora mineira e está presente em 180 cidades, oferecendo:
- Planos de Internet Fibra
- Planos Empresariais
- Cobertura em expansão
- Assinatura de streamings
- Benefícios exclusivos
A Viasat oferece o serviços de Internet Via Satélite e garante:
- Planos internet via satélite
- Cobertura em Zonas Rurais
- Até 30MB de franquia
- Roteador Wi-fi incluído
- Parceria com a Sky
Planos de internet com fibra óptica para o interior do Paraná e São Paulo:
- Velocidade de download de 500MB
- Wi-Fi grátis
- Assinaturas de streaming inclusas
- Acesso exclusivo à apps
- Preços acessíveis
A Wi-fi Net Telecom se encontra em expansão, ampliando a sua área de cobertura e agregamos novos serviços aos clientes do MS e oferece:
- Planos de Internet banda larga
- Planos Residenciais
- Planos Empresariais
- Planos para Condomínios
Zaaz Telecom de internet banda larga, com cobertura em São Paulo e Paraná:
- Planos residenciais e empresariais
- Wi-Fi grátis
- Plataforma de streaming e conteúdo on demand
- Banda larga com fibra óptica
- Velocidade de internet de até 1GB
Zamix, operadora de internet que atua nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro:
- Internet residencial
- Wi-Fi grátis
- Tecnologia fibra óptica
- Planos para empresas
- Velocidades de até 1GB
A HughesNet Brasil é a operadora da Hughes Communications que é um provedor de serviços via satélite e oferece:
- Planos de Internet via satélite
- Planos de Internet Rural
- Possui cobertura em quase todo território nacional
- Possui planos com valores acessíveis
Hoje mais do que nunca o atendimento ao cliente é um dos, se não o serviço mais importante que uma empresa pode oferecer aos clientes. Porém, como esse serviço está sendo prestado na prática? O que é necessário para ter uma excelente qualidade de atendimento? Neste artigo, contamos tudo sobre o atendimento ao cliente no mundo das operadoras de telecomunicações.
O que é atendimento ao cliente?
O atendimento ao cliente é todo o serviço prestado pelas operadoras de telecomunicações ou qualquer outra empresa que comercialize produtos ou serviços aos clientes.
Se em caso de que o cliente sinta a necessidade de fazer alguma reclamação, sugerir melhorias aos serviços prestados pelas operadoras, solicitar informações sobre o plano contratado, o cliente pode entrar em contato com a empresa através dos diversos canais de atendimento oferecidos.
Um dos fatores principais para que uma empresa tenha sucesso é sempre deixar seus clientes satisfeitos e contentes, pois são eles os responsáveis pelo êxito da companhia. O atendimento ao cliente é o que impulsiona todas as atividades do negócio, pois não serviria de nada que a empresa tenha um ótimo produto, preços competitivos porém o atendimento de baixa qualidade, o que resultaria em um número mínimo de clientes ou nenhum.
Existem diversos fatores que causam a insatisfação e desconfiança por parte do cliente, como por exemplo:
- Serviço não profissional
- Tratar o cliente como mais um número para a empresa
- Quando é apresentado um problema e esse não se soluciona
- Quando o cliente não recebe a devida atenção por parte da empresa
- Quando o valor do serviço contratado é mais alto do que havia sido acordado com a operadora.
Essas são as impressões que criamos em relação a empresa, é a partir destes pontos que podemos então avaliar se o produto oferecido é de alta qualidade, se nos interessa e se realmente será útil para o nosso dia a dia.
Podemos ver cada vez mais que os clientes são conhecedores dos produtos/serviços que consomem, o que leva ao aumento da exigência por parte do cliente, isso porque hoje os usuários tem muito mais fácil acesso a informação que antes.
A importância do atendimento ao cliente
Quando o cliente procura pela central de atendimento da operadora é porque certamente ele confia no serviço prestado pela operadora, pois acredita que a empresa poderá ajudá-lo com qualquer problema.
Se o atendimento oferecido for de alta qualidade, isso significa que a empresa está preparada para responder o cliente da melhor maneira, caso contrário a empresa deverá rever como melhorar a atenção ao cliente.
O que os clientes esperam é que as empresas tenham a capacidade de resolver todos os problemas de uma forma rápida e em pouco tempo. Os consumidores esperam receber atendimento exclusivo, com processos intuitivos e em muitos casos, que estejam à sua disposição 24h.
Formas de atendimento ao cliente
Hoje em dia podemos dizer que vivemos uma nova era do cliente. Com os novos meios de comunicação disponíveis, as empresas tiveram que mudar a maneira de se relacionar com seus clientes.
Por exemplo, hoje em dia existem as redes sociaiso smartphone ou até mesmo dispositivos que estão conectados as novas tecnologias como meios de comunicação, porém, independente de qual seja o canal de atendimento, o que o cliente deseja é receber suporte e atenção da empresa.
O que as empresas devem fazer é colocar seus clientes no centro de suas atividades, além de investirem em novos recursos que permitam que o atendimento seja sempre o melhor.
Hoje em dia dependendo da necessidade do usuário e das formas de atendimento que a operadora oferece o cliente pode receber uma atendimento omnichannel, mais abaixo listamos os canais de atendimento mais comuns oferecidos pela empresa.
Abaixo você confere uma lista de formas de atendimento oferecido pelas operadoras.
- Atendimento nas lojas físicas
- Atendimento através do telefone
- Contato via e-mail
- Atendimento através do chat
- Redes Sociais
- Atendimento Remoto
Com o mundo digital o conceito de atendimento ao cliente mudou, pois com as novas tecnologias é possível proporcionar diferentes canais de atendimento aos clientes. Por exemplo, o atendimento remoto é o atendimento onde as empresas podem realizar chamadas por videoconferência.
Esse tipo de atendimento traz humanização ao contato, se diferencia do chat ou do atendimento via telefone, pois o usuário tem a possibilidade de ver o atendente passando mais segurança durante a conversação.
Atendimento OmnichannelContato do usuário com a empresa através dos diferentes canais de comunicação disponibilizado, em resumo é a técnica que interliga os diferentes canais de comunicação possibilitando as empresas a interagirem com seus clientes de forma offline e online.
SAC Operadoras
Veja, abaixo, quais são os SAC das operadoras
Operadora | Telefone de Atendimento |
---|---|
Vivo | 1058 |
Claro | 106 99 (SAC Claro Residencial) ou 1052 (SAC Claro Móvel) |
TIM | *144 |
Oi | 1057 |
SKY | 106 11 |
Sercomtel | 103 43 (Telefonia Fixa) ou 105 1 (Telefonia Móvel) |
Algar Telecom | 1055 |
Nextel | 1050 |
Brisanet | 0800 281 3017 |
Cabo Telecom | 0800 281 3017 |
Multiplay | 10660 |
Nossa TV | 0800 724 3454 |
Unifique | 0800 872 0001 |
Ligga Telecom | 0800 41 41 810 |
HughesNet | 0800 889 4000 |
O que é a Ouvidoria?
Muitas estratégias foram colocadas em prática para melhorar a relação empresa x consumidor, fazendo com que a experiência do cliente cada vez seja melhor, uma das estratégias foi criar um departamento de ouvidoria nas as empresas.
A ouvidoria é o departamento que irá receber, analisar e enviar aos respectivos departamentos da empresa as sugestões, críticas, denúncias, reclamações e elogios feitos pelos clientes, dessa forma a empresa poderá aprimorar os serviços prestados. É o setor que está destinado a ouvir os clientes cujo objetivo, além de ouvir os clientes é encontrar soluções para todas as demandas recebidas, podendo sugerir a empresa ideias de como melhorar o atendimento.
Qual a diferença entre SAC e Ouvidoria?
A Ouvidoria atende de forma geral, este serviço é a última etapa caso exista algum conflito entre cliente e empresa, esse setor tem total autonomia para falar com os outros departamentos da empresa. A sua área de atuação é mais estratégica e trata de problemas específicos.
O SAC tem como objetivo receber reclamações, elogios, dúvidas, de maneira que trabalha com padrões de atendimento e com soluções já predeterminadas, sua área de atuação é operacional e resolve problemas rotineiros dos clientes.
Operadoras - número das ouvidorias
Veja, abaixo, como contactar com a ouvidoria das operadoras
Operadora | telefone da ouvidoria |
---|---|
Vivo | 0800 775 1212 |
Claro | 0800 701 0180 |
TIM | 0800 882 0041 |
Oi | 0800 031 7923 |
SKY | 0800 728 7160 |
Sercomtel | 103 43 - Opção 7 |
Algar Telecom | 0800 034 2525 |
Nextel | 0800 701 0180 |
Brisanet | 0800 281 4000 |
Ligga Telecom | 0800 649 3949 |
DDD das operadoras
O código DDD ou Discagem direta a distância é o número criado para realizar chamadas interestaduais ou para que você possa aproveitar tarifas especiais das operadoras. No Brasil cada região tem um prefixo regional e também das respectivas operadoras que operam naquele região.
As operadoras denominam o DDD como: DDD operadora, código operadora ou número operadora, confira abaixo quais são os DDD ou código das operadoras:
Operadora | DDD |
---|---|
Vivo | 15 |
Oi | 31 ou 14 |
Claro | 21 |
TIM | 41 |
Algar | 12 |
Sercomtel | 43 |
Assistentes virtuais das operadoras
Com o avanço da tecnologia a assistente virtual foi criada para ajudar as empresas com a comunicação com os clientes além de trazer benefícios para a companhia como por exemplo:
- Redução de custos
- Atendimento personalizado
- Facilidade
Para as empresas investirem em uma assistente virtual significa benefícios apesar do alto valor de investimento, por exemplo, no setor de atendimento a empresa precisa investir em equipamentos, contratação de pessoas, softwares, treinamentos, etc. Já uma assistente virtual é capaz de responder a infinitas perguntas e resolver problemas técnicos, entre outras funções.
A assistente virtual está disponível 24h/7, o atendimento será fundamentado nas preferências daquele usuário e isso só ocorre porque existe a possibilidade de "recolher" dados da rotina dos consumidores.
Atualmente o que um cliente busca nas empresas é a praticidade de resolver seus problemas e com as assistentes virtuais todas as dúvidas ou ajuda para resolver um problema poderão ser solucionadas, a ideia é que elas possam cada vez mais fidelizar os consumidores com esse tipo de atendimento.
Assistentes virtuais das operadorasAlgumas operadoras de telecomunicações já investiram nessa tecnologia, como por exemplo a Vivo e Oi, com sua assistente virtual Aura e a Joice da Oi, respectivamente.
Centrais de atendimento para pessoas com deficiências
No setor de telecomunicações do Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mantém regras para serem cumpridas pelas operadoras, com o objetivo de levar acessibilidade a pessoas com deficiência. Conheça agora as regras e obrigações das operadoras para o atendimento às pessoas com deficiências.
- Atendimento tem que ser prioritário e especializado: todas as operadoras devem possuir em suas lojas um aparelho de telefone adaptado
- Orelhão adaptado: todos os municípios com mais de 300 habitantes devem ter pelo menos 2,5% dos telefones públicos (TPs) adaptados para cada tipo de deficiência
- Solicitar a instalação de TPs: qualquer PCD ou seu representante, pode solicitar a instalação de TPs adaptados em sua região. Com prazo de 7 dias para ser realizada
- Custos da aquisição do Terminal Telefônico para Surdos (TTS): os custos da aquisição do Terminal Telefônico para Surdos (TTS) não podem ser repassados ao consumidor
- Consultar a lista de terminais públicos TTS: é possível consultar a lista de terminais públicos TTS instalados em cada localidade através dos sistemas da sistemas da Anatel
- Linha residencial para PCDs: nas cidades com mais de 300 habitantes, as operadoras devem realizar a instalação de linhas telefônicas residenciais compatíveis com o aparelho TTS num prazo de até sete dias, sendo o consumidor responsável pela compra do Terminal Telefônico para Surdos
Centro de Intermediação da Comunicação É o local dotado de instalações destinadas à intermediação de comunicação de portadores de necessidades especiais. Todas as operadoras de telecomunicações devem disponibilizar durante 24 horas por dia o canal 142 para que surdos e mudos tenha liberdade para se comunicar com quem desejam, incluindo marcar consultas, pedir uma pizza ou chamar um táxi.
Mas afinal como funciona o Centro de Intermediação da Comunicação?
- A PCD envia uma mensagem de texto através do aparelho compatível com TTS.
- O operador recebe a mensagem e traduz via oral para a pessoa a quem a mensagem se destina.
- O ouvinte recebe a ligação e fica sabendo o que o surdo/mudo deseja falar, podendo responder diretamente ao operador que está na linha.
- O operador repassa a mensagem do ouvinte para a PCD por meio de mensagem de texto e a comunicação começa a fluir.
Aplicativos para autoatendimento
As operadoras criaram uma solução digital para que os clientes pudessem ter em mãos toda a informação necessária a qualquer momento. Para isso, as operadoras oferecem seus próprios aplicativos de autoatendimento, onde os usuários poderão encontrar todas as informações úteis de maneira rápida e fácil, podendo acessar de qualquer lugar e a qualquer hora.
Os aplicativos estão disponíveis tanto para Android como para iOS, abaixo, você pode conferir quais são os aplicativos de cada operadora:
Direito de cancelamento
O cancelamento de contrato é um direito do consumidor, porém em caso de que seja o cliente quem queira cancelar o contrato com a operadora, é importante lembrar que existe um período contratual que ele deverá cumprir, caso contrário a operadora poderá cobrar uma multa por rescisão de contrato, isso porque seria considerado uma falta de cumprimento contratual por alguma das partes envolvidas.
Segundo o Art. 58 da Resolução nº 632/2014 da Anatel, se o cancelamento é solicitado antes do período de permanência mínima, a empresa poderá cobrar a multa. O valor a ser cobrado deverá ser proporcional ao tempo que falte da fidelização.
Conselhos da Anatel aos consumidores
A Anatel dá algumas dicas aos consumidores de como cancelar um contrato com alguma operadora de telecomunicação. Existem diferentes opções para que os clientes solicitem o cancelamento, são elas:
- Na loja física da operador
- Através da Central Telefônica
- Pelo telefone
- Pela internet
Em caso de que a operadora esteja impondo alguma regra para impedir que o cliente cancele o contrato, é importante lembrar que esse é um direito do consumidor. Caso algum cliente se veja nesta situação e não consiga solucionar o problema o usuário pode e entrar em contato direto com a Anatel.
Ferramenta Não Me Perturbe
Você está cansado de receber ligações importunas das operadoras? Pois bem, saiba que a Anatel criou um cadastro para que você possa indicar de quais operadoras deseja ou não receber chamadas.
Independente do motivo da chamada, seja ela para oferecer um novo serviço ou para comentar que existe uma nova oferta, os clientes podem optar se querem ou não receber esse tipo de ligação. para isso a Anatel criou um bloqueador de chamadas.
A Ferramenta Não Me Perturbe possibilita aos usuários bloquear qualquer chamada indesejada, dentro da ferramenta é possível solicitar o bloqueio para os seguintes serviços: Telefonia Fixa, Telefonia móvel, TV por assinatura e Internet.
FAQ Operadoras de Internet e celular
Para instalar serviços de telecomunicações, primeiro, escolha o serviço que pretende assinar, compare os preços e veja qual é a melhor oferta no seu caso. Para serviços de internet e TV por assinatura poderá ser necessário instalar equipamentos. Normalmente, o técnico da sua operadora pode demorar até 7 dias úteis para fazer a instalação.
Primeiro, faça uma lista de todos os serviços que você queira cancelar. Veja, nessa lista, se algum dos serviços contratados têm período de fidelidade. Se sim, saiba que possivelmente terá que pagar uma multa, caso queira continuar com a rescisão do contrato. Verifique também se existe alguma pendência, da sua parte, com a operadora. Depois de seguir esses passos, ligue diretamente para a linha de cancelamento da sua companhia e cancele seu plano de internet. Vale lembrar que, depois de fazer o cancelamento, você terá 30 dias para entregar os equipamentos de internet.
Para cancelar um serviço com uma operadora e ativá-lo com outro provedor fazendo a portabilidade do serviço, você não precisa ligar para a antiga provedora de internet, TV ou celular. Simplesmente escolha a melhor oferta de outra companhia e eles serão responsáveis pela portabilidade, que pode demorar entre 7 e 15 dias úteis.
Nem sempre. Algumas ofertas das operadoras incluem taxa de instalação grátis e/ou habilitação grátis. Outras não oferecem essa possibilidade com planos avulsos, ou seja, com a contratação de um serviço individual. No entanto, você poderá ter essas vantagens contratando um pacote combo, por exemplo, além de outros benefícios como descontos no final do mês.
FAQ | Perguntas frequentes Atendimento
O atendente é a pessoa responsável pelo atendimento pessoal ou por telefone, ele é quem assegura o suporte necessário ao cliente. Algumas de suas funções são: resolver dúvidas, registrar reclamações e oferecer o melhor atendimento possível ao usuário.
Alguns tipos de atendimento são: o cliente vai até uma loja física da operadora, telefone, por e-mail, chat eletrônico, redes sociais ou autoatendimento.
A Anatel é a agência reguladora que está ligada ao Governo Federal, suas funções são gerenciar contratos de concessão, supervisionar prestação de serviços, ter controle das revisões tarifárias, expedir normas relacionadas a prestação de serviços e se necessário realizar intervenções.